2020-10-30

Crajiru ou Pariri: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Crajiru.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas de 250mg,     Tintura Composta 60mL (T. Crajiru 30mL + T. Graviola 30mL),     Tintura Composta 60mL (T. Carjiru 30mL + T. Unha de Gato 30mL),     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     Tintura Composta 100mL (T. Carjiru 50mL + T. Unha de Gato 50mL) (Kit com 2 frascos),     Tintura Composta 100mL (T. Crajiru 50mL + T. Graviola 50mL) (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de 250mg (Kit com 2 frascos),     Tintura Composta 100mL (T. Carjiru 50mL + T. Unha de Gato 50mL),     Tintura Composta 100mL (T. Crajiru 50mL + T. Graviola 50mL),     Tintura 100mL,     

O Crajiru é uma planta medicinal comum na Amazônia, também muito conhecido como Pariri. Seu nome científico é Arrabidaea chica Verlot e pertence à família Bignoniaceae.

Muito utilizado pelos índios da Amazônia, o Crajiru possui diversos benefícios para a prevenção e tratamento de doenças. Por conta dessas ações conhecidas pela cultura popular e indígena, ele é muito estudado, tanto aqui no Brasil quanto em outros países. Esses estudos acabam comprovando o uso da planta pela medicina popular e descobrindo seus compostos ativos e formas de ação.

Vamos conhecer para que serve o Crajiru (Pariri)?

 

Características do Crajiru (Pariri)

O Crajiru é uma erva medicinal arbustiva e trepadeira. Seus ramos são subtetragonos e suas folhas são compostas e trifoliadas, de fólios oblongo lanceoladas. Quando secas, as folhas adquirem uma coloração avermelhada. Suas flores são campanuladas e de cores rosa ou lilás, em panículas terminais medindo entre 18 e 20 cm de comprimento.

Outros nomes populares do Crajiru são: carajurú, crajurú, cipó cruz, paripari, capiranga, grajirú, guarajurupiranga, piranga, calajouru, karajura, krawiru, carajiru, cajuru, crejeru, oajuru, crejer, chica, cricket-vine e puca panga.

Ele cresce na África, América Central e América do Sul, desde o México até o Brasil. Mesmo prevalecendo na região Amazônica, o Crajiru nasce até o Rio Grande do Sul nas regiões de Mata Atlântica e Cerrado.

As partes utilizadas para fim terapêutico são as folhas. Que podem ser ingeridas na forma de chá, tintura ou cápsulas.

Além do uso fitoterápico, o Crajiru também é usado como corante. Suas folhas, quando passam por um processo de fermentação com anileira (Indigofera spp), soltam um corante vermelho-tijolo ou vermelho-escuro lipossolúvel, que os índios da Amazônia usam para pintar o corpo e utensílios. Esse corante também é usado para tingir algodão e é exportado em pequena quantidade com o nome de vermelho-americano. A substância responsável por essa coloração avermelhada é a 3-desoxiantocianidinas (Carajurina e Carajurona), também responsável por alguns dos benefícios do Crajiru.

Crajiru arvore

 

Crajiru ou Pariri: Para que serve? Quais são os benefícios?

Desde muitos anos atrás, o Crajiru é usado pelas tribos indígenas para tratar diversas doenças, tanto na forma de chá quanto na forma de cataplasma para evitar ataque de insetos. Por causa de seu vasto uso popular, o Pariri é usado em diversas pesquisas que buscam descobrir sua composição e comprovar seus benefícios.

Vários compostos bioativos foram descobertos nas folhas de Crajiru. Veja abaixo os principais:

  • Ácido anísico
  • Compostos Fenólicos
  • Taninos
  • Ferro assimilável
  • Cianocobalamina (Vitamina B12)
  • 3-desoxiantocianidinas (Carajurina, Carajurona)
  • Antocianinas
  • Flavonoides (Kaempferol)
  • Antraquinonas
  • Esteróides
  • Triterpenos
  • Saponinas

 

Com o levantamento de pesquisas, podemos citar vários benefícios do uso da planta. Veja abaixo para que serve o Crajiru.

  • Antianêmico
  • Anti-hipertensivo e vasorrelaxante
  • Anti-hepatotóxico
  • Antioxidante
  • Antitumoral e pró-apoptótica
  • Antimicrobiano (bactérias, fungos e leveduras)
  • Antiparasitário (leishmania e trypanosoma)
  • Anti-inflamatório e antinociceptivo
  • Antiangiogênico
  • Cicatrizante e adstringente
  • Antiulcerogênico
  • Diurético
  • Imunomodulador

 

Além disso, o Crajiru tem potencial para possíveis tratamentos contra veneno de cobra. Em uma pesquisa, foi relatado que o extrato utilizado inibiu até 92,52% do veneno da cobra Crotalus após 6 horas de exposição por via intraperitoneal

Abaixo vamos nos aprofundar um pouco mais nas ações do Crajiru.

 

Crajiru cura câncer?

Há muitos relatos no Brasil sobre o uso do Crajiru para ajudar no tratamento de câncer. E por causa dessa fama, muitos pesquisadores quiseram investigar se a planta realmente ajudava no tratamento e, se sim, como ela agia no câncer. Com isso, foi descoberto que o Crajiru pode auxiliar no tratamento de câncer de diversas formas. Veja abaixo algumas dessas ações:

  • Aumenta os níveis de células sanguíneas, que costumam cair devido aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
  • Reduz a toxicidade da quimioterapia, atenuando seus efeitos adversos.
  • Com menos efeitos colaterais, também ajuda a reduzir a mortalidade.
  • Dependendo do caso, possibilita a redução da dose efetiva do quimioterápico.
  • Inibe a proliferação de células tumorais.
  • Por ser antioxidante, protege as células saudáveis e ajuda a combater as células cancerígenas.

As antocianinas presentes no Crajiru são consideradas anticarcinogênicas por serem capazes de capturar radicais livres pela doação de átomos de hidrogênio fenólicos. Sua ação antioxidante é maior que as Vitaminas C e E, desempenhando um papel importante para a prevenção de várias doenças, como o câncer.

O Crajiru também possui outros compostos antioxidantes, como os constituintes fenólicos isoscutelareina, 6-hidroxiluteolina, hispidulina, scutelareina, luteolina e apigenina.

É importante ressaltar que o câncer deve ser tratado por médicos oncologistas e tudo que o paciente for ingerir durante o tratamento, precisa passar antes pela avaliação do médico.

 

Crajiru é bom para os rins?

Sim, o Crajiru possui ação diurética, ou seja, ajuda o corpo a eliminar líquido acumulado. Além disso, ele estimula a produção de urina. Por causa dessas ações, o Pariri ajuda no tratamento de doenças urinárias como cistite, insuficiência renal, pedras nos rins, etc. Segundo Amaral e colaboradores, essa ação de diurese pode estar relacionada à presença de flavonóides na planta.

Crajiru e diuretico

 

Crajiru serve para diabetes?

As antocianinas presentes no Crajiru ajudam na prevenção e tratamento de diabetes e obesidade, tanto por possuírem atividade antioxidante quanto por controlarem a expressão do gene adipocitocina nos adipócitos (células do corpo que armazenam gordura). O Pariri também melhora as taxas do colesterol HDL (colesterol bom), ajudando ainda mais quem sofre de diabetes e colesterol alto juntos.

Uma das complicações mais comuns do diabetes é a formação de úlceras na pele, e o Crajiru também pode ajudar nisso, devido à sua ação cicatrizante. Mais abaixo vamos falar sobre essa ação e como usar o Pariri para essa finalidade.

 

Crajiru aumenta a imunidade?

Ainda não há muitas comprovações sobre o aumento da imunidade com o uso do Crajiru. Porém, em uma das pesquisas, o Pariri apresentou efeito imunomodulatório, que segundo os autores, foi atribuído à presença de flavonóides (como o kaempferol) em sua composição.

Crajiru fortalece o corpo

 

Crajiru tira a dor?

Um estudo identificou que o Crajiru possui ação antinociceptiva, ou seja, reduz a capacidade de perceber a dor, agindo como um analgésico. Isso ocorre devido a compostos como flavonoides, antocianidinas e triterpenos, que estão presentes na planta. Os flavonoides ainda agem como anti-inflamatórios, contribuindo para a amenização da dor.

 

Crajiru cura anemia?

Apesar do Crajiru ser famoso por curar anemia, ele não possui quantidade de ferro suficiente para suprir sozinho a deficiência de ferro de quem tem anemia. Mas seu uso não deve ser descartado, pois a planta é muito rica em diversos outros minerais, principalmente o magnésio.

O magnésio é muito importante para o bom funcionamento do nosso metabolismo, auxiliando na formação de ossos e dentes, contração muscular e ativação de enzimas. E a quantidade de magnésio encontrada no Crajiru é suficiente para corrigir sua deficiência.

 

Crajiru abaixa a pressão?

Sim, o Crajiru auxilia no controle da pressão arterial de duas formas. Sendo que a primeira é por causa de sua ação diurética, pois diuréticos ajudam a controlar a pressão alta.

A segunda forma de controle é pela ação vasorrelaxante, ou seja, ação relaxante dos vasos sanguíneos. Isso acontece pois, quando os vasos se distendem, há mais espaço para o sangue circular, diminuindo a pressão arterial. Segundo a pesquisa, esse efeito ocorre devido à inibição da disponibilidade de cálcio (Ca+2) intracelular, que é bloqueado na membrana citoplasmática.

Crajiru abaixa a pressao

 

Crajiru cicatriza feridas?

Sim, é comprovado que o Crajiru ajuda na cicatrização de feridas, tanto na pele quanto em mucosas. A planta possui princípios ativos que estimulam o processo cicatricial, através do aumento da síntese de colágeno e da proliferação de fibroblastos, fazendo com que a pele ou mucosa se regenerem mais rapidamente.

Além disso, pela presença de quinonas e flavonoides na composição do Pariri, ele ajuda no tratamento de infecções de fungos, bactérias e leveduras de pele, que costumam causar lesões superficiais.

 

Crajiru cura úlcera?

Da mesma forma que o Crajiru age na cicatrização de mucosas, ele ajuda a cicatrizar úlceras do estômago também. A erva melhora o fluxo sanguíneo na região, aumenta os fatores de proteção da mucosa gástrica e inibe a peroxidação lipídica por radicais livres. Segundo a pesquisa, o Pariri também ajuda no tratamento de úlceras causadas por infecção de H. pylori.

 

Crajiru é bom para o fígado?

Os flavonoides contidos no Crajiru, como a quercetina, possuem atividade antioxidante e exercem uma variedade de efeitos sobre o metabolismo do fígado, protegendo-o contra toxinas. Em um dos estudos também foi observado que houve um estímulo ao consumo de oxigênio no fígado e a inibição da produção de glicose.

Crajiru bom para o estomago e figado

 

Quais os benefícios do chá de Crajiru (Pariri)?

Os benefícios do chá de Pariri são os mesmo citados anteriormente, no caso da ingestão do chá. Mas também há a possibilidade de usar o Crajiru para banho de assento, que é muito utilizado nas tribos indígenas.

Também é possível adquirir o Crajiru na forma de cápsulas e tintura, que vão agir no corpo da mesma forma que o chá. As cápsulas são feitas com as folhas moídas e a tintura é um extrato líquido também feito das folhas do Pariri.

Devido ao seu sabor adstringente, algumas pessoas preferem tomar o Crajiru em cápsulas para não sentir o gosto da planta.

 

Como tomar o chá de Crajiru?

Como as partes utilizadas do Crajiru são as folhas, a técnica para extrair os ativos da planta é a infusão. Veja abaixo o passo a passo de como preparar o chá:

  • Esquente 250ml de água até quase ferver;
  • Adicione 1 colher de chá das folhas rasuradas (cortadas em pequenos pedaços) no recipiente;
  • Despeje a água quente por cima das folhas;
  • Tampe o recipiente e deixe em repouso entre 5 e 10 minutos;
  • Agora é só coar e beber!

O chá deve ser consumido sem açúcar e em até 24 horas.

Cha de Crajiru

 

Banho de assento com chá de Crajiru

O Crajiru possui ações muito benéficas para a saúde íntima da mulher, por isso é muito usado em banhos de assento. São três ações principais:

Antimicrobiana - ajuda no tratamento e prevenção de doenças causadas por bactérias e fungos, como candidíase. Também pode ser usado para auxiliar no tratamento de herpes e sífilis.

Cicatrizante - ajuda no tratamento de machucados da região, podendo auxiliar na recuperação do pós-parto.

Anti-inflamatória - ajuda nas inflamações uterinas, ovarianas ou causadas por afecções na região.

Para fazer o banho de assento de chá de Crajiru, é preciso preparar o chá da mesma forma, mas utilizando 1 colher de sopa da planta para 1 litro de água quente. E tenha certeza de que a água não está muito quente antes de usar, para não queimar a pele.

 

Como plantar Crajiru (Pariri)?

As mudas de Crajiru são feitas através da estaquia. São estacas de ramos lenhosos e herbáceos, com aproximadamente 20cm de comprimento. O enraizamento da planta acontece de forma casual.

 

Quais são os efeitos colaterais e contraindicações do Crajiru (Pariri)?

A toxicidade do Crajiru é muito baixa, apresentando efeito colateral leve apenas com a dosagem acima de 5g/kg por dia. Ou seja, para aparecer o efeito colateral, uma pessoa de 80kg precisaria ingerir 400g da planta diariamente.

O uso do Pariri não apresentou efeitos mutagênicos e de genotoxicidade, não havendo danos no DNA. Pessoas que têm a pressão arterial baixa devem ficar atentos a ela, pois o Crajiru pode abaixar mais a pressão.

A única contraindicação é para gestantes e mulheres em fase de amamentação, por falta de estudos que comprovem a segurança de seu uso durante esses períodos.

 

Crajiru ou Pariri: onde comprar?

Você pode comprar o Crajiru aqui mesmo, no site da Oficina de Ervas, na forma de tintura e cápsulas.

Para comprar, clique aqui.

Crajiru folha

 

 

Bibliografia:

Descrição da planta, composição e benefícios:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/24786/1/folder-crajiru.pdf

Monografia Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot (Bignoniaceae)

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15126/2/11.pdf

Investigação científica da atividade medicinal da espécie Arrabidaea chica (Pariri)

https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/3224

Extração, caracterização e avaliação bioativa do extrato de Arrabidaea chica~

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20164

Potencial Terapêutico da espécie vegetal Arrabidaea chica Verlot

https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23049

Antimicrobiana:

COMPROVAÇÃO DO POTENCIAL MEDICINAL DE Arrabidaea chica (BIGNONIACEAE)

https://www.researchgate.net/publication/285028753_COMPROVACAO_DO_POTENCIAL_MEDICINAL_DE_Arrabidaea_chica_BIGNONIACEAE

Cicatrizante:

Arrabidaea chica Verlot: Formulações de liberação sustentada para aplicação em úlceras de mucosa e pele

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/288228/1/Servat-Medina_Leila_D.pdf

ATIVIDADE CICATRIZANTE DO EXTRATO BRUTO DE Arrabidaea chica (HUMB. & BONPL.) VERLOT

http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/309829

Antitumoral e antioxidante:

Avaliação das atividades antiinflamatória, antiangiogênica e antitumoral de extratos da Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot

https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8SFMJ9

Atividade de extratos de Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) Verlot obtidos por processos biotecnológicos sobre a proliferação de fibroblastos e células tumorais humanas

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422013000300014&script=sci_arttext

Efeito protetor do extrato de Arrabidaea chica contra o câncer de mama quimicamente induzido em modelo animal

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28605

CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE DO EXTRATO HIDROETANÓLICO DE Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot. EM LINHAGENS DE CÉLULAS HUMANAS.

http://www.ppgcf.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/shirleyferreira.pdf

Profile of phenolic compounds and carotenoids of Arrabidaea chica leaves and the in vitro singlet oxygen quenching capacity of their hydrophilic extract

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996919304752

Anti-hipertensiva e vasorelaxante:

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-HIPERTENSIVA DO EXTRATO DE Arrabidaea chica Verlot EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/4064/0

Toxicidade:

Investigação dos efeitos toxicos e anti-hipertensivo de Arrabidaea chica Verlot (Bignoniaceae)

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6828

Ação antinociceptiva:

Efeito de Arrabidaea chica Verlot na dor neuropática pós-traumática em ratos

https://tede2.ufma.br/jspui/handle/tede/2134

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17140/tde-17102006-153253/publico/ResumoDissert.pdf

Antiulcerogênico:

Avaliação da toxicidade, da atividade antiulcerogênica e antimicrobiana do extrato hidroetanólico de Arrabidea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verl.

https://ri.ufmt.br/handle/1/1614

Ação antifúngica para candidíase:

Atividade inibitória in vitro de extratos de Arrabidaea chica (Verlot.) sobre Candida albicans

http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/handle/20.500.11874/3440

Ação imunomoduladora

Effect of Arrabidaea chica extracts on the Ehrlich solid tumor development

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2012000200017&script=sci_arttext

Anemia

Determinação da concentração do elemento ferro e demais constituintes inorgânicos (zn, mg, mn, pb, cu, ni, cr) no solo, na folha, chá e tintura da Fridericia chica (Bonpl.) L. G. Lohmann

http://repositorio.unifap.br/handle/123456789/226

Comentários


  • Jane
    Quanto tempo posso fazer uso do Pariri?Um mês ou dois meses??
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Jane. Essa planta pode ser usada conforme necessidade. Se for para anemia, pode usar até estabilizar a quantidade de glóbulos vermelhos. Como sua toxicidade é baixa, pode usar por mais de 2 meses consecutivos. qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Francisco Fernandes Pacheco
    Eu tive uma infecção hospitalar e o crajiru me ajudou na minha recuperação. tomava escondido dos médicos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Francisco. O Crajiru fortalece o organismo e ajuda a combater diversas doenças. Chegará o dia em que o uso de fitoterápicos será aceito para complementar alguns tratamentos. Fico feliz que tenha se recuperado e agradeço por seu depoimento. Abraços.
  • Josiane Ferreira da Silva
    Meu genro faz quimioterapia pra linfoma. Como usar o pariri no caso dele?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Josiane. Ele pode tomar na forma de tintura. Diluir 25 a 30 gotas em um pouco de água morna e tomar 3 vezes ao dia. Ela ajuda também se ele estiver com anemia. qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Leide Perez Vieira da Silva
    Recebi minhas cápsulas de crajiru hoje e já tomei uma.Qual o melhor horário pra tomar
    e quantas por dia devem ser tomadas?

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Leide. Geralmente toma-se 1 cápsula após café, almoço e jantar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Denise Maria
    Oi, bom dia!
    Quantas xícaras ver chá posso tomar por dia?
    Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Denise. A quantidade de xícaras varia de 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Neuza
    Onde comprar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Neuza. Você pode comprar direto pelo nosso site nesse link https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru. Pode entrar em contato direto conosco também pelo whats (16)98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Marlene
    Passei por uma cirurgia de câncer de mama, fiz 5 sessões de Radioterapia e há 1 semana estou tomando Tamoxifeno. Posso tomar Pariri?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Marlene. Pode usar sim. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato conosco. Deixo também o nosso whatsApp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Sandra
    O crajiru serve para a fase da menopausa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Sandra. Para sintomas da menopausa existem plantas mais específicas como a Cimicifuga, Red Clover, Isoflavona e Vitex. A escolha é baseada em seus sintomas e necessidades. Você pode entrar em contato conosco e informar sua idade, seus sintomas, se toma algum medicamento, etc. Estamos à disposição.
  • Kelly
    E o uso em crianças pequenas? Posso usar a tintura,
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Kelly. Geralmente os pediatras costumam indicar para crianças à partir de 5 anos. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br nos informando a idade, peso e finalidade. Estamos à disposição.
  • Gildava Benta de Oliveira Santos
    Obrigada pela informações. Vou usar o Crajiru.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Gildava. Essa planta é muito boa. Caso você queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Ana Tereza
    Gostei ainda não tinha ouvido falar nesta erva vou experimentar
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ana. Essa planta é muito conhecida na região norte do Brasil. Seu potencial terapêutico é muito grande. Estamos à disposição para qualquer dúvida ou orientação.
  • Laura do rosario Gerônimo de souza
    Estou com o intestino inflamado tenho esta erva em minha casa posso tomar e por quanto tempo?
    Obrigado!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Laura. Pode preparar o chá e tomar antes de cada refeição. Caso seu intestino seja preso, pode causar ressecamento pela presença de taninos, e nesse caso é melhor usar a Tanchagem ou a Boswellia serrata. Para melhor orientação, entre em contato conosco e informe seu caso com detalhes. Deixo os links dessa outras plantas para você conhecer:
    https://www.oficinadeervas.com.br/tanchagem e https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata
  • Neia
    Tenho diabetes, pressão alta e tenho intestino preso, posso tomar o chá de Pariri
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Neia. Não é recomendado no seu caso porque o intestino pode prender mais. Para diabetes existem outras plantas como o Melão de São Caetano, Pata de Vaca e Gimena. Para pressão Alta tem a Sete Sangrias e a Embaúba. Casoqueira orientações para o seu aso, entre em contato conosco e informe sua idade, problemas de saúde, medicamentos que usa, sintomas, taxas de glicemia e pressão arterial. Estamos à disposição.
  • Tati
    Meu pai está com câncer maligno no estômago que está obstruindo a passagem do alimento e tá com liquido ascitico. A tintura do crajiru é bom pra ele? Como seria o uso? Quantidade e vezes ao dia? Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Tati. O Crajiru possui ação antitumoral, mas no caso da ascite ele não vai ter ação. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para informar a idade do seu pai, que tratamento está fazendo, se ele está internado ou em casa, como está fazendo a alimentação dele. Aguardo seu contato.
  • Rocileide Ferreira de Souza
    Tomo remedio pra pressão alta.posso tomar tintura de Crajiru pra refluxo?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rocileide. Para refluxo existem plantas mais indicadas, como a Espinheira Santa em forma de Extrato de Fluido. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou WhatsApp. Estamos à disposição.
    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
  • Maria Rosa
    Minha mãe tem infecção de urina crônica, ela tem 79 anos. Posso dar chá de crajiru pra ela. E qual a dosagem?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria Rosa. Ela pode tomar o Crajiru, mas para infecção de urina tem plantas mais indicadas como o Cranberry e o Óleo de Copaíba. Entre em contato com nossos fitoterapeutas dando mais informações sobre a sua mãe, se ela usa algum medicamento e se tem outro problema de saúde. Pode entrar em contato pelo e-mail ou WhatsApp (016) 9.8234.0111. estamos à disposição.

    https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry
    https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba
  • Lucia Regina LIma
    Parabéns por esse site, sou fã. Tomo o chá do crajiru duas vezes por dia, gosto do sabor, me faz bem. Tive um diagnóstico de câncer, optei pelo tratamento natural, desde o momento que obtive esse fático diagnóstico, que tomo chá do crajiru, tomo dois meses, dou uma pausa de trinta dias e volto a tomar por mais dois meses, sinto muito bem.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lúcia. Espero que esteja bem e obtendo bons resultados. Quando fizer a pausa do Crajiru, pode trocar pelo chá de folha de graviola. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Maria José de Brito
    Oi bom dia, algum tempo atrás tive, endometriose fiz um tratamento com deprovera aí fiquei a uns 10 anos atrás, agora começei a sentir fortes dores na virilha, uma colica com ardência, fiz vários exames, aí o diagnóstico foi q eu estou com hematocele, gostaria de saber se o pariri pode curar essa dor e inflamação, porq essa dor é uma inflamação. Eu estou sofrendo muito com essa hematocele, estou fazendo outro tratamento com anteconcepcional mas ñ está adiantado .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria José. Por se tratar de um tumor sanguíneo é melhor não usar o Crajiru. Não temos conhecimento de seu uso para esse problema, mas por ser uma planta rica em ferro, pode interferir no seu tratamento. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e nos informe que tratamento foi proposto, que medicamentos está usando e há quanto tempo está tratando. Estamos no seu aguardo para avaliar que planta pode ser usada.
  • Sirley
    Fiz histerectomia posso usar o crqjiru
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Sirley. Para poder avaliar o seu caso é melhor entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informar seu caso com mais detalhes. Informe sua idade, quando fez a cirurgia, que tratamento está fazendo, se está com anemia, como está o seu estado geral. Estamos no seu aguardo.
  • Mariana
    Como é a posologia para o crajiru em tintura?
    Vi que vcs tem ele combinado em tintura com graviola e unha de gato, por que essa associação? O fitocomplexo deles potencializa em que?
    A planta para infusão vcs não trabalham?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Mariana. Para avaliar se é melhor tomar o Crajiru com a Graviola, unha de Gato ou ela pura, depende de cada caso. Em caso de anemia, pode ser só o Crajiru, pingando 20 a 25 gotas em um pouco de água morna e tomando 2 a 3 vezes ao dia. Em caso de câncer ele pode ser associado, mas depende muito do tratamento que o paciente faz, do estado nutricional e das necessidades. A Graviola é antitumoral, mas contraindicada em caso de fraqueza e má alimentação. Já a Unha de gato é antitumoral e aumenta a imunidade, mas em caso de quimioterapia, não deve ser usado. Por enquanto não temos o chá. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para informar o caso ou tirar dúvidas. Estamos à disposição.
  • Glória Lúcia de Oliveira
    Tenho inflamação no nervo ciático, posso tomar o pariri.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Glória. Para esse tipo de inflamação, o mais indicado é tomar a Erva Baleeira. Pode tomar 1 cáps de 450mg 3 vezes ao dia e passar o creme de Erva Baleeira no local 3 vezes ao dia. Deixo o link para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira
  • Jose Raimundo de Oliveira
    Bom dia . Gosto de tomar o chá de pariri para prevenir doenças . Sempre tomo na parte da manhã.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José. Algumas pessoas fazem o uso do chá do pariri de forma contínua. Ele tem muitos benefícios e é muito conhecido na região norte do Brasil, onde ele é nativo. Certamente você está se prevenindo contra várias doenças, principalmente anemia. Agradeço pelo seu depoimento.
  • JOÃO CARLOS TEATINI DE SOUZA CLIMACO
    Já tomo Espinheira Santa para refluxo e remédio para pressão alta. Posso toma cápsulas de Crajiru como antiinflamatório para artrite. Tenho 72 anos. Obrigado e parabéns pelo site.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá João Carlos. Pode tomar o crajiru sim, mas para artrite existem plantas mais indicadas como a Canela de Velho, Erva Baleeira e a Boswellia serrata, que possuem forte ação como anti-inflamatórios. Também o creme de Erva Baleeira para passar no local da dor. Também o colágeno UC II que é específico para o tratamento de articulações. Caso queira mais orientações, pode entrar em contato com nossos fitoeterapeutas. Deixo aqui os links dos produtos que citei: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira, https://www.oficinadeervas.com.br/ucii, https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata e https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho
  • Claudio Souza Brandão
    Gostei muito das explicações, parabéns.👏🏽👏🏽👏🏽
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, é muito gratificante em saber que o conteúdo foi útil para você.
  • Keyte
    Olá, gostei muito das orientações de vocês, estou tratando de um tumor e derrame pleural e ainda tenho lupus. Tenho a planta em casa, gostaria de saber como fazer o chá, e como tomá-lo. As folhas devem ser secas ou posso fazer o chá com elas in natura?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Keyte. Pode usar 5 folhas do Crajiru para 250mL de água para dar uma dose. Pode tomar uma dose três vezes ao dia. As folhas podem ser desidratas ou in natura, como preferir.

    Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o Crajiru:

    https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru

    Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Francisca
    Olá, gostei muito das informações. Minha mãe tem 80 anos com dor nos joelhos e toma varios remédios, para circulação, pressão alta, vitamina D, tem um sopro no coração. Ela pode tomar o crajiru?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Franscisca,
    Para podermos orientar melhor precisamos de mais informações e por esse motivo peço que entre em contato com os nossos fifoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
  • Douglas Rodrigues
    Crajiru e bom pra desinflamar e desinchar a próstata?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Douglas,

    Essa não é uma planta específica para o caso de HPB.
    As plantas indicadas são o Sabal e o Pygeum africanum. Pode ser associado ao óleo de Semente de Abóbora e Urtiga também.
    Alguns homens conseguem resultado somente com o Sabal E.S. 160mg tomando 1 cáps de manhã e de noite, quando começa o tratamento logo nos primeiros sintomas.
    Em casos mais avançados, pode tomar o Pygeum E.S. 100mg nos mesmos horários e 1 cáps de óleo de semente de abóbora antes do café, almoço e jantar.

    Cada caso pode ser avaliado pela idade, sintomas, se faz tratamento, etc.

    Deixo abaixo os links para que você possa ler sobre os produtos que citei:

    https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto
    https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum
    https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora
    https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga

    Caso você queira mais informações ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • MARIA
    Bom dia , meu cunhado mim indicou a to.mar o chá. Dores nas pernas depois da chicunguinha e estou com gordura no figado. O que o Senhor acha ? Obrigada Deus abençoe a todos.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria,

    Você até pode tomar o Crajiru se estiver com anemia ou fraqueza, mas para as dores, pode tomar plantas com ação anti-inflamatória, como a Canela de velho, Erva Baleeira ou Cúrcuma. Como esse vírus ataca o fígado, você pode tomar a Silimarina e o Picão Preto, pois são plantas que também controlam a gordura no fígado.
    É importante tentar praticar atividade física, então, logo que melhorar as dores nas pernas, tente fazer caminhadas para ajudar no controle da gordura no fígado.

    Deixo abaixo os links dessas plantas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma

    https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano

    https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto

    https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

  • Marilene
    Tive uma inflamação no diverticulo direito, a tomografia mostrou o foco inflamatório, mas ainda não pude fazer a colonoscopia pois é arriscado. Tenho muitas dores. Me indicaram o chá de crajiru. Estou tomando há 3 dias, por quanto tempo devo tomar
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Marilene, bom dia.
    A sugestão é usar por 90 dias e pausar 15 dias, para maiores informações entre em contato pelo formulário https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
  • Edna
    Gosto de tomar o chá gelado, isso corta o efeito medicinais do crajiru
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Edna

    O ideal é tomar quente ou morno. Gelado pode perder alguns ativos.

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/

    Caso prefira o Crajiru em cápsula ou tintura, pode adquirir clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru

    Estamos à disposição.
  • CHÁ DE MELÃO DE SÃO CAETANO PODE SER TOMADO GELADO?

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá,

    O chá de Melão de São Caetano preparado com as folhas pode ser tomado sim.

    Deixo o link com mais informações sobre essa planta:

    https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano

    Para tirar suas dúvidas ou conversar com um de nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato conosco clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos sempre à disposição.
  • Gustavo Ibraim Ceron
    Parabéns pelas preciosas informações. Foi através delas que fiquei ciente de que para tratamento de HPB as plantas indicadas são outras. Obrigado.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Gustavo,

    Agradeço pelo comentário. Estamos à disposição sempre que precisar.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer dúvida. Clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

  • viviane
    Meu tio esta em tratamento de câncer, e está tomando chá de pariri. Pode tomar todos os dias ou tem que da um intervalo?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Viviane,

    Ele pode tomar por 60 dias e fazer uma pausa de 1 semana para continuar.

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Karine
    Olá! Tenho anemia, posso tomar o chá de pariri de quanto em quanto tempo?
    Mesmo após curada posso continuar tomando diariamente? Ou tenho que dá um intervalo? Pretendo tomar por toda a minha vida para não ter mais problema com anemia! Como devo proceder?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Karine,

    Qual tipo de anemia você tem? É ferropriva, falciforme, hemolítica? Pois, dependendo da causa da anemia, o Pariri pode não resolver e até mesmo prejudicar.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo, para que eles possam te auxiliar melhor:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Maria
    Meu esposo foi diagnosticado com melanoma o pariri pode ajudar no tratamento dele se sim qual a melhor maneira de consumir o pariri. E ele é hipertenço. Se vocês puderem me ajudar ele esta fasendo quimioterapia
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria,

    Ele pode sim usar o Pariri em forma de cápsula ou tintura líquido).

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Clique no link abaixo para ver mais sobre o Pariri:

    https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru

    Estamos à disposição.
  • Milene
    Muito interessante. Vou experimentar. Estou tomando medicamentos para pressão alta. Posso tomar o chá?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Milene,

    Pode sim tomar o chá de Crajiru. A única contraindicação é para mulheres grávidas ou que estão amamentando, por falta de estudos.

    Para esclarecimento de dúvidas e orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Temos o Crajiru em forma de cápsula e tintura, caso ache mais prático. Para ver mais informações sobre ele e adquirir, é só clicar no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru

    Estamos à disposição.
  • Nonato
    O crajiru é recomendado para quem tem o PSA acima do permitido e a prostata crescida?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Nonato,

    Apesar do Crajiru ter ação anti-inflamatória, temos plantas mais específicas para baixar o PSA como o Saw palmetto, Óleo de Semente de Abóbora, Urtiga dioica e Pygeum africanum.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Deixo abaixo os links com mais informações sobre as plantas que mencionei:

    https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto

    https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora

    https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga

    https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum

    Estamos à disposição.
  • Juliana Freitas
    Bom dia; estou grávida de 3 meses e sempre tomei o chá de manhã porque sou pré-diabética e me ajudou a controlá-la. Vi que não tem estudos com mulheres grávidas, gostaria de saber se tem algum risco ou posso continuar tomando.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Juliana,

    Por falta de estudos com gestantes, é bom conversar antes com seu médico se você pode usar.

    Estamos à disposição.
  • Thay
    Olá, tenho fibroadenomas e gostaria de tomar o chá de crajirú para que eles desaparecessem. Quantas vezes devo tomar por dia e por quanto tempo ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Thay,

    Você pode usar 1/4 da palma da sua mão de folhas do Crajiru para 200mL (1 dose). Tome 1 dose 3 vezes ao dia, totalizando 600mL ao final do dia.

    Se preferir as cápsulas do Crajiru ou tintura, você pode adquirir clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru

    Para esclarecimento de dúvidas e orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, através do link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Crajiru ou Pariri: para que serve e como tomar