Alcaçuz Europeu: benefícios e onde comprar

A bala de alcaçuz é bem conhecida, mas será que o Alcaçuz Europeu é utilizado somente na confeitaria e na preparação de bebidas? Não! Essa raiz oferece benefícios interessantes à nossa saúde, nos ajudando a tratar afecções respiratórias e até problemas estomacais. No artigo a seguir, vamos entender com mais detalhes como o Alcaçuz Europeu funciona e como utilizar!

Comprar Alcaçuz (Europeu)

O que é o Alcaçuz Europeu?

Qual é a origem do Alcaçuz Europeu? Ele vem da Europa mesmo? A história é longa e, embora a gente conheça aqui no Brasil como Alcaçuz Europeu, há relatos muito antigos do uso medicinal desta planta em lugares distantes como na China, Índia, várias regiões do Oriente Médio (por exemplo, antigo Império Assírio), Norte da África e finalmente o sul da Europa, com ênfase na Grécia e Itália.

Por ter se disseminado em vários países, essa planta possui vários nomes em idiomas diferentes: regoliz, alcaçuz, raiz-doce; liquorice ou sweet root em inglês, réglisse em francês, madhuka em sânscrito... Mas o nome científico desta espécie é Glycyrrhiza glabra, da família Fabaceae. É uma planta herbácea com esse rizoma lenhoso, com caule ereto e com flores azuis de tons violetas, que formam espigas. E o que nós aproveitamos mesmo são as raizes!

O Alcaçuz foi citado em um livro de medicina e práticas de agricultura na China - o Shen Nong Ben Cao Jing - escrito e compilado entre 200 a.C. e 100 d.C, mas também apareceu antes no Código de Hamurabi, por volta de 1720 a.C. na Babilônia.

Essa planta continuou a ser citada por figuras importantes na história da medicina e farmacologia, como Hipócrates e Plínio, o Velho. Hoje, a indústria aproveita bem as características do Alcaçuz Europeu, tanto que ele é ingrediente em uma boa variedade de doces, muito popular em países escandinavos. Aparece em bebidas e como saborizante de cigarros. Mas o nosso interesse aqui é na saúde!

A medicina tradicional chinesa conhece o Alcaçuz como digestivo e a ayurveda também indica para acidez estomacal, além de outras finalidades ainda não totalmente esclarecidas pela ciência contemporânea. Agora que você conhece mais a história do Alcaçuz, vamos compreender seus usos dentro da fitoterapia!

 

Comprar Alcaçuz (Europeu)

Alcaçuz Europeu: para que serve

Essa espécie é apreciada tanto pelo seu sabor quanto eficácia contra problemas estomacais ou afecções respiratórias.

As partes utilizadas são as raízes da planta, que são lavadas e separadas das partes esverdeadas. Depois, são secas e adquirem uma tonalidade amarela e sabor adocicado. Podem ser utilizadas em pedaços em infusões, ou moídas nos fitoterápicos. Ao ferver o alcaçuz em água, se produz o extrato para fazer pastilhas de paladar bem açucarado.

De maneira geral, seus componentes são:

 

O Alcaçuz Europeu possui ações:

 

Ele é vendido na forma de cápsulas (pó e extrato seco), extrato fluido, extrato fluido composto, tintura e xarope!

Comprar Alcaçuz (Europeu)

Quais são as indicações de uso do Alcaçuz Europeu?

Embora tradicionalmente possa ser indicado para outros fins, as principais indicações de uso medicinal do Alcaçuz Europeu hoje são para problemas estomacais ou afecções respiratórias. Veja abaixo uma lista com alguns exemplos:

 

Dois dos principais componentes do Alcaçuz Europeu são a glicirricina, um tipo de saponina, e o ácido glicirrínico. Eles apresentam efeitos anti-inflamatórios e antitussígenos, ajudando bastante no combate a gripes e resfriados. Não descarta-se o mecanismo sinérgico de ação e são necessários ainda mais estudos para afirmar detalhes sobre o funcionamento do Alcaçuz no corpo. Esses componentes também não devem ser consumidos em excesso.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do que você necessita do Alcaçuz Europeu e a forma que você prefere consumi-lo. Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes usos, por exemplo em cápsulas ou tintura. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.


Comprar Alcaçuz (Europeu)

O Alcaçuz Europeu emagrece ou engorda?

O Alcaçuz Europeu não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer. Apenas há um ponto de atenção: se você optar por consumir Alcaçuz em doces, aí sim poderá influenciar na taxa de gordura corporal, pelo consumo de açúcar em excesso.

O que esta raiz pode fazer é auxiliar seus processos digestivos, e por consequência, facilitar o funcionamento do intestino. Isso melhora a evacuação e a manutenção de peso, mas não é um item capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável.

Assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas usadas para emagrecimento no nosso informativo. É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Comprar Alcaçuz (Europeu)

Alcaçuz Europeu: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o consumo de Alcaçuz Europeu é bem tolerado, pois tratava-se de uma opção que faz parte da indústria alimentícia. Efeitos colaterais variam entre náusea e vômito. No entanto, existem precauções e recomendações importantes:

 

Comprar Alcaçuz (Europeu)

Alcaçuz Europeu: preço e onde comprar

Você pode comprar o Alcaçuz Europeu no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0308814690901592

https://www.researchgate.net/profile/Harpreet_Kaur37/publication/260082960_Glycyrrhiza_glabra_A_phytopharmacological_review´_International_Journal_of_pharmaceutical_sciences_and_research´_R_Kaur_and_HPKaur_2013_47_2470-2477/links/556edda908aefcb861dbb16d.pdf

https://www.doc-developpement-durable.org/file/Culture/Plantes-Medicinales-Aromatiques/FICHES_PLANTES/Réglisse/Glycyrrhiza%20glabra_a%20plant%20for%20future.pdf

https://licorice.com/blogs/news/the-delicious-history-of-licorice

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Sonia
gostaria quais as formas deuso e onde vende ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sonia Você encontra e pode adquirir o Alcaçuz Europeu em nosso site. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir o Alcaçuz Europeu: https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Zélia Maria Melo
Gostaria de saber se Alcaçus Europeu só tem com assa-peixe e guaco ou tem puro em forma de xarope? Tive covid e fiquei com resquício de tosse.Tomei o xarope de assa-peixe e guaco. Mas gostaria de tomar o xarope de alcaçus. Aguardo informações ,
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Zélia Podemos manipular para você somente o xarope de Alcaçuz. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos