Benefícios do Ipê Roxo: para que serve e como tomar

O ipê roxo é uma árvore muito bonita que todo brasileiro conhece. Mas você sabia que ele pode te ajudar a cuidar da saúde? Veja neste artigo quais são os benefícios do ipê roxo, para que serve, como tomar e muito mais!

 

Descrição do ipê roxo

O nome científico Tabebuia avellanedae Lorentz pertence a uma árvore muito popular no Brasil, o nosso querido ipê roxo!

O ipê roxo é uma árvore frondosa, que pode atingir até 35m de altura e possui madeira muito dura e resistente, tanto que é utilizada na construção civil. Faz parte da família Bignoniaceae e é conhecida por outros nomes científicos, como Handroanthus heptaphyllus, Tabebuia impetiginosa, Tecoma avellanedae e Tecoma impetiginosa, mas popularmente chamamos o ipê roxo por Ipê Preto, Paud’arco roxo e Piúna. Em espanhol, é parecido: Palo d’arco, Ipé Roxo e Lapacho Rosado; em tupi, Tayi; já pelos povos indígenas kallawayas, Tahebo.

Então já deu para perceber que essa árvore é nativa da América do Sul, encontrada tanto no Brasil quanto em países vizinhos como a Bolívia, Argentina e Peru.

Floresce entre Maio e Agosto, uma estação mais seca nas regiões onde cresce. Apesar de perder suas folhas, as flores do ipê roxo chamam muita atenção e são apreciadas por todos! Assim, essa árvore bela e resistente costuma ser popular na arborização urbana.

As partes utilizadas são as cascas e, de um modo geral, o ipê roxo contém:

Benefícios do ipê roxo: para que serve

O processo de retirada da casca — da maneira correta — pode demorar e não é prático para a maioria das pessoas, sem falar que existe o risco de causar danos à árvore se não for feito do jeito adequado. Portanto, é recomendado adquirir o ipê roxo de farmácias especializadas, que oferecem versões da casca do ipê roxo de forma segura e em diversas formas, como tinturas, extratos fluídos, cápsulas de pó e cápsulas de extrato seco.

O ipê roxo possui ações:

 

E quais são as indicações de uso do ipê roxo?

Por seus efeitos analgésico e anti-inflamatório, o ipê roxo é usado para tratar:

 

O lapachol é um princípio ativo presente no ipê roxo que apresenta resultados positivos para o tratamento de:

 

Além destes benefícios, podemos contar com o ipê roxo para:

 

E por fim, vale lembrar que o ipê roxo é usado também na forma de banhos de assento para:

 

Ipê roxo: efeitos colaterais e contraindicações

Alguns pacientes podem apresentar náuseas e vômitos.

O ipê roxo é contraindicado para grávidas, lactantes e pacientes que usam anticoagulantes.

Os pacientes que estejam fazendo tratamentos com anticoagulantes deverão se abster de ingerir este produto sem conselho médico, já que pode haver a possibilidade de potenciação do efeito anticoagulante.

 

Dosagem usual recomendada

Chá por decocção: tomar de 1 a 3 vezes ao dia;

Extrato fluido: de 0,5 a 2 gotas por quilo por dia, dividido em 3 tomadas;

Tintura: de 2 a 4 gotas por quilo por dia, dividido em 3 tomadas;

Cápsula de pó: de 300 a 500 mg, tomado de 2 a 3 vezes ao dia;

Cápsula de extrato seco: de 200 a 300 mg, tomado de 2 a 3 vezes ao dia.

Evite doses elevadas por tempo prolongado devido ao efeito anticoagulante.

 

Ipê roxo: preço e onde comprar

Você pode comprar o ipê roxo no nosso site, clicando aqui.

O preço varia de acordo com o tipo de produto selecionado - tintura, extrato fluido, chá ou cápsulas. No caso das cápsulas, vale lembrar que o preço varia também conforme a miligramagem e a quantidade de cápsulas no pote.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/IP%C3%8A-ROXO.pdf

http://www.esalq.usp.br/trilhas/medicina/am21.htm

https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Tabebuia.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Handroanthus_impetiginosus#cite_note-9

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Tânia Maria
Excelente cicatrizante!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Tânia, Sim! O Ipê Roxo também é um excelente cicatrizante, além de outros tantos benefícios e sua beleza exuberante. Quando quiser tirar suas dúvidas ou conversar com um de nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato conosco clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos sempre à disposição.


• Mari
Quantos dias posso tomar o chá . Tenho que voltar a tomar voltando as dores da hérnia de disco?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mari. O Ipê Roxo possui ação anti-inflamatória e analgésica e você pode tomar o chá enquanto sentir dores. No entanto, ela não tem ação para diminuir a perda de cartilagem das vértebras. Nesse caso é indicado o uso do UC II 40mg, pois é um colágeno específico para as articulações. https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Kenia Alves de Oliveira
Posso tomar antes ou depois ou durante a menstruação??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, durante o período menstrual existe a possibilidade de aumentar o fluxo.


• Nayara
Faço uso de xarelto 15 mg posso fazer uso do ipê roxo e por quantos dias pode se usar!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Nayara, Não sugerimos que use o Ipê roxo com o xarelto por conta de uma grande probabilidade de interação medicamentosa que pode causae risco de hemorragia interna. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Railda Gomes
Bom dia, comprei ontem a casca de ipê. Para minha mãe que trata de um tumor no intestino ela perde sangue nas fezes bem visível. Quero saber se tem algum problema?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Railda, Não sabemos a procedência da planta que comprou para poder afirmar se terá problema. Além disso, o Ipê Roxo pode interferir na coagulação sanguínea. Ele não é recomendado se ela faz uso de anticoagulante ou antiagregante plaquetário, como o AAS por exemplo. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Silvana Aparecida da trindade Bueno
Estou com câncer no rim Seguindo procedimentos para cirurgia devo tomar ? Ipê roxo ? Tenho diabetes
⇒ Oficina de Ervas: Olá Silvana, Para te orientar nesse caso, peço que entre em contato com nossos fitoerapeutas para que possamos saber sobre o caso com mais detalhes. Informe a sua idade, que medicamentos você toma, quando tem a cirurgia agendada, desde quando tem câncer no rim, que sintomas apresenta, qual a sua rotina, como é sua alimentação, etc. Segue o link para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• eunice carvalho junior
eu tenho artrose e artrite vou começar tomar o chá hoje. Deus abençoa vcs.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eunice. O Ipê Roxo tem ação anti-inflamatória e analgésica e pode ser usado para aliviar os sintomas. Se você não estiver fazendo tratamento para evitar o desgaste das articulações, poderá usar o UC II 40mg. Este é um colágeno específico para as articulações. Deixo aqui o link do UC II para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Caso queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Maria paulina sobrinho
Faço tratamento de betainterferona pra esclerose múltipla tem algum problema se eu tomar ipê roxo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune e é importante tomar cuidados quando se trata de usar plantas que aumentam a imunidade, como é o caso do Ipê Roxo. Se você tem interesse em usar esta planta para sintomas de inflamação, dor ou outro sintoma, existem plantas que podem ajudar sem interferir no tratamento que você faz para manter a imunidade controlada. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores esclarecimentos. Informe sua idade, suas necessidades e sintomas, que medicamentos usa, etc Segue o link: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Carlos Alberto Bispo
Tenho pressão alta controlada , a próstata inchada, Ma circulação posso tomar o chá de IPE roxo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carlos Clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas qual sua idade e quais medicamentos faz uso: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Encarnação de Oliveira Abreu
Epê roxo ê bom para evitar pólipos no intestino e nos rins
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Encarnação. O Ipê Roxo tem essa propriedade, além de tantas outras, principalmente como anti-inflamatório. https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Caso queira alguma informação, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jeanne
Olá, quem tem CA no pulmão e metástase na cabeça pode usar o chá do ipê roxo? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jeanne. O uso do Ipê Roxo como antitumoral pode ser feito na forma de chá, cápsulas, extrato fluido, ou tintura. A ação é a mesma. https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Caso você queira consultar um de nossos fitoterapeutas a respeito das suas necessidades, entre em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cicera da cruz Gonçalves
Tenho fibrialmogia como posso usar o Ipê roxo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cícera. Para fibromialgia pode usar o Ipê Roxo na forma de extrato seco, junto com a Unha de Gato. Essa é a forma mais concentrada e indicada para problemas mais sérios de dor e inflamação. Geralmente se toma 1 cáps 3 vezes ao dia de Ipê Roxo E.S. 150mg + Unha de Gato E.S. 150mg. No entanto, como a fibromialgia é um problema decorrente do estado emocional, é importante que esteja fazendo algum tratamento para isso. https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Para maiores orientações, clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Dalva Bauch
Olá tenho gordura no fígado. Posso usar o IPE roxo? Ele ajuda nesse caso? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Dalva Para gordura no fígado a gente indica a Silimarina, que é o princípio ativo isolado da planta Cardo Mariano. Dentro da fitoterapia, ela é uma das mais eficazes para gordura no fígado. Clique no link abaixo e veja mais informações sobre a Silimarina: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para mais orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ligia
Olá gostaria de saber se posso fazer uso do ipê em cápsulas, tenho gastrite com começo de úlcera e refluxo e já fiz o tratamento para a hpilore também mais sinto q ainda não estou totalmente curada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lígia O Ipê Roxo é indicado sim para úlceras e gastrites. No entanto, é contraindicado para quem faz uso de anticoagulante ou antiagregante plaquetário. Seu uso não pode ser prolongado. Sugiro que use a Espinheira Santa, que também possui ação cicatrizante e analgésica, sendo mais segura do que o Ipê Roxo. Para mais orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Para ver mais informações sobre a Espinheira Santa clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Estamos à disposição.


• Aline Silva Alves
Qual a forma correta de preparar o chá de Ipê Roxo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Aline. Você pode colocar 1 colher de café do pó de ipê roxo em 1 xícara de água fervente. Abafe e deixe até esfriar. Caso você tenha o ipê roxo na forma de pedaços da casca, tem que fazer a decocção, que é deixar em fervura por uns 5 minutos, pois os pedaços são partes mais duras e difíceis de extrair os ativos. Se você precisar de alguma orientação, clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvana Fajardo
Olá, me indicaram o extrato de ypê roxo para tratamento de síndrome fúngica, não faço uso de nenhuma medicação, mas os fungos proliferam quando meu organismo debilita, seja por alguma alimentação, antibióticos ou stresse, vocês sabem se ele seria indicado para isso? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Silvana Uma das ações do Ipê Roxo é a antifúngica. Mas, para que possamos ajudá-la melhor, clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e se sim, qual (is): https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Margareth
Boa tarde! Quem tem problema de hipotireoidismo pode tomar o chá de ipê roxo? Grata!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Margareth Reações adversas: Em diversos ensaios clínicos, o lapachol tem demonstrado provocar em alguns pacientes sentem náuseas e vômitos. Os pacientes que estejam sendo submetidos a tratamentos com anticoagulantes deverão se abster de ingerir este produto sem conselho médico já que podehaver a possibilidade de potenciação do efeito anticoagulante.É contraindicado o uso durante a gravidez, por ser popularmente abortivo. Não influencia na tireóide. Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Lucia Alves da Silva
Tenho mioma posso tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lúcia Para mioma uterino os principais são a Unha de Gato e Uxi Amarelo. É possível sim acrescentar o Ipê Roxo, caso não faça uso de anticoagulantes ou antiagregante plaquetário, como o AAS, por exemplo. Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre os fitoterápicos mencionados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Para dúvidas e orientações clique nos links abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• jaqueline francisco
Boa tarde, estou com tumor no reto, posso tomar o chá de ype roxo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jaqueline Para que receba uma orientação, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento e qual tratamento está fazendo. Estamos à disposição.


• Mary
Olá! Comecei a tomar capsula de ipê roxo pra ação anti fúngica … não sei se foi ele minha língua no 2 dia ficou muito vermelha .. estou tomando vitaminas e Clorella pois tive COVID há 1 mês . Seria efeito do ipê roxo minha língua vermelha ?… alguma contra indicação ? Obrigada !
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mary. Pode ter sido o Ipê Roxo ou alguma coincidência. Suspenda o uso por algum tempo e veja se melhora. Depois volte a tomar e se ocorrer novamente, suspenda o uso e entre contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• ROSILDA FIGUEIREDO PORTO
Olá....tenho espessamento endometrial. O IPE roxo serve? Obgda
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosilda, O Ipê roxo tem ação anti-inflamatório, mas tem que aguardar o diagnostico do médico para saber qual é o motivo do espessamento. Deixo o link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta para que possa entrar em conato com os nossos fitoterapeutas. Ficamos a disposição.


• Céu
Olá boa tarde eu fiz tratamento para o câncer do colo do útero e recomendara-me tomar o Chade ipê roxo ,como devo tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Céu Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Alzimara nobrega
Tenho retocolite ulcerativa no momento tenho a doença ativa, posso tomar o ype roxo ? Muito obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alzimira Gostaríamos de te orientar melhor, pois existem plantas mais específicas para retocolite, como a Boswellia por exemplo. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Boswellia: https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Juliane Caravieri Martins
Bom dia! Estou com tendinites de ombro e nos joelhos, na área chamada pata de ganso, por quanto tempo posso usar o Ipê Roxo em cápsulas que vocês manipulam? Também trato gastrite por isso não posso usar anti-inflamatórios
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Juliane Para que nossos fitoterapeutas possam te orientar melhor, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos a disposição.


• Thaís santiago
A pessoa hipertensa pode tomar o chá de ipê roxo? A pessoa qui tem susto nos rins pode tomar ipê roxo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Thaís Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Agnaldo Araujo de Macedo
Bom dia a todos vocês.Gostaria de saber se eu posso fazer uso do chá das casca do ipê roxo pra cicatrizar problemas de tireóide problemas de hérnia iguinal já operada Hérnias de disco e principalmente um furúnculo com pus que apareceu na minha virilha lado direito próx a região onde tem a tela da cirurgia que foi feita na hérnia iguinal e se serve também pra inflamação nos tendões do braço esquerdo devido a um acidente foi operado mais ainda hoje dói porque foram tendões cortados e não ossos separados. E se também este chá é bom pra refluxo pra pressão alta coração acelerado onde ambos faço uso de medicamentos de farmácia . gostaria também de saber se é bom também pra tumor no reto e no intestino delgado sendo que ambos são benignos e se também serve pra cisto de baker (cisto de água atrás do joelho direito que dói muito na hora de agachar pra pegar alguma coisa minha idade tenho 53 anos e 23 cirurgias de um acidente automobilístico onde os três médicos ortopedistas que cuidaram de mim disseram que se escapasse com vida iria ter várias cequelas e por Último provavelmente não iria mais caminhar nem de moletas e hoje eu caminho ainda estou na ativa 32 anos de serviço sgt da PM do pi só trabalho interno mais com muitas sequelas de alguns movimentos mais gostaria que todos vocês me ajudasse em nome do senhor Jesus Cristo nosso eterno pai acredito que só estou vivo pelo fato de até hoje nunca te batido em ninguém e nem atirar em ninguém ao longo destes mais de 32 anos de serviço e com isso Jesus Cristo me preservou até aqui.
⇒ Oficina de Ervas: Agnaldo, boa tarde O ipê roxo possui ações: Analgésica Anti-inflamatória Antibiótica Antitumoral Cicatrizante Imunomoduladora Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Para que nossos fitoterapeutas te orientem melhor, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Informe todos os problemas de saúde e os medicamentos que faz uso. Estamos à disposição.


• Isabel Henriques
Tenho anemia devido a fluxo mestrual abundante! Não faço uso de anticoagulante nem antiagregante plaquetário e sou uma pessoa muito saudável! É aconselhável o uso do Ipê Roxo em chá, durante quanto tempo e qual a quantidade de toma para ajudar na melhora da anemia? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Isabel, É bem provável que se você usar o Crajiru, vai ter uma resposta melhor do que se usar o Ipê roxo. O Crajiru pode ser utilizado para o tratamento de anemias cuja causa seja carência de ferro (anemia ferropriva), possui grandes quantidades deste mineral em sua constituição. Ficamos à disposição.


• Izabel
Bom dia,Eu faço uso de sinvastatina, posso tomar chá de IPE roxo para dores musculares?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Izabel Não consta na literatura interação entre os medicamentos. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Andreia
Olá, as folhas do Ipê Roxo podem ser usadas para fazer chá? Se sim, qual quantidade podemos consumir? Tem os mesmos efeitos da casca? Obrigada pela ajuda, gostei muito deste conteúdo...meu pai fazia da casca para tomarmos quando criança, mas enchia de açucar....😁
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andreia As folhas também podem ser utilizadas, no entanto o órgão da planta que apresentam maior concentração de substâncias ativas é a entrecasca. Clique no link abaixo para visualizar mais informações e as opções do Ipê Roxo: https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Para dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sírley Vega Coelho
Meu pai ta com 95 anos, tem cancer de próstata, pode tomar cápsulas de ipê roxo? Toma remedio para à tireode, memoria, próstata, alplazolan y fluoresepan para dormir.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sirley. Ele pode usar o Ipê Roxo sim. https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Se quiser, existem outras plantas também que podem ajudar. É só entrar em contato conosco pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Luiz
Tenho câncer ano retal ainda não tratado, aguardando vaga no sus. Posso tomar ipe roxo? De que forma?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luiz. Existem várias plantas indicadas como antitumorais, como o Crajiru, Graviola, Unha de Gato e Ipê Roxo. https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru https://www.oficinadeervas.com.br/graviola https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe detalhes sobre o seu caso. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Jessica
Seria o ipê roxo bom para tratar dores de endometriose? E teria alguma outra erva para indicar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jéssica O fitoterápico mais indicado para tratar endometriose é o Vitex, no entanto ele é contraindicado se você já faz uso de anticoncepcional ou algum hormônio relacionado. Poderia usar o Ipê Roxo como complementar. Clique nos links abaixo para ver mais informações dos fitoterápicos mencionados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/vitex https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Maria Aparecida
Boa tarde É verdade que o ipe roxo serve como bloqueador de estrogenio?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Não conheço estudos relatando a ação do Ipê Roxo como bloqueador de estrogênio. Para qual finalidade você quer usar o Ipê Roxo? Ou procura um bloqueador de estrógeno? https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Valéria
Meu marido operou Adenocarcinoma de Intestino a 8 meses, apareceu um nodulo no fígado, mas o médico disse que não pode operar devido a sua localização. Provavelmente voltará a fazer quimio ou rádio. Comprei o IPE Roxo e ele começou tomando o chá.O que vocês acham?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valéria. O Ipê Roxo pode ajudar a evitar metástase e aliviar dores. No entanto, por estar localizado no fígado, podemos avaliar os sintomas que ele apresenta e orientar o uso de plantas hepatoprotetoras como o Cardo Mariano e a Eclipta. https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta Também existem outras plantas com ação antitumoral, mas é importante termos informações mais detalhadas para podermos orientar. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a idade dele, que tratamento está fazendo, que sintomas apresenta, como está o estado geral de saúde, como está se alimentando, etc. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mari
Quem tem hiper tirodismo, pode tomar ipê roxo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mari Não há contraindicações nas literaturas. O Ipê Roxo é contraindicado se tiver problemas de coagulação, usar anticoagulante ou antiagregante plaquetário. Além disso, deve ser suspenso 15 dias antes de procedimentos cirúrgicas. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Camila Rodrigues da silva
Ola, eu sou diabetica, fiz sezariana ja faz 23 dias, estou amamentando, posso tomar o chá de folha de piuva? Me disseram que era bom.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Camila Nesse caso sugerimos que pergunte ao pediatra se pode ou não usar. Estamos à disposição.


• Maria
Bom dia! Vô que muitos perguntaram se é bom para miomas e prosta. E sim vi muitas pessoas tomarem e o mioma secou. Como também pessoas com provas crescida melhoraram. Isso depois de exame.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Essa planta realmente apresenta muitos benefícios para a saúde. Muitas pesquisas comprovam isso. Agradecemos pelo seu comentário.


• Karine Martine Cairon
Boa noite; sou a karine e vivo em Portugal. Eu tenho endometriose e adenomiose, e neste momento estou a aguardar cirurgia para breve para limpar um endometrioma no ovário esquerdo, trompa obstruída com inflamação e tirar um mioma no útero de 5 cm que segundo o meu médico diz que este mioma não tem nada a ver com a adenomiose, que está muito vascularizado e tem que ser retirado o quanto antes e mandar analisar. Estou a fazer a vitamina B12 porque nas análises de fevereiro estava com principio de anemia e tenho o ferro um pouco baixo, estou a entrar na pré menopausa e tenho tido muitas dores nos músculos, articulações e cervical A minha dúvida é se posso fazer o chá de ipê roxo para me ajudar nas dores no geral mas tenho receio devido á cirurgia.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Karine. Você pode usar o Ipê Roxo, mas suspenda o uso 10 dias antes até 10 dias após a cirurgia, pois como ela pode acentuar o efeito anticoagulante, é melhor não correr o risco de hemorragia. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• jáilton natividae dos santos
olá eu to usando e volto a comentar dos seus benefícios em breve obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jáilton Ficamos no aguardo, qualquer dúvida entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Monica Machado
Olá boa tarde! Meu irmão foi diagnosticado com adenocarcinoma grau 2 fez a cirurgia tem tem 20 dias está esperando pra começar a quimioterapia. Ele pode tomar cápsulas de graviola com ipê roxo? Se sim, como tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mônica. Nesse caso nós precisamos de mais informações a respeito dele para podermos orientar. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a idade dele, como está o estado geral, que medicamentos está usando, que sintomas apresenta, etc. Deixo aqui o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ANDREIA SANTOS
pode ser ingerido bebida alcoólica durante o usa da capsula de Ypê Roxo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andreia O ideal é não usar álcool enquanto toma medicamentos. Pode sobrecarregar fígado e rim. Além disso, interfere na eficácia do tratamento. Para informações e orientações clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Fabrício
O chá de ipê é bom para afta?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fabrício Pode sim ajudar. O Ipê Roxo tem características adstringentes e auxilia em cicatrizações. Mas é interessante tratar o que está te causando a afta. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Geovana
Oi! Minha mãe fez uso do chá de casca de ipê roxo e folha de graviola e simplesmente todos os nódulos que ela tinha nos seios sumiram, a pessoa que indicou disse que também resolveria o meu problema que é ovário policísticos, pelos comentários acima estou bem otimista. Amei o site!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Para ovário policístico geralmente é usado o Vitex (usar somente se não estiver tomando hormônios). Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Humberto
Estou sofrendo com crise de gota ipê roxo e bom para criar de gota
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Humberto. A ação do Ipê Roxo na crise de gota pode ajudar a aliviar as dores, mas não tem ação para baixar o ácido úrico no sangue, que é o responsável pela doença. A planta indicada para o tratamento de Gota é a Salsaparrilha. Você pode tomar na forma de extrato fluido, que é a forma mais concentrada. Pingue 15 a 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tome 3 vezes ao dia após as refeições. https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/como-tratar-gota-com-plantas Evite a ingestão de alimentos ricos em proteínas (carnes, frutos do mar, embutidos, etc) e tome bastante água durante o dia. Para mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• laura
tenho cancee no figado .faco quimio .2 vezes ao mes .posso tomar a capusula da graviola e do ipe roxo como toar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Laura Clique no link abaixo para que nossos fitoterapeutas possam te orientar melhor: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde além do câncer, se está fazendo tratamento oncologico e se faz uso de algum medicamentos. Estamos à disposição.


• Simone
Ype roxo emagrece?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Simone Existem fitoterápicos mais específicos para emagrecimento, como a Porangaba, Laranja Amarga, Citrus Sinensis. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/porangaba https://www.oficinadeervas.com.br/laranja-amarga https://www.oficinadeervas.com.br/citrus-sinensis Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Roseli TORMENA
ola meu marido tem Cancer medular de Tireoide ja fez 4 cirurgias e 3 secao de Radio em umas das cirurgias foi afetado o nervo oximitral e ele sente muitas dores na cabeca nao tem remedio que tire a dor a pergunta e : ele pode tomar o ipe roxo com graviola ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Roseli Para te orientar melhor, clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe quais medicamentos está fazendo uso, se vai passar por outra cirurgia, aguardo contato. Estamos à disposição.


• Luziane Sampaio de sousa
Tenho ferida no útero, o chá só ype, e bom
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luziane O Ipê Roxo é uma planta rica em taninos e, portanto, tem ação cicatrizante. Temos o Ipê Roxo em cápsula e gotas (tintura e extrato fluido). Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Neusa da Silva Dias
Tenho hipotireoidismo, e osteoporose diagnosticada. Faço uso de Puram T4 de 88 mg . Sou hipertensa. Tenho pedras na vesícula biliar e no rim direito. Tenho cistos na tireoide, nos 2 rins e 1 cisto no fígado. E ainda 3 nódulos benignos na glândula tireoide. E agora estou com outro problema. Não posso comer nada doce, nem mesmo Frutas. Dá - se uma perturbação digestiva horrível. Não tenho Diabetes. Segundo informações e pesquisas, a formação de cistos e nódulos se deu por conta do cálcio que tomei por muitos anos sem a vitamina k2 . O que é melhor pra mim?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Neusa O Ipê Roxo pode sim ajudar, assim como o Melão de São Caetano. Deixo abaixo o link com mais informações sobre os citados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marinete Ricardo Mendes Do Nascimento
Quem tem hipotireoidismo e arritmia pode usar o Ypê roxo para artrose? O Ypê roxo é benéfico para eliminar pólipos do intestino?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marinete. Até o momento o Ipê roxo não é contra indicado para quem tem hipotireoidismo e arritmia cardíaca. Pode ser usado em casos de artrose, mas existem outros fitoterápicos melhores para esse caso. Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• Ana
Olá, faço uso de tamoxifeno, posso usar o ipê?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Na literatura não existe nenhuma menção que exista interação com esse medicamento. Clique no link abaixo para mais informações do Ipê Roxo: https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• andreia cristina souza stock
Meu genro tem chron (doença do intestino irritavel ) ele pode fazer uso do ype rocho?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andreia. Seria mais interessante usar a Boswellia do que o Ipê roxo. A Boswellia é indicada para o tratamento da artrite reumatoide, processos inflamatórios, inflamações e condições artríticas, osteoartrite, artrite reumatoide juvenil, miosite, fibrosite e colite. Tratamento da asma brônquica e das doenças inflamatórias intestinais (Colite ulcerativa e Doença de Crohn). https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• CICERA maria Pereira
Olá bom dia tomo alenia e remédio pra pressão alta e colesterol e diabete posso toma ipê roxo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cícera A maior contraindicação do Ipê Roxo é para quem usa anticoagulante ou antiagregante plaquetário (ex.: AAS). Do contrário não há problema. Deve suspender o uso com antecedência se precisar se submeter a procedimento cirúrgico. Em caso de dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos á disposição.


• BRUNN
Olá tenho um cisto complexo no ovário, posso misturar o ipe roxo com graviola e gengibre pra evitar a queta da pressão?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Brunn Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Zulmira Ribeiro
Ipê roxo é bom pra pressão alta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Zulmira Existem outras plantas mais específicas para hipertensão, como a Sete Sangrias, Embaúba, Oliveira, Alho e Chapéu de Couro. Deixo abaixo os links com mais informações, respectivamente: https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias https://www.oficinadeervas.com.br/embauba https://www.oficinadeervas.com.br/oliveira https://www.oficinadeervas.com.br/alho https://www.oficinadeervas.com.br/chapeu-de-couro Para maiores orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ximena
Ipe royo y graviola e bom pra cáncer?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ximena Há estudos científicos que mostram as ações antitumorais da Graviola e Ipê Roxo. Para maiores orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vania
Olá boa tarde tenho hepatite crônica gostaria de saber qual e a combinação de ervas devo tomar para me cuidar saber dos benefícios por favor estou muito preocupada. Obrigada falo de portugal
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Vânia Como auxiliar no tratamento do fígado, temos várias opções de fitoterápicos: Segue abaixo o link com maios informações sobre cada um deles: Eclipta: https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta Cardo Mariano: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano PicãoPreto:https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto Dente de Leão: https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Leoni da Silva
Fui diagnosticada com câncer de pele, melanoma.Posso tomar a cápsula de graviola com ipê roxo. Minha outra cirurgia será dia 02 de julho
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Leoni O Ipê Roxo não é aconsehável fazer uso próximo a cirurgia, a Graviola não apresenta problemas. Segue abaixo link com maiores informações sobre o produto: GRAVIOLA:https://www.oficinadeervas.com.br/graviola Mas o ideal é você entrar em contato com um de nossos fitoterapêutas, pelos links abaixo para que possamos orientar você de forma mais personalizada: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos