Descubra sobre a doença que atinge 60 milhões de brasileiros: Colesterol Alto

Hoje vamos falar dele... o grande temido... que todos falam sobre, mas poucos de fato compreendem.

Sabe de quem estamos falando, né? Do colesterol!

E como já é tradição, começamos trazendo a você muitas estatísticas para já chegarmos com tudo. Vamos lá?

Dados sobre o colesterol 

Dados da Vigitel – de 2016 e da SBC.

O que é o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura presente no sangue e em todos os tecidos do corpo, sendo essencial para o funcionamento do organismo.

Veja abaixo algumas funcionalidades importantes relacionadas ao colesterol em nosso corpo:

O colesterol pode ser produzido pelo próprio corpo ou pode ser obtido por certos tipos de alimentos. E apesar de sua importância, ele pode trazer várias complicações quando em excesso.

Colesterol bom e colesterol ruim – entenda suas diferenças

Existem dois tipos de colesterol:

Por isso, é importante manter o HDL alto e o LDL baixo, que significa que o colesterol bom está limpando as artérias e o colesterol ruim está saindo do corpo.

Complicações do mau colesterol alto

Quando o colesterol fica acumulado nas veias e artérias, elas começam a ficar entupidas. Com essa obstrução, o coração recebe menos oxigênio e nutrientes, levando à doenças como:

Sintomas do mau colesterol alto

Não há sintomas do colesterol alto em si, mas há sintomas que começam a aparecer quando as artérias estão entupindo:

Quando as placas ocorrem nas artérias cerebrais, podem aparecer outros sintomas, como:

Como posso descobrir antes dos sintomas aparecerem

É preciso manter os exames em dia e acompanhar os níveis de colesterol.

Quem tem histórico familiar tem que fazer o acompanhamento desde a infância. A partir dos 20 anos, os exames devem ser feitos de 5 em 5 anos e, a partir dos 35 anos, devem ser feitos anualmente.

Causas do colesterol alto

As causas podem ser diversas e geralmente estão ligadas ao estilo de vida. Confira abaixo algumas práticas rotineiras que elevam o mau colesterol:

Há também outros fatores de saúde que podem estar relacionados, como:

Como tratar e prevenir o colesterol alto

Existem remédios usados para diminuir o colesterol ruim, mas o recomendado geralmente é uma mudança no estilo de vida, com hábitos como:

Há plantas que também podem ajudar nesse processo, como:

Além dessas plantas, há também o Ômega 3 e o DHA, que são extraídos de peixes.

Recomendação de dieta

Vários alimentos podem ajudar no controle do colesterol ruim e aumento do colesterol bom:

Também é possível substituir alimentos que você já consome por outros parecidos e mais saudáveis.

Sugestões de troca de alimentos:

Dessa forma, além de manter o colesterol controlado, você ainda vai ter uma vida mais longa e saudável. Legal, né?

Afinal, saúde não é uma escolha, é uma necessidade!

Ainda está com dúvidas? Fale com um fitoterapeuta clicando aqui!

 

Fontes que usamos neste informativo:

IBGE

https://sidra.ibge.gov.br/tabela/4552

Fator de risco: Colesterol

https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/colesterol

Alimentos amigos do colesterol

https://www.einstein.br/noticias/noticia/alimentos-amigo-do-colesterol

A importância da alimentação para o controle da dislipidemia

https://www.einstein.br/noticias/noticia/importancia-alimentacao-para-controle-dislipidemia

Saiba como medir o nível de colesterol e aprenda a controlá-lo

https://www.einstein.br/noticias/noticia/como-medir-nivel-colesterol-aprenda-a-controlalo

Dislipidemia: alterações no colesterol total e suas frações

https://www.einstein.br/noticias/noticia/dislipidemia-alteracoes-colesterol-total-e-suas-funcoes

Quatro em dez brasileiros adultos têm nível de colesterol alto

https://noticias.r7.com/saude/quatro-em-dez-brasileiros-adultos-tem-nivel-de-colesterol-alto-08082018

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Izabel Brandao Brito
colesterol alto,no momento até o último exame que fiz está ccontrolado
⇒ Oficina de Ervas: Oi Izabel, que bom. Como é um problema que não apresenta sintomas, realmente é importante fazer os exames periodicamente, né? Estamos sempre à disposição para qualquer informação.


• Jailson Dantas de araujo
E bom aprender conviver com colesterol e aprender combater o colesterol
⇒ Oficina de Ervas: Oi Jailson. Realmente é bom fazer os exames e o controle do colesterol enquanto ele não está muito elevado. Estamos à disposição caso queira alguma informação.


• Paula
Bom dia Para baixar o colesterol quanto tempo usar o chá de alcachofra ?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Paula. A alcachofra é um alimento e o chá pode ser de uso contínuo. É importante que faça exercícios físicos e um regime de restrição a alimentos ricos em gorduras saturadas. Você pode acrescentar na sua alimentação alguns alimentos ricos em ômegas 3 e 6, como peixes, castanhas, linhaça, chia e muita fibra. Além do chá das folhas de alcachofra, que devem ser de boa procedência para que tenha ação, você pode também usar a berinjela, ômega 3 em cápsulas, resveratrol, curcuma, melão de são caetano e chá verde. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Garabet Giovoglanian
Acs. da Fitoterapeuta Bôa Tarde, ...Tomo a liberdade de contatar, para saber, para o bom funcionamento do FÍGADO, dentre os alimentos(?), verduras(?), legumes(?), frutas(?),plantas(fitoterapia), e dentre os suplementos(se é que existe?) quais...,mais, mais, mais é bem eficaz?..., solicito se possível, enumerar na sequência! Atenciosamente, Garabet Giovoglanian - Tel.: 11 3326-1789res.Vivo e Cel.:11 95481-5225Tim giovoglaniangar@gmail.com
⇒ Oficina de Ervas: Oi Garabet, tudo bem? Para o bom funcionamento do fígado, dentre os alimentos, aqueles que tem o sabor amargo são muito bons, como o jiló, alcachofra, chicória e jurubeba. Também alimentos ricos em ômega 3 como peixes (sardinha, cavala, salmão). O Ômega 3 existem em cápsulas também, como suplemento. Dentre as plantas que são consideradas fitoterápicos, as mais usadas são o Cardo Mariano, alcachofra, Carqueja e picão preto. Inclusive, essas plantas são indicadas para tratar gordura no fígado, má digestão e outras doenças hepáticas. Você pode entrar em contato direto com nossa equipe pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111 para qualquer dúvida. Abraços.


• SIMONE ALICE MOTA PESSATO
Gostei muito desta matéria, vou seguir as recomendaçoes, estou com o colesterol auto, precisa mesmo destas dicas, so nao consigo evitar a cerveja, mas na alimentação estou consegluindo seguir as regras, os exercicios tambem esta um pouco dificil de me adaptar, trabalho 8 horas por dia, nao consigo achar tempo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Simone. A mudança de hábito é lenta mesmo, mas o segredo é não desistir! Se você precisar de alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Luis Fernando Pizzone
Boa tarde O meu colesterol esta muito alto, estou tomando o Plenance EZE 20mg + 10mg á dois meses mas não esta abaixando o que voçe me recomendaria para me ajudar, junto com esta medicaçao que estou tomando Grato Fernando
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fernando. O controle do colesterol depende de outros fatores também, como hereditariedade, estilo de vida, alimentação, obesidade, estresse, idade, etc. Existem plantas que podem auxiliar no controle do colesterol, mas a resposta é lenta, dependendo de todos esses fatores que citei acima. Deixo aqui algumas opções que você pode acrescentar: https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra https://www.oficinadeervas.com.br/cha-verde https://www.oficinadeervas.com.br/berinjela https://www.oficinadeervas.com.br/lecitina-de-soja Para melhor orientar sobre o seu caso, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade/peso/altura, qual a taxa atual de colesterol, se tem algum outro problema de saúde, se faz uso de outros medicamentos além do Plenance EZE, qual a sua rotina, se pratica exercícios físicos, desde quando tem o colesterol elevado. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos