Cuidados naturais para tratar gastrite por H. pylori
Quem sofre de gastrite sabe como seus sintomas podem afetar a qualidade de vida. Existem diversas causas para essa doença tão incômoda: alimentação inadequada, uso prolongado de alguns medicamentos ou disfunção do sistema imune.
Mas a gastrite também pode ocorrer por causa da infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori (ou H. pylori). Já ouviu falar?
Hoje vamos explicar o que é a H. pylori, como ela causa gastrite e úlceras gástricas e quais plantas medicinais podem ajudar a combater esses problemas. Continue lendo para descobrir!
O que é a bactéria H. pylori?
A H. pylori é uma bactéria que vive no epitélio do estômago ou da parte do intestino chamada duodeno. Ela é a causa mais comum de infecção bacteriana crônica no mundo.
Estima-se que mais de 50% das pessoas têm o estômago colonizado por essa bactéria, que está presente em populações do mundo inteiro. Mas a maioria delas vive sem apresentar sintomas ou problemas.
A H. pylori tem capacidade para viver num meio extremamente ácido. Ela converte a ureia presente no suco gástrico em amônia e gás carbônico, produzindo a energia necessária para sua sobrevivência.
A bactéria adere ao epitélio estomacal ou do duodeno prejudicando a barreira protetora da mucosa e estimulando sua inflamação. Ela pode gerar dores e queimação abdominal e também é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.
Por isso, é considerada um fator associado para o desenvolvimento de úlcera gástrica e duodenal, câncer de estômago e linfoma tipo MALT.
Como se pega H. pylori?
Não há consenso científico sobre como ocorre a infecção pela bactéria H. pilory. Existem indícios de que a pessoa se infecta pela saliva ou pelo consumo de água e alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas, mas não há nada comprovado.
Quais os sintomas da infecção por H. pylori?
A grande maioria das pessoas infectadas com H. pylori não manifestam nenhum tipo de sintoma durante a vida e não precisam de tratamento.
Mas há aquelas que desenvolvem gastrite ou até mesmo úlcera gástrica ou duodenal e precisam ser tratadas. Nestes casos, alguns dos sintomas mais comuns são:
- Dor ou sensação de queimação no estômago
- Sensação de inchaço na barriga
- Sensação rápida de saciedade (mesmo após comer pouco)
- Falta de apetite
- Enjoo
- Vômito
- Fezes com sangue e anemia
- Erosão das paredes do estômago (consequência dos outros sintomas)
Esses sintomas variam de acordo com o quadro causado pela bactéria, podendo ser mais grave ou mais ameno. Eles ocorrem, pois a bactéria destrói a barreira natural que protege as paredes internas do estômago e do intestino, deixando-as expostas aos efeitos do ácido gástrico.
Muitos dos sintomas são os mesmos que o da gastrite causada por outros motivos ou de outros problemas gastrointestinais. Por isso, é importante procurar o médico para fazer o diagnóstico correto e um tratamento adequado.
Leia também:
Informativo: O que é gastrite e o que fazer para aliviar os sintomas
Como saber se tenho gastrite por H. pylori?
Para saber se a causa da sua gastrite é a H. pylori, o médico pode pedir um exame de endoscopia, que também ajudará a avaliar os danos no estômago e duodeno. Ele também pode realizar uma biópsia dessas regiões.
Também há testes menos invasivos feitos com a análise do sangue, fezes e da respiração. Mas estes, em geral, são usados após o fim do tratamento apenas para avaliar se houve a eliminação total da bactéria.
Gastrite e infecção por H. pylori tem cura?
O tratamento para combater a infecção por H. pylori envolve antibióticos e também medicamentos que aliviam os sintomas da gastrite ou úlceras causadas pela bactéria.
Tratamentos naturais para gastrite e H. pylori
Existem plantas medicinais e produtos naturais que trazem bons resultados no tratamento da gastrite e da infecção por H. pylori. Conheça algumas delas abaixo:
Espinheira santa: possui ação antiulcerogênica, diminui a acidez estomacal e alivia as dores estomacais.
Própolis: ação antibiótica.
Guaçatonga: ação cicatrizante.
Alcaçuz: reduz a acidez gástrica.
Zedoária: combate a má digestão, úlcera e gastrite.
O que comer?
A alimentação é um fator que pode ajudar bastante no alívio dos sintomas da gastrite e da úlcera como também no combate à proliferação da bactéria H. pylori. Confira alguns alimentos indicados:
Alimentos ricos em zinco: carnes magras, gérmen de trigo e grãos integrais facilitam a cicatrização de úlceras e reduzem a inflamação no estômago.
Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago.
Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas.
Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.
Chá de espinheira santa: reduz a acidez do estômago e é recomendado tomar antes das refeições.
Também é importante se atentar à procedência dos alimentos e à higienização na hora de prepará-los.
E o que não comer?
E existem alguns alimentos que podem piorar os sintomas, por isso é melhor evitá-los:
- Frutas ácidas como kiwi, laranja, limão, maracujá, etc.
- Bebidas alcoólicas
- Bebidas gaseificadas
- Café, chá mate e chá preto
- Condimentos ácidos ou picantes
- Alimentos em conserva, processados e embutidos
- Carnes gordurosas
- Frituras
- Queijos amarelos
Esses alimentos irritam a mucosa gástrica e estimulam a secreção do suco gástrico. Por isso, podem aumentar os desconfortos e dores abdominais, levando à piora do quadro.
E aí? Gostou de saber quais plantas combatem gastrite e H. pylori?
Esperamos que esse informativo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida, conte com a nossa equipe!
Fale com um fitoterapeuta e tenha um atendimento personalizado clicando aqui.
Referências
https://www.tuasaude.com/h-pylori/
https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/helicobacter-pylori/
https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/a-bacteria-que-vive-no-estomago-artigo/
https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-helicobacter-pylori/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442003000400011
https://pebmed.com.br/como-e-o-manejo-da-infeccao-por-helicobacter-pylori/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gastrite/
https://medicoresponde.com.br/como-deve-ser-a-dieta-para-quem-tem-h-pylori/
⇒ Oficina de Ervas: Oi Eliane. Sua digestão parece não estar muito eficiente por causa da sensação de estufamento de tarde. O que você pode fazer é usar a Carqueja após cada refeição, durante uns 2 meses. Já a queimação pode ser por um pequeno refluxo e isso pode ser corrigido com a Espinheira Santa antes das refeições. Deixo os links para você ler e qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/carqueja e https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa