Plugin necessário

Buscar produtos naturais

Alho

Compre Alho online

Categoria: Fitoterápicos/ Produtos Naturais

Alho
Alho
Alho
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter
Fórmula Magistral QTD Unitário
60 cápsulas de Óleo de Alho 250mg (Kampo de Ervas) R$ 15,50

Veja para que serve Alho

Alho (Allium sativum)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Expectorante, antiséptico pulmonar, antiséptico digestivo e vermífugo. Hipotensor (ação vasodilatadora).

FORMAS UTILIZADAS:

- Tintura (líquido)

- Cápsula Oleosa

Tags: alho. allium. gripes. resfriados. antiséptico. digestivo. hipotensor. diminui pressão arterial. ação vasodilatadora. dilatador. vermífugo. expectorante. antiséptico pulmonar

 

Alho

Nome Científico: Allium sativum

Familia: Liliáceas

Histórico e Curiosidades: Talvez o alho seja a planta aromática mais amada por uns e mais odiada por outros. Mas provavelmente é a mais produzida e comercializada em todas as regiões. A literatura coloca como sendo a Ásia o local de origem do alho, mas como é uma planta muito difundida já a muito tempo pelo homem, fica muito difícil determinar o local exato. Planta de ciclo anual, normalmente é plantada no final do verão e colhida em torno de 6 meses. No Brasil é famoso pela dobradinha alho-cebola refogados juntos antes de se preparar qualquer outro alimento. Existem muitas histórias envolvendo o alho, e provavelmente é uma das primeiras plantas domesticadas pelo homem, sendo conhecidos relatos de mais de 5.000 anos de idade na Suméria. Os Egípcios conheciam muito suas qualidades, sendo encontrado inclusive em tumbas de faraós. Na pirâmide de Gizé existe uma inscrição recomendando o consumo de um dente de alho toda manhã para dar forças aos escravos construtores. No Egito antigo o alho era utilizado justamente como planta medicinal, e não aromática. Posteriormente é que passou a ser utilizado como condimento. No Japão medieval os japoneses se referiam aos chineses de modo pejorativo como "aquele povo comedor de alho". Existe uma história interessante que vale a pena contar: Trata-se de uma história medieval, chamada de "vinagre dos 4 ladrões". Na Europa medieval, por volta do ano de 1300, estava alastrada a peste por quase todo o continente, matando grande quantidade de pessoas. Mas no meio de tanta desgraça, 4 ladrões de Marselha entravam nestas regiões de peste para roubar casas e comércios em geral. Era um grande mistério como eles entravam nestas regiões e não se contaminavam. Posteriormente descobriram que antes deles entrarem nestes locais infectados eles enxaguavam a boca e limpavam as mãos com uma poção milagrosa. A composição desta poção é a seguinte: 20 gr de sumidades floridas de algumas destas plantas: losna, alecrim, sálvia, hortelã, arruda ou flores de alfazema; 30 gr de cada um destes aromáticos: casca de canela, ácoro, noz-moscada, cravo e alho; 5 gr de cânfora; deixar macerar em vinagre de vinho branco por 10 dias e depois filtrar.    

 

Botânica: O alho é uma planta anual, de porte baixo, chegando a cerca de 50 cm de altura, possuindo folha verde escuro com muita cera. Produz um bulbo que varia de tamanho e de quantidade de bulbilhos (dentes), podendo produzir até 20 dentes ou mais. Em condições especiais de cultivo produz flores, que ficam na extremidade superior de um escapo floral. Estas são muito pequenas e de coloração branca. O caule é muito pequeno e achatado onde se fixam os bulbilhos e fica enterrado. O que venos na superfície do terreno são apenas folhas, com suas bainhas.

Parte Utilizada: Os bulbilhos, mas algumas pessoas utilizam as folhas como condimento.

Princípios Ativos: Planta riquíssima em princípios ativos, mais de 200 substâncias químicas já foram identificadas, e só de substâncias com efeito antibiótico já foram identificadas mais de 20, como aliina, alicina e uma série de outras substâncias como óleos essenciais, óleos fixos e ácidos orgânicos.
 
Ação Farmacológica e Indicações: Cada dia se descobre uma nova ação terapêutica para o alho, ou então a ciência confirma uma aplicação que a população já vinha empregando. Mas de uma forma muito simplista o alho é empregado como expectorante, para tosse, gripes, resfriados, e até mesmo no tratamento do reumatismo e vermes. Estudos mostram sua ação no controle da arteriosclerose, possui ação no controle do colesterol, e atua com um agente antiplaquetario, além de ajudar no controle da pressão alta.  Possui ação antitumoral, antioxidante, e ajuda no combate do estresse e fadiga Possui uma grande ação anti-séptica, inclusive em embutidos caseiros utilizamos uma grande quantidade de alho justamente para facilitar o processo de conservação. Você pode preparar um xarope fácil de alho, amasse alguns dentes, uns 3 ou 4 e coloque em uma vasilha de inox ou de porcelana, adicione cerca de 0,5 kg de mel, misture bem e deixe macerar por cerca de 20 dias. Após este período retire o alho amassado e guarde o mel que conterá praticamente todos os princípios ativos do alho. Use uma colher de sopa 4 a 5 vezes ao dia. Não há resfriado que agüente.

Efeitos Colaterias: O alho consumido cru pode produzir um mal estar gástrico para algumas pessoas, bem como cápsulas de óleo de alho. Pode apresentar dermatites de contato em pessoas alérgicas e que possam entrar em contato com o olho com muita intensidade, como cozinheiras, por exemplo. Não podemos nos esquecer que o odor que as pessoas que consome o alho, principalmente na forma cru exalam, tanto no suor quanto no álito. Dezenas de estudos de toxicidade aguda, sub-aguda e crônica realizados por inúmeros pesquizadores com milhares de pessoas, demostraram que o alho é uma planta muito segura. Não recomenda-se o consumo do alho cru em casos de gastrite ou úlceras estomacais.

Ademar Menezes Junior

 

BIBLIOGRAFIAS

OE

Formas de Pagamento

Formas de pagamentos aceitas pela Oficina de Ervas: Boleto, Cartões de Crédito e Transferência eletrônica.

Últimas Notícias

Lançamento da Linha Toque de Luz, Cristais de Oz Saiba Mais

Cultivo de Ervas Medicinais do grupo Oficina de Ervas Saiba Mais

Ver Todas Notícias

Monte sua Receita

Envie sua receita para que possamos fazer um orçamento específico para suas necessidades.

Email:
farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: 16 - 2133.4455

OE

Manipulação e fitoterápicos!

A sua saúde em equilíbrio com a natureza. Conheça os benefícios que as plantas podem proporcionar e deixe a natureza cuidar de você!

Nossa equipe tem formação para prestar atendimento à sociedade, sobre esse vasto assunto que é a fitoterapia.

leia mais