2021-04-26

Como prevenir problemas nas articulações de forma natural

Quem nunca ouviu alguém reclamar de dor nas juntas? Problemas e dores nas articulações são algo muito comum, principalmente, conforme ficamos mais velhos.

Nós usamos as articulações para nos mexer de todas as formas. Tanto em movimentos mais enérgicos como pular ou correr como nos mais corriqueiros como abraçar, pegar um objeto ou digitar no computador.

As dores e problemas nas articulações ocorrem por diversos motivos, como idade, lesões ou algumas doenças. Mas é possível prevenir ou amenizar esses problemas cuidando da saúde desde cedo com plantas medicinais. Quer aprender? Então vamos lá!

Homem idoso sentado no chao

O que são as articulações?

As articulações (ou juntas) são as junções de dois ou mais ossos do corpo. Elas também incluem outros elementos, como cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas.

Existem articulações que permitem pouco ou nenhum movimento, como é o caso das articulações entre a costela e o osso esterno, e as do crânio.

Mas as dores e problemas de articulação ocorrem comumente naquelas que possibilitam movimentos, tanto finos como amplos. E os locais mais propensos a esses tipos de dores são os joelhos, ombros, punhos, quadril e coluna.

Causas mais comuns de problemas nas articulações

As dores nas articulações podem ocorrer por inúmeros fatores e podem ser um problema em si ou a causa secundária de outras doenças.

Elas também podem ser crônicas ou agudas e inflamatórias, mecânicas ou infecciosas. Por isso, é importante consultar um ortopedista ou reumatologista para avaliar o caso e decidir como tratá-lo.

Medico examinando articulacoes

As dores agudas são aquelas que ocorrem por até seis semanas, por exemplo, lesões causadas por torção, queda ou contusão. Elas se tornam crônicas a partir desse período, então precisam de um tratamento mais prolongado.

As dores mecânicas são causadas por deformação ou desgaste, enquanto as inflamatórias costumam ser causadas por doenças como as reumatológicas. Já as infecciosas são causadas por algum vírus. Veja algumas das causas mais comuns abaixo:

  • Lesões por esporte
  • Lesões por esforço repetitivo
  • Postura errada e sobrepeso
  • Artrite reumatoide
  • Espondilite anquilosante
  • Artrose
  • Gota
  • Doenças como gripe, caxumba, chikungunya, etc.

O tratamento para esses problemas pode envolver medicamentos para dores e outros para atacar a causa principal. Mudar hábitos, fisioterapia e a prática de exercícios regulares também ajudam (e muito!) na prevenção e melhora dessas dores.

Leia mais sobre como tratar a gota com plantas medicinais

Você sabe a diferença entre artrite e artrose? Descubra clicando aqui

Como cuidar das articulações com remédios naturais

As articulações se desgastam conforme envelhecemos e o ideal é prevenir ou retardar esses desgastes desde cedo. Isso pode ser feito por meio de suplementação com plantas e outros produtos naturais que ajudam a preservá-las.

Aos 50 anos, o corpo passa a produzir em média 35% do colágeno necessário. Somado a isso, nossa alimentação atual não costuma ser rica em colágeno como antigamente (quem ainda come geleia de mocotó, pé de galinha ou pé de porco levanta a mão!)

Com essa produção insuficiente, as articulações e ligamentos perdem elasticidade e força. Além disso, a cartilagem que envolve as articulações fica mais frágil e porosa. Isso tudo leva à perda de força e equilíbrio, facilitando acidentes e traumas mais graves, e torna o corpo mais propenso a doenças articulares.

Quer fortalecer os músculos? Veja essas dicas naturais

Mulher idosa agachando

Suplementos naturais para as articulações

Conheça alguns suplementos e produtos naturais usados para prevenir e tratar de problemas articulares:

Colágeno hidrolisado: Ele fortalece o tecido cartilaginoso, mas também ajuda a fortalecer a massa muscular para quem pratica exercícios. Outro ponto forte é que previne rugas e estrias, dando elasticidade à pele, e fortalece as unhas e cabelos. Para potencializar seus efeitos, ele pode ser associado à gelatina.

UC-II (colágeno tipo II): Esse é o colágeno específico para as articulações, pois ajuda a prevenir e tratar artrite, artrose e lesão articular e de cartilagem. Ele age juntamente com o sistema imunológico para manter a saúde das articulações.

Exsynutriment: Ele é uma forma estabilizada e concentrada de silício orgânico que atua no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de colágeno e elastina.

Osteosil: É um regenerador da cartilagem que ajuda a prevenir desordens osteoarticulares. Além disso, tem atividade anti-inflamatória e é muito usado em casos de artrite, artrose, osteoartrite, dores nas juntas e lubrificação da cartilagem.

Mulher espreguicando com dor nas costas

Plantas para dores articulares

Para quem já tem problemas nas articulações e sofre com dores, há plantas anti-inflamatórias e produtos naturais que ajudam a amenizar os sintomas ou auxiliar no tratamento. Veja alguns exemplos:

O fitoterapeuta pode montar uma formulação personalizada com várias dessas plantas para potencializar seus efeitos anti-inflamatórios. Ao estudar o caso específico, ele pode determinar a dosagem e composição adequadas, tornando o tratamento mais eficaz. (Faça uma consulta gratuita com um fitoterapeuta aqui.)

A vantagem de usar fitoterápicos é que os efeitos adversos tendem a ser menores. Muitos anti-inflamatórios convencionais causam problemas de estômago, como gastrite, ou ainda alterações fisiológicas. Ninguém quer resolver um pepino, mas descascar um abacaxi, né?

Outra dica é sempre ter à mão um produto de uso tópico como o Creme de Erva Baleeira Composto. Ele ajudará a aliviar as dores de forma instantânea e só quem sofre dessas dores sabe a diferença que isso faz!

Mulheres idosas andando de bicicleta

Outras dicas essenciais para a saúde das articulações

É claro que remédio não faz milagre! A mudança de hábito é essencial para quem quer prevenir os problemas articulares ou melhorar aqueles que já possui.

Isso inclui uma alimentação adequada e exercícios regulares que ajudam no fortalecimento da musculatura, das articulações e do organismo como um todo. Veja algumas orientações para a vida toda:

Praticar atividade física regular: quem já têm as articulações afetadas, é bom evitar exercícios de alto impacto que podem agravar a condição. Consulte um médico ou fisioterapeuta especializado.

Ter uma alimentação balanceada: Alguns alimentos também ajudam no combate das dores, como os ricos em cálcio e vitamina D. Confira uma lista aqui.

Manter um peso adequado: O sobrepeso aumenta a carga que as estruturas do corpo precisam sustentar, causando ou agravando os problemas articulares.

Cuide da postura: Costas curvadas, ficar muito tempo sentado ou usando o celular são um veneno para as articulações, principalmente da coluna.

Dê uma pausa no que está fazendo e alongue-se: Lesões por esforço repetitivo tem sido um problema frequente entre trabalhadores, desde aqueles que ficam no computador até aqueles que operam britadeiras, trabalham em linha de montagem ou são atletas profissionais.

Abandone o cigarro: A fumaça reduz a massa óssea e enfraquece as articulações, além de aumentar a inflamação, piorando as dores que já são ruins por si só.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a saber mais sobre as articulações e como cuidar delas de forma natural. E, como sempre, em caso de dúvida, nós da Oficina de Ervas, estamos aqui para te ajudar!

Fale com um fitoterapeuta, clicando aqui.

Mulher pulando com articulacoes saudaveis

Referências

http://www.santalucia.com.br/noticias/saiba-o-que-sao-as-dores-articulares-e-por-que-elas-acontecem/

https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/14163-dor-nas-articulacoes-cuidados-diarios-evitam-o-desconforto

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/lesao-por-esforco-repetitivo-ler-dort/

https://www.reumatologia.org.br/

https://www.aped-dor.org/images/FactSheets/DorArticulacoes/10_Formatted_Portuguese.pdf

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-98232016000100153&script=sci_arttext&tlng=pt

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/sintomas-de-doen%C3%A7as-musculoesquel%C3%A9ticas/dor-articular-muitas-articula%C3%A7%C3%B5es

https://imeb.com.br/como-evitar-problemas-nas-articulacoes/

https://www.omron-healthcare.pt/pt/saude-e-estilo-de-vida/gestao-da-dor/mal-estar-e-dores-do-corpo/dores-nas-articulacoes-sintomas-causas-e-tratamento.html

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Como prevenir problemas nas articulações de forma natural

Deixe seu comentário sobre:
Como prevenir problemas nas articulações de forma natural