TPM (Tensão Pré-Menstrual): o que é e como aliviar com alternativas naturais

Irritabilidade, dores, desejo de comer chocolate... Pois é, esses são alguns dos sintomas mais clássicos da TPM ou Tensão Pré-Menstrual. Mas ninguém vivencia a TPM do mesmo jeito e nem mesmo todos os sintomas são sentidos todos os meses. E será que tem como aliviar os incômodos? No informativo de hoje, entenderemos mais sobre a TPM e como a Fitoterapia pode nos ajudar mais do que doces!

Se você já quiser saber quais são os fitoterápicos para TPM, clique aqui!

 

O que é Tensão Pré-Menstrual (TPM)?

O significado da sigla TPM é "Tensão Pré-Menstrual" e, como o nome já antecipa, ocorre em um período que precede a menstruação, em uma média de 5 a 10 dias antes e dura até a menstruação em si ou poucos dias depois. Trata-se de um conjunto de sintomas variados — alterações emocionais e físicas — que se manifestam de maneira diversa, inclusive em relação à intensidade. E apesar de ser muito comum, pode representar um momento desafiador a cada mês, ou melhor, a cada ciclo menstrual.

Mas a TPM não é uma doença.

Assuntos como menstruação, TPM e menopausa ainda são vistos com um olhar negativo, simplesmente devido a questões culturais, e até sofrem de descaso da comunidade científica — para contrastar, segundo uma comparação feita na ResearchGate, existem 5 vezes mais estudos sobre Impotência (ou Disfunção Erétil) do que sobre TPM, apesar de menos homens sofrerem de impotência e a TPM atingir em torno de 80% das mulheres.

Ao mesmo tempo, é fato que existem muitos sintomas incapacitantes durante a TPM e que podem acirrar relações com colegas, amigos e familiares.

Portanto, o objetivo deste informativo é explorar melhor o que é a Tensão Pré-Menstrual e seus inúmeros sintomas, para que em seguida você possa refletir o que a TPM significa para você.

E para começar, vamos conferir alguns dados sobre Tensão Pré-Menstrual:

 

Sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Conforme mencionado anteriormente, a Tensão Pré-Menstrual apresenta diversos sintomas distintos que podem ser sentidos em intensidades diferentes. Vamos ver os mais comuns:

 

E aqui vai uma curiosidade! Além de serem necessários maiores estudos sobre a TPM, existe uma crítica importante na construção dessas pesquisas científicas: A maioria tende a questionar somente sintomas negativos sobre a TPM, embora possam existir sintomas positivos desse período que antecede a menstruação. Confira alguns sintomas positivos relatados:

 

É interessante para a sua saúde refletir também sobre os aspectos bons dessa fase do ciclo menstrual. Afinal, entender mais sobre as próprias reações gera maior segurança sobre o corpo. Existem muitas formas de monitorar sintomas — desde cadernos a aplicativos de celulares — que podem te ajudar a planejar atividades ao longo dos meses e escolher maneiras de aliviar os sintomas negativos e aproveitar os positivos.

Causas da Tensão Pré-Menstrual (TPM)

O consenso é que apenas flutuações hormonais decorrentes do ciclo menstrual sejam os grandes causadores da Tensão Pré-Menstrual, mas não é só isso.

Sim, os fatores endócrinos são muito importantes! A circulação de estrogênio e progesterona são fundamentais para a preparação do corpo para suas funções reprodutivas, também influenciando neurotransmissores — os quais, por sua vez, impactam no humor. Um deles, por exemplo, é a serotonina. Portanto, esses hormônios geram efeitos cíclicos com sintomas físicos e emocionais.

No entanto, há evidências que os níveis hormonais de quem experimenta ou não a TPM são muito semelhantes e, segundo a hipótese, a diferença está em como o corpo geneticamente reage.

Além disso, deficiências de minerais — magnésio e cálcio — podem agravar a questão.

Lembre-se: A TPM é carregada de estigmas sociais negativos — principalmente comentários desagradáveis no ambiente de trabalho ou nos relacionamentos — mas não podemos invalidar o sofrimento de quem sente os sintomas negativos. Como vimos até aqui, existem diversas alterações fisiológicas que participam do ciclo menstrual e da TPM. Então, se você sente os sintomas negativos citados, busque formas de aliviar seu sofrimento e profissionais da saúde acolhedores.

Existe como diagnosticar ou prevenir a Tensão Pré-Menstrual (TPM)?

Os sintomas da TPM são facilmente detectáveis pela própria pessoa, tanto que é muito comum ouvir colegas dizendo que estão na TPM, por exemplo. No entanto, é bom se atentar aos detalhes dos sintomas, frequência e intensidade, afinal, eles podem variar a cada ciclo e se a Tensão Pré-Menstrual está atrapalhando demais a sua vida, é possível buscar ajuda.

A descrição de sintomas e as informações de histórico de saúde são muito importantes para os profissionais de saúde oferecerem soluções ou descartarem doenças adjacentes. Mudanças nos hábitos e alguns medicamentos podem ser receitados, mas não se deve subestimar sintomas persistentes, caso ocorram — mesmo que você já tenha se acostumado com eles. Busque sempre orientações médicas se estiver com dores e impactos negativos na sua saúde.

Formas de lidar com a Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Existem maneiras eficazes de amenizar a Tensão Pré-Menstrual e melhorar a qualidade de vida, embora a TPM não seja uma doença. Outro aspecto importante a ser lembrado é que o tratamento deve ser sempre individual, olhando para os sintomas relatados e suas respectivas intensidades, pois não existe uma solução única para TPM — e dificilmente um único tratamento oferece alívio completo.

Veja abaixo como lidar com a Tensão Pré-Menstrual:

Monitore seus ciclos — Registre informações em um caderno ou aplicativo. Lembre-se de ser consistente! Inclua sintomas positivos e negativos, a gravidade e a recorrência de sintomas. Assim, você poderá planejar sua agenda e decisões importantes conforme seus ciclos.

Descanse — Se puder e precisar, diminua o ritmo. É comum se sentir sem energia e necessitar mais tempo para realizar as atividades cotidianas. Não se force ou se estresse além do necessário.

Libere energia — Há quem sinta muito mais fôlego no período da TPM! Ou mais irritabilidade. Se você é uma dessas pessoas que sente essa injeção de vigor nesse período, tente investir em atividades físicas e/ou criativas.

Durma bem — Essa é uma recomendação sempre bem-vinda, mas precisa ser repetida. Com a rotina atribulada, pode ser difícil ter um sono regulado e suficiente. E se você dorme pouco ou mal, isso gera uma cascata de efeitos negativos na saúde e é mais um fator estressante durante a TPM.

Cuide da alimentação — Evite alimentos estimulantes como cafés e refrigerantes. Tenha preferência a chás calmantes como camomila ou melissa. Isso diminuirá a irritação e, se você também preferir chás diuréticos, poderá combater a retenção de líquidos. Investir em alimentos saudáveis também é uma boa forma de ajudar o cérebro a produzir mais endorfina e serotonina.

Considere tomar medicamentos — Avalie o uso de medicamentos com profissionais da saúde. Para dores, anti-inflamatórios e analgésicos costumam ser eficazes, mas não esqueça de conferir as melhores opções para você. Contraceptivos orais também são alternativas a serem discutidas com médicos, assim como o uso de antidepressivos. Nunca consuma medicamentos sem avaliação médica.

Faça terapia — Não é vergonha alguma buscar a terapia para saber lidar com as próprias emoções! E quando estamos falando de nervos à flor da pele, uma ajuda profissional auxilia muito nossa qualidade de vida. Se você tem flutuações de humor muito intensas nesse período e quase não se reconhece, a terapia é uma boa alternativa para manter uma boa relação consigo e com quem você ama.

Dá para perceber que essas sugestões de como lidar com a Tensão Pré-Menstrual são atividades contínuas e também melhoram sua qualidade de vida a longo prazo. Preste atenção em como seus ciclos se alteram ou não após a adoção de hábitos mais saudáveis e busque ajuda se a TPM continuar a trazer muitos incômodos.

6 Fitoterápicos para aliviar a Tensão Pré-Menstrual (TPM)

A principal escolha de alopáticos para controlar a TPM costuma ser o anticoncepcional, mas isso não significa que não existam outras opções ou que a natureza não possa aliviar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual. Há quem prefira remédios naturais, então trouxemos aqui uma lista de opções fitoterápicas para você se cuidar. Veja abaixo:

Óleo de Prímula — O Óleo de Prímula é extraído das sementes por prensagem a frio. Esse óleo regula o metabolismo das prostaglandinas, que são compostos lipídicos que se assemelham a hormônios e influenciam nas inflamações. Através dessa modulação hormonal e atividade anti-inflamatória, os sintomas da TPM são aliviados. (ver produto)

Vitex — Tem ação dopaminérgica, ou seja, age em um neurotransmissor (dopamina) que é relacionado às emoções, atenção e controle motor. Além disso, é conhecido por regularizar hormônios sexuais como estrogênio, progesterona e prolactina, aliviando a TPM. No entanto, não é recomendado para quem usa anticoncepcional ou reposição hormonal. (ver produto)

Mentrasto — Trata-se de uma opção muito versátil! Apresenta atividades analgésicas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Combate cólicas e dores, além de existirem indícios de auxiliar no alívio de sintomas emocionais da TPM. (ver produto)

Óleo de Linhaça — No Óleo de Linhaça, destaca-se a lignana, precursora de fitoestrogênios que atuam no corpo de forma semelhante ao estrogênio. Combate inflamações relacionadas a dores durante a TPM e pode ajudar na compulsão por doces. (ver produto)

Dong Quai — É conhecido por ajudar a saúde de ciclos menstruais, como manter ciclos regulares e diminuição de sintomas tanto da TPM quanto da menopausa. Ao que tudo indica, os fitoestrógenos do Dong Quai se ligam aos receptores de estrogênio do organismo e auxiliam no alívio desses sintomas negativos. (ver produto)

Yam Mexicano — Possui substâncias precursoras da biossíntese de hormônios como progesterona e estrogênio. Um exemplo é a diosgenina, que é uma substância quimicamente semelhante à progesterona, um importante hormônio produzido pelos ovários e que regula os ciclos menstruais. Assim, alivia sintomas da TPM e ciclos irregulares de menstruação. (ver produto)

Dicas de Aromaterapia para Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Apesar do nome sugerir apenas aromas, a aromaterapia não se restringe a somente aproveitar fragrâncias agradáveis. Além de poder inspirar os cheiros dos óleos essenciais, existe também o uso tópico com misturas de com um óleo ou creme base — que possibilitam massagens. Se quiser entender mais sobre o assunto, leia nosso conteúdo "Aromaterapia: O que é e como funciona" clicando aqui.

Agora confira os óleos essenciais indicados para aliviar os sintomas da TPM:

Gerânio — É benéfico contra tensão e ansiedade, medo, frustração e irritabilidade, então é compreensível como pode ajudar nos períodos mais intensos da TPM. (ver produto)

Lavanda ou Alfazema — É capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse, diminuindo a irritabilidade, ataques de pânico e a inquietação. Assim, apresenta benefícios para quem sofre de TPM. (ver produto)

Ylang Ylang — O Ylang-Ylang é uma planta com um aroma revitalizante que, além de acalmar e melhorar a disposição, estimula sentimentos de coragem e otimismo. Ajuda a TPM e ainda pode auxiliar na libido. (ver produto)

Sândalo — Age como calmante para a mente e para as emoções, induzindo à meditação profunda. Ameniza a ansiedade, sintomas depressivos e irritabilidade — sentimentos muito comuns durante a TPM. (ver produto)

Vamos alcançar maior qualidade de vida hoje?

Este conteúdo foi preparado com muito carinho e nós esperamos que a leitura tenha sido útil para você cuidar melhor da sua qualidade de vida durante seus ciclos. Não se esqueça de que os fitoterápicos podem te ajudar!

Sua saúde e bem-estar são muito importantes. Procure o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

Se gostou do nosso informativo, opte por comprar os fitoterápicos para TPM clicando aqui.

E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170516114126.pdf

https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/18708/2/Eva%20Raquel%20Simons.pdf

https://www.scielo.br/j/rpc/a/Fx8CTD4tHVRSSx4zyXmjYcw/

https://redehumanizasus.net/wp-content/uploads/2013/12/Entre-Lírios-e-Delírios.pdf

https://www.jstor.org/stable/43903673

https://www.mcgill.ca/ssom/files/ssom/pms.pdf

https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1697/tensao_pre_menstrual.htm

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/ginecologia-e-obstetrícia/anormalidades-menstruais/síndrome-pré-menstrual-spm?query=tensão%20pré-menstrual

https://saude.abril.com.br/bem-estar/os-7-pecados-capitais-da-tpm/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-mulheres-sofrem-de-tpm/

https://super.abril.com.br/saude/ha-5-vezes-mais-pesquisas-sobre-impotencia-do-que-sobre-tpm

https://www.independent.co.uk/news/science/pms-erectile-dysfunction-studies-penis-problems-period-pre-menstrual-pains-science-disparity-a7198681.html

https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/menstruacao/entenda-as-fases-do-ciclo-menstrual/

https://www.vidanatural.org.br/tensao-pre-menstrual/

https://drlisawatson.com/150-symptoms-of-pms

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/03/tpm-tem-mais-de-200-sintomas-e-pode-ser-controlada-com-remedio.html

https://helloclue.com/pt/artigos/tpm-e-tdpm/os-3-maiores-mitos-sobre-a-tpm

https://helloclue.com/pt/artigos/tpm-e-tdpm/sintomas-positivos-da-tpm

https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/tpm

https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/ansiedade-tristeza-irritabilidade-estes-sao-apenas-alguns-dos-sintomas-da-tpm/

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Fitoterapia/fi-0015.pdf

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