Salsaparrilha: benefícios e como tomar

A salsaparrilha é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades diurética e depurativa do sangue. É originária da América Central, mas já se encontra difundida por todo o planeta. Contudo, seu cultivo é mais comum no México, Honduras, Jamaica e Equador.

Seu nome científico é Smilax officinalis e ela é da família Smilacaceae. Existem muitas espécies dessa planta com propriedades terapêuticas semelhantes, mas que possuem uma grande variabilidade de saponinas e flavonoides

Outros nomes científicos da salsaparrilha são: Smilax papyracea, Smilax sarza, Herreria salsaparrilha, Smilax ornata, Smilax aspera, Smilax salsaparrilha. E ela também tem alguns nomes populares como: Sarza, japecanga-mineira, Raiz da vida, Salsaparrilha do Brasil, Sarsaparilla, Tu fu Ling (Chinês).

Comprar Salsaparrilha

Salsaparrilha: Para que serve?

A salsaparrilha é uma planta com propriedades terapêuticas conhecidas desde a Antiguidade. Desde aquela época, as pessoas já usavam o extrato e as raízes de salsaparrilha para tratar diversas doenças e problemas como:

Além disso, era muito usada como antitumorogênico, antidiabete, antidemência e como depurativo do sangue, diurético, entre outros.

A parte utilizada na fitoterapia é a raiz da salsaparrilha. Sua composição química contém:

A planta também é rica em substâncias como:

Comprar Salsaparrilha

Indicações da salsaparrilha e ação farmacológica

A salsaparrilha tem propriedades depurativa, diaforética, diurética, anti-inflamatória, antirreumática e sudorífica.

A atividade diurética da planta ocorre pela ação das saponinas esteroidais, que apresentam ação osmótica direta e uma ação indireta por estimulação do epitélio renal.

Ela favorece a excreção do ácido úrico e da ureia, auxiliando no tratamento de gota. E é por isso que muitas pessoas dizem que a salsaparrilha limpa o sangue.

Ela também é usada por pessoas que apresentam aumento na taxa de colesterol, pois forma um complexo solúvel com o colesterol, ajudando a baixar seu nível no sangue. E também é usada como coadjuvante na prevenção e tratamento da arteriosclerose devido a sua ação hipolipêmica.

Estudos com extratos de rizomas, folhas e casca da espécie Smilax canariensis mostraram aumento da diurese muito próximo dos valores de hidroclorotiazida (32%) ou furosemida (39%), medicamentos usados como diuréticos de referência em pacientes com hipertensão arterial (ABDALA et al., 2012).

Por seus efeitos diuréticos e depurativos, algumas pessoas acreditam que a salsaparrilha emagrece, mas na verdade ela não age diretamente no organismo para esse objetivo. Porém, suas propriedades depurativas e diuréticas podem ajudar a eliminar o inchaço e substâncias em excesso no corpo, o que acaba dando efeito de emagrecimento.

Sabia que a dificuldade de emagrecer pode estar ligada à ansiedade? Leia sobre isso aqui!

Comprar Salsaparrilha

Contraindicações e efeitos colaterais da salsaparrilha

A salsaparrilha é contraindicada para crianças e gestantes. Também não é recomendável o uso em pacientes anêmicos, pois possui propriedades hemolíticas.

Comprar Salsaparrilha

Como tomar salsaparrilha

Para obter os benefícios da salsaparrilha, é possível tomá-la em forma de chá, extrato fluido, pó ou tintura. As dosagens variam de acordo com a forma, como podemos ver abaixo:

Infusão: 1,5g para cada 200 mL de água, até três vezes ao dia.

Extrato Fluido: 1 gota por quilo por dia, dividido em 3 a 4 tomadas.

Cápsulas (Pó): 0,3 a 3 g ao dia.

Tintura: 3 a 4 gotas por quilo por dia.

Comprar Salsaparrilha

Onde comprar salsaparrilha

Você pode comprar a salsaparrilha nas diferentes formas citadas acima aqui mesmo em nosso site, clicando aqui.

 

Comprar Salsaparrilha

Bibliografia

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/SALSAPARRILHA.pdf

https://ppbio.inpa.gov.br/sites/default/files/Petrica_E_E_A_Dissertacao_2012.pdf

Ferro D., Monografia de Plantas Medicinais, p.241, 2001

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Esperia
Adorei o site!!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Esperia, Ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso site. Procuramos sempre atualizar as informações com base em artigos científicos.


• ARNALDO SEBASTIAO
Meu pai usa a salsaparrilha há muitos anos, completou 82 anos inteiro graças a Deus, o unico remedio que toma é para controle da pressão, um comprimido de 25 mm.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Arnaldo, Creio que o seu pai fez o uso do seu próprio alimento e de fitoterápicos o seu próprio remédio, preventivo contra doenças diversas que poderia acometo lo, agora esta se beneficiando. Estamos à disposição


• Aparecida Donizete
Minha cunhada pegou sífilis ela pode tomar o chá de salsaparrilha por quanto tempo pois ela já tomou a benzentacil mas quer tomar o chá para ficar curada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Aparecida A dosagem usual da Salsaparrilha é 1 cápsula de 350mg 3 vezes ao dia. Para mais orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Maria Stela Siqueira
Gostaria de saber onde adquiro a salsaparrilha em cápsula.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Stela. Você pode adquirir clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha Estamos à disposição.


• Josi
Gostaria de saber onde comprar tintura de salsaparrilhha?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Josi Você pode comprar clicando no abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha Também pode comprar entrando em contato pelo WhatsApp (16) 9.8234.0111 ou ainda clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• José Cardoso
Bom dia! Parabéns pelo ótimo trabalho que vocês fazem, tirando nossas dúvidas. Eu tenho duas: a Salsaparrilha pode-se tomar de forma segura por quanto tempo? A segunda pergunta seria: para controle de pressão arterial, qual seria melhor, a Salsaparrilha ou o chapéu de couro?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José. O uso da Salsaparrilha pode ser contínuo, pelo tempo que for necessário. Geralmente se usa até que se consiga controlar o ácido úrico, já que é muito indicada para esse problema. Quanto ao problema de hipertensão, o Chapéu de couro tem um efeito melhor como diurético, mas nem sempre a hipertensão está relacionada à retenção de líquidos. Existem casos de hipertensão emocional, outros problemas de saúde como colesterol alto, diabetes, obesidade, etc. Caso você queira uma orientação personalizada, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que medicamentos você toma, se tem algum outro problema de saúde, se a pressão está oscilando ou se está controlada com medicamentos, como é sua dieta alimentar, se pratica exercícios físicos, etc. Segue o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edjane
Meu padrasto está tomando esse chá para infecção urinária 3 vezes ao dia mas queria saber pôr quanto tempo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edjane. A Salsaparrilha pode ser usada por longo tempo. Pode tomar por 3 meses e fazer uma pausa. Geralmente, para infecção urinária crônica, usamos o Óleo de Copaíba como antisséptico, Cranberry para proteger as paredes da bexiga e Folha de abacateiro para diurese. https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry https://www.oficinadeervas.com.br/abacate Caso queira orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ELIUDE DE SOUZA PEREIRA
Tive tuberculose no cérebro posso tomar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliude Pode usar a Salsaparrilha, não vai interferir no seu caso. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jenifer pereira de Moraes
Quantos dias tomar o chá pra curar da sifalis
⇒ Oficina de Ervas: Jenifer, boa tarde Somente a Salsaparrilha não resolverá. É importante realizar o tratamento convencional e pode complementar com a Salsaparrilha e a Cúrcuma, por exemplo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• LUCINEA
BOM DIA, OUVIR DIZER QUE É BOM PARA MULHER QUE ESTA TENTANDO ENGRAVIDAR?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lucinea Para ajudar na fertilidade existem plantas mais específicas como o Vitex e o Inhame, por exemplo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ronaldo
Olá, a minha filha tem 11 anos e sofre de dermatite atópica, doença autoimune é celíaca, está com a pele toda ferida, salsaparrilha ajudaria ou tem outra planta mais específica... grato.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ronaldo Clique no link abaixo para que nossos fitoterapeutas possam te orientar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe quantos quilogramas (Kg) sua filha tem, se usa algum medicamento e qual (is) tratamentos ela já realizou para a dermatite. Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Sandra Regina
Tem uma moça que trabalha comigo e sofre com apsorise. Gostaria de ajudar. Qual a melhor forma dela fazer uso da salsaparrilla?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sandra A Salsaparrilha, por ter uma ação depurativa, pode ajudar. Existem outros fitoterápicos que ajudam na psoríase. Clique no link abaixo para que nossos fitoterapeutas possam te orientar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jane
Posso tomar em jejum, Elixir de Inhame e Salsaparrilha!?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jane Não tem necessidade de tomar em jejum. O importante é manter uma frequência de uso. Qualquer dúvida clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ZENIA DIAS
Como usar o extrato composto de salsaparrilha
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Zenia A posologia varia de acordo com a finalidade do uso. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luana
Estou em tratamento para sífilis como posso fazer o chá e quanto tempo tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luana Usar 1 colher de chá da planta para 200mL de água para dar 1 dose. Tomar 1 dose 3 x ao dia, após refeições. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Fábio José
Boa noite gostaria de saber se a salsaparrilha smilax aspera é a mesma herreira salsaparrilha
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fábio Sim, elas são sinonímia científica. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• LOURIVAL NICOLETTI
Tenho sempre dores no tornozelo e quadril, acido úrico alto, tomei cochissina e narcorissina, e ziluricn, depois de alguns anos esta voltando esta dor, deficil caminhar, a salsaparrilha afeta o controle da pressão alta?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lourival A Salsaparrilha é indicada no seu caso, por ser uma planta com ação depurativa. Além de usar a planta, você deve controlar a alimentação, evitando o consumo de proteínas e tomando bastante água para que a eliminação do ácido úrico ocorra de forma rápida. A Salsaparrilha é diurética, mas não vai baixar muito a sua pressão. Em aso de mal estar, diminua a dosagem. As inflamações podem ser controladas com a Unha de Gato. https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato Caso queira mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• EDSON FERREIRA SOBRINHO
Comprei um composto, que contém 6 tipos de ervas,, tenho artrose nos 2 tornozelos. Gostaria de saber se vcs tem essas ervas, como segue: Balsamo, Salsaparrilha, Sucupira, Bacurina, Marure manaca e Quebra Pedra. Aguardo o seu contato, pelo email que esta acina. Desde já agradeço
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edson. Temos as seguintes plantas: Salsaparrilha, Sucupira e Quebra pedra. https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha https://www.oficinadeervas.com.br/sucupira https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra Para o problema de artrose, costumamos indicar o uso de UC II 40mg, que é um colágeno específico para articulações. Ele auxilia na proteção articular, promove mobilidade e flexibilidade. Essas plantas que você perguntou acima são depurativas e anti-inflamatórias, mas não diminuem o desgaste da cartilagem. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jorge Monaco
Salsaparrilha cura erisipela?Ou teria algo mais indicado?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jorge. A Salsaparrilha pode ajudar no tratamento, por apresentar um efeito depurativo do sangue, mas a erisipela é uma doença que requer cuidados específicos, pois se trata de uma infecção bacteriana que se propaga pelos vasos linfáticos. Siga corretamente a orientação médica. Caso você queira maiores informações ou orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sandra
Bem esclarecedor seu canal ...vcs respondem pelo wats tbm?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sandra Ficamos feliz em saber que gostou de nosso conteúdo. Você pode falar com nossos fitoterapeutas pelo WhatsApp (16) 9.8234.0111 ou clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rose
Como fazer tratamento de sifilis Quantas vezes por dia e por quanto tempo tenho poblema com a pressão alta.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rose Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas, assim vamos te orientar melhor: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Brasil
Tem efeito semelhante ao Viagra
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Brasil Existem fitoterápicos mais específicos como Xanthoparmelia scabrosa, melhora o fluxo sanguíneo, facilita a ereção prolonga o tempo de ereção. Clique no link abaixo para mais informações sobre o fitoterápico mencionado: https://www.oficinadeervas.com.br/xanthoparmelia-scabrosa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• MIRIAM
Olá boa tarde! Amei o seu site explicativo!!! Parabéns para todos os envolvidos! Gostaria de saber qual é o melhor conteúdo do Salsaparrilha? Chá, cápsulas, tintura... O que surte melhor efeito? Muito obrigada!!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Miriam Todas as apresentações tem efeitos, depende também de qual seu organismo se adapta melhor, qual é a forma que você prefere o uso, em cápsula ou liquido, o importante do uso dos fitoterápicos é a constância. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir a Salsaparrilha: https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• MIRIAM
Passando para agradecer o pronto atendimento, a atenção da senhora Tainá e senhor Danilo. Fiz o pedido do extrato+ cápsulas. Acabei de receber, em menos de 4 dias, quando a previsão era de 9 dias!!! Parabéns a todos os envolvidos! Espero ser uma cliente continua e vou propagar a experiência da natureza Salsaparrilha!!! Muito obrigada! Sucesso sempre!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Miriam Ficamos muito feliz com sua satisfação pelo nosso atendimento e entrega. Espero que obtenha os resultados esperados. Nossa Equipe agradece pelo seu comentário. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição sempre que precisar!


• Maria Fernanda Ferreira de Jesus
Preciso urgentemente de um medicamento para eliminar a sífilis. Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Fernanda. Recomendamos que procure por atendimento médico para fazer o tratamento mais adequado da Sífilis. Ficamos a disposição.


• Paulo Maurício
Se uma pessoa toma salsa parrilha durante um ato sexual sem preservativo, pode combater a transmissão da sífilis
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Paulo. A Salsaparrilha não vai combater a sífilis, o método mais seguro até o momento, é o uso de preservativos. Estamos a disposição.


• Mário Gasparotto
Olá, comprei a tintura da salsaparrilha e pelo que entendi devo tomar 3 a 4 gotas por quilo. Como peso 84kg então devo tomar 92 gotas por dia, é isso mesmo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mário A nossa tintura para o uso adulto pode fazer o uso de 20 gotas 3 vezes ao dia, manhã, tarde e noite. Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ana
Oi, estou sofrendo com muitos furúnculos, a salsaparrilha tem ação nesses casos? Também tenho asma e hipotireoidismo e não tenho vesícula
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana A Salsaparrilha ajuda sim, uma vez que ela apresenta ações depurativas (detox). Não há problema em utilizá-la tendo asma e hipotiroidismo. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luciane
Quero usar Salsaparrilha mas tenho receio de que ela altere a pressão arterial…. Afinal, a salsaparrilha altera ou não a pressão? Grata🙏
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciane Por sua ação diurética a Salsaparrilha pode diminuir a pressão. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• CLEBER VELOSO CRUZ
Tenho gota há mais de 10 anos e atualmente faço uso de colchicina e diclofenaco para o tratamento. Pesquisando sobre alternativas, percebi que a salsaparrilha pode ser benéfica para diminuir os níveis de ácido úrico. Poderia me orientar sobre a dosagem diária recomendada? Além disso, tenho tofos gotosos e gostaria de saber se há algum produto específico que vocês poderiam me recomendar para auxiliar na redução dos tofos. Agradeço antecipadamente por sua orientação.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleber Existem algumas plantas eficazes e seguras para gota: Quebra Pedra, Salsaparrilha e Urtiga. O uso associado acelera e potencializa os resultados. Clique nos links abaixo para visualizar mais informações sobre os fitoterápicos mencionados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ingrid
Gostaria de saber se o uso em gestantes faz mal? pois estou grávida mas passando por problemas sério com a dermatite e vejo na salsaparilla uma luz, pois nada adianta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ingrid A Salsaparrilha é contraindicada para crianças e gestantes, caso desejar fazer o uso, consulte seu médico. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas, assim podemos montar uma formula para uso externo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Tchesley vitoria Gomes Souza
Por quantos mêses pode toma a cápsula pra fazer efeito?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Tchesley O tempo de uso e dosagem depende muito da finalidade para a qual vai ser utilizada. Possui ação depurativa, sendo indicada principalmente para problemas de acúmulo de ácido úrico e gota. Possui ação antinflamatória, usada nos processos reumáticos e artrites em geral. É diurética e indicada também para problemas dermatológicos (psoríase, eczemas, furunculoses, acnes, úlceras e abscessos cutâneos). Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos