Lavanda e Alfazema: É a mesma coisa? Entenda os benefícios!

Em perfumes, sabonetes, jardins e até no travesseiro: A alfazema é muito apreciada pelo seu aroma maravilhoso! E o melhor de tudo é saber que ela também tem impactos positivos para a saúde, aliviando ansiedade e agitação. Mas será que é só isso? E afinal, a Alfazema e a Lavanda são iguais? Neste artigo, vamos entender se realmente existe diferença entre elas e quais são os benefícios para nossa saúde.

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

Lavanda e Alfazema: É a mesma coisa?

Para não haver mais dúvidas e você enfim deixar de se questionar se alfazema é lavanda, vamos esclarecer isso de vez: Alfazema e Lavanda são iguais, só muda o nome popular.

Enquanto “lavanda” vem do latim “lavare”, que significa lavar — justamente pelo costume antigo de se lavar e se perfumar com essas plantas, algo que já acontecia no Egito Antigo e também foi incorporado aos costumes romanos — “alfazema” vem do árabe “al-ẖuzâma”, que é o nome da planta neste idioma. É possível que na região do Oriente Médio “ẖuzâma” designasse uma espécie em particular de lavanda, mas no idioma português, podemos usar tanto um nome quanto outro.

Já o nome científico da espécie mais popular para uso medicinal é Lavandula angustifolia, da família botânica Lamiaceae. No total, são conhecidas 47 espécies de lavanda. O nome científico Lavandula angustifolia é atual, mas encontra-se também materiais sobre lavanda ou alfazema com a antiga nomenclatura Lavandula officinalis — considerada hoje uma sinonímia científica.

Só por essa breve explicação sobre os diferentes nomes populares da alfazema no português já dá para notar que essa planta é, além de muito popular, presente em diversas regiões. É também complicado determinar sua origem exata, então aceita-se que a alfazema surgiu nas regiões do Mediterrâneo, Oriente Médio e Sudeste Asiático, na Índia.

Hoje, ela é cultivada em outras regiões do mundo e, devido à variação de climas e solos, a composição dos óleos essenciais da alfazema sofre variações. A alfazema de melhor qualidade aromática atualmente é francesa, da região Mont Blanc; ainda que a maior região produtora da França seja Provença. E apesar da popularidade da alfazema francesa, o maior produtor no mundo atualmente é a Bulgária.

Agora que você compreendeu algumas informações gerais sobre a Alfazema, vamos conhecer mais detalhes sobre seu impacto na saúde!

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

Alfazema (lavanda): para que serve

A Alfazema serve principalmente para alívio de sintomas ansiosos e depressivos, embora ofereça ajuda em outras questões mais específicas como enxaqueca. Ela entrou no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira recentemente, indicada para alívio de ansiedade e insônia.

As partes utilizadas são suas folhas e flores, e seus componentes são:

 

A Lavanda possui ações:

 

Ela é vendida na forma de chá, tintura, óleo essencial e spray ambiental.

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem todas estas versões para você escolher.

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

E quais são as indicações de uso da Alfazema (lavanda)?

A Alfazema pode ser utilizada para diversos fins:

 

As pesquisas envolvendo a Alfazema concentram-se principalmente em seus óleos essenciais. Alguns constituintes (linalol, limoneno) são indicados como responsáveis pelos efeitos sedativos e relaxantes no corpo, que podem desencadear uma cascata de efeitos benéficos a nossa saúde. O linalol também está relacionado com a regulação de humor e alívio de estresse.

Vale lembrar que, embora as conclusões do uso de Alfazema sejam promissoras e se alinhem com os usos tradicionais da planta, são necessários alguns lembretes sobre seus efeitos.

Quadros de ansiedade, depressão e insônia são multifatoriais — envolvendo aspectos físicos e também estímulos externos. Existem graus variados e certos tratamentos/intervenções que servem mais para alguns pacientes do que para outros. Portanto, se você enfrenta essas questões de saúde, procure ajuda profissional. A Alfazema pode fazer parte do seu tratamento de forma complementar.

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Alfazema (lavanda) da melhor forma.

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

Alfazema (lavanda): efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Alfazema é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre reações alérgicas na pele, constipação ou diarréia, e cefaléia. Não existem indícios que o aroma tenha impactos negativos na saúde, mas se o paciente for extremamente sensível, o ideal é não aspirar diretamente frascos de óleos essenciais.

Veja abaixo as contraindicações:

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

Para que serve o chá de Alfazema (lavanda)?

O sabor do chá de lavanda talvez não seja tão apreciado por possivelmente lembrar produtos cosméticos devido ao aroma, mas há quem ainda goste muito dele. As propriedades calmantes são mais pesquisadas no Óleo Essencial de Lavanda (que não deve ser ingerido nem aplicado puro diretamente na pele). Mas, o chá de lavanda também apresenta o aroma agradável e tem outras qualidades.

O primeiro benefício a ser citado do chá de lavanda não é medicinal, mas faz muito bem: separar um tempo para si e aproveitar o sabor do chá, que é bem gostoso e traz bem-estar na rotina. Pausas são necessárias e melhor ainda se você puder desfrutar o excelente sabor de algo saudável.

Outros benefícios são:

 

O chá de alfazema ou lavanda também é usado em banhos. O aroma, mais uma vez, vai contribuir com a sensação de relaxamento e redução de estresse; e associado com a água quente do banho, seus efeitos calmantes são potencializados. O banho de alfazema também é ligado a benefícios espirituais e purificação, então acaba sendo utilizado também em religiões diferentes — e é comum que as pessoas se sintam mais energizadas ou relaxadas após o banho.

Para prepará-lo, basta fazer uma quantidade maior de chá e jogar sobre o corpo depois do seu banho convencional. Mesmo que você não acredite na relação da Alfazema e espiritualidade, o cheirinho fantástico pode trazer mais bem-estar e disposição! Tradicionalmente, joga-se o chá de alfazema do pescoço para baixo nos banhos, sem molhar os cabelos.

Comprar Alfazema (Lavanda)

Como fazer o chá de Alfazema (lavanda)?

O método de preparo desse chá é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.

Para o chá de Alfazema, a proporção é de 5g da erva para cada xícara (250ml) de água. Além dos sprays ambientais e tinturas, nós oferecemos essa opção de chá aqui na Oficina de Ervas!

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

Chá de alfazema emagrece?

Existem algumas associações da Alfazema e emagrecimento, mas a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e também ajudar no seu tratamento de ansiedade, o que reduz também a compulsão alimentar e sensação de fome. A diurese favorecida por chás também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquido, mas não reduz exatamente a gordura.

Questões metabólicas são complexas e a obesidade não pode ser encarada de forma simplista. Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Comprar Alfazema (Lavanda)

Como cuidar de Alfazema (lavanda) em casa?

Primeiro, vamos lembrar as características dessa planta: A alfazema é um arbusto semiperene que alcança por volta de 70cm de altura, embora suas inflorescências possam deixar a planta com até 1 metro. Seu aspecto ornamental é também muito apreciado, pois suas folhas são verde-acinzentadas e com certa pilosidade (pêlos) em sua textura, parecendo camurça ou veludo. E é claro que não podemos deixar de falar mais sobre a flor da alfazema!

As flores são lilases, muito bonitas e aromáticas. É por isso que plantações de lavanda recebem até turistas! Mas nem sempre florescem, já que sua floração e aroma variam bem com as condições climáticas e tipo de solo onde está plantada. Em geral, prefere solos drenados.

Mas se você quiser plantar em casa, no Brasil pode ser uma tarefa um pouco mais difícil. Aqui na região de Ribeirão Preto, onde fica a Oficina de Ervas, é mais difícil ocorrer a floração da alfazema. Vale lembrar que a cidade, apesar do solo muito fértil, é também muito quente na região noroeste do estado de São Paulo.

Nós não vendemos mudas, mas você pode pegar o chá pronto para uso com a gente! Basta clicar aqui para comprar o chá de Alfazema.

As espécies Lavandula canariensis e Lavandula dentata são melhor adaptadas à maioria dos climas brasileiros, majoritariamente tropicais.

Muita gente também se pergunta se a Alfazema gosta de sol ou sombra: em geral, ela tem preferência por luminosidade, mas avalie se a sua região é ensolarada demais para a espécie da muda que você pegou ou plantou em casa. Observe bem a sua querida plantinha!

Comprar Alfazema (Lavanda)

Alfazema (lavanda): Óleo essencial

Embora seja comum usar as palavras Alfazema e Lavanda para encontrar a mesma planta, é mais comum ver "Óleo Essencial de Lavanda" ou só "Óleo de Lavanda". E o Óleo Essencial de Lavanda é muito popular! Muitas pessoas apreciam apenas por seu aroma agradável, mas existe também o uso mais específico dentro da aromaterapia.

Para relembrar, a aromaterapia aproveita as qualidades terapêuticas de cheiros agradáveis e também usa os óleos essenciais de forma tópica e interna, sendo usados também para tratamentos de pele e até massagens!

Mas nem todo óleo essencial pode ser ingerido, e mesmo aqueles que são indicados para uso interno só recebem indicação por profissionais habilitados.

O Óleo Essencial de Lavanda é usado apenas de forma tópica e aromática. Veja abaixo mais detalhes:

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

Quais são os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda?

Os benefícios são parecidos com aqueles já citados anteriormente:

 

Comprar Alfazema (Lavanda)

Alfazema (lavanda): preço e onde comprar

Você pode comprar a Alfazema no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Referências

https://www.healthline.com/health/what-lavender-can-do-for-you

https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-838/lavender

https://sbpmed.org.br/admin/files/papers/file_5nNqTx9fIBGE.pdf

https://blog.vanhove.fr/wp-content/uploads/2014/12/Chu_Lavender_Pediatric_Education_and_Research_2001.pdf

https://wcti.fb.utfpr.edu.br/anais/individuais/2023/2_39_anais.pdf

https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/6706/1/Lorena%20Barros%20Enis%20-%202018.pdf

https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/a-palavra-lavanderia-tem-algo-a-ver-com-a-flor-de-lavanda/

https://www.cachecreeklavender.com/history-of-lavender.html

https://hitchinlavender.com/lavender-history

https://www.nationalgeographic.com/travel/article/how-provences-lavender-fields-are-transforming-for-survival

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/09/11/como-cultivar-a-lavanda-plantio-e-simples-e-nao-requer-muitos-cuidados.ghtml

https://vamoscomermelhor.com.br/5-dicas-para-plantar-lavandas-em-casa/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Georgenes Cajueiro
Muito bom , bem esclarecedor .
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Georgenes Ficamos muito felizes que tenha gostado de nosso informativo. Se precisar de algum esclarecimento ou orientação, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos