Crataegus: Para que serve e benefícios

Vai cuidar mais do coração? Hora de conhecer o Crataegus! Se você não ouviu falar ainda dessa planta, saiba que se trata de uma espécie medicinal que traz mais saúde para nosso sistema cardiovascular! E mais do que isso, também reduz sintomas ansiosos e insônia. Venha entender agora mesmo para que serve o Crataegus e descubra todos os benefícios dele para o coração!

 

Comprar Crataegus

O que é Crataegus?

É difícil encontrar o Crataegus in natura no Brasil, pois trata-se de uma espécie nativa do Hemisfério Norte e melhor aclimatada às temperaturas amenas de lá. Trata-se de uma árvore que alcança até 7 metros de altura, com ramos espinhosos e flores delicadas que abrem no verão. Depois de florescer, um fruto pequeno e vermelho surge dessa árvore — e fazem parte de uma série de receitas de geleia e até de ketchup!

O grande interesse pelo Crataegus, na realidade, vai além do seu sabor: Essa espécie traz benefícios à saúde humana, mais especificamente ao nosso sistema cardiovascular e para ansiedade. Popularmente é dito que essa planta baixa pressão, mas existem outras ações mais específicas do Crataegus.

O nome científico da espécie é Crataegus oxyacantha, da família botânica Rosaceae; já seu nome popular nos Estados Unidos é hawthorn. No Brasil, consolidou-se parte do nome científico para se referir à planta, especialmente no caso de fitoterápicos. Mas, também é possível encontrar os seguintes nomes: espinheiro alvar ou pilriteiro.

Uma curiosidade sobre seu nome científico é que Crataegus é derivado da palavra grega Kratos, que denota força ou dureza — uma alusão à madeira dura. Já oxyacantha faz referência aos espinhos afiados, também derivando do grego oxus e akantha.

Agora que você sabe mais de onde vem o Crataegus, vamos compreender mais sobre essa querida planta à seguir. Afinal, Crataegus é bom para quê?

Comprar Crataegus

Crataegus: para que serve

O uso medicinal associado ao Crataegus se refere principalmente aos seus efeitos cardiotônicos. Mas como isso acontece? Vamos conferir com mais detalhes as características e ações desta planta para entender os seus efeitos.

As partes utilizadas em fitoterápicos são os frutos da planta. Os componentes, em geral, da planta são:

 

O Crataegus possui ações:

 

Ele é vendido na forma de cápsulas de extrato seco, cápsulas com outras ervas na composição (Maracujá, Salix alba), tintura e extrato fluido.

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem todas estas versões para você escolher.

 

Comprar Crataegus

E quais são as indicações de uso do Crataegus?

O Crataegus não tem apenas um único uso! Os principais são para hipertensão (leve), ansiedade e prevenção de arritmias. A ação responsável por esses efeitos age através da vasodilatação e da regularização dos batimentos cardíacos. Esses mecanismos pesquisados do Crataegus podem também justificar a ação depressora do sistema nervoso central e auxiliar nos quadros ansiosos.

Além disso, o efeito sedativo está relacionado à diminuição do tônus simpático, ou seja, à diminuição da resposta instintiva de lutar-ou-fugir do cérebro.

O Crataegus pode ser usado para:

Lembramos também que a atividade antioxidante auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas.

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Afinal, o Crataegus tem formas farmacêuticas diferentes. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar o Crataegus da melhor forma.

 

Comprar Crataegus

Crataegus emagrece ou engorda?

O Crataegus não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar. Um benefício possível é a leve redução de sintomas ansiosos, diminuindo a compulsão por comida.

No entanto, essa planta sozinha não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. Seu impacto é indireto e leve. Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Cabe aqui também um lembrete que a ansiedade, a compulsão alimentar e a obesidade são temas muito sensíveis. Busque sempre atendimento profissional — se possível, procure orientações médicas multidisciplinares: psicólogos, nutricionistas, nutrólogos, psiquiatras... Existem muitas pessoas capacitadas e dispostas a te ajudar!

Se quiser entender mais sobre compulsão alimentar, leia nosso informativo! Basta clicar aqui: Você sabia que a dificuldade para emagrecer pode estar ligada à ansiedade?

 

Comprar Crataegus

Crataegus: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Crataegus é bem tolerado pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre dores de cabeça, náusea, vômitos e palpitações. Existem outros lembretes importantes para o consumo do Crataegus, pois mesmo um fitoterápico simples pode ter uma contraindicação importante:

 

Comprar Crataegus

Crataegus: preço e onde comprar

Você pode comprar Crataegus no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.realfoodnutrients.com/BP/Studies/CrataegusOxyacanthaCardioProtectiveHerb.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2221169112603839

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24024/22044

https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3992/pdf

https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-527/hawthorn

https://en.wikipedia.org/wiki/Crataegus

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos