8 Dicas de Tratamento para Hemorroidas

Pior do que o constrangimento de falar sobre hemorroidas, é a dor que elas causam se não forem tratadas! Provocam desconfortos ao sentar, podem sangrar e complicam muito a nossa qualidade de vida. Então, é melhor você saber o que são as hemorroidas, para poder preveni-las e tratá-las! E no informativo desse mês, vamos conferir todos esses detalhes e daremos dicas especiais de tratamento. Vamos resolver esse problema juntos?

 

O que são Hemorroidas?

Dói, coça e ainda pode ficar ardendo. São as hemorroidas e o que fazer nessa situação? Primeiro, vamos entender o que é a hemorroida e, em seguida, veremos tratamentos e dicas de fitoterápicos!

Hemorroidas são caracterizadas por veias que dilataram-se ao redor do ânus ou no reto. Essa região é naturalmente vascularizada, mas quando existe essa inflamação dolorosa e protuberâncias, é quando a hemorroida está em desenvolvimento.

É uma doença benigna, apesar de progressiva, e provoca muita dor e constrangimento devido onde está localizada no corpo. Mas vamos reforçar neste informativo que nenhum paciente deve se sentir constrangido a ponto de fugir de acompanhamento médico. Não é um assunto discutido socialmente, no entanto, é necessário estabelecer uma relação de confiança entre pacientes e profissionais de saúde!

Afinal, as hemorroidas são mais comuns do que se fala e muita gente já sofreu ou sofre do mesmo problema. Até mesmo o rei Luís 14, da França, foi acometido por sérias dores causadas por hemorroidas e, mesmo naquela época — em que noções de assepsia não eram tão desenvolvidas quanto hoje — ele decidiu submeter-se à uma intervenção cirúrgica. E foi um sucesso! E sendo da realeza ou não, todo mundo deve ter o direito de tratar as hemorroidas e se ver livre de sofrimento.

As hemorroidas podem ser externas ou internas:

E ainda existe uma escala de estágios das hemorroidas:

 

Sintomas das Hemorroidas

Os sintomas das hemorroidas são bem clássicos, sendo facilmente detectáveis pelo próprio paciente. O principal é a dor no reto, mas envolve outros aspectos que mostraremos a seguir:

 

Diagnóstico de Hemorroidas

Devido aos seus sintomas marcantes, é fácil alguém prestar atenção em todos os aspectos que estão acontecendo com o próprio corpo e deduzir que está, de fato, com hemorroidas. No entanto, isso não significa que você deve evitar atendimento médico, afinal, você não sabe ainda com plena certeza qual é o grau da hemorroida e pode ter ainda dúvidas sobre as melhores opções de tratamento para o seu organismo.

Buscar especialistas é uma boa opção, principalmente se a dor for muito intensa. Para isso, procure por coloproctologistas no SUS ou no seu plano de saúde particular!

Alguns exames podem ser solicitados por profissionais, como:

 

Lembrando que seu caso será avaliado com cuidado, para evitar gastos e desgaste emocional em exames que podem ser um pouco mais invasivos. Portanto, não tenha medo de buscar ajuda médica por imaginar exames extremamente desconfortáveis, porque tudo é feito com o objetivo de minimizar quaisquer sofrimentos. E, em muitos casos de hemorroidas ainda em estágios iniciais, esses exames podem não ser necessários.

Causas das Hemorroidas

Engana-se quem acredita que existe uma causa única para hemorroidas! Existem, é claro, fatores que contribuem para o risco de aumento da pressão de vasos sanguíneos da região anorretal, como:

3 Mitos sobre as Hemorroidas

Hemorroida vira câncer?

Não, as hemorroidas não evoluem para câncer. O que pode acontecer, porém, é o paciente ter as duas doenças simultaneamente, por isso é de extrema importancia se atentar aos sinais que o corpo dá, como hemorragia e sangue nas fezes. Os sintomas de câncer no reto e hemorroidas são parecidos e, por mais que hemorroidas sejam benignas, é melhor tirar a dúvida com profissionais da saúde para evitar riscos graves.

 

Pimenta ou outros alimentos picantes causam hemorroidas?

Não. No entanto, sabores picantes podem provocar irritações e inflamações em quem já tem hemorroidas, então o ideal é excluir esse tipo de comida da sua alimentação durante o tratamento. É fácil lembrar o que não comer: fuja de pimentas e demais temperos picantes se você tem hemorroidas.

 

Bebida alcoólica causa hemorroida?

Não. Assim como a pimenta, as bebidas alcóolicas podem desregularizar o intestino, provocando ou a prisão de ventre ou a diarréia. Assim, essa irritação piora hemorroidas já existentes.

Como prevenir as Hemorroidas?

Agora que você já entendeu mais sobre o que são hemorroidas e quais as causas que favorecem o seu aparecimento, vamos discutir pontos que te ajudam a preveni-las! Confira:

 

Como tratar as Hemorroidas?

Os cuidados com hemorroidas variam de acordo com o grau delas, sendo a hemorroida interna ou externa. É variável de paciente para paciente, tem cura e requer um acompanhamento médico específico. De modo geral, os tratamentos para hemorróidas são os seguintes:

 

Outros tratamentos envolvem procedimentos mais complexos, eficazes contra estágios mais avançados das hemorróidas. Podem envolver uma cirurgia, como a hemorroidectomia — que possui mais de uma técnica atualmente — e todas as condições do paciente devem ser avaliadas pela equipe médica.

Vale lembrar que não são todos os pacientes que necessariamente irão passar por tais procedimentos!

8 Dicas de Tratamento para Hemorroidas

Será que existem outras alternativas que podem ajudar no tratamento de hemorroidas? A resposta é sim! Geralmente são indicadas para graus leves das hemorroidas e evitam-se plantas que possuem ação irritante da mucosa. Para facilitar, separamos uma lista de dicas que serão seus aliados até sua recuperação completa:

As principais dicas de fitoterápicos são:

1 - Castanha da Índia — Aumenta resistência das veias, sendo também anti-inflamatória e analgésica. Indicada para varizes, hemorróidas e flebites. (ver produto)

2 - Hamamelis — É vaso-protetora, com ação hemostática, cicatrizante e reconstrutora de tecidos. (ver produto)

3 - Erva de Bicho —Tem ação anti-inflamatória, hemostática e anti-hemorroidária! Seu uso tradicional é bem consolidado, indicado também para varizes. (ver produto)

 

Outros que ainda podem te ajudar são:

4 - Melilotus — Estimulante da circulação venosa e linfática, dimuindo a dilatação das veias do ânus e do reto. As cumarinas em sua composição reduzem essas inflamações. (ver produto)

5 - Tanchagem — É antisséptica, fortificante de vasos e anti-inflamatória. Além de ser indicada para outras finalidades, também contribui para a melhora de hemorroidas. (ver produto)

 

Os produtos que agem como laxantes, sem irritar a mucosa intestinal, e evitam esforços absurdos na hora de evacuar são:

6 - Chlorella — Melhora o funcionamento intestinal e possui ainda nutrientes em sua composição. (ver produto)

7 - Psyllium — Favorece o amolecimento da consistência das fezes, diminuindo a necessidade de grande esforço ao defecar. (ver produto)

8 - PEG 4000 — Aumenta a concentração de água nas fezes e facilita a evacuação sem causar irritações. Pode ser utilizado por todas as faixas etárias. (ver produto)

Dica extra! — Uma alternativa excelente de uso tópico é o Creme de Hemorroidas manipulado pela Oficina de Ervas, composto por Castanha da Índia + Hamamelis + Erva de Bicho + Paeonia! (ver produto).

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que logo você possa sentar sem medo da dor! Ninguém precisa sentir vergonha por ter desenvolvido hemorróidas, afinal, é um problema médico com CID e medicação; e todos merecem o melhor tratamento possível.

Busque sempre o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa do seu caso e cuide da sua saúde com carinho. Depois de conferir as dicas de tratamento no informativo deste mês, tenha a certeza de que você pode sempre contar com a Oficina de Ervas!

E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.clinicaforster.com.br/o-que-e-hemorroida

https://bvsms.saude.gov.br/hemorroidas/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hemorroidas/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/hemorroida-tem-cura/

https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-sao-hemorroidas-tratamento/

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/10/17/como-as-hemorroidas-de-luis-14-da-franca-ajudaram-a-valorizar-a-cirurgia.ghtml

https://www.institutojorgereina.com.br/especialidades/coloproctologia/hemorroidas/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ruthy
Matéria incrível de vcs!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ruthy Ficamos felizes que nosso informativo foi importante para você. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Jose de Oliveira
achei muito importante esta matéria sobre hemorroidas.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José. Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso informativo. Aqui temos uma equipe de fitoterapeutas para tirar qualquer dúvida ou orientar os nossos clientes. Portanto, se você precisar, entre em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Izabel Araujo de Abreu
Passa babosa é bom?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Izabel. Apesar da Babosa ser cicatrizante, a folha de babosa possui um líquido amarelo que é irritante da pele e pode piorar os sintomas. Para usar a Babosa "in natura", é necessário tomar o cuidado de colher a folha cortando na base, deixá-la em pé num recipiente para que todo o líquido amarelo seja exsudado de um dia para outro. Depois, para usar o gel, a casca deve ser cortada com cuidado para que o gel seja separado bem limpo. O mais indicado no tratamento de hemorroidas é tomar Castanha da Índia e Hamamelis, e usar um creme específico para hemorroidas. Se tiver fissuras e sangramento, poderá usar o creme cicatrizante também. https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-babosa-curcuma-e-confrei-cicatrizante Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• luiz claudio ricciardi oliveira
Vou experimentar as indicações, acredito que sejam muito úteis. O site tem um bom perfil de credibilidade.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luiz. Caso você prefira conversar com nossos fitoterapeutas para orientações, é só entrar em contato pelo link baixo e informar suas necessidades, sintomas, idade e tratamentos que você já faz. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ADRIANO BELICO PINTOd
Estou com hemorroidas interna,muitos gases,dificuldafe em evacuar e sentar um pouco de sangramento mad nem srmpre.Nao e uma coisa constante,aparece e as vezes some. Alguma indicacao de tratamento,ja que prefiro remedios naturais. Grafo, no aguardo
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriano, O fitoterápico Melilotus é usado por via oral e tem ação para hemorroidas além de melhorar a circulação do sangue pelo corpo. No caso dos gases intestinais e dificuldade em evacuar, a Inulina, óleo de Linhaça e a tintura carminativa composta pode amenizar esse tipo de desconforto. Para maiores informações pedimos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jorge
Gostei mas não entendi qual é para tomar e outro para passar no caso pomada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jorge. Você pode usar os fitoterápicos indicados no informativo para tomar. Geralmente, o composto em cápsulas de Hamamelis + Castanha da Índia é o mais usado e pode tomar 1 cáps 3 vezes ao dia. Para passar, podemos manipular o creme de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Paeonia TM - 50g (para hemorroida). Pode aplicar 2 a 3 vezes ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• João Monteiro da Felícia.
Estas indicações são super. Muitíssimo obrigado. Vou entrar em contato.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, João Ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Reginaldo Martins
Olá boa tarde,tem algum fitoterápico pra diminuir sangramento causada pelas hemorróida ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Reginaldo. Pode ser usado o creme composto da Castanha da India e por via oral o Melilotus. Caso necessite de maiores informações, entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Thais
Olá, estou com isso porém não é tão grave porém dói um pouco ao sentar ao baixar e etc.. posso passa pomada bepontol
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Thaís A Bepantol é uma pomada rica em vitaminas, ou seja, serve para nutris, hidratar e reconstruir a barreira cutânea. No entanto, não tem ação ação anti-inflamatória, que é ideal em caso de hemorróida. Nesse caso, a recomendação é usar - via oral - as cápsulas de Castanha da Índia com Erva de Bicho, que vão melhorar a circulação local e desinflamar. Pode associar também o creme de Castanha da Índia com Hamamélis, Erva de Bicho e Paeônia (uso tópico). Para maiores orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cesar
Quantas capsulas devem ser tomadas por dia, comprei a de 200mg ? E a pomada quantas vezes por dia?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cesar No caso da Castanha da Índia com Hamamelis, pode tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• KEYLLAN FAGUNDES SANTOS
muito Bom obbrigado
⇒ Oficina de Ervas: Ficamos muito felizes que tenha gostado de nosso informativo. Se precisar de algum esclarecimento ou orientação, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• José Benedito de oliveira
Eu gostaria de um remédio ou até mesmo um pomada que elimina isso e triste de mais
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde José Como opçãopara o tratyamento de hemorróidas temos o Creme composto de Hamamelis e Erva de Bicho para uso tópico e as cápsulas de Hamamelis e Castanha da Índia para uso interno Segue abaixo um link com mais informações sobrre os produtos: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-de-bicho https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Wagner Murinelli
Já fiz cirurgia a muitos anos atrás agora as hemorroidas voltaram com muito sangramento o que é indicado neste caso grato pela atenção
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Wagner Você pode fazer uso das cáspulas de Hamamelis +Castanha da índia para uso interno, associado ao Creme composto com extratos de Castanha da Índia + Hamamelis + Erva de Bicho + Barbatimão + Babosa + Calêndula , para aplicação local. Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Maria Roselani Pereira Lima
Ola boa tarde. As sugestões; castanha da india hamamwlia erva de bici e outros e pra banhos ou chas? Obrigada. A minha hemorroida e leve. Uso por ordem medica a proctyl quando preciso. Mas quero nao mais precisar usar.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Sugerimos em cápsulas e creme. Sugestão: Castanha da Índia 200mg + Erva de Bicho 200mg - tomar 1 cápsula 3 x ao dia Creme de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Barbatimão EG + Babosa EG + Calêndula EG - passar no local de 2 a 3 x ao dia. Link com mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos