2022-05-12

Quebra-Pedra: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Quebra Pedra.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas de 300mg,     Quebra Pedra 50g,     Tintura 100mL,     Quebra Pedra 50g (Kit com 2 unidades),     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     

Quer nome mais sugestivo que Quebra-Pedra para uma planta? Usado para a eliminação de cálculos renais, o Quebra-Pedra traz benefícios para quem sofre com esse tipo de questão e é bem popular no Brasil. Vamos conhecer mais sobre como Quebra-Pedra funciona no nosso organismo? Leia nosso artigo para entender melhor para que serve Quebra-Pedra e como tomar.

 

O que é Quebra-Pedra?

Quebra pedra calculo renal tratamento

Essa planta é nativa da América do Sul, muito comum na medicina popular e encontrada principalmente na região Sul do Brasil. É um gênero botânico arbustivo, alcançando no máximo 70cm de altura, de nome científico Phyllanthus — da família Phyllanthaceae — e com mais de uma espécie conhecida. A mais pesquisada é a Phyllanthus niruri, embora outras do mesmo gênero sejam pesquisadas e utilizadas para o mesmo fim.

Entre suas características botânicas, estão as folhas miúdas e verdes e sua facilidade de propagação! Por conta disso, é considerada até mesmo uma erva daninha e espécie invasora, mas simultaneamente é uma opção muito conhecida de tratamento natural. O nome popular é Quebra-Pedra, embora também possa ser chamada de erva-pombinha, arrebenta-pedra, quebra-pedra verdadeiro, arranca-pedra e fura-parede.

E se você já sofreu ou sofre de cólicas renais causadas por pedras, você já deve ter ouvido ao menos uma indicação desta planta, alegando que seu efeito é bom para os rins. Essa sabedoria vem se comprovando em pesquisas científicas!

Para relembrar, as famosas pedras nos rins são cristais minerais que se aglomeram e enrijecem, geralmente com forma espiculada que causa dor quando se move no organismo, dentro ainda dos rins ou descendo pelo o ureter.

A formação de cálculos renais é multifatorial, envolvendo distúrbios metabólicos, alimentares, pouca ingestão de líquidos e genética. Portanto, nem todo cálculo renal é composto principalmente por oxalato de cálcio — o mais comum — e nem todo cálculo renal é grande, podendo ser de tamanho equivalente a um grão de areia. Mas quando dói, pacientes relatam que a dor é insuportável. E pior: pode ser reincidente.

Muita ingestão de líquidos e analgésicos podem ser recomendados para quadros mais leves; em outros casos, é necessária ajuda hospitalar. Para quem teve ou tem cálculos renais e deseja, além de tratá-los, preveni-los também, a erva Quebra-Pedra pode ser uma nova aliada!

Quebra pedra como eliminar pedras nos rins

Quebra-Pedra: para que serve

Quebra-Pedra é, conforme mencionado antes, muito usado para auxiliar na eliminação e prevenção de cálculos renais, também recomendado para nefrites e cistites.

As partes utilizadas são suas partes aéreas (folha, ramo), e seus componentes são:

  • Alcalóides
  • Flavonóis e flavononas
  • Taninos e precursores de taninos
  • Lignanas

 

O Quebra-Pedra possui ações:

  • Antinociceptiva
  • Antiespasmódica (relaxador de ureteres)
  • Anti-inflamatória
  • Diurética
  • Inibidora de crescimento e agregação de cristais (de oxalato de cálcio)
  • Fragilizante de cálculos (de oxalato de cálcio) nos rins
  • Inibidora de endocitose de oxalato de cálcio
  • Estimulante de excreção de ácido úrico

 

E é vendido na forma de cápsulas, chá ou tintura! São opções práticas da sua rotina.

 

E quais são as indicações de uso do Quebra-Pedra?

O Quebra-Pedra é utilizado para:

Quebra pedra pedra no rim dor

São vários os mecanismos que explicam a eficácia de Quebra-Pedra! E o primeiro deles é o mais simples: costuma-se tomar a versão em chá desta erva, que também possui ação diurética.

A ingestão de líquidos é muito indicada para quem sofre de pedras nos rins, pois isso auxilia a movimentação e a eliminação destes cálculos — embora essa movimentação possa causar dor, dependendo do tamanho da pedra. Felizmente, o Quebra Pedra também promove um efeito relaxante sobre o sistema urinário, portanto pode ser mais fácil para o corpo eliminar os cálculos, e isso explica parte de seu benefício para cistites.

Outro aspecto positivo é que o Quebra-Pedra inibe o crescimento de um cálculo que já exista no seu sistema urinário, pois converte o oxalato de cálcio monoidratado em di-hidratado, que se adere menos à parede celular do órgão.

Serve também para a prevenção, pois impede a adesão do oxalato de cálcio por uma questão de polaridade molecular. Assim, o oxalato de cálcio livre não é absorvido pela parede celular — ou seja, não ocorre a endocitose no epitélio do túbulo renal. É mais fácil eliminar o oxalato de cálcio que está em suspensão no corpo, sendo levado pela urina.

E se o ácido úrico é uma preocupação, o Quebra-Pedra também consegue auxiliar seu corpo a excretá-lo, o que ajuda na prevenção de Gota.

 

Quebra-Pedra: efeitos colaterais e contraindicações

Não há relatos conclusivos sobre efeitos colaterais ao organismo humano, sendo uma planta bem tolerada e considerada de toxicidade baixa. No geral, pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes (por indícios de má formação no feto) ou lactantes. Deve observar-se sinais de reações adversas, principalmente àqueles que tomam outros tipos de medicações.

 

Quebra-Pedra: preço e onde comprar

Você pode comprar Quebra-Pedra no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Quebra pedra ingest?o de liquidos

Bibliografia

https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/124/123

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/dHbBwTNd3TMqFLRVSSmMjTf/?lang=pt

https://revistapesquisa.fapesp.br/pedras-sob-controle/

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/dHbBwTNd3TMqFLRVSSmMjTf/?lang=pt

https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/cimplamt/Edicoes%203/CIMPLAMT_ed_11.pdf

https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/101306

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/24/cha-de-quebra-pedra-elimina-mesmo-calculos-renais.htm

Comentários


  • Luiz Antonio Dias Moreira
    Como tomar quebra pedras e me fale se é bom para regeneração dos rins por causa de diabetes
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Luiz

    Não conhecemos a ação do Quebra Pedra para "regenerar" rins. Não encontramos essa ação descrita nas literaturas que temos disponíveis. Sabemos que o Chapéu de Couro, dependendo do caso, pode melhorar a função dos rins.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Quebra-Pedra: para que serve e como tomar