Yam Mexicano: benefícios e efeitos colaterais

O inhame já é um conhecido na nossa alimentação e ainda existe uma determinada variedade dele que apresenta muitos benefícios para a nossa saúde: o Yam Mexicano. Aliviando sintomas da TPM e da menopausa, os fitoterápicos feitos com esta raiz podem ajudar quem sofre dessas condições e deseja melhorar a qualidade de vida. Quer saber mais? Confira neste artigo para que serve, efeitos colaterais e contraindicações.

O que é o Yam Mexicano

O Yam Mexicano é diferente do inhame que preparamos normalmente para nossa alimentação, apesar de fazer parte do mesmo gênero: Dioscorea. Mas mesmo não pertencendo a nossa dieta, essa raiz oferece benefícios à nossa saúde!

O Yam Mexicano tem nome científico Dioscorea villosa e pode ser também chamado de Inhame Selvagem. Essa planta é uma trepadeira vinda da América do Norte, que chega até 10m de comprimento e possui raízes de sabor amargo e pungente, não utilizados para alimentação.

E se você sofre com dores da menstruação ou apresenta sintomas desconfortáveis do climatério, como ondas de calor e nervosismo, o Yam mexicano pode se tornar um grande aliado!

Essa raiz possui substâncias precursoras da biossíntese de hormônios como progesterona e estrogênio. Um exemplo é a diosgenina, que é uma substância quimicamente semelhante à progesterona, um importante hormônio produzido pelos ovários e que regula os ciclos menstruais no corpo feminino. O corpo masculino também produz progesterona e estrogênio, mas em menores quantidades.

Quando chega a menopausa (ou climatério) com a idade, os níveis de progesterona e estrogênio caem e a mulher entra na fase não reprodutiva de sua vida. Isso é um processo natural, mas que altera certos aspectos biológicos e pode acarretar em sintomas desagradáveis. Dessa forma, procura-se uma maneira de estabilizar ou repor hormônios.

Pacientes que não estão na menopausa, mas sofrem de sintomas negativos da TPM ou têm hormônios femininos desregulados também procuram tratamento.

Existem medicamentos convencionais, mas gradativamente as pessoas têm buscado alternativas de tratamento mais naturais e ainda eficazes! Portanto, se você deseja aliviar esses sintomas incômodos relacionados a queda ou desregulação de progesterona e estrogênio, o Yam Mexicano vai te oferecer benefícios notáveis! Vamos conhecê-lo mais a fundo?

Yam Mexicano: para que serve

O Yam mexicano, de modo geral, é um regulador de hormônios sexuais femininos. Seus constituintes favorecem a biossíntese destes hormônios e também estimula os receptores de estrogênio no organismo.

As partes utilizadas são suas raízes e seus componentes em geral são:

 

O Yam mexicano possui diversas ações, como:

E ele é vendido na forma de cápsulas de extrato seco aqui no nosso site!

 

Quais são as indicações de uso do Yam Mexicano?

A principal indicação de uso para o Yam Mexicano é para menopausa e TPM, mas veremos a seguir uma lista com todas as indicações dessa raiz:

Os efeitos do Yam Mexicano são devido principalmente a suas ações anti-inflamatória e reguladora de hormônios.

Dosagem usual recomendada

De 250mg a 750mg do extrato seco ao dia ou conforme orientação de um profissional habilitado.

Yam Mexicano engorda ou emagrece?

As calorias do fitoterápico de Yam Mexicano não são significativas para causar alterações de peso. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem outras plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!

 

Yam Mexicano: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, os efeitos colaterais são escassos: sonolência e vertigens. No entanto, o consumo de Yam Mexicano necessita de certas precauções:

Não recomenda-se a pacientes com hipersensibilidade ou alergia ao Yam Mexicano, gestantes e lactantes. Pacientes que utilizam contraceptivos orais, medicamentos esteroidais e/ou TRH (Terapia de Reposição Hormonal), com histórico de doença trombolítica e derrame devem evitar o uso deste fitoterápico.

Também não indica-se para pacientes que já tenham tido tumor estrógeno dependente ou câncer endometrial.

 

Yam Mexicano: preço e onde comprar

Você pode comprar o Yam mexicano no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=VVa6DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=yam+mexicano&ots=_Qus8hcHoq&sig=T0VzSHcyKXJhp1-L6uqrpGQ_m3I#v=onepage&q=yam%20mexicano&f=false

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07315724.2005.10719470

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dioscorea_villosa

http://laboratorionutramedic.com.br/site/public_images/produto/567ffb8f5e1acba00763d65cf703cb5b.pdf

https://nanps.org/native_plants_know/dioscorea-villosa-wild-yam-5-4/

https://origen.com.br/o-que-e-progesterona-e-qual-sua-importancia-para-a-gravidez/

http://www.rbac.org.br/artigos/padrao-hormonal-feminino-menopausa-e-terapia-de-reposicao-48n-3/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Danielle
Olá, obrigada pelas informações, foram muito esclarecedoras. Eu comecei a tomar no intuito de tratar a TPM, mas meu rosto encheu de espinha, sabe me dizer se este é um efeito colateral do yam?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Danielle. Há relatos de reações alérgicas ao Yam mexicano e também ocorrem alterações hormonais. Isso pode ter provocado o aparecimento das espinhas. Faça uma pausa de pelo menos 1 mês e avalie se as espinhas diminuem. No controle de TPM existem outras plantas que podem ajudar, caso você tenha mesmo essa reação ao Yam mexicano. Segue abaixo algumas opções: https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-primula https://www.oficinadeervas.com.br/vitex https://www.oficinadeervas.com.br/dong-quai Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Simone Paiva
Bom dia Tenho 47 anos e na fase do climatério, e estou em dúvida qual seria melhor pra mim Yan mexicano ou amora? Cápsulas ou tintura? Algum deles tem o efeito colateral de engordar? Aguardo a resposta Grata
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Simone Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo. Informe se tem algum problema de saúde, se usa algum medicamento e os sinais e sintomas que vêm apresentando: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Marisà
Olá, eu comecei tomar 1 cápsula de 500 mg com o café da manha e tive sintomas de tontura e baixa pressao, devo suspender ou tomar à noite? Tenho 53 anos e estou com muitos fogachos e sufocos por isso comecei tomar mas nao está dando resultado. Tem alguma outra indicaçao? Muito obrigada,
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marisà Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas e informe todos os sintomas relativos a menopausa que está apresentando e há quanto tempo está usando o Yam Mexicano. Link dos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ediani
O yam mexicano de 500 ajuda a ovular assim conseguindo engravidar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ediane Para melhorar a fertilidade tem fitoterápicos mais específicos como o Inhame e o Vitex. Clique nos respectivos links abaixo para ver mais informações sobre eles: https://www.oficinadeervas.com.br/inhame https://www.oficinadeervas.com.br/vitex Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Elisangela Aparecida da Silva
Estou tendo muito fogacho q além d constrangedor e tbm insuportável, eu tomando o Yam em qnto tempo tetei um alívio
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elisangela. Os resultados dependem da dosagem que você está usando, da intensidade dos sintomas, além de outros fatores como idade, se já está na menopausa ou não e se faz algum tratamento associado ao uso desta planta. https://www.oficinadeervas.com.br/yam-mexicano Caso você queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes todas as informações. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Izabel
Olá, na menopausa pra mim o yan mexicano foi muito bom. Comecei tomando o 300mg, aí o calor diminuiu pouco,mas no mês seguinte comecei com 500mg, estava com 50 anos ,e com um mês depois as ondas de calor foi sumindo, mas continuei tomando e o calorão sumiu. Continuei tomando ainda por alguns anos, pois é bom tbem pros ossos. Gostei muito ,quem puder tomar eu recomendo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Izabel Que bom receber o seu depoimento. É muito importante para que outras pessoas possam se beneficiar desta planta. Agradecemos pelo carinho em compartilhar a sua experiência. Estamos sempre à disposição.


• Eliana de sousa
Eu estou usando a uma semana, ainda não tive resultados, apenas coceira, mas continuo usando .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana A maioria dos fitoterápicos não fazer efeito em uma semana, sobretudo os relacionados com a parte hormonal. continue tomando que o efeito é lento e progressivo. Caso queira alguma orientação, entre em contato conosco pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


• ANDRÉIA ZILLI DUGAICH
Olá! Comprei pra tratar os fogachos. Tenho trombofilia, será que não posso tomar? E o tribulus terrestres, e maca peruana será que posso? O pior é que já comprei...
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Andréia No caso de Trombofilia não é recomendado o suo de Yam Mexicano. A reposição hormonal requer uma orientação mais detalhada. Entre em contato com um de nossos fitoterap~eutas, pelos links abaixo para que possamos orientá-la . https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Clelia Nunes vigil
Tenho 55 anos tomo o Yam mexicano a 10 meses acabou com meus fogachos me sinto muito bem hormonalmente. Mas com o passar dos meses tenho uma coseira no corpo infernal. Pode ter a ver com o uso do yam?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Clélia Não encontramos na literatura do Yam mexicano(Dioscorea villosa)referência em relação ao efeito colateral de coceiras que você relata. No entanto pode ser uma sensibilidade particular de seu organismo. A sugestão é suspender o uso por um mês e avaliar se os sintomas desaparecem.Caso se confirme essas reações , temos outras opções de fitoterápicos para reposição hormonal natural. Se com a suspensão do uso do Yam mexicano , os sintomas persistirem, procurar um médico para investigar a causa. Segue abaixo link de algumas das opções: MACA:https://www.oficinadeervas.com.br/maca CIMICIFUGA:https://www.oficinadeervas.com.br/cimicifuga RED CLOVER:https://www.oficinadeervas.com.br/trevo-vermelho Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos