Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Valeriana

Fitoterápicos/ Produtos Naturais

Fórmula Magistral QTD Unitário
90 cápsulas Pó de 400mg R$ 32,00
Tintura 60mL R$ 21,00
  
      

Veja para que serve Valeriana

Valeriana (Valeriana officinalis)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Possui ação sedativa, indicada para histeria, insônia crônica e nervosismo da menopausa.

FORMAS UTILIZADAS:

- Cápsula (pó da planta ou extrato seco)

- Tintura (líquido)

Valeriana

Valeriana (Valeriana officinalis)

Existem cerca de duzentas espécies de valeriana, sendo a Valeriana officinalis a que utilizamos como medicamento. Para quem não sabe, o nome officinalis, encontrado em várias plantas medicinais, mostra justamente isto, ou seja, plantas oficiais utilizadas como medicamentos. Ultimamente a valeriana está sendo muito divulgada na mídia, mostrando casos extremos de insônia que foram curados com o emprego desta planta já tão conhecida e empregada pelos herboristas. Todos os grandes nomes da medicina da antiguidade, como Dioscórides, Galeno, Fabius, Plínio já empregavam a valeriana como sedativo. Os espanhóis possuem um ditado que diz "Se queres ter sua mulher sadia, dê raiz de valeriana". Provavelmente já naqueles tempos os homens também sofriam com a TPM de suas esposas! Durante a Segunda Guerra Mundial foi muito empregada para aliviar as tensões nervosas originadas pelos bombardeios, explosões e vários desastres bélicos. Já que foi empregada com tanto sucesso durante umas das piores guerras que o homem provocou, por que não empregar agora, que vivemos uma batalha constante no nosso dia-a-dia? Será que deixou de funcionar? Com certeza não. É uma planta segura? Só para se ter uma idéia, desde 1983 esta planta está presente em praticamente todas as farmacopéias européias.

Originária da Europa e oeste asiático, cresce em lugares úmidos e sombreados, bosques, locais perto de riachos e lagoas. Ultimamente existem cultivos em várias regiões e a Bélgica, Holanda e Alemanha são os principais países produtores. Utilizam-se as raízes, preferencialmente de plantas de pelo menos dois anos de idade.

É uma planta com um forte aroma, até muito desagradável. Existe uma curiosidade bastante interessante a este respeito. Conta-se que este aroma é um excelente atrativo para gatos, por isto é conhecida como erva dos gatos em algumas regiões européias, e também é atrativa para as ratas. Conta-se na Europa, que provavelmente o famoso "Flautista de Hamelin" utilizou valeriana misturada com sebo para atrair os ratos e retirá-los da cidade.

Mas em que situações podemos utilizar a valeriana? Ela possui uma forte ação hipnótica, ou seja, é uma planta que induz o sono. Portanto, pode ser utilizada em casos de insônia, sono leve e agitado e até mesmo em casos de hiperatividade. Apresenta ação sedativa, relaxante e é um antidepressivo suave. Também foi muito empregada na Idade Média para casos de convulsões e ataques epilépticos e é ainda muito utilizada por alguns profissionais de saúde para estes casos. Pode ser empregada em casos de pressão alta, pois apresenta ação hipotensora suave. Também apresenta ação relaxante muscular e até mesmo anestésica. Realmente é uma planta quase perfeita, só o seu aroma que é extremamente desagradável. Recomendamos, em caso de insônia, a não consumir a planta imediatamente antes de dormir, pois pode provocar uma certa agitação nos primeiros momentos para depois estimular o relaxamento. Orientamos a pessoa a tomá-la uma hora antes de dormir.

Ademar Menezes Junior

Outros Produtos Naturais