Sucupira: para que serve e como tomar

Sucupira é bom para que? Vamos desvendar isso juntos! Hoje o nosso artigo trata de uma árvore muito conhecida e usada pelos indígenas e pela medicina popular brasileira: a sucupira. Famosa pelas suas ações contra artrite e reumatismo, a sucupira vem sendo muito estudada para se descobrir quais são exatamente seus benefícios. Continue lendo nosso artigo para saber para que serve a sucupira e como tomar.

 

O que é Sucupira?

A árvore de sucupira nasce no Cerrado e é popularmente conhecida como sucupira branca, faveiro, faveira, fava de sucupira e sucupira lisa. O nome sucupira vem do tupi-guarani cêbe-pira, que significa “casca saliente”. Ela pertence à família Fabaceae e seu nome científico principal é Pterodon emarginatus Vogel, mas ela possui também um segundo nome científico que é Pterodon pubescens Benth.

É uma planta nativa do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que formam a região do Cerrado, pois ela gosta de terrenos secos e arenosos. Ela cresce de 5 a 10 metros de altura e seu tronco chega a ter até 40 cm de diâmetro. A semente possui um tom marrom amarelado e as flores são rosadas ou arroxeadas.

Madeira de Sucupira

A árvore de sucupira também é famosa na área de construção, por possuir uma madeira muito boa. Ela é pesada, não se parte com facilidade e possui uma durabilidade grande, mesmo quando em contato com o solo ou umidade. A madeira da sucupira é usada para fabricação de carvão e construção de casas, navios, pontes, trilhos, etc. Essas qualidades comerciais, somadas aos benefícios farmacêuticos e o papel ecológico da Sucupira, justificam a importância da exploração da espécie de uma forma consciente e sustentável.


Benefícios da Sucupira: para que serve

As partes que possuem as propriedades terapêuticas são as sementes da sucupira, que sempre foram utilizadas na medicina tradicional e vários estudos já comprovaram o seu uso e benefícios, como ações:

Pesquisas já comprovaram o efeito da sucupira na artrite e outras doenças inflamatórias que causam dor. Sua atividade anti-inflamatória se dá por causa de substâncias como o beta-cariofileno e alfa-humuleno, que agem na inflamação inibindo a liberação de mediadores inflamatórios, como:

A sucupira também reduz a quantidade de leucócitos e influxo de neutrófilos. Em uma pesquisa de tratamento de 21 dias de inflamações articulares, foi observado que o efeito anti-inflamatório da sucupira foi até melhor que o efeito do meloxicam.

E quais são as indicações de uso da Sucupira?

De maneira geral, a Sucupira é bem descrita como fitoterápico anti-inflamatório. Mas existem mais detalhes além de ser comumente empregada em diversas doenças de articulações. Ela pode ser utilizada para:

Além disso, estudos analisaram a quantidade de ativos fenólicos na sucupira e sua capacidade antioxidante, como flavonoides, triterpenos, esteroides, entre outros. A ação antioxidante, além de ajudar em inflamações, é importante para prevenir doenças do coração, dos neurônios e câncer.

Seu óleo essencial também age como antimicrobiano e inibe a penetração da cercária Schistosoma mansoni, devido ao composto 14,15 - epoxigeranilgeraniol, que age como um quimioprofilático. A esquistossomose é uma verminose adquirida ao entrar em contato com água contaminada.

A sucupira ainda possui ação cicatrizante de úlceras tanto do estômago quanto da pele. Uma pesquisa comparou a ação da sucupira em úlceras estomacais e os resultados foram parecidos com os do tratamento com ranitidina e omeprazol.

Sucupira: Dosagem usual e como tomar

A sucupira pode ser utilizada de diversas formas, tanto internamente quanto externamente. Afinal, existem várias formas de consumí-la: cápsulas, tintura, xarope ou chá. Ela também pode fazer parte de cremes e sprays, como o nosso Spray Nasal (ver produto).

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a algum problema específico, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Sucupira da melhor forma.

Abaixo, estão algumas dosagens usuais da Sucupira:

Como o sabor da sucupira é muito amargo, a maioria das pessoas prefere tomá-la na forma de cápsulas, por não aguentarem sentir seu gosto. Quem já está acostumado com o sabor amargo, consegue tomar a tintura sem problemas.

 

Sucupira emagrece? Ou engorda?

Em vários artigos na internet é possível encontrar matérias dizendo que a sucupira emagrece, mas isso não é verdade. A sucupira não possui propriedades que ajudariam no processo de emagrecimento.

É possível que ela seja associada a uma rotina de hábitos alimentares saudáveis e exercícios, já que muitas pessoas podem evitar atividades físicas ou até mesmo fisioterapia devido a dores inflamatórias. E com o corpo sem dor e uma rotina mais ativa, é mais fácil emagrecer.

Se você tem o objetivo apenas de emagrecer, existem fitoterápicos mais recomendados. Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! (clique aqui)


Sucupira ajuda na imunidade?

Existem poucas evidências com embasamento sobre uma relação direta entre o consumo de Sucupira e o aumento imunidade. Não há indícios sobre o aumento de proteínas produzidas por glóbulos brancos (leucócitos) e demais integrantes do sistema imunológico.

Portanto, mesmo que não se possa afirmar categoricamente que essa planta aumenta a imunidade do organismo, ela promoverá ações muito bem-vindas para a saúde, já que apresenta atividade antimicrobiana e antioxidante.

E se você busca algo conhecido por estimular o sistema imune, existem outras opções como a Equinácea (ver produto), Astragalus (ver produto) e Própolis (ver produto). Lembramos que cada item tem suas recomendações de uso e contraindicações, portanto o ideal é conversar com profissionais da saúde antes de consumí-los.

 

Sucupira com vinho

Na medicina popular, é comum fazer um preparo de “garrafada” de sucupira com vinho ou outra bebida alcoólica. As sementes são adicionadas na bebida, que fica de repouso por alguns dias até poder ser utilizada. Apesar desse processo funcionar, pois o álcool extrai os ativos da sucupira, é mais garantido usar a planta manipulada em uma farmácia, que toma todos os cuidados necessários para chegar em um produto eficiente e seguro.

Sucupira: efeitos colaterais e contraindicação

A toxicidade da sucupira é muito baixa, sendo bem tolerada nas dosagens usuais. Efeitos colaterais, quando ocorrem, são reversíveis e se limitam a náusea. Também não são descritas interações medicamentosas com o consumo de Sucupira, mas de modo geral não indica-se usar simultaneamente com outros anti-inflamatórios. Existem outros cuidados importantes a serem lembrados antes de consumir fitoterápicos de Sucupira:

 

Sucupira: preço e onde comprar

Você pode comprar Sucupira no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

http://45.170.157.12/home/bitstream/123456789/953/1/233-793-1-PB.pdf

https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/vtt-207800

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-82502010000400002&script=sci_arttext

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978012375688610129X

https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1148/1/Lucimara%20Alves%20da%20Conceição%20Costa.pdf

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2595-31922018000100060&script=sci_arttext&tlng=pt

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/doenças-infecciosas/trematódeos-vermes/esquistossomose#:~:text=japonicum%20e%20S.,%2C%20para%20outros%20locais%20

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• silvia
Gostaria de saber mais sobre a Sucupira, estou com problema nas articulações e gostaria de saber se, a Sucupira ajuda a curar ou só desinflama temporariamente? Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Oi Sílvia. A Sucupira é anti-inflamatória. Não sei qual o diagnóstico do seu médico, mas tem casos de desgaste de articulação que tem como tratar com o colágeno UC II e usar uma planta para ajudar no processo da dor e inflamação. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para relatar o seu caso. Informe idade, sintomas, diagnóstico médico, tratamento que faz ou foi sugerido, sua rotina e se tem algum problema de saúde. Estamos à disposição.


• Hertha
Li que serve para stress. Tenho um gato fujão estressado pra sair. Posso dar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Hertha. Não conheço essa indicação da sucupira, mas por se tratar de uma planta com sabor muito amargo, acho que seu gato não vai gostar. Tem outras plantas ou produtos mais indicados. Entre em contato conosco pelo email e nos informe mais sobre o seu gato. Estamos à disposição.


• Suzana de Oliveira
Bom dia; Gostaria de saber se a sucupira, é a IGNATIA AMARA, pois ao pesquisar sobre essa substância, me apareceu a sucupira. Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Suzana. O nome científico da Sucupira é "Pterodon emarginatus". A "Ignatia amara" é conhecida popularmente como Fava de Santo Inácio e é muito utilizada na homeopatia. Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Mônica
Pode fazer uso do óleo de sucupira?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mônica Não trabalhamos com o Óleo de Sucupira. Existem algumas variações no processo de obtenção de óleos. Sendo assim, busque mais informações do fabricante. Para mais orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vania Diniz
Existe alguma relação do uso de Sucupira e aumento da pressão arterial? Grata
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Não é uma reação esperada da Sucupira.Sugiro investigar a causa para essa alteração. Se precisar de mais alguma inofrmação fale com um de nossos fitoterapêutas através deo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Celia
Como preparar semente de sucupira com mel
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Celia para sua praticidade aqui trabalhamos com a Sucupira em cápsula e tintura. Para ver mais informações, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Estamos à disposição.


• Rosane
Meu pai teve chicungunya depois começou com tonteira que não melhoras, já fizemos todos os tratamentos e não adianta, os médicos dizem que é uma sequela da chicungunya , me indicaram extrato de sucupira, será que vai ajudá-lo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosane A Sucupira ajuda sim, no entanto seria bom que ele usasse fitoterápicos com ações depurativas, a fim de fazer um "detox" e eliminar todos os resquícios do vírus. É interessante usar a Chlorella e a Silimarina. Clique nos links abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/chlorella https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Elizângela Maria Da Silva Abreu
Posso tomar o chá da casca da sucupira?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elizângela Pode fazer o uso do chá da casca e semente da Sucupira. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Sucupira: https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Nelma
Tenho asma e refrux e pressão alta devo tomar chá da sucupira
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nelma. A Sucupira é indicada principalmente para dores. Não vai servir para refluxo, pressão alta ou asma. Para asma é indicado o guaco. Para refluxo é indicada a Espinheira Santa. Para pressão alta é indicada a Sete Sangrias. https://www.oficinadeervas.com.br/guaco https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias Caso queira orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Cris
A sucupira pode ser tomada por quem tem Hashimoto? O que tomar para quem tem com.nodulos benignos?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cris. Para quem tem Hashimoto, é importante evitar plantas que possam alterar os hormônios da tireoide. No caso da Sucupira, não há problema em consumir. https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Para nódulos benignos, pode ser usada a Thuya, mas para te orientar, precisamos de mais informações sobre o paciente. https://www.oficinadeervas.com.br/thuya Deixo o link para contato com nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria da Conceição TRINDADE
Posso colocar a semente de sucupira no biotonico Fontoura?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Pode colocar sim, mas é importante quebrar a semente antes. Como teve alteração na formulação do biotônico Fontoura, foi retirado o álcool e isso poderá diminuir o efeito da sucupira, pois o álcool é um dos extratores. Para garantir o efeito que era obtido antes, você poderá usar a tintura da sucupira, ao invés das sementes. https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Glaucia
Gostaria de saber se sucupira é indicada para Capsulite adesiva do ombro?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Glaucia. A Sucupira pode ajudar a diminuir a dor e a inflamação, e se o problema estiver em fase inicial, pode regredir sem causar a limitação dos movimentos. https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Além da sucupira, existem outras plantas com ação anti-inflamatória como a Garra do Diabo, Boswellia serrata, Erva Baleeira e Unha de Gato. Externamente, você pode usar um creme de Erva Baleeira composto, passando no local 2 a 3 vezes ao dia. A recuperação geralmente é bem lenta, e se você chegou na fase de limitação de movimentos, aos poucos começa a recuperar e controlar as dores. https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/garra-do-diabo https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Deixei alguns links para maiores informações. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rosalina
Eu gastaria de saber se uma pessoa que faz tratamentos para HIV pode tomar sucupira ou se interfere no tratamento ? Pois ela sente muitas dores pelo corpo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosalina. Pode tomar a sucupira, mas é melhor na forma de cápsulas, pois a tintura contém álcool. Outra planta que pode ajudar é a Unha de Gato, pois além de aliviar as dores, ela tem ação contra o HIV. https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• FranciscaTorres
Bom dia,gostaria de saber quem tem aritimia cardiaca pode tomar cha de semente da sucupira e quantas para 1 litro de agua
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Francisca Para te orientar melhor, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Mirtha
Qual é o benefícios da sucupira para artrose no joelho e quanto tempo precisa tomar . É analgésica ?....
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mirtha. A Sucupira possui ação anti-inflamatória e por isso diminui a dor. Pode usar como analgésica, no entanto, a Sucupira não tem ação de proteção da cartilagem. Nesse caso, para evitar que ocorra mais desgaste, é indicado o uso de UC II 40mg. Este produto é um colágeno específico para articulações, promovendo proteção, melhor mobilidade e flexibilidade. Pode ser usado junto com plantas anti-inflamatórias como a Sucupira, Boswellia, Garra do Diabo, entre outras. https://www.oficinadeervas.com.br/ucii https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata https://www.oficinadeervas.com.br/garra-do-diabo Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jaqueline Reis Silva Soares
Bom dia. Fui diagnosticada com tenossinovite (inlamaçoes nos tendoes) tomei os medicamentos melhorou mas nao sanou de vez o problema. gostaria de saber se o uso da sucupira iria curar essa inflamação .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jaquelina A eficácia do tratamento depende de cada caso e cada organismo. Vale a pena ecperimentar. Temos a Sucupira nas seguintes apresentações: creme, cápsula e tintura. Clique no link abaixo para visualizar: https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jderme guerra
dores nas articulacoes quadril joelhos tornozelos pois tenho desgastes osseos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Iderme Para quadros onde há desgaste ósseo, é importante fazer o uso do colágeno tipo II (UC II 40mg). Este colágeno é específico para proteger as articulações. A Sucupira pode ajudar nas dores e inflamações, assim como outras plantas anti-inflamatórias como a Boswellia, Erva Baleeira e Unha de gato. Você poderá também usar o creme de Erva Baleeira composto nas áreas doloridas. https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira https://www.oficinadeervas.com.br/ucii https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• JULIO CESAR BASTOS BERNARDES
Sou admirador dos fitsoterápicos e tenho confiança nas propriedade da SUCUPIRA e COPAÍBA. Ambas atuam como anti-inflamatório, mas a sucupira tem ótimo resutado nas articuações. reduzindo as dires. No momento uso o óleo de copaíba para massagear, e extrato de sucupira, 10 gotas 2 vezes ao dia como analgésico, servindo também como anti-inflamatório. Estou obtendo resultados satisfatório.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Julio Realmente esses fitoterápicos são muito rico e apresentam bastante resultados, ficamos felizes com sua experiência positiva. Deixo abaixo link desses fitoterápicos em nosso site: https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vânia
A sucupira pode ser usada para quem tem alterações renais?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vânia No caso de alterações renais é necessário o acompanhamento e autorização do seu médico para fazer o uso. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• celia maria
onde eu compro este colageno UC II
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Celia Você pode comprar direto em nossa site, clique no link abaixo para ver mais informações do UC ll: https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luzimar
Amei todos os detalhes postado e sua dedicação em em responder as perguntas
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luzimar Agradecemos pelo feedback e ficamos felizes que foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Romildo de Godoi
Passei em 3 ortopedista, 1 clinico geral, e uma reumatologista em minha cidade de Pirassununga-SP. Com dores nas juntas joelho,, tornozelo e até nos dedos da mão, quando então abri meu Y0tube e assisti ao vídeo : Jô Soares sucupira" nesta época, estava com 67 anos. Fiz o chá da seguinte forma: 14 sementes de sucupira branca cortada em pedacinhos dentro de uma garrafa térmica, depois água fervendo em cima e fechei a garrafa. No outro dia dois dedos do chá num copo americano mais água, tomei todas vezes que sentia sede várias vezes ao dia. No quinto dia parece um milagre, desci uma escada de 17 degraus sem segurar, quando estava já no chão que me lembrei daquela dor filha da puta, pois já tinha até me conformado com o ditaado" velho que não tem dor não é velho". Sarei graças a Deus, hoje tenho 77 anos completos sem dor nenhuma. Fica aqui meu depoimento e meu email: rogodoi0928b@gmail.com.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Romildo Agradecemos pelo seu depoimento. É muito bom saber que você conseguiu bons resultados com essa planta e ficamos felizes. Desejamos muita saúde e ficamos à disposição.


• Jacqueline
Olá boa noite gostaria de saber se a Sucupira melhora a cervical e lombar e quantas vezes devo tomar o chá .desde já agradeço pelo dedicação a nós que sofremos de dores , obrigada por tirar nossas dúvidas .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jacqueline. Agradecemos pela oportunidade concedida em estar nos dando a oportunidade em poder orientar. A Sucupira por ter uma ação anti inflamatório, contribui para aliviar e desinlamar diversos tipos de dores, é mais interessante usar na forma de tintura do o chá, por ser mais prático e os ativos já estão totalmente extraídos. Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos á disposição.


• Eliana
DEUS ABENCOE AS PESSOAS QUE FIZERAM O ARTIGO INFORMACIONAL E TBM AS QUE CONTRIBUIRAM NOS COMENTÁRIOS!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana Agradecemos o carinho de suas palavras nesse comentário. Estamos à disposição.


• MONICA TEIXEIRA MAGALHÃES
Boa tarde, sucupira serva para alívio da menopausa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Monica A Sucupira é recomenda para reumatismo, debilidade e fraqueza. Se os sintomas for esses irá auxiliar no alivio sim, mas caso for outros clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas e montamos uma formula para você de acordo com seus sintomas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Regina
Sinto dores no joelho e articulações tenho lido sobre a semente de sucupira creio se utilizar conseguirei melhorar dessas dores que incomodam muito deixa pra baixo qualquer ser .minha dúvida está relacionado a aumento da pressão. Se estiver tomando a medicação apropriada para o controle da pressão nao impedirá de fazer uso da sucupira. Gostaria de uma opinião. Grata
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Regina Trabalhamos com a Sucupira há masi de 20 nanos e nesse decorrer não temos conhecimento prático da ocorrência de alteração da pressão arterial com o uso da Sucupira nas dosagens recomendadas. Tem aparecido algumas citações para cautela do seu uso em caso de Hipertensão arterial, mas nada conclusivo. No entanto, por entender que cada organismo pode reagir de forma particular e específica, recomendamos, no caso de problemas de hipertensão arterial o uso com moderação, acompanhando se durante o uso ocorre algum tipo de alteração.Caso perceba-se alteração , suspenda o uso e entrre em contato para auxiliarmos com outras opções para tratamento. Segue abaixo o link com maiores informações sobre o produto: SUCUPIRA:https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos