Hamamelis: o que é e para que serve

O Hamamelis é um árvore caducifólia da América do Norte, muito apreciada tanto por sua beleza ornamental quanto por suas propriedades medicinais, que são muitas. Seu uso tópico, por exemplo, traz benefícios para pele e também auxilia no tratamento de varizes e hemorróidas. Confira neste artigo para que serve, efeitos colaterais e como usar.

O que é Hamamelis?

Hamamelis é o nome popular mais conhecido no Brasil de uma árvore nativa dos Estados Unidos, especialmente na Costa Leste. É por isso que seu nome científico é Hamamelis virginiana, pois um dos estados dos Estados Unidos onde encontra-se essa árvore é o estado da Virgínia.

Faz parte da família Hamamelidaceae, que abriga também outras espécies de Hamamelis, embora a tratada aqui seja justamente a Hamamelis virginiana. Existem outras variedades que são encontradas na América do Norte e na China.

O nome Hamamelis é originado do grego — já em alfabeto latino — hama, que significa junto/ao mesmo tempo e melon, de fruto. Esse nome faz alusão ao fato da frutificação ocorrer quando a árvore ainda está florida.

Também pode ser chamada de Hamamelis-da-virgínia, aveleira-de-bruxo e amieiro-mosqueado. Seu uso medicinal é antigo, desvendado pelo uso empírico de povos nativo-americanos, como os Cherokees e os Iroqueses, por exemplo. Quando o Hamamélis foi introduzido na Europa, seguiu os usos tradicionais aprendidos na América.

Hoje, é cultivado tanto para uso ornamental quanto para uso fitoterápico e homeopático. Além disso, o Hamamelis aparece também em cosméticos! Agora que você conhece mais sobre Hamamelis, vamos conferir com detalhes para que serve e efeitos colaterais.

Hamamelis: para que serve

De maneira geral, o Hamamelis é muito utilizado na pele e promove uma boa ação anti-inflamatória e adstringente.

As partes utilizadas são suas cascas, folhas e galhos; e seus principais componentes são:

 

O Hamamelis possui diversas ações, como:

 

Ele é vendido na forma de fitocosméticos, cápsulas, tintura e também aparece em cremes com ações mais específicas, como o creme para hemorroida — cuja composição também leva Castanha da Índia, Erva de Bicho e Paeonia.

 

E quais são as indicações de uso do Hamamelis?

O Hamamelis costuma ser muito utilizado para ajudar no tratamento de doenças como:

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do que você necessita do Hamamelis! Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

 

Hamamelis: efeitos colaterais e contraindicações

Não recomenda-se o uso oral à gestantes, lactantes, crianças e quaisquer pacientes que apresentem hipersensibilidade/alergia aos seus componentes. O uso tópico também deverá ser avaliado por profissionais da saúde, dentro da posologia recomendada.

Costuma ser bem tolerado e apresenta poucos efeitos colaterais. Quando ocorrem, podem ser náusea, vômito, incômodo gastrointestinal, salivação em excesso e leve sedação.

 

Hamamelis: preço e onde comprar

Você pode comprar Hamamelis no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1086/328615

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9621139/

https://www.theatlantic.com/health/archive/2012/11/the-mysterious-past-and-present-of-witch-hazel/264553/

https://stringfixer.com/pt/Hamamelis

http://www.efloras.org/florataxon.aspx?flora_id=1&taxon_id=220006023

https://www.healthline.com/nutrition/witch-hazel-benefits-uses#TOC_TITLE_HDR_11

https://www.verywellhealth.com/the-benefits-of-witch-hazel-90061

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos