2021-11-29

Ashwagandha: benefícios e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Aswaganda.
Veja nossa lista de opções:
60 cápsulas de 300mg (Extrato Seco),     30 cápsulas de 500mg (Extrato Seco),     60 cápsulas de 500mg (Extrato Seco),     90 cápsulas de 500mg (Extrato Seco),     60 cápsulas de 150mg (Extrato Seco) ,     60 cápsulas de 300mg (Extrato Seco) (Kit com 2 frascos),     60 cápsulas de 150mg (Extrato Seco) (Kit com 2 frascos),     60 cápsulas de 500mg (Extrato Seco) (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de 500mg (Extrato Seco) (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de 300mg (Extrato Seco),     

A Ashwagandha é uma planta conhecida pela humanidade há séculos, tradicional na medicina ayurvédica e indicada principalmente para estafa e estresse. A Ashwagandha ainda oferece mais benefícios para o nosso organismo! Quer saber como essa erva funciona? Confira neste artigo para que serve, efeitos colaterais e como tomar.

 

O que é a Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vigor, rejuvenescer e aumentar a expectativa de vida, fazendo parte justamente dos Rasayanas na medicina Ayurvédica — que são técnicas e componentes que visam aumentar a longevidade do indivíduo.

Ela também é mencionada na medicina Unani, que é um tipo de etnomedicina que era praticada pela cultura persa-arábica. Seu nome popular vem do sânscrito, cujo significado é “cheiro de cavalo” — Ashwa (cavalo) + gandha (cheiro) — provavelmente devido ao aroma forte de suas raízes.

Seu nome científico é Withania somnifera, da família Solanaceae. O termo somnifera já dá uma dica de uma de suas atividades no organismo: a indução de relaxamento, com ação ansiolítica. Também é conhecida como Ginseng Indiano, cereja de inverno e groselha venenosa.

É uma planta arbustiva com até 75 centímetros de altura, com folhas de um tom mais pálido de verde e um fruto vermelho, quando maduro. Prefere solos drenados e sombra parcial, nativa da Índia e já cultivada em muitos lugares, como o Oriente Médio, Mediterrâneo e zonas tropicais da África. Foi bem adaptada no Brasil também, especialmente no estado de Goiânia.

O seu fruto é bem parecido com uma fruta relativamente conhecida no nosso país: a Physalis, ou fisális — que é de custo um tanto elevado quando comparada à outras frutas. Apesar de serem plantas diferentes, as duas — tanto a Ashwagandha quanto a Physalis — fazem parte da mesma família botânica.

E o que a Ashwagandha tem de tão especial para nossa saúde? Vamos conferir abaixo!

Ashwagandha para que serve

Ashwagandha: para que serve

Conforme já mencionado anteriormente, a Ashwagandha nos ajuda contra estresse, melhora a memória e a concentração. Segundo a medicina ayurvédica, serve para promover a longevidade e vitalidade!

As partes mais utilizadas são as raízes, mas toda sua parte aérea pode ser consumida. Seus principais componentes são:

  • Alcalóides
  • Isopeletierina
  • Anaferina
  • Soniferina
  • Lactonas esteroidais
  • Withanolídeos
  • Sintoindosideos
  • Withaferina
  • Taninos
  • Saponinas

 

A Ashwagandha possui ações:

  • Sedativa
  • Neuroprotetora
  • Adaptógena
  • Estimulante da memória
  • Imunológica
  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Antitumoral
  • Antiséptica

 

E ela é vendida na forma de cápsulas pela Oficina de Ervas!

 

Indicações de uso da Ashwagandha

A Ashwagandha pode ser utilizada para diversas doenças e condições. Veja abaixo algumas de suas ações:

 

Existem pesquisas que indicam que a ação da Ashwagandha no cérebro desacelera e reverte atrofia neurítica e perda sináptica. Tem também um efeito análogo ao GABA, que é um tipo de neurotransmissor responsável por reduzir atividade neuronal para produzir sensação de calma e induzir sono.

Lembramos também que a atividade antioxidante auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, por exemplo doenças degenerativas.

 

Dosagem usual recomendada

Cápsula de extrato seco: De 300 a 1.000mg por dia

Ashwagandha melhora o aprendizado

Ashwagandha emagrece?

A Ashwagandha não tem efeito direto e comprovado sobre dietas de emagrecimento. No entanto, devido a seu efeito ansiolítico, pode ser relacionado a redução da compulsão alimentar. Muitas vezes, o aumento de taxas de gordura corporal são associadas com rotinas estressantes, que nos induzem a comer mais e a optar por alimentos não tão saudáveis.

O alívio de estresse e a melhoria no quadro de sono, somadas aos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e hipocolesterolemiantes da Ashwagandha podem ser benéficas para indivíduos que buscam emagrecimento. Ainda assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

É verdade que a Ashwagandha é um afrodisíaco?

Ela pode ser considerada uma erva que melhora a libido que tenha sido abalada por fobias e neuroses. Existe uma pesquisa que associa tal efeito com a melhora na fertilidade masculina, relacionando o consumo de Ashwagandha e a qualidade do sêmen. Outro aspecto que pode ser levado em consideração é o aumento do nível de testosterona, o qual pode aumentar a libido. São necessários mais estudos sobre os efeitos da Ashwagandha como afrodisíaco e, se você procura um auxílio para a libido, existem outras ervas que podem te ajudar de forma mais direta, como o Long Jack e Epimedium.

 

Ashwagandha: efeitos colaterais e contraindicações

Doses superiores à recomendação podem causar desconforto gastrointestinal, vômito e diarréia. Não recomenda-se o uso para pessoas que apresentem algum tipo de sensibilidade prévia; assim como não recomenda-se para grávidas e lactantes devido a falta de estudos que comprovem a segurança de consumo.

 

Ashwagandha: preço e onde comprar

Você pode comprar a Ashwagandha no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Ashwagandha aumenta a resistencia fisica

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3252722/

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ASHAWAGANDA.pdf

https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1534735412464551

https://www.jstage.jst.go.jp/article/bpb/37/6/37_b14-00022/_article

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332221009598

https://timesofindia.indiatimes.com/readersblog/saffron-the-devine-aroma/ashwagandha-herbal-anti-depressant-36496/

https://www.researchgate.net/profile/Adi-G/publication/264289020_OPPORTUNITIES_AND_CHALLENGES_IN_THE_CULTIVATION_OF_ASHWAGANDHA_Withania_somnifera_L_DUNAL/links/53d79f780cf2631430bfbadf/OPPORTUNITIES-AND-CHALLENGES-IN-THE-CULTIVATION-OF-ASHWAGANDHA-Withania-somnifera-L-DUNAL.pdf

https://www.researchgate.net/profile/Paramsivam-Sivakumar/publication/348485243_Botany_and_ethnopharmacological_potential_of_Ashwagandha/links/60012a43a6fdccdcb854b39f/Botany-and-ethnopharmacological-potential-of-Ashwagandha.pdf

http://nopr.niscair.res.in/handle/123456789/23992

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16713218/

https://www.dailygem.co/blogs/news/gem-obsession-ashwagandha

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Ashwagandha: benefícios e como tomar

Deixe seu comentário sobre:
Ashwagandha: benefícios e como tomar