2017-09-12

Conheça os benefícios dos polifenóis

Uma vez ingeridos, os alimentos ricos em polifenóis desempenham uma ação antioxidante no nosso organismo.

Estudos epidemiológicos sugerem fortemente que o consumo em longo prazo de dietas ricas em polifenóis oferece proteção contra o desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e doenças neurodegenerativas.

Mas afinal, o que são os polifenóis?

Os polifenóis são micronutrientes abundantes em nossa dieta que atuam como antioxidantes e podem proteger contra algumas condições comuns de saúde, e possivelmente gerar alguns efeitos benéficos contra o envelhecimento.

O primeiro polifenol a ser descoberto e divulgado foi o resveratrol, presente na casca de uvas escuras e também no vinho tinto, cujas principais propriedades são diminuir o colesterol “ruim” e aumentar o colesterol “bom” no sangue. Outro exemplo de polifenol do vinho com efeitos benéficos ao coração é a procianidina, um vasodilatador. Alimentos como frutas vermelhas, cúrcuma, chá verde, também apresentam polifenóis com ações das mais variadas. Por exemplo, a curcumina, presente na Cúrcuma longa, funciona como um varredor de radicais livres, protegendo o nosso organismo de danos às moléculas de DNA, reduz a formação de citocinas inflamatórias e pode até, em alguns trabalhos experimentais, melhorar a recuperação após exercício físico intenso. Já a quercetina, presente em romã, maçãs, pode melhorar a tolerância ao esforço através de um aumento na quantidade de mitocôndrias musculares e cerebrais em animais experimentais. Em humanos a quercetina pode ter um potente papel anti-tumores.

Tipos de polifenóis

Os polifenóis podem ser subdivididos em quatro categorias, com subgrupos adicionais.

Flavonoides: Polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São encontrados em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde;

Estilbenos: Encontrados no vinho tinto e no amendoim. Entre eles o resveratrol é o mais conhecido;

Lignanas: Encontrados nas sementes de linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e certas hortaliças;

Ácidos fenólicos: Presentes no chá verde, na canela, no café e em frutas como mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja.



Benefícios dos polifenóis para a saúde

1. Podem prevenir o câncer

2. Ajudam a prevenir e tratar doenças cardiovasculares

3. Ajudam no controle de diabetes tipo 2

4. Previnem a doença de Alzheimer

5. Auxiliam na prevenção da osteoporose

6. Atuam na saúde do trato gastrointestinal

7. Aumenta a contagem de bactérias saudáveis ​​associadas à perda de peso (emagrecer)

Alimentos ricos em polifenóis

Depois de compilar um banco de dados contendo 452 alimentos e 502 tipos diferentes de polifenóis, pesquisadores publicaram no Journal of the American College of Nutrition a classificação dos alimentos com base no montante total de polifenóis por porção de 100 gramas. Veja os alimentos que lideram o ranking e que podem ser consumidos facilmente aqui no Brasil:

Cravo-da-índia;polifenois

Anis estrelado;

Cacau em pó;

Orégano seco;

Chocolate amargo;

Farinha de linhaça;

Castanha;

Mirtilo;

Alcachofra;

Café;

Morango;

Amora preta;

Ameixa;

Chá preto;

Chá verde;

Maçã;

Vinho tinto (resveratrol);

Iogurte de soja;

Azeitonas pretas;

Espinafre;

Nozes;

Feijões pretos;

Cebola roxa;

Brócolis;

Leite de soja.

Aproveite para incluir esses alimentos no seu dia-a-dia. Certamente os benefícios de uma dieta rica em polifenóis virão com o tempo. Que benefícios são esses? Maior resistência imunológica, melhor recuperação muscular, menores probabilidades de desenvolver doenças crônicas e melhor qualidade de vida.

Comentários


  • Adail
    Mas essa matéria realmente muito interessante vcs estão de Parabéns em divulgar informações que ajuda as pessoas a terem mais saúde .
    Parabéns
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Adail
    Agradecemos seu comentário.
    O objetivo é contribuir com informções que ajudem as pessoas a fazerem melhores escolhas para preservar a saúde.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Enilda Martins de Araújo
    Os polifenóis aumentam o número de mitocôndrias?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Enilda

    A ação principal dos polifenóis é a antioxidante e não altera o número de mitocôndrias.
    Caso você tenha encontrado algum trabalho referente à essa ação dos polifenóis, por favor, nos encaminhe pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Agradecemos e ficamos à disposição.
  • Luciano
    Olá a todos !

    Li a matéria e achei muito boa , esclarecedora , intuitiva e dinâmica .
    Mas discordo com a soja . Pois ao contrário do que dizem sobre os benefícios que a mesma possuí . A soja vai na contramão dos polifenois e faz mais mau a saúde do que bem . Poderia lista inúmeros artigos comprovando minha indagação, mas esse não é o meu objetivo . Sabemos que o Brasil é o maior produtor de soja e de grãos do planeta e as grandes indústrias descobriram como nos envenenar aos poucos e são as mesmas industrias alimentícias que financiam as pesquisas a favor da soja e seus derivados . Espero que outros leitores se atentem ao risco do consumo da soja . Desde de já agradeço o espaço .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Luciano. Agradeço pelo comentário. Sei bem de várias pesquisas que apontam a soja como um alimento que está na contra mão dos benefícios, no entanto, tantas outras apontam seus benefícios e ela é a base da alimentação de muitos povos orientais. Acredito que assim sendo, não teríamos povos saudáveis como encontramos no Japão, Coreia, China, entre outros, que consomem a soja nas mais diversas formas diariamente. Enfim, as pesquisas devem sempre continuar, mas levar em conta o que acontece também na prática, pois ela deve servir para a população e não para o interesse econômico de alguns grupos e que na maioria das vezes, são os financiadores da pesquisa. Desejo que futuramente não falte alimento para a população, que seja de qualidade, que estejamos libertos dos interesses das grandes indústrias e que tenhamos a possibilidade de escolher. Agradeço imensamente por comentar, para que possamos levar mais pessoas a questionar sobre isso e sobre muitas coisas mais que nos envolvem no nosso dia a dia, e que pouca gente para para pensar. Temos que despertar o senso crítico para evoluir. Estamos sempre à disposição.
  • Geraldo Almeida
    Vcs deviam se informar mais! Os japoneses usam a soja fermentada! Isso torna-á diferente em nosso metabolismo.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Geraldo. Não entendi seu comentário mas fico à disposição para qualquer dúvida, pois sou usuária do missô (soja fermentada). Quando escrevi o artigo, tentei passar breves informações a respeito dos polifenóis. Atenciosamente Eliza Tomoe Harada
  • ROSANGELA CALDAS
    Agradeço pelas informações relevantes. Sempre em busca desse tipo de conteúdo, fiquei muito satisfeita.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosângela. Ficamos muito felizes com seu comentário. Estamos à disposição.
  • Suely
    Tenho hepatite B,o que posso comer pra melhorar minha saúde,um pouco também de esteatose. Costumo tomar suco de limão na primeira hora do dia. Tomo comprimido de alcachofra com beringela.me de uma orientação por favor.tem 11 anos que descobri desde então não tomo refrigerantes nem bebida alcoólica.desde já agradeço tenho 59 anos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Suely. A Silimarina pode ser usada para hepatite B e esteatose. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
  • Valdecir Marques Pinheiro
    Gostaria de estar recebendo mais comentários sobre os Polifenóis obrigado.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Valdecir. Deixo aqui alguns links onde o assunto foi o de polifenóis, apesar das informações serem bem parecidas.
    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/alimentos-ricos-em-polifenois-garantem-mais-saude
    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/polifenois-previnem-o-cancer-e-o-envelhecimento-precoce
    A cada mês nós escolhemos um tema que seja de interesse dos nossos clientes, falando de bem-estar e de saúde.
    Espero que goste de nossos informativos. Entre nesse link e você terá acesso a todos os conteúdos produzidos. https://www.oficinadeervas.com.br/conteudos. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Iguaciara
    Gostei muito do esclarecimento sobre os polifenóis.
    Tenho 53 anos e vou procurar me alimentar melhor,
    Agradeço por existir pessoas como o Dr Rafael Freitas por alertar e mostrar o devemos fazer para nós sentirmos melhor.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Iguaciara. Que bom saber que podemos levar informações positivas para o bem estar e saúde. Estamos à disposição.
  • Luiz Carlos Roriz
    Que maravilha essa materia ,parabéns .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Luiz Carlos. Que bom que você gostou das informações. É sempre bom conhecer tudo o que nos faz bem à saúde, não é mesmo? Agradeço pelo seu comentário e estamos sempre à disposição. Abraços.
  • Heraldo Lirio
    Muito interessante, agora me acho um homem de sorte, pelo meu hábito alimentar, pelo paladar, em consumir esses produtos naturalmente, começo a entender porque os médicos se espantam com meus exames clínicos em momentos cirúrgicos, (hernia inguinal, vesícula, oftalmo) nunca deu nada de nada, pressão 12/8, entre 65 a 71 anos, hoje. Graças a Deus. Agora, sim, vou intensificar meu consumo de forma mais consciente e diversificada dentro do foco polifenóis. Agradeço as informações.
    Atenciosamente
    Heraldo Lirio
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Heraldo. Gostei muito do seu depoimento. Realmente o hábito alimentar é o segredo da boa saúde. Agradeço por compartilhar conosco essas informações tão importantes. Estamos sempre à disposição.
  • Katia
    parabéns para todos da equipe! Gostaria de se possível uma dieta elaborada por vcs para eu seguir;se possível é claro! Que Deus abençoe a todos!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Katia. Ficamos muito felizes com seu comentário. Infelizmente não elaboramos dietas, seria mais indicado que fosse sugerida por uma nutricionista, ela poderá elaborar uma especifica para suas necessidades nutricionais. Abraços.
  • Maria Inês da Silva
    A Amora está na lista dos polifenois? Eu tenho amora plantada no meu quintal.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. A Amora preta esta na lista dos polifenóis,é muito bom usar produtos naturais ainda mais quando estão no quintal de casa. Abraços.
  • Ademercio Paccola
    Li uma materia que dizia sobre a ação dos polifenois como principais alimentos da microbiota benéfica de nosso intestinos e daí para nossa alimentação. Isso é fato? Por isso o efeito benéfico dos polifenois.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ademercio. Os polifenois tem muitos efeitos benéficos,principalmente como antioxidante. Isso significa que ele protege as células contra alterações e combate o envelhecimento, protegendo contra o câncer.Ele não é um prebiótico, isto é, alimento que fortalece a microbiota intestinal, mas com certeza tem esse efeito também, já que são de origem vegetal. Os prebióticos são principalmente as fibras alimentares como a inulina (Inulina é uma fibra alimentar com ação prebiótica que altera diretamente as funções intestinais, capaz de aumentar o número de microrganismos promotores da saúde no trato gastrintestinal, regulando e equilibrando seu funcionamento). Com certeza vários outros estudos nos revelarão mais benefícios no futuro. Agradeço por sua colaboração.
  • Lucy
    Obrigada pela orientação dos alimentos ,só tenho uma dúvida, tenho um medicamento Luteina que sao vitamina para olhos ele contem ,olho de soja, suspensão de Luteina ,olho de cartamo, lectina de soja,,etc. estouvem duvidas de tomar, que fazo? por favor me orienntem ,obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Lucy. A Luteína possui uma boa ação para os olhos, caso tenha sido prescrição medica o ideal é que siga as recomendações passadas por ele. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos a disposição.
  • VICENTE BARLETA MACHADO
    O abacate possui polifenol?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Vicente. Todos os vegetais possuem polifenóis, em maior ou menor quantidade. Quanto mais a planta passa por estresse hídrico ou ataques de insetos ou patógenos, mas ela produz polifenóis, pois é uma forma de proteção natural da planta. Deixo aqui uma reportagem que encontrei sobre o abacate, pois além dos polifenóis, ele tem outros componentes muito benéficos para a saúde. http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL953813-16619,00-ABACATE+BOM+PARA+AS+ARTICULACOES+E+O+CORACAO.html. Estamos à disposição.
  • Lucilia
    Boa tarde! Amei todas essas informações!! Vcs estão de parabéns!! Amo fruras e legumes e fazem parte da minha vida a muitos anos,tenho uma imunidade muitos boa. Sucesso a todos vcs!! Um grande abraço!!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Lucília. Que bom que você gostou da matéria. Estamos felizes por seu comentário. Tudo de bom para você. Abraços.
  • Junior
    Boa noite,estou com uma barriguinha por causa da cerveja,e gostaria de Oque posso comer ou beber para que minha barriga diminua,acho,talvez algum chá sei lá,me ajude por favor,grato
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Junior. Existem algumas plantas que podem auxiliar no emagrecimento, mas para obter melhores resultados o uso deve ser associado a uma alimentação equilibrada e atividade física. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
  • Rosany França
    Olá.
    A couve é um dos alimentos ricos em polifenois?
    Ela não foi citada na lista.
    Grata.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosany. Essa lista foi para apresentar os alimentos que mais contém polifenóis, mas a couve e outras hortaliças também apresentam em maior ou menor quantidade. Deixo aqui uma pesquisa sobre os polifenóis em hortaliças para você ler:http://www.scielo.br/pdf/rsp/v43n2/207.pdf. Estamos à disposição.
  • Regina Azevedo
    Parabéns pela matéria. Além de muito esclarecedora,sem propagandas Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Regina. Fico feliz que tenha gostado da matéria. Estamos à disposição.
  • Maria Aparecida Lima de Souza Bruyn
    Adorei a matéria., muito esclarecedora.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. Fico feliz que tenha gostado. Espero que contribua para seu bem estar. Estamos sempre à disposição.
  • João Jose Plácido
    Gostei muito, vou colocar em prática,, essas informações.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi João. Que bom saber que podemos ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas. Estamos sempre à disposição.
  • adma
    amei vcs falem destes beneficios amo comer castanha o outros alimentos citados por vc
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Adma. Que bom que você gostou das informações. Espero que tenha ajudado a melhorar sua qualidade de vida. Estamos sempre à disposição.
  • Dircelea joaquim clara
    Muito obrigado ....descobri por acaso essa materia e me surpreendi pos luto contra o colesterol ruim...vou fazer uso do suco de vinho e pasar a usar curcuma nos tempero.
    Muito obrigado...
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Dirceleia. Fico feliz em poder ajudar, levando informações para nossas mudanças de hábito e cuidados com a saúde. Feliz Ano Novo!
  • Olga
    Que materia bem elaborada, vocês estão de Parabéns. Com relação à soja, e seus derivados eu os uso a muitos anos, estou a caminho dos 80 anos, tenho uma saude de dar inveja a muito atleta profissional. Faço dos alimento meu único remedio.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Olga. Ficamos felizes com seu depoimento e agradecidos pelo retorno de nosso informativo. Sempre buscamos fazer com muito carinho e dedicação para levar conhecimento a todos. Estamos a disposição.
  • ADRIANO LOPES DA SILVA
    vi uma matéria que a soja é toxica e devemos evitar, e aqui nessa matéria a soja é citada como benéfica!
    afinal a soja é benéfica ou não?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Adriano. Todo fitoterápico mesmo que natural deve ser utilizado com cautela, pois em excesso pode ter efeitos colaterais. A ação pode variar muito de organismo para organismo, e a procedência do produto também interfere muito em sua ação. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Antonio Dias do Nascimento
    Eu GosSobre taria de Receber mais Esclarecimentos o Polifenos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Antonio. Os polifenóis são uma classe de compostos bioativos encontrados nos vegetais com propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antioxidantes. As pesquisas, nas últimas décadas, apontaram para o papel dos alimentos funcionais na promoção da saúde e prevenção de doenças. Qualquer duvida, estamos a disposição.
  • Maria casagrande
    Obrigada por está informação , e muito importante por q através da alimentação adquirimos uma boa saúde.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. Que bom que você gostou de nosso informativo. Seu depoimento é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar.Ficamos a disposição.
  • Olimpio Barros Mundoca
    É muito bom saber essas informações, para podermos cuidar da nossa saúde melhor, muito obrigado.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Olímpio.
    Fico feliz que tenha gostado de nosso informativo.
    Estamos sempre à disposição.
  • Inez Maria Domingues
    Suplemento de polifenois podem ser consumidos com outros medicamentos? posso consumir produtos pra flora intestinal junto com os polifenois?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Inez. Os polifenóis são compostos que fazem parte dos alimentos. Alguns possuem em alta quantidade desse ativo, outros nem tanto. Por esse motivo, o seu uso pode ser feito com outros medicamentos, caso faça uso. Pode também usar produtos para fortalecer a flora intestinal, junto com os polifenóis.
    Se quiser alguma orientação específica, entre em contato direto com nossa equipe pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111.
    Estamos à disposição.
  • Alex Honório Antão
    Gostei das informações.
    Tenho um exame de sangue pra fazer em breve, depois de concruir, vó fazer uso contino é espero colher ótimos resultados.
    Estou 15 kilos acima do peso é minha gricose está alta.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Alex. Você pode falar com nossos fitoterapeutas se quiser alguma orientação. Deixo aqui os contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16) 98234-0111.
    Estamos à disposição.
  • JAIRO JOSE DA SILVA
    Ótima material, muita rica em informações e sem comercial. Parabéns a equipe.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Bom dia, Jairo!
    Ficamos felizes com o reconhecimento. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
  • Ana Capitulina
    Gostei muito da matéria. Objetiva e esclarecedora. Além de equilibrada, de fácil entendimento. Incentivou a me manter vigilante quanto a uma alimentação saudável e o principal, a ter prazer nela! Ah, gostei tb da explicação a respeito da soja. Concordo plenamente q a soja não seja tão vilã assim! Tudo é o equilíbrio!

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ana. Que bom compartilhar as informações com você, ficamos felizes que tenha gostado. Qualquer dúvida estamos à disposição. Saúde!!!
  • Elisvania Sion dos Santos Melo
    Ouvir o doutor Rafael Freitas falando que o leite de soja não é bom e que faça mal é verdade ou mentira ele falou que os grãos de soja todos faz mal principalmente o leite.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Elisvânia. Precisamos sempre estar atentos às informações que recebemos e perceber que há sempre as informações contraditórias, dependendo das pesquisas e dos interesses em divulgar. Quanto à soja, ela tem sim algumas restrições, principalmente para quem tem câncer de mama ou de útero, pois ela contém isoflavonas, que são hormônios naturais. Por um lado esses hormônios diminuem os sintomas da menopausa, mas podem acelerar o processo de um câncer diretamente ligado às taxas hormonais femininos. Isso é o que mostra os estudos com relação a esse ativo isolado da soja. No entanto, se pensarmos na população da China e Japão, cuja base na alimentação é o arroz e a soja, caso a soja fosse tão prejudicial à saúde, não teriam uma população tão longeva. A população de idosos aumenta e tem muita saúde nesses países.
    Cada alimento tem seus altos e baixos e por isso sou contra o radicalismo. Lembra quando o ovo se tornou o vilão da saúde humana? Agora o ovo é um alimento muito valorizado.
    As pesquisas continuam, graças à Deus. Isso nos dá mais segurança e conhecimento, mas temos sempre que analisar de forma criteriosa. Fico à disposição para qualquer dúvida.
  • Izaias l da silva
    Amei esse edital gosto Muito de adquirir esse tipo de conhecimento vçs estão de parabéns pela atitude de divulgar um conhecimento desse , obrigado.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Izaias! Que bom que gostou! Agradeço por seu comentário, pois isso nos mostra que estamos no caminho certo. Um grande abraço!

Deixe seu comentário sobre:
Conheça os benefícios dos polifenóis