Como fortalecer seus músculos com a ajuda de plantas medicinais

No primeiro informativo deste ano, vamos falar sobre um tema que é muito buscado por pessoas mais jovens, mas que é de imensa importância para pessoas de todas as idades: o fortalecimento muscular.

Muitas vezes, quando pensamos em fortalecimento muscular, vem à mente uma pessoa forte, musculosa, com saliências por todo o corpo. Mas fortalecer o músculo é muito mais que questão de estética, é uma questão de saúde.

Por isso, vamos falar sobre a importância de fortalecer os músculos e como as plantas medicinais podem ajudar a atingir esse objetivo tão benéfico para seu corpo.

Por que fortalecer os músculos?

Existem muitos motivos para fortalecer os músculos. Alguns querem se sentir mais atraentes e ter mais força física. Outras querem acabar com as dores na lombar, nas pernas ou braços. Mas, além desses benefícios estéticos e para a saúde, o fortalecimento dos músculos previne e ameniza problemas futuros na saúde.

Com o envelhecimento, passamos a ter mais limitações funcionais. Nossa densidade mineral óssea diminui e perdemos força e massa muscular. Mas há muitas evidências de que, com os estímulos corretos, conseguimos manter um bom nível de resistência e força muscular ao envelhecermos.

Assim, ficamos menos expostos a problemas musculares ou decorrentes da fraqueza muscular que aparecem com a idade mais avançada. Olha só alguns dos benefícios de fortalecer os músculos:

Com isso, a pessoa fica menos predisposta a sofrer com bursite, tendinite, artrose, artrite, além de outras doenças musculares e articulares que vão surgindo com a idade.

Leia também: O que é fibromialgia e como tratar seus sintomas com fitoterapia

Como fortalecer os músculos de maneira natural?

O fortalecimento dos músculos é algo que precisa ser trabalhado ao longo do tempo e com paciência. É importante aliar exercícios físicos a uma rotina alimentar balanceada. Não adianta começar a academia levantando uma quantidade exagerada de peso. Isso irá sobrecarregar o corpo, causar dores e lesões, o que acaba por desestimular a pessoa na prática de exercícios. Também não é recomendado iniciar dietas radicais que comprometam os níveis de colesterol, glicose, etc.

Confira uma lista dos pontos importantes na busca pelo fortalecimento muscular:

Exercícios físicos para fortalecer os músculos

O primeiro passo para quem busca fortalecer os músculos é a atividade física. A perda de massa muscular é um processo natural depois dos 40 anos. Mas é fato que pessoas que praticam exercícios físicos regulares desde cedo apresentam uma perda de massa muscular menor em comparação com pessoas sedentárias.

Para praticar atividade física com segurança, é importante buscar um bom profissional da área. Ele irá recomendar os exercícios adequados para seu tipo físico, idade e seus objetivos de treino.

As opções podem variar desde a tradicional musculação com aparelhos de academia ao funcional, pilates, hidroginástica, etc. Vai depender da sua necessidade e disposição física, como também de questões de saúde preexistentes.

A atividade física deve ser um hábito realizado com frequência, disciplina e disposição. Por isso, muitas pessoas contam com suplementos para ter mais energia durante os treinos. E, como o objetivo é ficar mais saudável, nada melhor do que utilizar suplementos naturais à base de plantas para ajudar o organismo antes, durante e após os exercícios. A seguir vamos falar de alguns fitoterápicos que podem ajudar nessa caminhada.

Plantas para dar energia durante o treino

As melhores plantas para aumentar o nível energético do organismo na hora dos treinos são:

Plantas estimulantes têm propriedades que ajudam o organismo a ter mais energia para se exercitar. Já a ação tonificante dá mais força para o corpo realizar os exercícios. E as plantas com ação revigorante ajudam o corpo a se recompor do esforço físico e se recuperar mais rapidamente para o próximo treino.

Leia também: Sedentarismo e exercícios físicos na terceira idade

Plantas que aumentam a massa muscular

Além de plantas que dão aquela animada na hora do treino, também existem ervas que facilitam o aumento da massa muscular e vão ajudá-lo a atingir seus objetivos mais rapidamente. Olha só:

Quer saber mais sobre Creatina? Leia aqui!

Plantas para dores musculares

Quando estamos sedentários e passamos a praticar atividade física, é comum sentirmos dores até o corpo se acostumar com a rotina de treino. Para ajudar nessa fase e não se sentir desestimulado, existem fitoterápicos que controlam e reduzem as dores musculares. Veja alguns exemplos abaixo:

Dieta equilibrada para ter músculos fortalecidos

O exercício físico aliado a uma dieta balanceada irá favorecer ainda mais o fortalecimento dos músculos. Ela deve incluir carboidratos, proteínas e aminoácidos, além de outros nutrientes de uma forma equilibrada. Consumir carboidrato antes do treino ajuda a proteger os músculos da queima por falta de glicogênio. Já o consumo de aminoácidos pode ajudar a reduzir a fadiga muscular.

Uma boa dieta é regada a alimentos naturais: frutas, verduras, oleaginosas, leguminosas. No entanto, alguns alimentos se destacam quando o assunto é fortalecer os músculos. Confira alguns deles:

Por fim, existe uma dica essencial que deve sempre ser seguida por todos, inclusive quem busca o fortalecimento dos músculos: Beber água. Manter-se hidratado é essencial para repor a água do corpo após os exercícios, como também para favorecer o funcionamento do organismo na recuperação dos músculos e nos demais processos biológicos do corpo.

Músculos saudáveis, corpo saudável

Agora que você já sabe a importância de fortalecer os músculos e como a fitoterapia pode ajudar, é hora de colocar o conhecimento em prática.

Comece com exercícios de baixo impacto e vá aumentando a intensidade aos poucos para não se sobrecarregar. Não é preciso dietas radicais cheias de proteína e suplementos mirabolantes para ganhar músculos. Respeite seu tempo e seu organismo que os benefícios virão!

Esperamos que tenha gostado deste informativo. E, se tiver alguma dúvida, conte com a equipe da Oficina de Ervas para te ajudar.

Fale com um fitoterapeuta, clicando aqui.

 

REFERÊNCIAS

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/11/fortalecer-musculos-protege-tendoes-e-articulacoes-e-reduz-risco-de-lesoes.html

https://blogeducacaofisica.com.br/fortalecimento-muscular/

https://www.clararesidencial.com.br/blog/quais-sao-as-principais-causas-da-fraqueza-nas-pernas-de-idosos/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/fortalecer-os-musculos-e-importante-para-proteger-ossos-e-articulacoes.html

https://exame.com/casual/10-alimentos-saudaveis-que-ajudam-a-aumentam-os-musculos/

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/14-alimentos-que-ajudam-a-acelerar-a-recuperacao-muscular,d186bdf90372cb0914e11c070e8fd7d84sy4ew63.html

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Marcio
Estou com 41 e quando ia pra academia regularmente não sentia dores, com essa pandemia parei de treinar e comecei a sentir as dores nas costas, além do ganho de peso.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marcio, agradeço por seu comentário. Estamos sempre à disposição.


• Elisabete Fátima moreira
Muito interessante ,gostei das dicas ,ainda não faço exercícios físicos ,saber nunca é D+ vou começar e tentarei seguir as dicas ! Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Elisabete. Fico feliz que tenha gostado das informações. Espero que você consiga inserir os exercícios na sua rotina para o seu bem estar. Estamos sempre à disposição.


• Rubens Pedro Domingues
Muito grato pelas dicas, elas são muito importantes para nós idosos. 🙏 👏👏👏
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rubens. Ficamos felizes em saber que você gosta das nossas dicas. Estamos à disposição sempre que precisar.


• Ignez
Adorei o conteúdo, entrarei em contato. Grata
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ignez. Agradecemos muito seu comentário. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo nosso e-mail ou WhatsApp (016) 98234.0111. Estamos sempre à disposição.


• Lucila Chessa Lourena
Gratidão pelas dicas. É o que mais necessito ver e praticar no momento. Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Lucila. Que bom que você gostou das dicas. Agradeço pelo comentário. Estamos sempre à disposição.


• Sandra Silveira
Simplesmente amei amo chá e coisas naturais fiquei muito feliz em saber um pouco mais
⇒ Oficina de Ervas: Oi Sandra. Nós é que ficamos felizes!!! Agradeço por seu comentário e estamos sempre à disposição.


• Maria lionete Hoffmann
Muito obrigada adorei todas as informações 😃😊
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Fico feliz que tenha gostado de nosso informativo. Estamos sempre à disposição.


• maurilio de jesus noguira
QUAL O PRODUTO E ONDE ENCONTRO PARA COMPRAR
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maurílio. O produto e a dosagem pode ser orientado por nossos fitoterapeutas de acordo com suas necessidades. Entre em contato conosco. Estamos à disposição.


• Helena
Gosto muito das informações desse site. Sou vegana e creatina é nova pra mim, na fitoterapia
⇒ Oficina de Ervas: Olá Helena. Ela pode ser usada para fortalecer músculos e se trata de um aminoácido, e não propriamente de um fitoterápico. Na nossa página tem mais informações sobre ela. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• Ana Claudia Gueff Dos Santos
Bom dia ! Estou sofrendo com artrose em todas as juntar do pescoço para baixo. O médico recomendou exercícios físicos,mas gostaria de alguns remédio natural também ,qual.posso tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Pode fazer o uso da Boswellia Serrata e a Erva Baleeira. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos citados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• S.Santos
Artigo ótimo é aquele que você lê do início ao fim, inclusive os comentários. Muito obrigado pelas dicas e pediria algo específico para fortalecer a musculatura peito e costa, pois tenho dores neuropáticas consequência de um pré diabetes e herpes zoster. Desde já muito obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Crisólita Oliveira Silva Targino
Amei
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Crisólita Ficamos felizes que nossos informativos foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos