Plantas medicinais para fertilidade feminina e masculina

Cada vez mais vemos casais querendo fazer fertilização in vitro ou outros tipos de reprodução assistida por terem dificuldade de engravidar. Grupos de tentantes começaram a se formar, dando e recebendo dicas de como conseguir o tão esperado positivo no teste de gravidez. Mas o que pode estar causando essa infertilidade? É possível evitar? Quais plantas podem aumentar a fertilidade? Vamos descobrir isso no informativo de hoje.

 

Estatísticas da baixa fertilidade

 

O que é infertilidade ou baixa fertilidade

A infertilidade é definida pela OMS quando o casal mantém relações sexuais sem contraceptivos mas não consegue engravidar em até 1 ano de tentativa. Para mulheres acima de 35 anos de idade, o casal é considerado infértil a partir do sexto mês de tentativa.

Causas da infertilidade ou baixa fertilidade

As causas variam muito, tanto na mulher quanto no homem. Há fatores em comum e há condições específicas ou doenças de cada um. Algumas das causas são evitáveis e outras não.

 

Causas em comum (homens e mulheres)

 

Causas da baixa fertilidade em mulheres

 

Causas da baixa fertilidade em homens

 

Curiosidade: Usar o notebook no colo prejudica a fertilidade masculina?

Para uma produção saudável de espermatozóides, os testículos precisam ter uma temperatura de 2°C abaixo da temperatura corporal. Por isso eles ficam do "lado de fora" do corpo, no saco escrotal. Usar o notebook no colo acaba esquentando essa região, por isso não é bom fazer isso com frequência. A mesma coisa vale para calças muito justas e qualquer outro costume que aqueça os testículos.

 

Diagnóstico de infertilidade ou baixa fertilidade

Quando o casal desconfiar da fertilidade, devem passar por uma avaliação médica. As mulheres podem procurar ginecologistas e os homens podem procurar urologistas. A partir daí, os médicos vão pedir diferentes tipos de exames para fazer o diagnóstico e escolher uma forma de tratamento.

 

Exames comuns para mulheres

Exames comuns para homens

 

Dependendo de cada caso, outros tipos de exames também podem ser necessários.

 

Tratamento de infertilidade ou baixa fertilidade

Primeiramente é fundamental manter hábitos de vida saudáveis e equilibrados, como:

Esses hábitos vão tanto ajudar no tratamento quanto na prevenção, além de serem bons para a saúde no geral e proporcionar uma vida com mais bem-estar e longevidade.

Há também fitoterápicos que podem ajudar na fertilidade, tanto feminina quanto masculina, agindo na regulação de hormônios de ambos.

 

Plantas medicinais para aumentar a fertilidade da mulher

Plantas medicinais para aumentar a fertilidade do homem

 

Os tratamentos de problemas mais específicos vão depender do diagnóstico de cada caso e da escolha do médico.

Lembrando que, no caso de mulheres que fizeram a cirurgia de laqueadura, não há plantas que revertam a cirurgia. Para isso, é necessário fazer a cirurgia de reversão, dependendo de cada caso.

Ainda ficou com dúvidas? Pergunte para um dos nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Beatriz Izabel Feiten Morandini
- Boa tarde.Tenho 60 (sessenta anos), mas ainda tenho vontade de ter filhos. Não quero fazer inseminação artificial, é doloroso e não gostaria de ter decepcões. NUnca fizemos tratamentos, tanto eu quanto meu esposo (70 anos), deixamos correr o tempo. Trabalhamos em um laboratório de análises clínicas, meu esposo é proprietário e eu trabalho com ele. Somos casados a 25 anos, nunca fomos ver qual o diagnóstico preciso mesmo para esta infertilidade, sempre preocupados com os outros, deixamos passar o tempo, mas agora sinto falta e meu marido comenta comigo coisas desse tipo. Vamos reverter este quadro?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Beatriz, Seu caso requer diagnóstico médico. Após o diagnóstico podemos verificar se existe algum fitoterápico que atenda seu caso. qualquer dúvida entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• hulumene
EBOA NOITE .sou homem de 49 ano e minha esposa de 39 casados a 11 ano, nao temos juntos nem fora eu assim como ela. sera que vamos a tempo de ter filhos?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Hulumene Nesse caso precisa ir a um médico para realizar exames clínicos e laboratoriais. Só assim terá como saber se conseguirá ou não. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cristina
Boa Noite, tenho 52 parei de menstruar devido a menopausa precoce, é possível reverter o quadro,,?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cristina Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Informe o motivo da menopausa precoce, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Sueli
Não consigo engravida fiz tds os exames estai tds normal existe alguma erva p me ajuda meu marido já é pai ele t não tem poblema nenhum já tenho 47 anos tento engravida a 25 anos e não consigo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sueli É importante ver com o médico a causa da dificuldade para engravidar, dentro da fitoterapia existem o Inhame e o Vitex que melhora a fertilidade feminina. Clique no link abaixo para ver mais informações sobre os fitoterápicos citados: https://www.oficinadeervas.com.br/inhame https://www.oficinadeervas.com.br/vitex Para orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Claudia
Fiz 44 anos minha menstruação as vezes fica dois meses sem vim, quero engravidar, meus óculos estão poucos devido a idade, oque faço?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cláudia Existem algumas plantas que melhoram a fertilidade, como o Inhame e o Vitex. Mas é importante que consulte o médico e realize exames. Veja mais informações clicando nos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/inhame https://www.oficinadeervas.com.br/vitex Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria
Olá tento engravidar a dois anos tive uma perda gestacional . Já se passou um ano que fiz curetagem e não consigo engravidar . Como pode mim ajudar .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Veronica
O meu marido fez espermograma e deu uma quantidade muito grande de espermatozoides mortos, existe alguma planta que ajude nessa situação?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Voronica A Mucuna associado com outros fitoterapicos e mineiras, podem ajudar nesse tipo de problema. Caso tenha alguma dúvida clique nos links abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos