Maca Peruana: para que serve e como tomar

A Maca Peruana vem da região dos Andes, aqui na América Latina, mas já conquistou muita gente ao redor do mundo devido suas propriedades afrodisíacas e energéticas. Além de melhorar a fertilidade masculina e feminina, as mulheres ainda podem sentir alívio de sintomas ligados aos hormônios. Quer saber mais? Leia a seguir os benefícios da Maca Peruana!

 

O que é a Maca Peruana?

É difícil encontrar a raiz da Maca Peruana in natura no Brasil, mas se algum dia vê-la, você vai notar seu formato interessante e parecido ligeiramente com um rabanete — e, ainda assim, com cor e textura muito próprias.

A Maca Peruana é uma planta cujo nome científico é Lepidium meyenii, mas popularmente pode ser conhecida só como Maca, Ginseng peruano, Maca-andina, Planta-maca, Maca-pó, Maca-maca, Maino, Ayak chichira e Ayak willku. É uma espécie perene e herbácea, cultivada em regiões dos Andes a 4000 metros de altitude em relação ao nível do mar, ou seja, em ambientes rochosos e frios.

Essa raiz faz parte da família Brassicaceae, cultivada pelo povo inca muito antes da chegada dos espanhóis devido às suas propriedades nutricionais e medicinais. Existe a crença que começou a ser utilizada por esse povo andino quando um imperador inca incluiu a raiz na dieta de soldados, justamente para aumentar sua energia e virilidade.

De modo geral, acreditava-se que a Maca era uma raiz dos deuses e era incorporada em danças e rituais. Depois que essa região foi invadida pela Espanha, notou-se que os animais trazidos da Europa não se reproduziam bem naquela altitude e, assim, os nativos esclareceram que alimentavam os animais com a Maca.

A Maca Peruana é uma espécie tão importante para o Peru que foi considerada um produto-bandeira do país em 2004, o que significa que é um item que representa o Peru internacionalmente. Existe até um monumento de vidro em homenagem à Maca Peruana no distrito de Junín, no centro do povoado Huayre!

Mas afinal, o que faz da Maca Peruana uma espécie tão relevante e tão procurada a ponto de seu cultivo ser mantido por séculos? É o que vamos descobrir nesse artigo!

Maca Peruana: para que serve

Trazendo tanto benefícios masculinos quanto benefícios femininos, a Maca Peruana promete aumentar a libido, a fertilidade e até ajuda um pouco na musculação. Mas, existem mais detalhes sobre a ação desta raiz no nosso organismo!

As partes utilizadas são as raízes da planta e seus componentes são:

 

A Maca Peruana possui diversas ações, como:

 

E ela é vendida na forma de cápsulas, pó e tintura! Então se você tem dúvidas de como tomar, saiba que existem opções fáceis de incorporar na nossa rotina.

 

E quais são as indicações de uso da Maca Peruana?

A Maca Peruana pode ser utilizada para fins como:

 

Estudos estão sendo feitos para investigar a ação nootrópica da Maca Peruana. Alguns resultados descobriram que ela pode ajudar a retardar o declínio cognitivo que costuma ocorrer com o envelhecimento, devido a ações que melhoram a cognição, a coordenação motora e a respiração mitocondrial.

Quem está buscando ter filhos pode aproveitar muito dos benefícios da Maca Peruana: as mulheres ficam com os hormônios e ciclo menstrual mais regulados, o que ajuda a engravidar. E também a qualidade do espermatozóides aumenta!

Dosagem usual recomendada

Cápsulas do pó: tomar de 1 a 2 cápsulas de 500mg, de 2 a 3 vezes por dia. (1 a 3g por dia)

Sua versão em pó também pode ser incorporada na alimentação, diluída em água ou outras bebidas como sucos. Há quem utilize o pó em receitas. Deve respeitar-se a dosagem de 5g a 20g diárias.

Caso o objetivo seja energia, a Maca Peruana pode ser associada com a Fáfia (Pfaffia paniculata) e/ou o Guaraná em pó (Paullinia cupana).

 

Maca Peruana dá espinhas?

A Maca Peruana não é conhecida por aumentar o nível de espinhas na pele, mas podem ocorrer alterações hormonais pelo consumo de Maca que possivelmente facilitam o aparecimento de espinhas. Recomenda-se avaliar se esse é o caso e, se necessário, fazer uma pausa para conferir se foi realmente o consumo de Maca Peruana que influenciou na questão.

 

A Maca Peruana aumenta a pressão? Baixa Pressão? Acelera o coração?

Há relatos contraditórios sobre uma ação sensível vasodilatadora da Maca Peruana, mas não existem ocorrências consistentes de alterações de pressão, seja para baixá-la ou para aumentá-la; e sequer há indícios sobre acelerar o coração. Se você possui problemas com pressão e ainda tem dúvidas para consumir a Maca Peruana, fale com o seu médico ou converse com os nossos fitoterapeutas!

 

Maca Peruana aumenta a testosterona?

Sensivelmente. Existem plantas mais adequadas caso seu objetivo seja o aumento de testosterona no corpo, por exemplo, o Long Jack.

 

Maca Peruana ajuda quem é atleta?

A Maca Peruana é rica em esteróis e também é responsável por promover o aumento da força e massa muscular. Além de relatos — ainda estudados — sobre a sensação de energia, a Maca Peruana também pode te auxiliar no ganho de músculos, caso sejam feitos os exercícios adequados. Se você deseja saber mais sobre hipertrofia muscular, confira nosso artigo de Suplementos Naturais para Ganhar Massa Muscular!

Maca Peruana: efeitos colaterais e contraindicações

Não existem efeitos colaterais conhecidos da Maca Peruana, tanto que essa raiz faz parte da alimentação andina. No entanto, quando a Maca Peruana é consumida como suplemento, existem precauções básicas a serem seguidas: Gestantes e lactantes devem evitar a Maca Peruana devido a falta de estudos mais específicos que atestem a segurança para pacientes nestas condições. Não recomenda-se às crianças e pacientes que apresentem sensibilidade aos seus componentes.

 

Maca Peruana: preço e onde comprar

Você pode comprar a Maca Peruana no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://saude.abril.com.br/alimentacao/maca-peruana-quais-os-beneficios-e-como-usar/

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/MACA.pdf

http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1726-46342014000100015&script=sci_arttext&tlng=pt

https://drduprat.com/a-maca-peruana/

https://www.mdpi.com/2072-6643/14/16/3367/htm

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• rodrigo rodrigues
execelente
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rodrigo. Ficamos felizes em saber que você gostou da nossa matéria. Agradecemos pelo comentário. Estamos sempre à disposição.


• Carlos
Sou um atleta e prático ciclismo desde 1980 e já estou om 64 anos me sinto muito bem apesar da idade nunca fiquei doente nem nunca fui em um hospital quero saber mais sobre a maçã peruana no meu caso em que ela pode me ajudar fico no aguardo muito obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carlos. Clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas para qual finalidade deseja utilizar a Maca: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Ivete
Consumo a maçã peruana há alguns anos ela é maravilhosa, quando dou uma paradinha meu organismo sente falta fico sem energia e aí volto a tomar e tudo muda .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ivete. Agradeço pelo seu depoimento e ficamos felizes em saber que a Maca te proporciona bem estar. Estamos à disposição sempre que precisar e qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta


• Fábio Lukas
Vi que é recomendado o consumo da maca peruana por até 4 meses direto, isso é verdade ou mito? Se for verdade, quanto tempo de pausa deve se dar entre um período e outro de consumo da maca?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fábio. A Maca é um alimento comum, usados pelos povos andinos, e por esse motivo, não há uma restrição quanto ao tempo de uso. No entanto, costumamos fazer a pausa a cada 3 a 4 meses para garantir que o efeito benéfico não diminua com o tempo, pois é comum o organismo "acostumar" aos princípios ativos de qualquer medicamento, seja ele alopático ou fitoterápico. https://www.oficinadeervas.com.br/maca A pausa pode ser de 10 a 30 dias, de acordo com cada caso. Outra opção é fazer uma substituição durante a pausa, por alguma outra planta com efeito similar. Caso você queira orientações quanto a essa substituição, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e relate para qual finalidade você usa a Maca, qual a sua idade, que dose está usando, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Acacio
Bom dia como posso adquiri esse produto?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Acacio Você pode adquirir a Maca Peruana direto do nosso site: https://www.oficinadeervas.com.br/maca Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Loana
Olá o consumo da maca peruana em forma de suplementos pode ser contra indicado para mulheres com miomas uterino?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Loana Não é recomendado usar a Maca Peruana porque ela aumenta os níveis de testosterona. Para miomas sugerimos a associação da Unha de Gato com Uxi Amarelo. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo Caso tenha alguma dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos á disposição.


• NALDO SOARES
Boa noite gostaria de saber se posso tomar marapuama todos os dias ou se precisa pausar?, desde já muito obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Naldo Recomendamos a cada 3 meses de uso fazer uma pausa de 20 dias e repetir o ciclo se necessário. Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Miriam
Quem teve câncer de ovário pode tomar maca peruana
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Miriam Para melhor orientar sobre esse caso, entre em contato no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervascom.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• OSLÂNIA
Bom dia. Tenho 2 miomas bem pequenos. Porém tenho adenomiose. Descobri ha poucos dias pois estava fazendo exames pois estou entrando na menopausa aos 46 anos e estrogenio tá baixo e começou os terríveis fogachos. No meu caso posso usar a maca peruana?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Oslânia Para que nossos fitoterapeutas possam te oreintar melhor, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Lua de Chrystal
Estou com 74 anos e faço exercícios de segunda a sexta feira. Hj sinto necessidade de energia . Como usar a maca peruana em pó para melhorar esse sintoma? Gratidão!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lua Além da Maca, existem compostos que auxiliam na melhora da energia, como Coenzima Q10, Quercetina, etc.. Deixo abaixo os links com mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/maca https://www.oficinadeervas.com.br/coenzima-q10 https://www.oficinadeervas.com.br/quercetina Caso queira alguma orientação, entre em contato conosco pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


• Márcio Fernandes Menezes
Boa Noite,gostaria de saber mais a respeito ,tenho 75 anos e estou sem libido total,falta de tesão, isto está atrapalhando muito meu relacionamento,onde posso comprar e qual deles devo usar,qual a dosagem.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Márcio A Maca tem ações afrodisíacas e aumenta a libido.A dosagem recomendada é de 400mg - tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia. Segue abaixo link com mais informações sobre o produto: MACA:https://www.oficinadeervas.com.br/maca Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos