Óleo de Prímula: para que serve?
Conheça nossas fórmulas magistrais para Óleo de Prímula.
Veja nossa lista de opções:
60 Cápsulas de 500mg Kampo de Ervas, 60 Cápsulas de 500mg , 90 Cápsulas de 500mg, 120 Cápsulas de 500mg,
O que é a Prímula?
A Prímula (Oenothera biennis) é conhecida também pelos nomes populares: onográcea e estrela-da-tarde ou ‘evening primrose’ (nome originado do fato de suas flores abrirem-se ao entardecer). Na França é conhecida como onagre.
Esta planta era usada na América do Norte como alimento e da raiz, folhas, flores e caules os índios curandeiros faziam infusões e extratos emolientes, sedativa (tosse), estimulante da circulação sanguínea, nutriente capilar e para curar feridas.
O Óleo de Prímula é extraído das sementes por prensagem a frio. Apresenta cor amarelo pálido claro, com paladar e olfato típico.
É uma planta herbácea anual ou bianual, de caule robusto, folhas largas e longas, flores grandes e amarelas. O fruto é uma cápsula que contém numerosas sementes.
Composição química: Ácido gamalinolênico (GLA), fitosterol, onoterina, taninos, compostos flavônicos, mucilagens, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico, beta-sistosterol e citostadieno.
Óleo de Prímula é somente para TPM? Para que serve o Óleo de Prímula?
O Óleo de Prímula possui excepcionalmente alto índice de ácido linoleico (Ômega 6) e contém o tão importante ácido gama linolênico (GLA). Oferecendo ao organismo elementos construtivos essenciais, contribuindo no seu bom funcionamento e bem estar, especialmente na velhice, ou no envelhecimento prematuro provocado por certas enfermidades.
As prostaglandinas de série E1 (PGE1) são substâncias tipo Hormônios, com propriedades anti-inflamatórias, que exercem efeito regulador dos hormônios sexuais femininos, estrógenos, progesterona e prolactina, e têm efeito positivo sobre elasticidade cutânea (importante função da pele). Podem também agir como afinadores do sangue e como vasosdilatadores.
Atribui-se ao Óleo de Prímula diversos benefícios à saúde, com aplicações para:
- alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa,
- acne hormonal,
- doenças benignas no seio,
- regulação do nível de colesterol sanguíneo,
- regulação da pressão sanguínea,
- obesidade,
- esclerose múltipla,
- artrite,
- reumatismo,
- artrite reumatoide,
- diabetes.
Alguns estudos envolvendo as propriedades anti-inflamatórias do óleo de prímula, com algumas pessoas sofrendo de artrite reumática resultaram em benefício significativo.
Como tomar o Óleo de Prímula?
Geralmente o uso do Óleo de Prímula é na forma de cápsula oleosa.
A dosagem diária depende da necessidade, e pode variar entre 1g a 3g diários.
Por: Eliza Harada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Gerson. Sim, esse óleo serve para tudo isso mesmo!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fátima. Existem outras plantas mais especificas que podem auxiliar. Entre em contato conosco para podermos orientar. Nosso e-mail é farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas: Olá Régia. Pode tomar o óleo de prímula sim, mas se quiser, entre em contato direto conosco informando melhor suas condições, se usa algum remédio, se tem algum problema de saúde, pois poderemos avaliar melhor. Também pode usar a Espinheira santa e o alcaçuz para tratar o refluxo. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosália. O Óleo de Prímula é uma das opções, pois ela regula os hormônios e pode controlar as cólicas e as espinhas. Ela pode tomar 1 cáps 2 vezes ao dia e começar a observas se sente melhoras. A questão das espinhas pode estar relacionado a outros fatores, mas ela pode entrar em contato conosco para que possamos acompanhar o processo. Estamos à disposição.