Boswellia: o que é e para que serve

As dores inflamatrias no te deixam em paz? Passou da hora de buscar aliados na fitoterapia para aliviar esse sofrimento! Vamos conhecer a Boswellia serrata? Neste artigo, voc entender porque a Boswellia utilizada para artrite reumatoide e inflamaes.

O que a Boswellia serrata?

A Boswellia serrata uma planta conhecida na fitoterapia aqui no Ocidente pelo seu nome cientfico que Boswellia serrata mesmo, da famlia botnica Burseraceae mas os benefcios dela so conhecidos h muito tempo na Medicina Ayurvdica, j que essa espcie nativa da ndia, aparecendo tambm em regies da pennsula arbica e do Norte da frica.

A rvore pode alcanar grande porte e necessrio muito cuidado na extrao da resina, feita de forma manual. O tempo de recuperao da casca fundamental para garantir a sade da planta. J um gnero botnico ameaado por perda de habitat natural e superexplorao fatos que justificam a importncia de uma explorao de seus benefcios de uma forma consciente e sustentvel.

Desta planta e outras do mesmo gnero botnico, so retiradas as resinas para incensos tambm conhecido como frankincense em ingls ou olbano em portugus. Foi um produto muito valorizado ao longo da histria, atravessando pases pela Rota da Seda, utilizado em mumificaes e sendo at mesmo mencionado por Plnio, o Velho. Alm de seu importante uso em cerimnias religiosas, a resina de Boswellia serve para produzir perfumes, o famoso leo essencial e cosmticos com finalidades estticas e teraputicas.

Ela foi descrita em livros em snscrito sobre medicina, como o Caraka Samhita e o Sushrita Samhita, que descrevem suas indicaes tradicionais variadas e j anunciam as qualidades anti-inflamatrias da Boswellia para aliviar dores.

E claro, mesmo milnios aps a descoberta das qualidades da Boswellia, hoje ainda sentimos dores inflamatrias e buscamos formas de nos sentirmos melhores. E a Boswellia continua nos ajudando! Veja abaixo mais detalhes sobre esse incrvel fitoterpico.

Boswellia serrata: para que serve

Apesar das inmeras indicaes tradicionais da Boswellia serrata, como disenteria, febres e tosses, hoje a medicina aposta mais em estudos da eficcia dessa espcie para casos de artrites e inflamaes.

As partes utilizadas para a medicina so a goma-resina da planta, de onde o extrato seco obtido. Em geral, seus componentes so:

A Boswellia serrata possui aes:

E vendida na forma de cpsulas aqui mesmo neste site! (clique aqui)

Quais so as indicaes de uso da Boswellia serrata?

O principal uso da Boswellia serrata para o alvio de dores inflamatrias e reumatoides. Confira abaixo para que ela serve:

O mecanismo estudado da Boswellia serrata para o alvio de inflamaes e dores a inibio de uma enzima chamada 5-lipoxigenase. Ao evitar essa enzima, leucotrienos no so formados no nosso corpo sendo que esses leucotrienos participam de processos inflamatrios agudos e constrio da musculatura lisa. Menos leucotrienos, menos inflamaes. Devido a esse mecanismo, a Boswellia tambm considerada para diminuir alergias e tosses asmticas, mas ainda so necessrias maiores pesquisas para comprovar essa indicao.

Dosagem usual recomendada e como tomar

A dosagem usual depende do quadro da sua sade, pois condies inflamatrias e dores artrticas variam de paciente para paciente. Tambm existem outras condies de sade que devem ser levadas em considerao, embora de maneira geral, o consumo seja de 200mg a 300mg do extrato seco, trs vezes ao dia (600 a 900 mg/dia).

Boswellia serrata engorda? Ou emagrece?

No h evidncias que a Boswellia serrata influencie na taxa de gordura corporal. Esta planta no possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e no h estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar.

possvel que ela seja associada a uma rotina de hbitos alimentares saudveis e exerccios, j que muitas pessoas podem evitar atividades fsicas ou at mesmo a recomendao de fisioterapia devido a dores inflamatrias. E com o corpo sem dor e uma rotina mais ativa, mais fcil emagrecer.

Se voc tem o objetivo apenas de emagrecer, existem fitoterpicos mais recomendados. Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudvel com plantas! (clique aqui)

Boswellia serrata: efeitos colaterais e contraindicaes

Nas dosagens indicadas, a Boswellia serrata considerada segura e h poucos relatos de efeitos colaterais. Os efeitos adversos mais comuns associados a Boswellia serrata so nusea, distrbios gastrointestinais, diarreia e erupes cutneas. No entanto, no existe consenso sobre a frequncia destas reaes e no h relatos de toxicidade na dosagem recomendada.

Como qualquer outro fitoterpico e aloptico tambm so necessrias certas precaues de uso. Veja abaixo como cuidar melhor da sade lembrando-se das contraindicaes da Boswellia serrata:

Boswellia serrata: preo e onde comprar

Voc pode comprar a Boswellia serrata no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dvidas, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e no deixe a sua sade de lado! Entre em contato com um deles clicando aqui. Assim, ficar mais fcil entender como tomar a Boswellia serrata da melhor forma.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3309643/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4494689/

https://essentia.com.br/conteudos/boswellia-serrata-para-saude-dos-joelhos/

https://www.healthline.com/nutrition/frankincense

https://en.wikipedia.org/wiki/Frankincense

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ricardo Pamplona
Olá! Tenho fibromialgia, como já sabem e muita curiosidade sobre a Boswelia Serrata. Ocorre que pelo excesso de medicação, me apareceu uma gastrite crônica leve e tenho um certo receio de tomar o extrato seco. Qual seria a dose mínima para tentar evitar algum efeito colateral ?: O óleo essencial diluído em óleo carreador e aplicado topicamente em masagem, teria o mesmo efeito analgésico e anti- inflamatório? Grato !
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ricardo A Boswellia não é a mais indicada para pessoas que tem gastrite. Existem outras plantas que podem ser usadas em caso de fibromialgia. Deixo abaixo um link com informações e dicas sobre a fibromialgia: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/hoje-nosso-tema-e-dolorido-fibromialgia-vamos-aprender Como essa é uma doença associada ao estado emocional, é importante que se trate o estresse, ansiedade ou nervosismo que estejam provocando as dores. Caso você não esteja fazendo nenhum tratamento, poderá usar a Erva Baleeira na forma de cápsulas, o Creme composto de Erva Baleeira para passar 2 a 3 vezes ao dia nos locais doloridos e também o Mulungu como uma planta relaxante muscular e calmante. https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira https://www.oficinadeervas.com.br/mulungu No caso da gastrite, se você não faz tratamento, pode tomar 1 cáps de Espinheira Santa 300mg antes do café, almoço e jantar. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Caso você queira informações ou outras sugestões, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sergio Nonnemacher Antunes
Jáconheço o óleo essencial, aliás, muito bom e aromático. Como sofro de gastrite atrófica (cronica) acho prudente não usá-lo para as minha crises de gota.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sergio. No caso de gota, a planta mais indicada é a Salsaparrilha, por ser depurativa. Para a dor você pode associar o uso de Unha da Gato, pois terá a ação anti-inflamatória e analgésica. Pode usar também o creme composto de Erva Baleeira no local dolorido, pois é anti-inflamatório. https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/como-tratar-gota-com-plantas https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-erva-baleeira-composto Para tratar a gastrite crônica, tome a Espinheira Santa 300mg antes do café, almoço e jantar. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Oliveira de Abreu
Onde posso encontrar os medicamentos que vocês têm? Gostaria de comprar o Creme de Erva Baleeira e outros.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Você pode comprar direto do nosso site, deixo aqui o link do site e do creme para você adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/ Creme: https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-erva-baleeira-composto Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Adriana
Olá, quem tem epilepsia pode fazer uso da boswellia?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adriana. Existe risco, dependendo do medicamento que o paciente usa. Existe a possibilidade de interações medicamentosas com agentes antineoplásicos, agentes redutores de lipídeos, medicamentos solúveis em gordura e anti-inflamatórios alopáticos (inclusive fármacos utilizados no tratamento de asma). Converse com o médico e se precisar de orientação de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo e informe com detalhes as condições do paciente, suas necessidades e os medicamentos que faz uso. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Elisabete Teixeira
Tenho artrose quadril, joelho e coluna cervical e lombar, posso tomar Boswellia serrata tenho refluxo úlcera cicatrizado no duodeno?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elisabete. A Boswellia tem ação para a finalidade que deseja, mas por estar com úlcera no estômago, mesmo a Boswellia não provocando problemas estomacais, pode sentir desconforto pelo problema já existente em seu estômago. Deixo abaixo o contato dos nossos fitoterapeutas para que você possa entrar em contato caso necessite de mais informações. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luis Fernando Pizzone
Boa noite tenho RETO COLITE ULCERATIVA, e ela esta em atividade com sangue nas fezes, eu posso tomar a BOSWELLIA SERRATA. Eu estou tomando MESALAZINA 800 Sem mais aguardo resposta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luis Fernando. Pode sim usar a Boswellia. A dosagem usual é: Boswellia E.S. 300mg - tomar 1 cápsula 2 x ao dia após café da manhã e jantar. Link com mais informações e valores: https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos à disposição.


• NAIR OSORIO FERNANDES DE Souza
Tenho artrose nas mãos, ombro e quadril
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Nair Uma das opções para quadros de Artrose é o: UC2: https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Podendo ser associado com a Erva Baleeira: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Regina
Faço uso de metrotexato, posso tomar Boswellia Serrata?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Regina O Metrotexato tem interações com antiinflamatórios classificados como Não esteroidais. A Boswellia age pelo mesmo mecanismo de ação dessa classe de antiinflamatório, dessa forma não é recomendado seu uso enquanto fizer usodo Metrotexato. Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos