Castanha da Índia: para que serve e efeitos colaterais
Conheça nossas fórmulas magistrais para Castanha da Índia.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL, 90 cápsulas de Castanha da Índia pó 500mg, Tintura Castanha da Índia + Hamamelis 60mL, 90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Hamamelis 200mg, 90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Ginkgo 200mg , 90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Erva de Bicho 200mg, 90 cápsulas de Castanha da Índia Extrato Seco de 100mg, Creme de Hamamelis E.G + Castanha da India E.G. - 100g (para varizes)., Creme de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Barbatimão EG + Babosa EG + Calêndula EG - 50g (para hemorroida), Tintura 100mL (Kit com 2 frascos), Tintura Castanha da Índia + Hamamelis 100mL (Kit com 2 frascos), Tintura 100mL, Tintura Castanha da Índia + Hamamelis 100mL, 60 cápsulas de Castanha da Índia Extrato Seco de 300mg, 90 cápsulas Castanha da Índia ES 200 mg + Hamamelis ES 250 mg, Kit com Creme de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Barbatimão EG + Babosa EG + Calêndula EG - 50g (para hemorroida) + 90 cápsulas de Castanha da Índia 200mg + Erva de Bicho 200mg,
Você já ouviu falar na Castanha da Índia? Se sim, você já sabe que essa semente é muito popular e eficaz no tratamento de varizes e hemorróidas por sua ação positiva na circulação do corpo! Mas há mais detalhes sobre a semente desta árvore, tanto em seu funcionamento quanto sua história curiosa. Quer saber mais? Neste artigo, veremos os benefícios da Castanha da Índia e quem pode pode consumir.
O que é a Castanha da Índia?
Aqui vai a primeira informação curiosa da Castanha da Índia: ela não é exatamente indiana. Ao que tudo indica, essa espécie é nativa dos Balcãs, uma região do sudeste Europeu e um tanto distante da Índia; sendo introduzida no restante da Europa através do Império Otomano. Mas também aparece na Ásia Menor, Cáucaso e Norte da Índia.
O nome científico desta espécie é Aesculus hippocastanum, e os seus nomes populares em português são Castanha da Índia, castanha indiana e castanheiro da índia. No entanto, por se desenvolver em mais países, terá também outros nomes populares, como em inglês horse-chestnut ou buckeye.
Faz parte da família Sapindaceae e é uma árvore decídua que pode alcançar 25 metros de altura, mas suas castanhas — ou sementes — não são apropriadas para alimentação, pois são amargas. Portanto, seus usos principais são medicinais e ornamentais.
Há ainda outra curiosidade: A Castanha da Índia, na Grã-Bretanha e Irlanda, é utilizada para uma brincadeira de crianças chamada conkers. E durante a Primeira Guerra Mundial, houve uma campanha para coleta dessas sementes para a produção cordite, um tipo de explosivo usado como propelente de armas.
É claro que não há nada explosivo na Castanha da Índia, pelo contrário: extraía-se somente o amido, que depois iria para outros processos químicos. Na realidade, a Castanha da Índia não é uma excelente fonte de amido, mas foi escolhida para não afetar o consumo de produtos alimentícios durante a guerra e foi escolhida também durante a Segunda Guerra Mundial.
A Castanha da Índia também foi citada por Anne Frank em seu diário, que descreveu a árvore em Amsterdã. A árvore veio a se deteriorar e falecer por causas naturais, como vento e fungos, no entanto, suas castanhas tornaram-se outras 13 mudas distribuídas pelos Estados Unidos.
Agora que já desbravamos um pouco da história da Castanha da índia, vamos compreender melhor seus usos medicinais e como ela age no seu corpo!
Castanha da Índia: para que serve
Afinal, Castanha da Índia é bom para quê? Embora tenha sido usada de formas diferentes ao longo da história, suas ações estimulantes da circulação sanguínea se destacam.
As partes utilizadas são suas sementes, e seus componentes são:
- Saponinas
- Taninos
- Alcalóides
- Minerais (cálcio, fósforo, potássio)
- Vitaminas (B, K1, C, caroteno e pró-vitamina D)
- Flavonóides
- Cumarinas
- Óleos
- Aminoácidos
A Castanha da Índia possui ações:
- Anti-inflamatória
- Adstringente
- Hemostática
- Analgésica
- Redutora da permeabilidade capilar
- Antiedematosa
- Vasoconstritora
- Vasoprotetora
- Antiexsudativa
Ela é vendida na forma de cápsulas, tintura e também faz parte de cremes indicados para varizes e cremes para hemorróidas. Além de ser um bom fitoterápico sozinho, é associado com outras plantas para ser ainda mais eficaz no seu tratamento — seja na versão em creme ou em cápsulas e tintura. Se você já deseja garantir alguma das opções de Castanha da Índia manipuladas para você, basta clicar aqui.
E quais são as indicações de uso da Castanha da Índia?
A Castanha da Índia é utilizada no tratamento de doenças como:
- Varizes (alivia sensação de dor e cansaço nas pernas)
- Hemorróidas
- Flebites
- Má circulação
- Insuficiência venosa
- Fragilidade de veias capilares
A escina presente na Castanha da Índia é um princípio ativo que inibe a eliminação de líquidos orgânicos pela derme — a pele — e promove a permeabilidade vascular. Trata-se de um tipo de saponina com propriedades tônico-venosas, que otimiza o tônus das paredes venosas. A Ciência continua estudando os componentes deste fitoterápico e deve-se levar em consideração o mecanismo sinérgico da Castanha da Índia.
Dosagem usual recomendada
A dosagem ideal varia com o quadro apresentado pelo paciente, bem como a forma que se consumirá a Castanha da Índia — que pode ser utilizada em cápsulas, tintura ou creme. E se você se pergunta quanto tempo para fazer efeito, é um fato que também depende da condição do paciente e se todas as orientações forem seguidas corretamente.
Portanto, converse com profissionais da saúde para conferir a dosagem para o seu caso. Aproveite para falar com fitoterapeutas e não deixe a sua saúde de lado! Você pode entrar em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.
Castanha da Índia corta o efeito de anticoncepcional?
Não há dados disponíveis que indiquem que a Castanha da Índia interrompa ou influencie no funcionamento de anticoncepcionais. Há ainda quem consuma este fitoterápico para ativar melhor a circulação e evitar trombos, quando já possui algum histórico individual ou familiar. Lembramos que o uso de anticoncepcionais deve ser acompanhado por profissionais da saúde e sua posologia precisa ser seguida com rigorosidade.
Castanha da Índia emagrece?
Não há evidências que a Castanha da Índia sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento, embora existam pesquisas de tais efeitos em roedores. É possível diminuir inchaços e retenção de líquidos ao ser utilizada para a circulação. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! Clique aqui.
Castanha da Índia: efeitos colaterais e contraindicações
A Castanha da Índia é um fitoterápico bem tolerado pelo organismo humano e não apresenta reações adversas graves. Quando ocorrem, podem provocar náuseas, urticária, refluxo, espasmos musculares e desconforto gastrointestinal. No entanto, há precauções de uso importantes:
- Não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para pacientes que consomem anticoagulantes.
- Não é recomendado para pacientes com insuficiência renal ou hepática.
- Para pacientes idosos, o ideal é buscar orientação médica.
- Pacientes que vão passar por cirurgias devem interromper o uso da Castanha da Índia pelo menos 3 semanas antes do procedimento.
Quem possui histórico de alergia à escina (um dos principais componentes da Castanha da Índia) ou demais condições, deve manter-se atento e buscar outras alternativas de tratamento.
Castanha da Índia: preço e onde comprar
Você pode comprar Castanha da Índia no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://vascularclinica.com.br/orientacoes/varizes-e-anticoncepcional-qual-e-relacao/
http://www.latamjpharm.org/trabajos/24/2/LAJOP_24_2_7_2_E2DEC835LY.pdf
https://www.scielo.br/j/rbfar/a/fdWcGYwDMqhGN9qM9nHXrSd/?format=html&lang=pt
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1467-2494.1999.234192.x
https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jbcpp-2019-0115/html
https://www.bbc.co.uk/radio4/history/making_history/makhist10_prog3d.shtml
https://esj-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1442-1984.2010.00304.x
https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/plantas/castanha-de-indias/
Posso fazer tratamento com as capsulas?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Eliane.
O seu problema é sério e a dor que você está sentindo, além da saliência das varizes, pode indicar um risco de trombose.
O mais indicado no momento é procurar o seu médico, pois existem várias opções para se tratar deste problema, principalmente antes de qualquer agravamento.
Depois que seu médico examinar e excluir qualquer risco, você poderá perguntar a ele sobre o uso da Castanha da Índia.
Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo para orientações e usar a Castanha da Índia para prevenir novos quadros de dor.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Bom dia Rosilene
Não existem estudos que indiquem que a Castanha daa índia apresente contra- indicações para quem apresente esofagite ou refluxo.
Ela auxilia o tratamento de problemas como varizes, dores nas pernas, inchaço e hemorróidas.
Segue abaixo o link com maiores informações sobre o produto:
Castanha da Índia: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Claudiana
Não é comum ocorrer esse tipo de reação, no momento não da para afirmar se é por causa do uso da Castanha da índia, mas também não podemos descartar que possa ser reação alérgica aos constituintes desse fitoterápico. No momento suspenda o uso por 15 dias, após os 15 dias volte a usar e observe.
Deixo abaixo o link para que você possa entrar em contato com os nossos fitoterapeutas.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Posso continuar a usar o pó da castanha ou cápsulas seria melhor.? Agradeço se me responder . Obrigada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria Salete
Você pode experimentar o extrato seco padronizado da Castanha da Índia, temos em cápsula. Trata-se apenas da substância responsável pelo efeito terapêutico encapsulada. Já o pó, contém todas outras substâncias presente na planta inclusive alguma que pode ser responsável pelo seu enjôo.
Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas para que eles possam te orientar:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ivonelma
Não tem como saber.. Suspenda o uso e veja se melhora.
Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Vânia
Se as dores nas pernas forem causadas por má circulação, você poderá tomar a Castanha da Índia por pelo menos 4 meses.
https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
Quanto à dor ciática, ela pode ser provocada por má postura, falta de fortalecimento muscular ou algum movimento brusco. Nesse caso, pode usar a Erva Baleeira na forma de cápsulas, que é anti-inflamatório, e na forma de creme. Ela vai aliviar também as dores nas pernas, apesar de não ter ação na circulação venosa.
https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira
Quanto ao mioma, como está pequeno, dá para tratar com Unha de Gato + Uxi Amarelo.
https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato
https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria,
Não é comum dar sono, vai atuar mais na circulação.
Para maiores informações fale com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Cemilda.
Pode fazer o chá da Castanha da índia, o pó pode ser consumido.
Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Fernando
Entre em contato nossos fitoterapeutas e informe os medicamentos que faz uso:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Kissia.
A Castanha da India é indicada para casos de varizes mas não remove as veias que estão comprometidas. Durante o uso, melhora a circulação e alivia os desconfortos causados pelas varizes.
Para maiores detalhes, recomendamos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Ficamos a disposição.
Me chamo Maria Isabel, tenho 52 anos e muitas varizes externa, faz 15 dias que estou tomando Três c[apsulas diárias de castanha da ìndia, ontem a noite tive na cama forte dor na pern, verificando percebi uma erução inter da minha safena que está doete.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria Isabel
Para que nossos fitoterapeutas possam te orientar, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe como está usando a Castanha da Índia, se tem algum outro problema de saúde e se usa outros medicamentos.
Aguardamos seu contato.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ana Lúcia.
Se o seu médico soube do AVC e te recomendou a Castanha da Índia, provavelmente ele entenda que tenha sido causado por formação de coágulo, e nesse caso, você pode tomar essa planta.
Caso você esteja fazendo uso de algum medicamento que tenha ação anticoagulante, não é indicado tomar a Castanha da Índia.
O efeito adverso ou o risco dependerá também da dosagem que seu médico indicou.
Para o alívio das dores nas pernas, você poderá também optar pelo uso da planta na forma de creme para massagem, associado ao uso interno receitado pelo médico.
https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
Para mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Magda
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe qual (is) problema (s) de saúde apresenta e se usa algum medicamento além do que mencionou, assim vamos te orientar melhor.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Edna
Náuseas pode ser um efeito da Castanha da índia, para saber se realmente não é uma coincidência recomendo que faça uma pausa de uma semana e volte a fazer o uso, se os sintomas voltarem suspenda o uso do fitoterápico.
Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Viviana.
Durante o período do climatério, que é a fase que antecede a menopausa, ocorrem alterações hormonais que podem levar a esse sintoma.
É aconselhável que você faça uma consulta ao seu ginecologista para avaliar o problema, pois você pode ter anemia se o sangramento for intenso.
O uso de alguns medicamentos também podem acentuar esse problema.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Tania.
efeitos colaterais e contraindicações da Castanha da Índia
A Castanha da Índia é um fitoterápico bem tolerado pelo organismo humano e não apresenta reações adversas graves. Quando ocorrem, podem provocar náuseas, urticária, refluxo, espasmos musculares e desconforto gastrointestinal. No entanto, há precauções de uso importantes:
Não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.
Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
Não é recomendado para pacientes que consomem anticoagulantes.
Não é recomendado para pacientes com insuficiência renal ou hepática.
Para pacientes idosos, o ideal é buscar orientação médica.
Pacientes que vão passar por cirurgias devem interromper o uso da Castanha da Índia pelo menos 3 semanas antes do procedimento.
Quem possui histórico de alergia à escina (um dos principais componentes da Castanha da Índia) ou demais condições, deve manter-se atento e buscar outras alternativas de tratamento.
A cada 90 dias de uso, pausar 15 dias e repetir o ciclo.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Joelza.
Se você não faz nenhum tratamento, poderá usar a Castanha da Índia e o Hamamelis, pois esse composto melhora a circulação e fortalece as veias.
Você pode tomar as cápsulas e também passar o creme nas pernas.
É aconselhável elevar as pernas para o alto pelo menos 1 vez durante o dia. Isso ajuda a diminuir a dor e o inchaço. Além disso, é preciso caminhar, caso você fique muito tempo sentada em sua rotina.
Deixo abaixo um informativo sobre varizes.
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/5-plantas-para-tratamento-de-varizes
https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis
Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Wanderlei.
A Castanha da Índia vai melhorar a circulação e não interfere no diabetes. Pode tomar de acordo com a prescrição ou orientação dada pelo vendedor, pois existe o pó da planta e o extrato seco, que é a forma concentrada. Assim, não poderei te orientar porque não tenho a informação da sua formulação.
Qualquer dúvida, entre em contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Nara.
A Castanha da Índia é contraindicada em caso de insuficiência hepática, mas não é o seu caso.
Você poderá fazer o uso da Castanha da Índia, e se quiser, poderá associar ao Hamamelis, que tem uma ação boa também para problemas de varizes.
https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis
Pode também fazer massagem ou apenas passar o creme de Hamamelis + Castanha da Índia nos pés e nas pernas.
https://www.oficinadeervas.com.br/creme-para-varizes
Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
tomo diariamente Anastrosol ( noite) e Puran 75 mg (manhã)
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Helga.
Geralmente a Castanha da Índia é bem tolerada e não apresenta efeitos colaterais, mas existem algumas contraindicações, e no caso de idosos, é aconselhável que procure orientação de profissional habilitado.
A dosagem pode ser calculada de acordo com os sintomas, peso corporal, atividades diárias, etc.
O uso externo na forma ce creme não tem contraindicação e pode ser passado nas pernas 2 a 3 vezes ao dia.
https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
Para que possamos calcular a dosagem, entre em contato com nossos fitoterapeutas e passe as informações com detalhes.
Você pode falar conosco pelo link abaixo, ou pelo WhatsApp (16)98234-0111.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Nazareno
Para avaliar o seu caso, precisamos de mais informações.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, se faz uso de algum medicamento, que sintomas apresenta, para qual finalidade você quer usar a Castanha da Índia e se tem algum problema de saúde.
Deixo o link para contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.