Menopausa: Sintomas, Tratamentos naturais, Sugestões Fitoterápicas

O que é a menopausa? Em que idade começa?

Sendo um período fisiológico após a última menstruação feminina, a menopausa frequentemente tem início em mulheres com idade após os 45 anos. A menopausa também é caracterizada pelo encerramento dos ciclos de ovulação e também menstruais.

Alguns incidentes podem ajudar a mulher a identificar o início desse intervalo de tempo e como se preparar para essa fase. Após o último fluxo menstrual, ela entra num período chamado de climatério. O climatério é a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva, e o corpo reage perante essa mudança. A mudança mais forte é a interrupção na produção de estrogênio e progesterona que são os hormônios femininos.

Mesmo que seja uma fase comum a todas as mulheres, é preciso estar ciente que ela causa alguns sintomas, e tratamentos são disponibilizados para minimizar os efeitos desse momento.

Sintomas da menopausa

O climatério não possui uma data definida para começar, porém alguns sintomas servem de sinais para o momento próximo da transição.

calor menopausaAlterações no humor e no corpo, incômodos como ondas de calor, suor excessivo e cansaço são os sintomas mais comuns durante esse período. Porém, é a intensidade do fluxo menstrual que caracteriza o início da menopausa

Além das mudanças comuns, outros sintomas podem ocorrer na mulher e que a afetam tanto no aspecto físico como também no comportamental. Suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, ressecamento vaginal, batimentos cardíacos mais acelerados, problemas de memória e concentração e até osteoporose podem ser sintomas decorrentes da menopausa.

Entretanto, nem todas as mulheres sentirão esses sintomas. Eles variam de mulher para mulher e como o metabolismo reage frente a essa transformação. Outros casos, por exemplo, que se encaixam nesse conceito são os calafrios, incontinência urinária e aparecimento de espinhas, porém são sintomas menos frequentes de ocorrer mas que podem ser comuns dependendo do organismo.

Tratamentos para menopausa

Consultando um ginecologista, a mulher terá conhecimento de qual tratamento será mais adequado para minimizar os efeitos do climatério. O mais comum é a reposição hormonal com medicamentos alopáticos e/ou fitoterápicos que faz com que a progesterona e o estrogênio voltem a níveis satisfatórios no organismo amenizando os sintomas da menopausa.

Fitoterapia auxilia na menopausa

Muitas plantas medicinais são recomendadas durante essa fase. Plantas como Vitex, Amora, Cimicifuga, Yam mexicano, Dong quai, Red clover/Trevo vermelho são boas opções para amenizar os sintomas do climatério.

Tem dúvidas? Fale com um fitoterapeuta clicando aqui.

Comentários


  • Liliam
    Bom tenho 41 anos e não sei se to entrando na menopausa praticamente meu ciclo menstrual veio assim bem pouco não precisei usar moldes mas toda vez que eu ia urina saia um pouco mais de sangue fiquei 13 dias assim nos pingos será menopausa
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Liliam, tudo bem? O período do climatério, que antecede a menopausa, pode ter sintomas variados e um deles é esse, mas para ter certeza é importante que você faça uma consulta com o seu ginecologista. Assim ele pedirá exames das taxas hormonais e os demais se houver necessidade. Como você ainda é nova, pode ser que consiga regularizar a menstruação com medicamentos alopáticos ou plantas, mas antes disso, o mais importante é saber o diagnóstico médico correto. Pode entrar em contato conosco pelo emai farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16)98234-0111 assim que tiver o diagnóstico. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Menopausa: Sintomas, Tratamentos naturais, Sugestões Fitoterápicas