Quebra-Pedra: para que serve e como tomar

Quer nome mais sugestivo que Quebra-Pedra para uma planta? Usado para a eliminação de cálculos renais, o Quebra-Pedra traz benefícios para quem sofre com esse tipo de questão e é bem popular no Brasil. Vamos conhecer mais sobre como Quebra-Pedra funciona no nosso organismo? Leia nosso artigo para entender melhor para que serve Quebra-Pedra e como tomar.

 

O que é Quebra-Pedra?

Essa planta é nativa da América do Sul, muito comum na medicina popular e encontrada principalmente na região Sul do Brasil. É um gênero botânico arbustivo, alcançando no máximo 70cm de altura, de nome científico Phyllanthus — da família Phyllanthaceae — e com mais de uma espécie conhecida. A mais pesquisada é a Phyllanthus niruri, embora outras do mesmo gênero sejam pesquisadas e utilizadas para o mesmo fim.

Entre suas características botânicas, estão as folhas miúdas e verdes e sua facilidade de propagação! Por conta disso, é considerada até mesmo uma erva daninha e espécie invasora, mas simultaneamente é uma opção muito conhecida de tratamento natural. O nome popular é Quebra-Pedra, embora também possa ser chamada de erva-pombinha, arrebenta-pedra, quebra-pedra verdadeiro, arranca-pedra e fura-parede.

E se você já sofreu ou sofre de cólicas renais causadas por pedras, você já deve ter ouvido ao menos uma indicação desta planta, alegando que seu efeito é bom para os rins. Essa sabedoria vem se comprovando em pesquisas científicas!

Para relembrar, as famosas pedras nos rins são cristais minerais que se aglomeram e enrijecem, geralmente com forma espiculada que causa dor quando se move no organismo, dentro ainda dos rins ou descendo pelo o ureter.

A formação de cálculos renais é multifatorial, envolvendo distúrbios metabólicos, alimentares, pouca ingestão de líquidos e genética. Portanto, nem todo cálculo renal é composto principalmente por oxalato de cálcio — o mais comum — e nem todo cálculo renal é grande, podendo ser de tamanho equivalente a um grão de areia. Mas quando dói, pacientes relatam que a dor é insuportável. E pior: pode ser reincidente.

Muita ingestão de líquidos e analgésicos podem ser recomendados para quadros mais leves; em outros casos, é necessária ajuda hospitalar. Para quem teve ou tem cálculos renais e deseja, além de tratá-los, preveni-los também, a erva Quebra-Pedra pode ser uma nova aliada!

Quebra-Pedra: para que serve

Quebra-Pedra é, conforme mencionado antes, muito usado para auxiliar na eliminação e prevenção de cálculos renais, também recomendado para nefrites e cistites.

As partes utilizadas são suas partes aéreas (folha, ramo), e seus componentes são:

 

O Quebra-Pedra possui ações:

 

E é vendido na forma de cápsulas, chá ou tintura! São opções práticas da sua rotina.

 

E quais são as indicações de uso do Quebra-Pedra?

O Quebra-Pedra é utilizado para:

São vários os mecanismos que explicam a eficácia de Quebra-Pedra! E o primeiro deles é o mais simples: costuma-se tomar a versão em chá desta erva, que também possui ação diurética.

A ingestão de líquidos é muito indicada para quem sofre de pedras nos rins, pois isso auxilia a movimentação e a eliminação destes cálculos — embora essa movimentação possa causar dor, dependendo do tamanho da pedra. Felizmente, o Quebra Pedra também promove um efeito relaxante sobre o sistema urinário, portanto pode ser mais fácil para o corpo eliminar os cálculos, e isso explica parte de seu benefício para cistites.

Outro aspecto positivo é que o Quebra-Pedra inibe o crescimento de um cálculo que já exista no seu sistema urinário, pois converte o oxalato de cálcio monoidratado em di-hidratado, que se adere menos à parede celular do órgão.

Serve também para a prevenção, pois impede a adesão do oxalato de cálcio por uma questão de polaridade molecular. Assim, o oxalato de cálcio livre não é absorvido pela parede celular — ou seja, não ocorre a endocitose no epitélio do túbulo renal. É mais fácil eliminar o oxalato de cálcio que está em suspensão no corpo, sendo levado pela urina.

E se o ácido úrico é uma preocupação, o Quebra-Pedra também consegue auxiliar seu corpo a excretá-lo, o que ajuda na prevenção de Gota.

 

Quebra-Pedra: efeitos colaterais e contraindicações

Não há relatos conclusivos sobre efeitos colaterais ao organismo humano, sendo uma planta bem tolerada e considerada de toxicidade baixa. No geral, pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes (por indícios de má formação no feto) ou lactantes. Deve observar-se sinais de reações adversas, principalmente àqueles que tomam outros tipos de medicações.

 

Quebra-Pedra: preço e onde comprar

Você pode comprar Quebra-Pedra no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/124/123

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/dHbBwTNd3TMqFLRVSSmMjTf/?lang=pt

https://revistapesquisa.fapesp.br/pedras-sob-controle/

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/dHbBwTNd3TMqFLRVSSmMjTf/?lang=pt

https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/cimplamt/Edicoes%203/CIMPLAMT_ed_11.pdf

https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/101306

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/24/cha-de-quebra-pedra-elimina-mesmo-calculos-renais.htm

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Luiz Antonio Dias Moreira
Como tomar quebra pedras e me fale se é bom para regeneração dos rins por causa de diabetes
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luiz Não conhecemos a ação do Quebra Pedra para "regenerar" rins. Não encontramos essa ação descrita nas literaturas que temos disponíveis. Sabemos que o Chapéu de Couro, dependendo do caso, pode melhorar a função dos rins. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cida ribeiro
Uso marevan, tenho uma prótese valvar aórtica.Posso tomar o chá de quebra pedra?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cida. O Chá de Quebra Pedra possui ação diurética e pode baixar a pressão arterial. Caso a sua pressão seja baixa, não é aconselhável o uso desta planta. Entre em contato com os nossos fitoterapeutas para que possam te orientar. Informe quais são as suas necessidades, sua idade e para qual finalidade você quer tomar o quebra pedra. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Felipe Namorato
Comecei a tomar o chá de quebra pedra pois estava com uma pedra no rim de 5 milímetros, e a dor é infernal, mulheres que já tiveram essa dor disse ser uma dor 3 vezes pior do que um parto natural, e sendo que para homens e sempre pior pude sentir, me contorcia de dor. Porém o chá apesar de não poder tomar com açúcar e tomar frio me ajudou bastante. Recomendo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Felipe. Agradeço pelo depoimento e fico feliz que você esteja bem. Caso você não tenha conseguido expelir esse cálculo, entre em contato conosco para te orientar, pois as pedras menores que 7mm podem sair. Se você conseguiu expelir, então faça um tratamento preventivo para que não ocorra mais a formação de cálculos. Você pode tomar o quebra pedra diariamente, por 1 a 2 meses consecutivos e fazer pausas de 3 meses. Outras plantas podem ser usadas para alternar com o quebra pedra, como a folha de abacateiro e chapéu de couro. https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra https://www.oficinadeervas.com.br/abacate https://www.oficinadeervas.com.br/chapeu-de-couro Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Dilson Souza
Não existe dúvida, o quebra pedras é um excelente medicamento natural, não só para eliminar e prevenir pedras nos rins, mas também excelente para o figádo, excelente para baixar a pressão, sou usuario dessa planta e afirmo com toda convicção, fiquei livre de vários problemas com o quebra pedras, conheço pessoas que não precisaram fazer cirurgia para retirar pedras nos rins, conseguiram com o quebra pedras.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Dilson. Seu depoimento é muito importante para nós e nossos clientes. Aqui temos vários casos de sucesso com o uso do Quebra Pedras, é realmente é tudo isso que você afirmou. Agradeço muito pelo seu relato e pelo carinho em compartilhar a sua experiência. Um grande abraço!


• Raimundo José cardim Azevedo
Boa noite! Há muitos anos tenho cálculos renais, em um ano já fiz 2 cirurgias, por favor, como posso fazer o uso do quebra pedra? Da folha, ou cápsulas? O que vcs me orientam? Tem algum ZAP, pra ficar mais fácil o contato com vcs? Grato
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Raimundo Para fazer o uso do fitoterápico é importante saber quais os tamanhos das pedras, pois se for considerado grande, podem parar no canal. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas, assim vamos te auxiliar melhor. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta O nosso whatsapp: 16 98234-0111 Estamos à disposição.


• Gilvania Maria
Bom dia! Tenho um cisto no rim , e pedra na vesícula, posso tomar o chá de quebra pedra?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gilvania O uso desse fitoterápico depende do tamanho da pedra, pois pedras consideradas grandes podem parar no canal. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas, assim vamos te auxiliar melhor. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Arnaldo Ernesto Santana
Tenho uma pedra considerada grande mas não tenho nada não cinto dor nenhuma o urologista falou que essa pedra considerada grande está alojada no cálix do rim esquerdo mas o próprio médico me mandou tomar quebra pedra tem algum problema pelo tamanho dá pedra
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Arnaldo. Quanto mais tempo a pedra fica alojada no rim, maior ela se torna. Quando o seu tamanho ultrapassa 7mm, ela já não tem condições de ser expelida, pois não consegue passar pelo ureter. O uso do quebra pedras vai controlar o crescimento do cálculo, e se o tamanho ainda é menos que 7mm, pode ser que ocorra a movimentação e expulsão. https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra A ação do Quebra pedra é diurética, portanto, você deve ingerir água o suficiente durante o dia para obter bons resultados. Caso você queira orientações ou tenha dúvidas, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• José luiz
Gostaria de saber quantas vezes ao dia posso tomar chá de quebra pedra
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José A dosagem usual do chá é 1 colher de sobremesa para 200mL de água. Pode tomar 200mL três vezes ao dia, totalizando 600mL ao dia. Para sua comodidade trabalhamos com o Quebra Pedra em tintura (gotas) e cápsulas. Clique no link abaixo para ver as opções: https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Emanuelle Campos
Faço o chá das folhas ou da raiz? Tomo quantas vezes ao dia?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Emanuelle Pode fazer o uso das folhas por forma de infusão, para sua comodidade nós temos o Quebra Pedra em forma de cápsulas. Clique no link abaixo para mais informações sobre fitoterápico mencionado: https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Wooedina
Posso tomar chapéu de couro e quebra pedra juntos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Wooedina Pode sim fazer o uso dos dois fitoterápicos juntos. Para mais informações e adquirir os fitoterápicos: https://www.oficinadeervas.com.br/chapeu-de-couro Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


Artigo Losna é artemísia? Entenda para que serve essa erva amarga! 25 Abr 2024 Artigo Damiana e Chanana são a mesma coisa? Entenda os benefícios! 19 Abr 2024 Informativo Saúde da Pele de dentro pra fora: Como cuidar além da Alimentação 10 Abr 2024 Artigo Sabugueiro: é planta medicinal? Entenda para que serve 27 Mar 2024 Artigo Amora: Para que serve e benefícios 25 Mar 2024 Artigo Jasmim: benefícios e usos medicinais 25 Mar 2024

Ver Outros Conteúdos