Alho e Óleo de Alho: para que serve e como tomar

Frito, assado, refogado... O Alho é extremamente versátil e muito apreciado na culinária, mas o seu sabor não é o único benefício dessa planta! Além de fazer parte da nossa alimentação, o Alho mantém a nossa saúde em dia. No artigo de hoje, vamos entender para que serve o Alho e como tomar!

 

Comprar Alho

Alho e Óleo de Alho: O que é

O Alho é tão popular que só de falar dele nós conseguimos lembrar bem do seu gosto e do seu cheiro marcante. Junto com a cebola, o Alho costuma ser um ingrediente muito presente na culinária brasileira e aparece de diversas formas, como para preparar o arroz e o feijão. E na alimentação, o Alho já nos oferece uma grande ajuda na saúde, pois ele possui uma série de nutrientes importantes como magnésio, selênio, vitaminas do complexo B... E por ajudar nos temperos, induz a diminuição do uso do sal, trazendo ainda mais benefícios para saúde cardiovascular.

O nome científico do Alho é Allium sativum, da família Alliaceae. E você também conhece outras plantas do mesmo gênero botânico Allium: a Cebola (Allium cepa) e o Alho-poró (Allium porrum). Que delícia! Não faltam maneiras de como usar cada um deles.

Trata-se de um planta de ciclo anual que produz os bulbos abaixo da terra e cada bulbo tem sua quantidade de bulbilhos (dentes). Pode produzir também flores a partir do caule que desponta para fora do solo, que são pequenas e variam de branco a lilás. Essa planta surgiu na Ásia, mas foi difundida em diversos outros países e, conforme o decorrer dos séculos, suscitou muitas lendas — por exemplo, sua famosa eficácia contra vampiros.

E existem formas de aproveitar as qualidades do Alho sem ser necessário consumi-lo em todas as refeições! O uso medicinal vai além de preparados caseiros e hoje é possível tomar cápsulas sem se preocupar com o sabor forte.

Vamos desvendar abaixo como o Alho e Óleo de Alho ajudam a nossa saúde.

 

Comprar Alho

Alho e Óleo de Alho: para que serve

O Alho e Óleo de Alho têm diversos fins e podem ser usados principalmente no tratamento de hipertensão e melhora da imunidade. Existem ainda outros detalhes sobre o uso medicinal do Alho que vamos conferir a seguir.

As partes utilizadas são os bulbilhos (os famosos “dentes” de alho). Ele possui vários componentes, dentre eles:

 

O Alho possui ações:

 

Ele é vendido na forma de tintura, cápsulas do pó e cápsulas do óleo de Alho!

Comprar Alho

E quais são as indicações de uso do Alho?

O Alho e o Óleo de alho possuem mais de uma indicação para a saúde, sendo as principais indicações o auxílio à saúde cardiovascular e à imunidade! Para facilitar, elaboramos uma lista abaixo:

 

Os compostos do Alho e Óleo de Alho afetam positivamente a elasticidade dos vasos sanguíneos e a pressão arterial. Então se você já ouviu falar que ele acelera o coração ou aumenta a pressão, pode ficar com o coração mais tranquilo: seus componentes melhoram a circulação e vasodilatação, prevenindo pressão alta e endurecimento de artérias. Reduz também os níveis de colesterol ruim, o LDL, e melhora do colesterol bom, o HDL, e é antiplaquetário. Tudo isso faz do Alho um verdadeiro amigo do peito, pois esses benefícios afetam diretamente a saúde do coração.

O selênio e zinco do Alho, combinados com seus compostos fenólicos (por exemplo a quercetina), ajudam a imunidade celular. A substância isolada responsável por melhorar a imunidade ainda não foi identificada no Alho e não se descarta a ação sinérgica de seus componentes para estimular proliferação de linfócitos.

Suas atividades expectorantes e antimicrobianas auxiliam no tratamento e prevenção de afecções respiratórias.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde e a forma que você prefere consumir o Alho. De forma geral, consome-se 2 cápsulas de Alho em pó de 570mg ao dia ou 4 cápsulas de 250mg de Óleo de Alho ao dia. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar o Alho da melhor forma.

Comprar Alho

Alho e Óleo de Alho para gastrite?

A gastrite tem diversas causas possíveis, sendo uma delas a infecção pela H. pylori. Já que o Alho é antisséptico, antimicrobiano e anti-inflamatório, existem indícios que pode ser utilizado para aliviar gastrite e também dispepsias. No entanto, não existem ainda estudos mais robustos para indicar dosagens para este fim — e vale lembrar ainda que existem pessoas sensíveis e geralmente não se recomenda alho na alimentação para quem está com a gastrite aguda.

O ideal é manter as orientações médicas de gastroenterologistas e reintroduzir o Alho aos poucos para conferir como seu organismo reage. Quer saber mais sobre gastrite? Leia nosso informativo “Gastrite: sintomas, causas e como tratar com ervas medicinais” clicando aqui.

Comprar Alho

Alho emagrece ou engorda?

Não há evidências que o Alho influencie na taxa de gordura corporal de alguma forma específica. Esta planta não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar.

O Alho apresenta atividade termogênica, mas não é um item capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável, mesmo que ele acelere seu metabolismo. Ele vai auxiliar no emagrecimento quando você praticar exercícios físicos com frequência.

Vale lembrar que consumimos o Alho como um alimento funcional também e precisamos conferir a questão calórica da refeição inteira. Não adianta comer muito Alho se ele estiver só na pizza, no pão de alho ou em outras refeições calóricas. Isso não significa deixar de comer essas comidas mais calóricas, apenas atente-se à frequência do consumo e avalie o uso de Alho (seja como tempero ou suplemento) para refeições saudáveis na sua rotina.

Se você precisa de dicas para emagrecimento, confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! (clique aqui)

Comprar Alho

Alho e Óleo de Alho: efeitos colaterais e contraindicações

O Alho é considerado seguro para consumo, pois também é uma opção alimentar. Reações adversas, quando ocorrem, variam entre náusea, cólicas, diarréia, gases e vômito; geralmente ocasionadas por consumo excessivo. Há também a possibilidade de queimadura química por contato direto e prolongado da pele com o alho.

Existe alguma contraindicação? Sim, pois como qualquer outro produto natural, são necessárias certas precauções de uso! Veja abaixo como cuidar melhor da saúde lembrando-se das contraindicações do Alho:

 

Comprar Alho

Alho e Óleo de Alho: preço e onde comprar

Você pode comprar o Alho e Óleo de Alho no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://journals.lww.com/indianjcancer/Fulltext/2014/51040/Garlic__Review_of_literature.66.aspx

https://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/olericultura/livros/ALHO%20ASPECTOS%20GERAIS.pdf

https://bdm.unb.br/bitstream/10483/327/1/2008_AnaClaudiaLeonez.pdf

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/o-que-se-sabe-sobre-os-beneficios-do-alho-a-saude/

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/beneficios-do-alho-mais-que-tempero-um-aliado-na-saude

https://www.navegantes.sc.gov.br/ervas-medicinais-remedios-caseiros

https://www.mundoboaforma.com.br/alho-e-bom-para-gastrite/

https://www.youtube.com/watch?v=tTNt9yBAPyM

https://www.tuasaude.com/alho/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• HILDEBRANDO
Olá, o alho é bom para baixar ácido úrico? Se sim, de qual forma é melhor, extrato ou tintura, e dosagem? Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Hildebrando. A planta mais indicada para baixar o ácido úrico é a Salsaparrilha, por ser uma planta depurativa. https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha Pode tomar 1 cáps de 350mg 3 vezes ao dia. Em casos mais agudos, pode usar o extrato fluido que é mais concentrado, pingando 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool para tomar 3 vezes ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• caio coimbra
a nececidade da fitoterapia faz muitas pessoas morrem por falta de instrucao e de oportunidades para ajudar o proximo seja ele vegetal animal racional em varias vezes na minha vida me perguntei porque os indios morrem tanto de doencas sendo que a fonte da saude Deus proporcionou na natureza a falta de amor ao proximo para ensinar arrancar pessoas de otimo animo disposto a ajudar os carentes nessa parte; eu mesmo sou prova viva que aki na minha cidade so tem canavial capivari sp a oportunidade na fitoterapia onde eu vou é excarsa
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Caio Tem muitas riquezas no mundo da fitoterapia, esperamos que o conhecimento cada vez mais se espalhe. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos