2022-07-05

Castanha da Índia: para que serve e efeitos colaterais

Conheça nossas fórmulas magistrais para Castanha da Índia.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas de Castanha da Índia pó 500mg,     Tintura Castanha da Índia + Hamamelis 60mL,     90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Hamamelis 200mg,     90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Ginkgo 200mg ,     90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Erva de Bicho 200mg,     90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Hamamelis 200mg (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de Castanha da Índia Extrato Seco de 100mg,     90 cápsulas de Castanha da Índia E.S. 200mg + Hamamelis 200mg,     Creme de Hamamelis E.G + Castanha da India E.G. - 100g (para varizes).,     Creme de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Paeonia TM - 50g (para hemorroida),     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     Tintura Castanha da Índia + Hamamelis 100mL (Kit com 2 frascos),     Tintura 100mL,     Tintura Castanha da Índia + Hamamelis 100mL,     60 cápsulas de Castanha da Índia Extrato Seco de 300mg,     

Você já ouviu falar na Castanha da Índia? Se sim, você já sabe que essa semente é muito popular e eficaz no tratamento de varizes e hemorróidas por sua ação positiva na circulação do corpo! Mas há mais detalhes sobre a semente desta árvore, tanto em seu funcionamento quanto sua história curiosa. Quer saber mais? Neste artigo, veremos os benefícios da Castanha da Índia e quem pode pode consumir.

 

O que é a Castanha da Índia?

Aqui vai a primeira informação curiosa da Castanha da Índia: ela não é exatamente indiana. Ao que tudo indica, essa espécie é nativa dos Balcãs, uma região do sudeste Europeu e um tanto distante da Índia; sendo introduzida no restante da Europa através do Império Otomano. Mas também aparece na Ásia Menor, Cáucaso e Norte da Índia.

O nome científico desta espécie é Aesculus hippocastanum, e os seus nomes populares em português são Castanha da Índia, castanha indiana e castanheiro da índia. No entanto, por se desenvolver em mais países, terá também outros nomes populares, como em inglês horse-chestnut ou buckeye.

Castanha da India para que serve

Faz parte da família Sapindaceae e é uma árvore decídua que pode alcançar 25 metros de altura, mas suas castanhas — ou sementes — não são apropriadas para alimentação, pois são amargas. Portanto, seus usos principais são medicinais e ornamentais.

Há ainda outra curiosidade: A Castanha da Índia, na Grã-Bretanha e Irlanda, é utilizada para uma brincadeira de crianças chamada conkers. E durante a Primeira Guerra Mundial, houve uma campanha para coleta dessas sementes para a produção cordite, um tipo de explosivo usado como propelente de armas.

É claro que não há nada explosivo na Castanha da Índia, pelo contrário: extraía-se somente o amido, que depois iria para outros processos químicos. Na realidade, a Castanha da Índia não é uma excelente fonte de amido, mas foi escolhida para não afetar o consumo de produtos alimentícios durante a guerra e foi escolhida também durante a Segunda Guerra Mundial.

A Castanha da Índia também foi citada por Anne Frank em seu diário, que descreveu a árvore em Amsterdã. A árvore veio a se deteriorar e falecer por causas naturais, como vento e fungos, no entanto, suas castanhas tornaram-se outras 13 mudas distribuídas pelos Estados Unidos.

Agora que já desbravamos um pouco da história da Castanha da índia, vamos compreender melhor seus usos medicinais e como ela age no seu corpo!

Castanha da ?ndia fitoterapico efeitos colaterais

Castanha da Índia: para que serve

Afinal, Castanha da Índia é bom para quê? Embora tenha sido usada de formas diferentes ao longo da história, suas ações estimulantes da circulação sanguínea se destacam.

As partes utilizadas são suas sementes, e seus componentes são:

  • Saponinas
  • Taninos
  • Alcalóides
  • Minerais (cálcio, fósforo, potássio)
  • Vitaminas (B, K1, C, caroteno e pró-vitamina D)
  • Flavonóides
  • Cumarinas
  • Óleos
  • Aminoácidos

 

A Castanha da Índia possui ações:

  • Anti-inflamatória
  • Adstringente
  • Hemostática
  • Analgésica
  • Redutora da permeabilidade capilar
  • Antiedematosa
  • Vasoconstritora
  • Vasoprotetora
  • Antiexsudativa

 

Ela é vendida na forma de cápsulas, tintura e também faz parte de cremes indicados para varizes e cremes para hemorróidas. Além de ser um bom fitoterápico sozinho, é associado com outras plantas para ser ainda mais eficaz no seu tratamento — seja na versão em creme ou em cápsulas e tintura. Se você já deseja garantir alguma das opções de Castanha da Índia manipuladas para você, basta clicar aqui.

Castanha da India para circula??o

E quais são as indicações de uso da Castanha da Índia?

A Castanha da Índia é utilizada no tratamento de doenças como:

  • Varizes (alivia sensação de dor e cansaço nas pernas)
  • Hemorróidas
  • Flebites
  • Má circulação
  • Insuficiência venosa
  • Fragilidade de veias capilares

 

A escina presente na Castanha da Índia é um princípio ativo que inibe a eliminação de líquidos orgânicos pela derme — a pele — e promove a permeabilidade vascular. Trata-se de um tipo de saponina com propriedades tônico-venosas, que otimiza o tônus das paredes venosas. A Ciência continua estudando os componentes deste fitoterápico e deve-se levar em consideração o mecanismo sinérgico da Castanha da Índia.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem ideal varia com o quadro apresentado pelo paciente, bem como a forma que se consumirá a Castanha da Índia — que pode ser utilizada em cápsulas, tintura ou creme. E se você se pergunta quanto tempo para fazer efeito, é um fato que também depende da condição do paciente e se todas as orientações forem seguidas corretamente.

Portanto, converse com profissionais da saúde para conferir a dosagem para o seu caso. Aproveite para falar com fitoterapeutas e não deixe a sua saúde de lado! Você pode entrar em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.


Castanha da Índia corta o efeito de anticoncepcional?

Não há dados disponíveis que indiquem que a Castanha da Índia interrompa ou influencie no funcionamento de anticoncepcionais. Há ainda quem consuma este fitoterápico para ativar melhor a circulação e evitar trombos, quando já possui algum histórico individual ou familiar. Lembramos que o uso de anticoncepcionais deve ser acompanhado por profissionais da saúde e sua posologia precisa ser seguida com rigorosidade.

Castanha da India emagrece

Castanha da Índia emagrece?

Não há evidências que a Castanha da Índia sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento, embora existam pesquisas de tais efeitos em roedores. É possível diminuir inchaços e retenção de líquidos ao ser utilizada para a circulação. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! Clique aqui.


Castanha da Índia: efeitos colaterais e contraindicações

A Castanha da Índia é um fitoterápico bem tolerado pelo organismo humano e não apresenta reações adversas graves. Quando ocorrem, podem provocar náuseas, urticária, refluxo, espasmos musculares e desconforto gastrointestinal. No entanto, há precauções de uso importantes:

  • Não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.
  • Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
  • Não é recomendado para pacientes que consomem anticoagulantes.
  • Não é recomendado para pacientes com insuficiência renal ou hepática.
  • Para pacientes idosos, o ideal é buscar orientação médica.
  • Pacientes que vão passar por cirurgias devem interromper o uso da Castanha da Índia pelo menos 3 semanas antes do procedimento.

Quem possui histórico de alergia à escina (um dos principais componentes da Castanha da Índia) ou demais condições, deve manter-se atento e buscar outras alternativas de tratamento.

 

Castanha da Índia: preço e onde comprar

Você pode comprar Castanha da Índia no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Castanha da India quanto tempo para fazer efeito

Bibliografia

https://vascularclinica.com.br/orientacoes/varizes-e-anticoncepcional-qual-e-relacao/

http://www.latamjpharm.org/trabajos/24/2/LAJOP_24_2_7_2_E2DEC835LY.pdf

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/fdWcGYwDMqhGN9qM9nHXrSd/?format=html&lang=pt

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1467-2494.1999.234192.x

https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jbcpp-2019-0115/html

https://www.woodlandtrust.org.uk/trees-woods-and-wildlife/british-trees/a-z-of-british-trees/horse-chestnut/

https://www.bbc.co.uk/radio4/history/making_history/makhist10_prog3d.shtml

https://esj-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1442-1984.2010.00304.x

https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/plantas/castanha-de-indias/

Comentários


  • Ivonelma Ferreira da Silva
    Olá me chamo Ivonelma fiz a retirada da Safena e demais varizes ha 20 dias estou tomando flebom, emas permaneço com dores pesadas, então comecei a tomar castanha da índia 3 cápsula ao dia, também,daí então começou uma dor das na região abaixo da lombar e descendo para as pernas em especial a perna esquerda incomoda como se fosse nos nervos posterior das pernas, será se tem haver com o uso da castanha da india?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ivonelma

    Não tem como saber.. Suspenda o uso e veja se melhora.

    Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Vania
    Boa. Tarde eu estou com dúvidas pois já sofre do nervo ciático e agora atacou de novo cheguei a tomar injeção mas nada resolveu tenho muitas varizes internas e um mioma no útero muito pequeno de um cm mas além da dor sinto minha perna muito gelada pode haver com circulação, será que poderei tomar a castanha da india indiana e quanto tempo devo tomar e quantidade, desde de já obrigada pela atenção.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Vânia

    Se as dores nas pernas forem causadas por má circulação, você poderá tomar a Castanha da Índia por pelo menos 4 meses.

    https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india

    Quanto à dor ciática, ela pode ser provocada por má postura, falta de fortalecimento muscular ou algum movimento brusco. Nesse caso, pode usar a Erva Baleeira na forma de cápsulas, que é anti-inflamatório, e na forma de creme. Ela vai aliviar também as dores nas pernas, apesar de não ter ação na circulação venosa.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Quanto ao mioma, como está pequeno, dá para tratar com Unha de Gato + Uxi Amarelo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato

    https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Maria de Fátima Gonçalves
    Castanhas da Índia pode dar sono? Pq queria dar para meu pai ele tem 87 anos e queixa de muito cansaço nas pernas mas me preocupa pq ele já dorme bem.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria,

    Não é comum dar sono, vai atuar mais na circulação.
    Para maiores informações fale com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo.
    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Cemilda
    Olá ! Pode ser feito o chá da castanha da india ou com o pó pode ser consumido ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Cemilda.

    Pode fazer o chá da Castanha da índia, o pó pode ser consumido.

    Ficamos a disposição.
  • Fernando Antonio Costa
    Tenho cirosse totalmente controlada, posso usar a Castanha da Indi
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Fernando

    Entre em contato nossos fitoterapeutas e informe os medicamentos que faz uso:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Kissia
    Tenho vasinhos...mas agora tô fazendo musculação percebi que aumentaram a quantidade de vamos e É algumas veias dilataram....qual castanha da Índia seria mais indicado?pó, tintura ou cápsula?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Kissia.

    A Castanha da India é indicada para casos de varizes mas não remove as veias que estão comprometidas. Durante o uso, melhora a circulação e alivia os desconfortos causados pelas varizes.
    Para maiores detalhes, recomendamos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Ficamos a disposição.
  • MARIA ISABEL
    Bom dia!
    Me chamo Maria Isabel, tenho 52 anos e muitas varizes externa, faz 15 dias que estou tomando Três c[apsulas diárias de castanha da ìndia, ontem a noite tive na cama forte dor na pern, verificando percebi uma erução inter da minha safena que está doete.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Maria Isabel

    Para que nossos fitoterapeutas possam te orientar, clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Informe como está usando a Castanha da Índia, se tem algum outro problema de saúde e se usa outros medicamentos.

    Aguardamos seu contato.

    Estamos à disposição.
  • Ana Lúcia
    Tive Avc hemorrágico em 2020 os médicos não descobriram a causa por eu ter uma vida saudável, no entanto tenho varizes e fui ao médico ele passou castanha da Índia, nem cheguei a comprar porque fiquei com medo de haver algum sangramento nas veias da cabeça...isso seria possível, ou é contra indiçado no meu caso?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ana Lúcia.

    Se o seu médico soube do AVC e te recomendou a Castanha da Índia, provavelmente ele entenda que tenha sido causado por formação de coágulo, e nesse caso, você pode tomar essa planta.

    Caso você esteja fazendo uso de algum medicamento que tenha ação anticoagulante, não é indicado tomar a Castanha da Índia.

    O efeito adverso ou o risco dependerá também da dosagem que seu médico indicou.

    Para o alívio das dores nas pernas, você poderá também optar pelo uso da planta na forma de creme para massagem, associado ao uso interno receitado pelo médico.

    https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india

    Para mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Magda Oliveira
    Bom dia, tenho arritmia e fibrilação atrial, uso natca passo,e estou com problema circulatório, minha canel está ficando preta, já tomei vários remédios passado pelo negócio cascular e não melhorei ele indicou aplicação de espuma mais não estou podendo fazer agora, mandei manipular castanha da indua 300mg com rutina 120mg ,fui na cardiologista e esqueci de perguntar, posso tomar? Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Magda

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Informe qual (is) problema (s) de saúde apresenta e se usa algum medicamento além do que mencionou, assim vamos te orientar melhor.

    Estamos à disposição.
  • Edna
    Eu tomei a castanha da índia eu estou sentindo meus ouvidos tampados, um pouco de fraqueza, náuseas
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Edna

    Náuseas pode ser um efeito da Castanha da índia, para saber se realmente não é uma coincidência recomendo que faça uma pausa de uma semana e volte a fazer o uso, se os sintomas voltarem suspenda o uso do fitoterápico.

    Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Viviana Clara Da Silva
    Olá boa noite, tenho uma pergunta sobre estar na menopausa se causa maior sangramentos?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Viviana.

    Durante o período do climatério, que é a fase que antecede a menopausa, ocorrem alterações hormonais que podem levar a esse sintoma.

    É aconselhável que você faça uma consulta ao seu ginecologista para avaliar o problema, pois você pode ter anemia se o sangramento for intenso.

    O uso de alguns medicamentos também podem acentuar esse problema.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Tania
    Olá..Já tive hepatite na adolescência e Malária há 30 anos atrás na África. Não tenho mais problema de fígado. Comprei a castanha indiana pra dor lombar quando acordo. Tomei uma cápsula e me senti bem. Posso continuar tomando? E por qto tempo? Obrigada!( Tenho 65 anos e tomo aradois pra pressão alta)
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Tania.

    efeitos colaterais e contraindicações da Castanha da Índia
    A Castanha da Índia é um fitoterápico bem tolerado pelo organismo humano e não apresenta reações adversas graves. Quando ocorrem, podem provocar náuseas, urticária, refluxo, espasmos musculares e desconforto gastrointestinal. No entanto, há precauções de uso importantes:

    Não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.
    Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
    Não é recomendado para pacientes que consomem anticoagulantes.
    Não é recomendado para pacientes com insuficiência renal ou hepática.
    Para pacientes idosos, o ideal é buscar orientação médica.
    Pacientes que vão passar por cirurgias devem interromper o uso da Castanha da Índia pelo menos 3 semanas antes do procedimento.
    Quem possui histórico de alergia à escina (um dos principais componentes da Castanha da Índia) ou demais condições, deve manter-se atento e buscar outras alternativas de tratamento.

    A cada 90 dias de uso, pausar 15 dias e repetir o ciclo.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Joelza
    Oi, boa tarde. Tenho muitas varizes nos membros inferiores e sinto muitas dores durante o dia . Qual seria a indicação de cápsula e creme de castanha da Índia para mim?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Joelza.

    Se você não faz nenhum tratamento, poderá usar a Castanha da Índia e o Hamamelis, pois esse composto melhora a circulação e fortalece as veias.

    Você pode tomar as cápsulas e também passar o creme nas pernas.
    É aconselhável elevar as pernas para o alto pelo menos 1 vez durante o dia. Isso ajuda a diminuir a dor e o inchaço. Além disso, é preciso caminhar, caso você fique muito tempo sentada em sua rotina.

    Deixo abaixo um informativo sobre varizes.

    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/5-plantas-para-tratamento-de-varizes

    https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india

    https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis

    Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Wanderlei Takao Tanaka
    Boa tarde. Por gentileza sou diabético tipo 2 , tenho problemas de circulação e uso meia média compressão recomendado pelo médico vascular, e tenho muitas varizes e dores na pernas e faço exercícios físicos. Mas tive úlcera venosa leve e de vez em quando aparece furúnculos que dói. Então comprei a castanha aessculus hippocastanum de 300 mg e estou tomando 1 a 2 por dia , será que continuo tomando ou paro de tomar por motivo da diabete tipo 2 . Já tomo os remédios atovastatina para circulação e os remédios para diabetes metafórica 850mg e glimiperida de 5mg. Desde já agradeço. Uma ótima semana.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Wanderlei.

    A Castanha da Índia vai melhorar a circulação e não interfere no diabetes. Pode tomar de acordo com a prescrição ou orientação dada pelo vendedor, pois existe o pó da planta e o extrato seco, que é a forma concentrada. Assim, não poderei te orientar porque não tenho a informação da sua formulação.

    Qualquer dúvida, entre em contato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Nara
    Olá tenho um pequeno cisto no fígado, bem pequeno mesmo, posso romar a castanha da Índia pois tenho varizes e sinto meus pés inchado.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Nara.

    A Castanha da Índia é contraindicada em caso de insuficiência hepática, mas não é o seu caso.
    Você poderá fazer o uso da Castanha da Índia, e se quiser, poderá associar ao Hamamelis, que tem uma ação boa também para problemas de varizes.

    https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india

    https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis

    Pode também fazer massagem ou apenas passar o creme de Hamamelis + Castanha da Índia nos pés e nas pernas.

    https://www.oficinadeervas.com.br/creme-para-varizes

    Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • HELGA SPRINGER
    tenho varizes salientes, doloridas. Idade 84 anos. Posso tomar a castanha da india e qual seria a dosagem.
    tomo diariamente Anastrosol ( noite) e Puran 75 mg (manhã)
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Helga.

    Geralmente a Castanha da Índia é bem tolerada e não apresenta efeitos colaterais, mas existem algumas contraindicações, e no caso de idosos, é aconselhável que procure orientação de profissional habilitado.

    A dosagem pode ser calculada de acordo com os sintomas, peso corporal, atividades diárias, etc.

    O uso externo na forma ce creme não tem contraindicação e pode ser passado nas pernas 2 a 3 vezes ao dia.

    https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india

    Para que possamos calcular a dosagem, entre em contato com nossos fitoterapeutas e passe as informações com detalhes.
    Você pode falar conosco pelo link abaixo, ou pelo WhatsApp (16)98234-0111.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Nazareno da Silva Medeiros
    Bom dia, fiz uma cirurgia.no fígado para tira um.nodulo hepatico proveniente de hepatite C, isto aconteceu depois do tratamento para eliminar o vírus em 2014.. Posso usar a Castanha da Índias composta, uso adulto.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Nazareno

    Para avaliar o seu caso, precisamos de mais informações.
    Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, se faz uso de algum medicamento, que sintomas apresenta, para qual finalidade você quer usar a Castanha da Índia e se tem algum problema de saúde.

    Deixo o link para contato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Castanha da Índia: para que serve e efeitos colaterais