2021-09-29

Epimedium ou Icariin: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Epimedium (Icariin).
Veja nossa lista de opções:
60 cápsulas de Epimedium E.S. 250mg,     120 cápsulas de Epimedium E.S. 250mg,     60 cápsulas de Epimedium E.S. 500mg,     

O Epimedium é uma erva usada na medicina tradicional chinesa há séculos, sendo indicado para aumentar a libido feminina e masculina e também para diminuir os sintomas da menopausa. Veja neste artigo os benefícios, efeitos colaterais e como tomar.

 

O que é Epimedium

O Epimedium é usado na medicina tradicional asiática há séculos, principalmente na China, Japão e Coréia, sendo indicado por estimular a libido, tanto no corpo feminino quanto masculino, e tratar o fígado.

Ele foi citado em um livro de medicina e práticas de agricultura - o Shen Nong Ben Cao Jing - escrito e compilado entre 200 a.C. e 100 d.C, embora possa ter sido utilizado antes deste registro por escrito. Também foi citado em outro livro, o Ben Cao Gang Mu.

A lenda popular conta que as propriedades afrodisíacas foram descobertas por um pastor chinês, que notou que seu rebanho de cabras ficou mais sexualmente ativo após o contato com um determinado tipo de planta: o Epimedium. Assim, logo foi feita a associação com aumento da libido no ser humano também.

O nome científico desta planta é Epimedium sagittatum, da família Berberidaceae. Também possui nomes populares em outros idiomas, como Yin Yang Huo, Horny Goat Weed e Barrenwort. A planta prefere solo ácido e úmido, protegida da luz direta. Suas flores são hermafroditas e suas folhas são serrilhadas. Também é utilizada como erva ornamental por sua beleza.

Epimedium flor

Epimedium: para que serve

Os principais efeitos associados ao Epimedium são o aumento da libido, melhora da função erétil em homens e alívio de sintomas da menopausa em mulheres. No entanto, existem mais detalhes sobre essa erva e outros aspectos positivos que vamos conferir abaixo!

As partes utilizadas são as folhas da planta e seus componentes são:

  • Flavonóides
  • Polissacarídeos
  • Lignina
  • Sesquiterpenos
  • Iononas
  • Fenólicos
  • Esteróis
  • Alcalóides

O icariin é um princípio ativo do Epimedium muito importante, sendo um flavonol responsável por estimular o óxido nítrico, que por sua vez, aumenta a circulação sanguínea na área genital e o relaxamento muscular.

Para o corpo masculino, isso significa maior facilidade de ter uma ereção, assim como o aumento de sua duração. Para o corpo feminino, essa circulação promove maior sensibilidade e prazer nas relações sexuais.

O Epimedium possui ações:

  • Afrodisíaca
  • Antioxidante
  • Imunomoduladora
  • Antiaterosclerótica
  • Estimulante de testosterona

 

E apesar de estar presente em chás e alguns itens da culinária chinesa — como vinhos, sopas e mingaus — existem opções mais práticas de consumir o Epimedium, como as cápsulas de extrato seco. Ele pode ser encontrado em cápsulas associado a outras ervas, como Feno Grego ou a Mucuna. As cápsulas vendidas pela Oficina de Ervas oferecem os benefícios desta erva pura ou manipuladas com outras, é só entrar em contato conosco!

E quais são as indicações de uso do Epimedium?

  • Melhora a função erétil e as sensações durante relações sexuais;

Lembramos que parte do desempenho sexual do indivíduo se dá por fatores psicológicos, além dos biológicos. Se você busca uma vida sexual mais plena e satisfatória, confira sempre se existem aspectos psicológicos carecendo de atenção, como ansiedade, depressão e autoestima. Cuide sempre de você por completo!

casal jovem se encarando com felicidade

Epimedium: efeitos colaterais e contraindicações

Dores no estômago e boca seca são efeitos colaterais possíveis do Epimedium, assim como sensação de calor e sudorese. Em alguns pacientes, pode resultar em arritmia cardíaca, pressão arterial baixa, hemorragias nasais e alterações de humor (associado a hormônios como a testosterona).

Em estudos em animais, o uso prolongado desta erva ocasionou redução da atividade da tireóide, então é necessário ter isso em mente antes de tomar o Epimedium. Pode não ser segura em doses elevadas a longo prazo. Doses elevadas têm sido associadas a espasmos e insuficiência respiratória. Não é recomendada a grávidas e lactantes.

Tome sempre a dose recomendada e procure orientação médica ou de especialistas antes e durante o consumo.

 

Dosagem usual recomendada

Cápsula de extrato seco: de 250 mg a 1000mg por dia, divididas de 2 a 3 doses.

 

Quanto tempo para o Epimedium fazer efeito?

De maneira geral, leva duas semanas para fazer efeito, no entanto isso pode variar de paciente para paciente, devido ao seu respectivo caso clínico.

 

Epimedium : preço e onde comprar

Você pode comprar o Epimedium no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Casal de idosos se divertindo no mar

Bibliografia

https://books.google.com.br/books?id=zbRRAAAAQBAJ&pg=PA60&lpg=PA60&dq=Shen+Nong+Ben+Cao+Jing+epimedium&source=bl&ots=fTOcTnOcFZ&sig=ACfU3U1VVAiC0KA5nhVemVdL4KyGFTwEgg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjlmZrAk6TzAhUgp5UCHWWuAyQQ6AF6BAgWEAM#v=onepage&q=Shen%20Nong%20Ben%20Cao%20Jing%20epimedium&f=false

https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/epimedium-icariin-informativo-do-fabricante.pdf

https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/epidemium-informativo-tecnico.pdf

https://www.tamoiosnews.com.br/geral/epimedium-icariin-realmente-e-um-bom-estimulante-sexual/

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S037887411100002X

https://www.mdpi.com/1420-3049/21/11/1475/htm

Comentários


  • Olga Chibae
    Serve para tendinite e bursite
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Olga,

    O Epimedium serve para aumenta a libido feminina e masculina,
    melhorar a função erétil e as sensações durante relações sexuais, alivia sintomas da menopausa, melhora a resposta imunológica e circulação sanguínea, reduz a fadiga.
    Para casos de tendinite e bursite poderia usar por exemplo o creme composto da Erva baleeira para aplicar no local e para uso oral a Erva baleeira em cápsulas.

    Para maiores informações da Erva baleeira acesse o link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição

Deixe seu comentário sobre:
Epimedium ou Icariin: para que serve e como tomar