Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios!

Desde os desconfortos menstruais à transição para a menopausa, são muitos os desafios que podem atravessar a saúde do sexo feminino: dores, irritabilidade, fogacho.... O Dong Quai chega para aliviar esses sintomas! Nesse artigo, entenda todos os benefícios.

 

O que é Dong Quai?

O Dong Quai é um fitoterápico muito popular por seu nome "original" mesmo, apenas escrito de forma romanizada com letras latinas para representar os sons no idioma chinês; afinal, essa erva é nativa da China! Já o seu nome científico, cuja convenção é o latim, é Angelica sinensis, da família Apiaceae. Existe também mais de um nome popular, como dang gui, tang-kuei, angélica, angélica chinesa, raiz da larga vida e muito mais, a depender do idioma.

Outro apelido do Dong Quai já revela bem o nível de potência e confiança que os saberes tradicionais atribuem à essa espécie: chamada também de "ginseng feminino", a comparação não leva apenas o fato de ser também uma raiz medicinal, pois a melhora dos ciclos menstruais auxilia no bem-estar e vitalidade de quem consome. Você pode ler mais sobre o ginseng "verdadeiro" no artigo "Ginseng Coreano: para que serve e contraindicações" clicando aqui.

Essa planta precisa de solos férteis e úmidos para se desenvolver bem, até produzir suas sementes e secar. Cresce em locais de altas altitudes no leste asiático, sendo mais comum na China. Pode alcançar até 1 metro de altura, mas seu mínimo é 40 centímetros. Além das folhas bem verdes, produz pequenas inflorescências que vão do branco-esverdeado até o amarelo. As raízes são o foco da Fitoterapia, com seu aspecto carnudo e longo.

O sabor dessa raiz é pungente, misturando notas amargas e adocicadas. Na Medicina Tradicional Chinesa, é considerada uma erva quente. É justamente essa raiz que é tão valorizada pelo seu aspecto medicinal, ao promover o equilíbrio hormonal, melhorar a circulação sanguínea e aliviar sintomas da menopausa e do ciclo menstrual.

 

Dong Quai: para que serve

Como já mencionamos, o Dong Quai é reconhecido por seus efeitos positivos sobre o sistema reprodutivo feminino e o equilíbrio hormonal. Ou seja, para quem tem ciclos menstruais desregulados ou está passando por uma mudança hormonal, como a menopausa, é um fitoterápico muito bem-vindo.

As partes utilizadas do Dong Quai na fitoterapia são suas raízes; já a composição geral do seu extrato seco é:

Confira cada ação dos fitoterápicos de Dong Quai sobre o sexo feminino:

Outras opções que existem na China, por exemplo o chá de Dong Quai, é bem difícil de encontrar no Brasil. Por isso, aqui na Oficina de Ervas, ele é vendido na forma de cápsulas do extrato seco!

 

E quais são as indicações de uso do Dong Quai?

O Dong Quai é considerado uma das principais plantas medicinais para a saúde do sexo feminino, sendo uma alternativa natural e segura para quem busca bem-estar com o poder da natureza e da tradição.

Há evidências de que a Angelica sinensis, através do seu fitocomplexo, module os estrogênios no nosso corpo ou ou seus receptores, facilitando a regulação de ciclos menstruais e também sintomas da deficiência desses hormônios na menopausa/climatério. Os estudos ainda avançam para determinar melhor os mecanismos de ação desse fitoterápico, já que as pesquisas são limitadas e muitas delas agregam outras plantas além do Dong Quai, mesmo que revelem resultados promissores.

 

Dong Quai emagrece?

O Dong Quai não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo. Não há estudos suficientes em humanos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar.

Recomendamos sempre uma rotina saudável. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas usadas para emagrecimento no nosso informativo: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Dong Quai serve para endometriose?

Nessa questão, o uso de Dong Quai não é recomendado. A endometriose é uma doença crônica com sintomas variados e que pode atingir locais diferentes do corpo, envolvendo qualquer órgão da cavidade abdominal e bacia. Se avançado, pode acometer órgãos como o intestino grosso. As células do endométrio, o tecido que reveste o útero, se multiplicam fora da cavidade uterina, provocando dores e outras complicações, por exemplo infertilidade e dismenorreia.

Essa doença também é influenciada por hormônios, como o estrogênio. Por isso, não é ideal tomar fitoterápicos com fitocomplexo que mimetize estrógenos, como a Angelica sinensis ou outras ervas.

 

Dong Quai melhora a fertilidade? Reverte laqueadura?

Tomar fitoterápicos de Dong Quai não significa, obrigatoriamente, gravidez. Mas pode melhorar a fertilidade, já que o Dong Quai favorece a regulação de hormônios e dos ciclos menstruais para quem ainda menstrua. Se você ainda usa outros métodos contraceptivos, as chances de engravidar são baixas.

Se a sua intenção é se planejar para engravidar e aumentar a família, ciclos menstruais regulares são bem-vindos para você usar a tabelinha (ou aplicativos) e se organizar para manter relações sexuais durante os dias férteis. Quando souber que engravidou ou está na suspeita, o ideal é interromper o uso do Dong Quai. E não se esqueça: A saúde é importante para as duas partes.

Então além de manter hábitos saudáveis e favorecer a fertilidade com ciclos menstruais mais regulares, a outra parte também tem que manter a saúde em dia. A saúde do sexo masculino é importante para o sucesso da gravidez, pois impactam na qualidade do esperma e na maior facilidade de concepção.

O Dong Quai não resolve a reversão de laqueadura. Não há fitoterápico que possa ajudar nisso, por se tratar de uma cirurgia. Converse com profissionais da saúde para discutir suas opções caso você já tenha passado por esse procedimento cirúrgico.

 

Dong Quai aumenta libido?

A relação é indireta, mas pode ajudar na libido do sexo feminino. Basta acompanhar o raciocínio: Existem diversas alterações fisiológicas que participam do ciclo menstrual, do climatério (menopausa) e da TPM, incluindo sintomas negativos como cansaço, dores, ansiedade, raiva, retenção de líquidos, fogacho... E aí fica difícil manter a libido durante essas mudanças. No caso do climatério, ainda pode ocorrer também a secura vaginal, favorecendo dores durante a relação sexual.

E agora?

É esperado que as ações do Dong Quai sobre receptores estrogênicos no corpo favoreçam a modulação de hormônios, aliviando os sintomas negativos da menopausa — por exemplo, a baixa libido e secura. Só não vale esperar também que o Dong Quai melhore todas as questões de libido que você tiver! Parte do desempenho sexual do indivíduo se dá também por fatores psicológicos, além dos fisiológicos.

Se você busca uma vida sexual mais plena e satisfatória, confira sempre se existem aspectos psicológicos ou fisiológicos carecendo de atenção, como ansiedade, depressão e autoestima. Cuide sempre de você por completo!

 

Dong Quai: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Dong Quai é bem tolerado pelo organismo, tanto que é utilizado há muito tempo pela medicina tradicional chinesa. No entanto, há efeitos colaterais possíveis, como leve sensibilidade à luz, desconfortos gastrointestinais, ânsia, vômito e hemorragia. Se você se pergunta quem pode tomar Dong Quai e quem deve evitar, veja a lista abaixo com atenção:

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar Dong Quai da melhor forma.

Veja abaixo a dosagem usual do extrato seco do Dong Quai:

 

Dong Quai: preço e onde comprar

Você pode comprar Dong Quai no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Referências

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/DONG-QUAI.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874116302951

https://altmedrev.com/wp-content/uploads/2019/02/v9-4-429.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780323430449001849

https://en.wikipedia.org/wiki/Angelica_sinensis

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/endometriose

https://bvsms.saude.gov.br/endometriose

https://origen.com.br/estrogenio-e-endometriose-saiba-mais-sobre-essa-relacao

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025 Artigo Exsynutriment e Bio-Arct®: funciona? Entenda para que serve a tal “cápsula da beleza”! 18 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos