Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia

A agitação do dia acaba com sua noite? Há uma planta que pode ajudar! O Capim-limão é uma opção natural para trazer mais tranquilidade e bem-estar, disponível até em óleo essencial para aromaterapia e massagens. Mas será que é só isso que essa planta faz? Tem diferença da Melissa ou da Lípia? Neste artigo, veremos para que serve o Capim-limão, seus benefícios e uso na aromaterapia. Vamos lá?

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

O que é Capim-limão?

O Capim-limão é uma erva tão popular que acaba sendo confundido com outras duas plantinhas muito amadas: a Melissa e a Lípia. Essa confusão entre essas três espécies acontece muito porque, além do aroma relativamente semelhante e ações similares na saúde, elas são chamadas por outros nomes populares muito parecidos — erva-cidreira, cidreira, cidrão, entre outras...

Para esclarecer de vez:

O nome científico do Capim-limão é Cymbopogon citratus, da família Poaceae. É uma touceira perene — então parece um capim mesmo! — enquanto a Melissa é uma herbácea e a Lípia tem até florzinhas. O Capim limão pode ser chamado também de capim-santo, capim-cidreira, capim-cheiroso e capim-cidrão.

Por serem espécies diferentes, os nomes científicos da Melissa e da Lípia também são outros: respectivamente, são Melissa officinalis e Lippia alba, de famílias botânicas distintas.

Ainda que tenha um ar meio brasileiro e seja bem famoso no nosso país, a origem do Capim-Limão também é outra: vem do sudeste Asiático, em especial a Índia, e se encontra distribuído por outras regiões, principalmente as tropicais e subtropicais. Tanto é que, segundo um artigo do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, o Capim-limão é citado na medicina tradicional dos indígenas Krahô/Craô (autodenominados Mehim), na região Norte.

Mas será que aumenta pressão? Baixa pressão? Será que ajuda emagrecer? E como usar o óleo essencial?

Pois é, são muitas dúvidas mesmo que o Capim-limão seja tão popular. A seguir, vamos desvendar mais detalhes juntos!

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Capim-limão: para que serve

Há mais de um uso tradicional do Capim-limão, mas em geral todos estão relacionados ao relaxamento e a diminuição de dores abdominais (desconfortos gástricos e cólicas). Além de servir como chá e até ingrediente de bolo, serve para aliviar a sensação de angústia e agitação.

As partes utilizadas na fitoterapia são as folhas. Em geral, seus componentes são:

O Capim limão possui ações:

E é vendido na forma de cápsulas, chá, óleo essencial, tintura e até spray! O Capim-limão realmente é muito versátil e aparece em outros produtos, como cosméticos, velas aromáticas, repelentes, perfumes e produtos de limpeza também!

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem estas versões para você escolher.

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

E quais são as indicações de uso do Capim limão?

Conforme viemos descrevendo até então, o Capim-limão é um excelente parceiro para quem busca maior relaxamento. Veja as indicações mais específicas abaixo:

Alguns constituintes do óleo essencial da planta (citral, mirceno, limoneno) são indicados como responsáveis pelos efeitos sedativos e relaxantes no corpo, que podem desencadear uma cascata de efeitos benéficos a nossa saúde. O citral, um dos principais componentes do óleo essencial dessa erva, é responsável pelo aroma de limão!

O linalol também está relacionado com a regulação de humor e alívio de estresse, já o mirceno é relacionado à ação analgésica — que alivia dores.

Um lembrete importante: Quadros de ansiedade, depressão e insônia são multifatoriais — envolvendo aspectos físicos e também estímulos externos. Existem graus variados e certos tratamentos/intervenções que servem mais para alguns pacientes do que para outros. Portanto, se você enfrenta essas questões de saúde, procure ajuda profissional. O Capim-limão pode fazer parte do seu tratamento de forma complementar.

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Afinal, o Capim-limão é bem versátil na sua forma farmacêutica, podendo ser consumido em cápsulas, chá e também aproveitado na forma de óleo essencial. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar o Capim-limão da melhor forma.

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Capim-limão emagrece ou engorda?

Existem algumas associações do Capim-limão e emagrecimento, mas a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e ajudar no tratamento de ansiedade, o que reduz também a compulsão alimentar e sensação de fome. A diurese favorecida por chás também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquido, mas não reduz exatamente a gordura.

Questões metabólicas são complexas e a obesidade não pode ser encarada de forma simplista. Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Como fazer chá de Capim-limão?

O método de preparo desse chá é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. É uma opção prática e relaxante, principalmente quando consumido quentinho.

Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.

A proporção é de 1g a 5g da erva para cada xícara (240ml) de água. Além da tintura e das cápsulas, nós oferecemos essa opção de chá aqui na Oficina de Ervas!

Dá para tomar gelado também! Inclusive, o Capim-limão pode aparecer em diversas receitas. Mas atenção: muitos pratos usam o Capim-limão fresco, então se atente bem à receita que você escolher para não colocar folhas desidratadas e ter um resultado diferente.

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Capim-limão: Óleo Essencial

Com o aroma tão agradável e propriedades medicinais associadas aos óleos essenciais na composição, é claro que o Capim-limão teria sua versão em Óleo Essencial! Você encontra como "óleo essencial de Capim-limão" mesmo ou pelo nome em inglês, "lemongrass" ou "lemon grass".

Muitas pessoas apreciam apenas por seu cheirinho refrescante, mas existe também o uso mais específico dentro da aromaterapia.

Para relembrar, a aromaterapia aproveita as qualidades terapêuticas de cheiros agradáveis e também usa os óleos essenciais de forma tópica e interna, sendo usados também para tratamentos de pele e até massagens!

O Óleo Essencial de Capim-limão é usado apenas de forma tópica e aromática. Veja abaixo mais detalhes:

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Quais são os benefícios do Óleo Essencial de Capim-limão?

Os benefícios são parecidos com aqueles que já conversamos:

Com esse óleo essencial, é mais simples melhorar a concentração e afastar o esgotamento mental. Afinal, um aroma gostoso — sem ser excessivo ou enjoativo — melhora o humor de qualquer um, então é mais fácil desviar da negatividade.

O Capim-limão tem um aroma também capaz de atrair abelhas, embora não seja propagado principalmente pela polinização. Ainda assim, isso é muito útil em jardins e seu óleo essencial é usado até mesmo em preparos de isca para capturar abelhas — prática usada na apicultura.

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Capim-limão: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Capim-limão é bem tolerado pelo organismo, sendo uma opção muito popular de chá. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre hipotensão, náusea, vômitos e diarreia.

E alguns de seus efeitos podem ser desejados ou não, depende de sua intenção ou horário em que será consumido; por exemplo: a sonolência provocada pelo Capim-limão não é recomendada antes de realizar tarefas que exigem atenção, reflexo e concentração, como dirigir ou operar máquinas.

Alguns pacientes podem consumir o Capim-limão justamente por sua capacidade ansiolítica antes de provas, testes, vestibulares ou concursos, porém a possibilidade de sonolência pode impactar o desempenho. Existem outros cuidados importantes para o consumo do Capim-limão:

 

Comprar Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Capim-limão preço e onde comprar

Você pode comprar o Capim-limão no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Referências

https://hortodidatico.ufsc.br/capim-limao

https://eic.ifsc.usp.br/capim-limao/

https://intra.brt.ifsp.edu.br/eventos/spi/arquivos/artigos/2019/6.pdf

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128251/1/ABC-Como-capturar-enxames-com-caixa-isca-ed01-2009.pdf

https://m.tarladalal.com/recipes-using-lemongrass-475

https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/capimsanto

https://sites.usp.br/jardimdabotanicausprp/capim-cidrao-cymbopogon-citratus/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos