Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais

Com as trocas de estações, nosso sistema respiratório logo sofre: vem tosses, espirros e nariz congestionado. Ainda bem que o mundo natural pode nos ajudar! Um exemplo é o Eucalipto, uma árvore com características excelentes para nos fazer respirar melhor, mesmo no Inverno. Quer conhecer mais sobre o uso dessa planta? Leia o artigo para entender os benefícios e as propriedades medicinais do Eucalipto.

 

O que é o Eucalipto?

Talvez você já conheça o Eucalipto de diferentes formas! Além do popular óleo essencial em prateleiras de farmácias e demais lojas de produtos naturais, muita gente já viu a árvore e sentiu seu aroma ao vento. Mas existem muitos outros detalhes!

O primeiro deles é que Eucalipto corresponde a um gênero botânico que engloba por volta de 700 espécies, todas fazendo parte da família Myrtaceae. Praticamente todas são originárias da Austrália, se alastrando ao redor do planeta com certa facilidade — afinal, ela se adaptou muito bem a outras regiões tropicais e subtropicais, sendo cultivada com facilidade em países no sul da África, no leste e sudoeste Asiático (com destaque para China e Índia), e também no sul da Europa e Américas.

Ou seja, também existe Eucalipto aqui no Brasil e é por isso que muita gente já conhece essa família de árvores de grande porte, que pode chegar até 90 metros e com folhas aromáticas. Em nosso país, encontramos também a espécie cujo nome científico é Eucalyptus globulus Labill, conhecida pelos nomes populares de eucalipto, eucalyptus e eucalipto-limão.

O Eucalipto tem esse nome inspirado em certa característica botânica, que é sua flor ainda fechada ser protegida por uma "capa" (também chamado de opérculo). Então o nome vem do grego "eu" + "kaluptós", que em uma tradução livre significa "bem coberto". Mas não foram os gregos que deram esse nome: ele foi criado por Charles Louis L´Héritier de Brutelle, um botânico francês que cunhou o nome para descrições botânicas em 1788.

Há grande importância econômica no Eucalipto comum pela sua celulose, usada na produção de papel. Em geral, é usado para produção de carvão, madeira e papel. Mas esses eucaliptos não são os mesmos usados para produção de fitoterápicos e óleos essenciais.

O Eucalipto que dá origem a papel é um tipo de árvore bem alta com folhas finas e compridas, mas a árvore que dá origem a produtos medicinais parece mais um grande arbusto e possui folhas arredondadas. Não é ideal fabricar papel com esse tipo de árvore porque sua composição é rica em óleos essenciais, tanto que há relatos do mero toque da folha deixar os dedos grudentos.

Agora que você conhece mais sobre essa espécie, entenda melhor para que serve!

 

Eucalipto: para que serve

Dependendo da região, povos tradicionais de cada país terão usos mais específicos do Eucalipto. Mas, de forma geral, seu principal uso do para o alívio de afecções respiratórias.

As partes utilizadas na fitoterapia são suas folhas. Seus componentes são:

O Eucalipto possui ações:

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem várias versões para você escolher!

O Eucalipto é vendido na forma de tintura, óleo essencial e faz parte também de um xarope nosso muito especial: xarope composto de mel, Guaco, Tanchagem e Eucalipto! (ver produto). Há também opções com xilitol, para quem não pode ingerir açúcar, como diabéticos.

 

E quais são as indicações de uso do Eucalipto?

O principal uso do Eucalipto é para problemas respiratórios que nos acometem principalmente durante o Outono e o Inverno:

Existem estudos in vitro, in vivo (com roedores) e até certos estudos clínicos com humanos na fase I e II que avaliam usos do Eucalipto, embora geralmente associados com outros componentes. Também foram encontrados indícios de ação hipoglicemiante no Eucalipto, mas ainda não há consenso para ser indicado como um grande aliado para a diabetes.

As pesquisas envolvendo Eucalipto concentram-se principalmente em seus óleos essenciais. O limoneno é frequentemente indicado como responsável por efeitos sedativos e relaxantes no corpo, que podem desencadear uma cascata de efeitos benéficos a nossa saúde. O eucalyptol, que compõe boa parte do Óleo Essencial de Eucalipto, tem grande potencial de reduzir respostas inflamatórias nas vias aéreas, ajudando a controlar a hipersecreção e as tosses asmáticas.

Não descartam-se os o funcionamento sinérgico de todos os componentes do Eucalipto, até mesmo em adição com outros ingredientes — como xaropes!

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde — que tipo de condição você está buscando tratar — e a forma que você prefere consumir o Eucalipto. Afinal, esta planta permite diferentes usos, por exemplo em tintura ou xarope. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como usar o Eucalipto da melhor forma.

 

Eucalipto: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Eucalipto é bem tolerado pelo organismo — desde que nas dosagens corretas e uso adequado. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, dificuldade de respirar, tontura e taquicardia. Existem outros lembretes importantes para o uso de Eucalipto:

 

Óleo Essencial de Eucalipto

O Óleo Essencial de Eucalipto (ver produto) é popular pelo seu cheiro que remete à refrescância e limpeza. É muito utilizado em banhos, massagens, saunas e vaporizadores para deixar o ambiente com esse aspecto de purificação e também para desobstruir as vias aéreas. Afinal, muitas pessoas apreciam esse óleo essencial apenas por seu aroma agradável, mas existe também o uso mais específico dentro da aromaterapia.

Para relembrar, a aromaterapia aproveita as qualidades terapêuticas de cheiros agradáveis e também usa os óleos essenciais de forma tópica e interna, sendo usados também para tratamentos de pele e até massagens!

Mas nem todo óleo essencial pode ser ingerido, e mesmo aqueles que são indicados para uso interno, só recebem indicação por profissionais habilitados.

O Óleo Essencial de Eucalipto não pode ser ingerido, sendo usado apenas de forma tópica e aromática. Veja abaixo mais detalhes:

 

Para que serve o Óleo Essencial de Eucalipto?

O uso externo do Óleo Essencial de Eucalipto tem benefícios muito semelhantes com o restante de seus usos medicinais:

 

Como usar o Óleo Essencial de Eucalipto?

Para usar o Óleo Essencial de Eucalipto, vale manter em mente os alertas dados no tópico anterior: nada de ingerir óleos essenciais ou usá-los indiscriminadamente na pele.

O Óleo Essencial de Eucalipto pode ser usado em vaporizadores, o que pode ser bem útil em climas secos e frios quando se está com o nariz congestionado. Aromatizadores e difusores podem ajudar.

Se for usar de forma tópica, não esqueça de óleos e cremes carreadores.

Também existe uma alternativa muito simples para aspirar o aroma:

  1. Aqueça 1 litro de água até ferver
  2. Pingue até 5 gotinhas de óleo essencial de eucalipto
  3. Após esquentar a água e pingar o Óleo Essencial de Eucalipto sobre um recipiente, por exemplo uma bacia média, incline-se sobre a bacia para aspirar os vapores. Inale por até 10 minutos.

Você pode colocar uma toalha sobre a cabeça para que cubra tanto você quanto a bacia, isolando o vapor. É necessário muito cuidado para não se queimar — então nada de ficar com o rosto muito perto ou tentar suportar o calor se estiver muito quente. Não é recomendável fazer essa inalação caseira com crianças, alérgicos ou pacientes que, por alguma razão/doença como doença de Parkinson, tenham mais chances de derrubar a bacia com água quente em si mesmos.

 

Eucalipto: preço e onde comprar

Você pode comprar o Eucalipto no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Referências

https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/eucalipto

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/informacoes_sistematizadas_relacao_nacional_plantas_medicinais_interesse_sus_eucalipto.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caliptra

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eucalyptus

https://www.mdpi.com/2311-7524/7/11/450

https://en.wiktionary.org/wiki/eucalyptus

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxeev8l3mpko

https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/22140/24164

https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Eucalyptol

https://openagriculturejournal.com/VOLUME/10/PAGE/52/

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/EUCALIPTO-1.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024 Informativo Saúde do coração em dia: Como cuidar desse órgão de forma natural 03 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos