Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta

Veja para que serve Capim Limão (Lemongrass/ Capim-Cidreira)

Capim Limão (Cymbopogon citratus)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Trata insônia, angústia, palpitações, dores de cabeça e gases.

FORMAS UTILIZADAS:

- Cápsula (pó da planta)

- Tintura (líquido a 20%)

- Chá (rasura)

- Óleo Essencial


*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.

Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia

A agitação do dia acaba com sua noite? Há uma planta que pode ajudar! O Capim-limão é uma opção natural para trazer mais tranquilidade e bem-estar, disponível até em óleo essencial para aromaterapia e massagens. Mas será que é só isso que essa planta faz? Tem diferença da Melissa ou da Lípia? Neste artigo, veremos para que serve o Capim-limão, seus benefícios e uso na aromaterapia. Vamos lá?

Capim limao origem nome cientifico

O que é Capim-limão?

O Capim-limão é uma erva tão popular que acaba sendo confundido com outras duas plantinhas muito amadas: a Melissa e a Lípia. Essa confusão entre essas três espécies acontece muito porque, além do aroma relativamente semelhante e ações similares na saúde, elas são chamadas por outros nomes populares muito parecidos — erva-cidreira, cidreira, cidrão, entre outras...

Para esclarecer de vez:

O nome científico do Capim-limão é Cymbopogon citratus, da família Poaceae. É uma touceira perene — então parece um capim mesmo! — enquanto a Melissa é uma herbácea e a Lípia tem até florzinhas. O Capim limão pode ser chamado também de capim-santo, capim-cidreira, capim-cheiroso e capim-cidrão.

Por serem espécies diferentes, os nomes científicos da Melissa e da Lípia também são outros: respectivamente, são Melissa officinalis e Lippia alba, de famílias botânicas distintas.

Ainda que tenha um ar meio brasileiro e seja bem famoso no nosso país, a origem do Capim-Limão também é outra: vem do sudeste Asiático, em especial a Índia, e se encontra distribuído por outras regiões, principalmente as tropicais e subtropicais. Tanto é que, segundo um artigo do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, o Capim-limão é citado na medicina tradicional dos indígenas Krahô/Craô (autodenominados Mehim), na região Norte.

Mas será que aumenta pressão? Baixa pressão? Será que ajuda emagrecer? E como usar o óleo essencial?

Pois é, são muitas dúvidas mesmo que o Capim-limão seja tão popular. A seguir, vamos desvendar mais detalhes juntos!

Capim limao e erva cidreira e capim santo

 

Capim-limão: para que serve

Há mais de um uso tradicional do Capim-limão, mas em geral todos estão relacionados ao relaxamento e a diminuição de dores abdominais (desconfortos gástricos e cólicas). Além de servir como chá e até ingrediente de bolo, serve para aliviar a sensação de angústia e agitação.

As partes utilizadas na fitoterapia são as folhas. Em geral, seus componentes são:

  • Alcoóis
  • Ácidos voláteis
  • Aldeídos
  • Cetonas
  • Ésteres
  • Flavonóides
  • Sesquiterpenos e terpenos
  • Óleos essenciais

O Capim limão possui ações:

  • Sedativa (leve)
  • Antiespasmódica
  • Carminativa
  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória (leve)
  • Ansiolítica

E é vendido na forma de cápsulas, chá, óleo essencial, tintura e até spray! O Capim-limão realmente é muito versátil e aparece em outros produtos, como cosméticos, velas aromáticas, repelentes, perfumes e produtos de limpeza também!

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem estas versões para você escolher.

Capim limao para que serve comprar

 

E quais são as indicações de uso do Capim limão?

Conforme viemos descrevendo até então, o Capim-limão é um excelente parceiro para quem busca maior relaxamento. Veja as indicações mais específicas abaixo:

  • Ameniza a ansiedade
  • Ajuda no tratamento de insônia e qualidade do sono
  • Auxilia no estresse e agitação
  • Reduz em desconfortos abdominais leves, como problemas gástricos ou cólicas
  • Alivia dores de cabeça (em especial, as dores causadas por estresse)

Alguns constituintes do óleo essencial da planta (citral, mirceno, limoneno) são indicados como responsáveis pelos efeitos sedativos e relaxantes no corpo, que podem desencadear uma cascata de efeitos benéficos a nossa saúde. O citral, um dos principais componentes do óleo essencial dessa erva, é responsável pelo aroma de limão!

O linalol também está relacionado com a regulação de humor e alívio de estresse, já o mirceno é relacionado à ação analgésica — que alivia dores.

Um lembrete importante: Quadros de ansiedade, depressão e insônia são multifatoriais — envolvendo aspectos físicos e também estímulos externos. Existem graus variados e certos tratamentos/intervenções que servem mais para alguns pacientes do que para outros. Portanto, se você enfrenta essas questões de saúde, procure ajuda profissional. O Capim-limão pode fazer parte do seu tratamento de forma complementar.

Capim limao acalma uso medicinal

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Afinal, o Capim-limão é bem versátil na sua forma farmacêutica, podendo ser consumido em cápsulas, chá e também aproveitado na forma de óleo essencial. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar o Capim-limão da melhor forma.

 

Capim-limão emagrece ou engorda?

Existem algumas associações do Capim-limão e emagrecimento, mas a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e ajudar no tratamento de ansiedade, o que reduz também a compulsão alimentar e sensação de fome. A diurese favorecida por chás também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquido, mas não reduz exatamente a gordura.

Questões metabólicas são complexas e a obesidade não pode ser encarada de forma simplista. Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Como fazer chá de Capim-limão?

O método de preparo desse chá é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. É uma opção prática e relaxante, principalmente quando consumido quentinho.

Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.

A proporção é de 1g a 5g da erva para cada xícara (240ml) de água. Além da tintura e das cápsulas, nós oferecemos essa opção de chá aqui na Oficina de Ervas!

Dá para tomar gelado também! Inclusive, o Capim-limão pode aparecer em diversas receitas. Mas atenção: muitos pratos usam o Capim-limão fresco, então se atente bem à receita que você escolher para não colocar folhas desidratadas e ter um resultado diferente.

  • Bebidas refrescantes: geralmente são preparadas com as folhas frescas, batidas no liquidificador com água, suco de limão, gelo... Tem gente que faz até com gengibre, hortelã, abacaxi ou melancia. O cheiro é uma delícia e traz muito frescor! Só não se esqueça de filtrar depois de bater as folhas!
  • Bolos: bolos com capim-limão (também frescos, picados e depois filtrados), com frutas e especiarias.
  • Carnes refogadas ou assadas: lembra quando dissemos que a espécie veio lá do Sudeste Asiático? Pois é, lá é um ingrediente bem especial no preparo de carnes, sopas e faz até parte de curries indianos.

Capim limao cidreira com gengibre

 

Capim-limão: Óleo Essencial

Com o aroma tão agradável e propriedades medicinais associadas aos óleos essenciais na composição, é claro que o Capim-limão teria sua versão em Óleo Essencial! Você encontra como "óleo essencial de Capim-limão" mesmo ou pelo nome em inglês, "lemongrass" ou "lemon grass".

Muitas pessoas apreciam apenas por seu cheirinho refrescante, mas existe também o uso mais específico dentro da aromaterapia.

Para relembrar, a aromaterapia aproveita as qualidades terapêuticas de cheiros agradáveis e também usa os óleos essenciais de forma tópica e interna, sendo usados também para tratamentos de pele e até massagens!

O Óleo Essencial de Capim-limão é usado apenas de forma tópica e aromática. Veja abaixo mais detalhes:

  • Colar Difusor – Pingar de 2 a 3 gotas no algodão dentro do acessório diariamente. Repetir durante o dia, se necessário.
  • Difusor Ambiental / Rechaud – Pingar 20 gotas em um pouco de água (2 horas de duração).
  • Spray Ambiental – Pulverizar no ambiente e travesseiro. Já temos sprays ambientais de Capim-limão prontos!
  • Pote de Creme - Pingar de 15 a 20 gotas em 50g de creme para massagem. Não expor ao sol após uso.
  • Mini Rollon 15mL - Diluir de 5 a 12 gotas do óleo essencial em 15mL de óleo para aplicação e massagem. Não expor ao sol após o uso.

Capim limao oleo essencial aromaterapia cheiro aroma

 

Quais são os benefícios do Óleo Essencial de Capim-limão?

Os benefícios são parecidos com aqueles que já conversamos:

  • Acalma
  • Diminui a inquietação
  • Reduz sintomas de enxaqueca
  • Melhora o sono (insônia)
  • Alivia músculos e pés cansados (massagens com óleo/creme carreador)
  • Estimula circulação e combate flacidez da pele em massagens
  • Útil como repelente de insetos

Com esse óleo essencial, é mais simples melhorar a concentração e afastar o esgotamento mental. Afinal, um aroma gostoso — sem ser excessivo ou enjoativo — melhora o humor de qualquer um, então é mais fácil desviar da negatividade.

O Capim-limão tem um aroma também capaz de atrair abelhas, embora não seja propagado principalmente pela polinização. Ainda assim, isso é muito útil em jardins e seu óleo essencial é usado até mesmo em preparos de isca para capturar abelhas — prática usada na apicultura.

Capim limao beneficios atrai abelhas

 

Capim-limão: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Capim-limão é bem tolerado pelo organismo, sendo uma opção muito popular de chá. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre hipotensão, náusea, vômitos e diarreia.

E alguns de seus efeitos podem ser desejados ou não, depende de sua intenção ou horário em que será consumido; por exemplo: a sonolência provocada pelo Capim-limão não é recomendada antes de realizar tarefas que exigem atenção, reflexo e concentração, como dirigir ou operar máquinas.

Alguns pacientes podem consumir o Capim-limão justamente por sua capacidade ansiolítica antes de provas, testes, vestibulares ou concursos, porém a possibilidade de sonolência pode impactar o desempenho. Existem outros cuidados importantes para o consumo do Capim-limão:

  • Não recomenda-se o Capim-limão a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize o Capim-limão.
  • Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
  • Pacientes com hipotensão (pressão baixa) devem tomar cuidado ao consumir o Capim-limão pela possibilidade de diminuição da pressão.
  • Não há estudos suficientes atestando o consumo de Capim-limão por crianças, então busque orientações de profissionais da saúde/pediatras ou evite.
  • Não recomenda-se o consumo de Capim-limão antes de atividades que exijam atenção e reflexo.

 

Capim limao contra indicacoes baixa pressao

Capim-limão preço e onde comprar

Você pode comprar o Capim-limão no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Capim limao onde comprar onde encontrar

 

Referências

https://hortodidatico.ufsc.br/capim-limao

https://eic.ifsc.usp.br/capim-limao/

https://intra.brt.ifsp.edu.br/eventos/spi/arquivos/artigos/2019/6.pdf

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128251/1/ABC-Como-capturar-enxames-com-caixa-isca-ed01-2009.pdf

https://m.tarladalal.com/recipes-using-lemongrass-475

https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/capimsanto

https://sites.usp.br/jardimdabotanicausprp/capim-cidrao-cymbopogon-citratus/

Capim Limão trata insônia, angústia, palpitações, dores de cabeça e gases. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

Capim limão  Lemon grass  Cymbopogon citratus  Capim cidreira  Capim cheiroso  Insônia  Angústia  Calmante  Palpitação  Dor de cabeça  Gases  Antiespasmódica  Cólicas  Analgésico  Capim cidreira  Capim santo  7 ervas  Chá de estrada  Melissa 

Deixe sua avaliação

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 2133-4455

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados