Canela: benefícios e contraindicação

A Canela é uma velha conhecida dentro da culinária, temperando muitos doces e até mesmo aparecendo em outros pratos diferentes! E ninguém esquece do chá de canela e da canela com leite morno quando o clima está frio ou pegou gripe. Mas será que existem outras indicações medicinais da Canela?

Sim! Dentro da fitoterapia, esse item é responsável por muitas ações benéficas. Neste artigo, iremos desvendar mais segredos da Canela!

 

O que é a Canela

Quando você pensa na Canela, você pensa em quê? Nos pauzinhos, na canela em pó ou nos doces e bebidas em que adicionamos a especiaria? É, a Canela é bem versátil! E além do sabor e de suas propriedades aromáticas que conferem a ela aquele cheiro tão característico, a Canela também possui um importante uso medicinal.

A origem da Canela é muito discutida. Existem várias espécies dependendo da região — cerca de 250 espécies — cada uma com seu nome científico. O nome do gênero botânico é Cinnamomum, da família Lauraceae. Hoje, a Canela é cultivada em vários países, aclimatada a solos e relevos diferentes, embora em geral necessite de clima quente e chuvoso para se desenvolver bem. Propaga-se através de sementes.

E há uma origem verdadeira ou definitiva da Canela?

É complexo responder essa questão porque a dispersão de plantas se dá por inúmeros fatores, incluindo a ação humana. É um fato que ocorre com muitas espécies vegetais mesmo antes da Era Contemporânea, por exemplo ocorrendo na Antiguidade Clássica e se acentuando com o decorrer dos séculos. Também deve-se lembrar das espécies diferentes, que apresentam diferenças e também semelhanças entre si!

Para ilustrar melhor, existe o exemplo da Cinnamomum cassia e Cinnamomum zeylanicum. Ambas têm relevância comercial e aplicações muito semelhantes! Mas enquanto a Cinnamomum cassia é originária da China, sendo comumente chamada de canela-da-china, a Cinnamomum zeylanicum vem do Sri-Lanka, um país que antigamente chamava-se Ceilão. A Cinnamomum zeylanicum é comumente conhecida como canela-de-java (ou só canela), mas é mais comum ainda ouvir as pessoas se referindo a ela como "canela verdadeira".

Trata-se apenas de uma espécie mais valorizada de canela com características específicas — por exemplo, a concentração de cumarinas, que estão presentes em outros gêneros alimentícios e que são pesquisadas hoje por certos benefícios à saúde.

Então, antes de se alarmar com o conceito de canela falsa e canela verdadeira, compreenda essa diferença entre espécies. Não há uma certa e uma errada. Na Oficina de Ervas, você encontra a Canela da espécie Cinnamomum zeylanicum, a famosa "canela verdadeira".

E a Canela já viajou muito! É encontrada na Ásia há milênios, também utilizada no Antigo Egito como incenso e ingrediente para embalsamar múmias, além de ser muito disputada por seu alto valor comercial. Na Europa, o conhecimento sobre as origens da Canela permaneceu incerto por muito tempo, pois a especiaria era trazida por comerciantes árabes de longe. O interesse por rotas mais baratas para buscar especiarias era grande, tanto que a Canela também foi um dos ingredientes buscados nas Grandes Navegações.

Hoje, é mais fácil encontrar esse ingrediente tão especial!

Canela: para que serve

Agora que já conversamos sobre a história da Canela, você deve se perguntar: afinal, é bom para que? Faz mal? Vamos falar das propriedades da Canela e seus benefícios à nossa saúde, além do sabor e aroma tão especiais:

As partes mais utilizadas da Canela são suas partes áreas, ou seja, aquilo que está acima do solo: folhas e ramos. Das folhas, são extraídos os óleos essenciais! Mas a parte mais famosa é a casca de seus ramos, que devem ser retiradas seguindo um processo cuidadoso para não prejudicar a planta. Seus principais componentes são:

 

A Canela possui ações:

 

Ela é vendida na forma de cápsulas (pó), chá (pau em lascas), tintura e óleo essencial.

Quais são as indicações de uso da Canela?

A Canela é utilizada para diversas finalidades, como:

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do que você necessita da Canela e a forma que você prefere consumi-la. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.


E o Óleo Essencial de Canela? Para que serve?

O Óleo Essencial de Canela é extraído principalmente das folhas da árvore de canela e, além de seu aroma picante e doce ser utilizado na aromaterapia para melhorar o humor, também serve como repelente de formigas. O Óleo Essencial de Canela também apresenta as seguintes atividades:

 

Portanto, também é um item valioso no combate de micoses! É vendido no frasco de 10ml (puro) e em um Óleo Anti-micótico (Cravo, Canela, Cedro e Tea-Tree).

Canela: efeitos colaterais e contraindicações

A Canela faz parte da alimentação e não apresenta efeitos colaterais ou reações adversas conhecidas, sendo bem tolerada pelo organismo. Quando ocorrem, limitam-se a desconforto gástrico, sonolência e rubor facial.

Existe alguma contraindicação? Sim, pois como qualquer outro fitoterápico — e alopático também — são necessárias certas precauções de uso:

 

Canela: preço e onde comprar

Você pode comprar a Canela no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://academic.oup.com/jpp/article/71/12/1735/6122199

https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53039

https://saude.abril.com.br/alimentacao/canela-ajuda-no-controle-do-diabetes/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-canela/

https://doi.org/10.1016/j.ympev.2015.12.007

https://doi.org/10.1111/jphp.13173

https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53039

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Gelson
Bom dia! Gostaria de saber se a casca da canela contém óleos essenciais.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Gelson, A casca da Canela contém óleos essenciais. Ficamos a disposição.


• Rute Souza Dos Santos
Estou a exatamente 2 semanas , tossindo com secreção , o xarope da canela é bom ??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rute Existem plantas mais especificas para tosse e secreção, como o xarope de Guaco, Tanchagem e Eucalipto, tem uma ação expectorante e antitussígena. Para dúvidas e orientações posológicas, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Carlitos
Gostaria de saber se posso tomar o chá de canela, pois fiquei sabendo que tenho diabetes a poucos dias, mas não sinto esta tão alta. Não gostaria de continuar tomando medicamentos que seja natural...
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carlitos Clique no link baixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Informe sua idade, se tem algum outro problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Licinia
Não sou diabética mas a minha médica informou me que tenho que ter cuidado posso beber chá de canela todos os dias ou não obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Licinia. Não faça o uso diário do chá de canela para essa finalidade, pois ela não é indicada para baixar a glicemia. A ação da canela é principalmente como antiespasmódica e antigripal. Se for essa a finalidade, pode usar, pois também ela não eleva a glicemia. Caso você queira controlar a glicemia, poderá começar por uma dieta sem açúcares e diminuição de consumo de carboidratos, além de praticar exercícios físicos. Deixo abaixo um informativo sobre diabetes e algumas dicas de plantas que podem auxiliar. https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/um-dos-males-do-nosso-seculo-o-diabetes-informe-se Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Weydson Gomes
Há problema tomar 300ml de chá de canela dia sim dia não substituindo o café pela manhã. Apesar de ser diabético, mas uso para fugir da gastrite além da erva doce mas a energia da canela é melhor pela manhã.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Weydson Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas, assim vamos te orientar melhor: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• VANIA COSTA SILVA
Uso anticoagulante, posso tomar chá de canela?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vania Para te orientar melhor, entre em contato com nossos fitoterapeutas através do link abaixo e informe qual nome do medicamento que faz uso. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Augusto
Bom dia! Obrigado por todas as informações. Fiquei curioso quando informou que em HIPOTENSOS, há indícios de que a pressão arterial pode se elevar. PERGUNTO: Mas em quem tem pressão NORMAL, e em HIPERTENSOS? O mito de que subiria a P.Art. é e verdade, mito, ou faltam certezas?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Augusto Não é comum elevar a pressão arterial se utilizada corretamente. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Dircinha
Tenho tido tosse seca inespecífico e inesperada, pode provir da canela em pó???
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria A canela pode provocar alguma irritação na garganta, isso varia de cada organismo, mas é algo momentâneo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Emanuel
Olá, minha glicemia, em jejum, estava ao redor de 137. Passei a ingerir 1 colher de café de canela em pó após o café da manhã e após o jantar e o valor caiu para 100. Posso continuar ingerindo essa quantidade diária de canela? Obg
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Emanuel. Pode dar continuidade nessa quantidade que está usando da Canela. Você pode estar entrando em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer Estamos a disposição.


• Eduardo Baião
Boa tarde, tenho refluxo ácido com uma pequena hérnia no hiato, posso comer canela? Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eduardo Pode ser que ela cause algum desconforto estomacal. Mas, pode experimentar tomar após as refeições. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cilene de Castro dano
Pode-se tomar água com o sabor da canela deixando o pauzinho dentro da água na geladeira sem açúcar? Água saborizada já é feita com outros ingredientes laranja por ex!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cilene Não há problema em saborizar a água com a Canela em lasca. Deixo abaixo um link com mais informações e valores da Canela: https://www.oficinadeervas.com.br/canela Para falar com nossos fitoterapeutas clique em um dos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


• Cleuza
Boa tarde, gostaria de saber se a canela ajuda a baixar a glicemia?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleuza. Não há indicação da Canela para o controle da glicemia, mesmo que apareçam alguns comentários na internet. Existem plantas mais específicas que podem ajudar no controle da glicemia, como a Pata de Vaca, Jambolão, Melão de São Caetano dentre outras. Deixo abaixo um informativo sobre a diabetes e nele você encontra informações sobre plantas hipoglicemiantes. https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/diabetes-mellitus-sintomas-causas-e-como-a-fitoterapia-pode-ajudar Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos