Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve

A Thuya é nativa lá do nordeste da América do Norte, mas chega até nós aqui no Brasil como uma poderosa aliada para nossa saúde. Neste artigo, desvendaremos para que serve a Thuya e como ela auxilia nossa imunidade!

 

O que é Thuya?

O nome Tuia pode até parecer um tanto latino, mas essa árvore vem lá da América do Norte! Também chamada de árvore-da-vida, árvore-do-paraíso, cedrinho, ciprestes, tuia-americana, a espécie Thuja occidentalis L. é nativa do leste do Canadá e nordeste dos Estados Unidos. Passou a ser cultivada de forma ornamental em outras áreas do planeta, como na Europa.

É da família botânica Cupressaceae: portanto, mesmo que seja chamada frequentemente de "cedro", isso não passa de um equívoco, pois os cedros verdadeiros (gênero Cedrus) pertencem à família Pinaceae. Então a Thuya está mais pra cipreste do que pra cedro.

A Tuia ou Thuya é uma conífera, ou seja, mantém as folhas bem verdes durante o ano todo. Ela cresce em condições que outras espécies considerariam desfavoráveis, preferindo florestas úmidas e frias, até mesmo crescendo em pântanos de coníferas. Há exemplares dessa espécie que são bem antigas, como a "Manidoo-giizhikens", também chamada de "Tree Witch". É uma árvore localizada na costa do Lago Superior, em Minnesota, EUA; é retorcida e bela. É considerada sagrada para o povo Ojibwe e foi registrada também por um explorador francês, Sieur de la Verendrye, em 1731. A árvore ainda está viva e há exemplares ainda mais antigos.

Comercialmente, a Thuya é usada para construção de postes, cabanas, canoas e cercas. Já os os indígenas Ojibwe tem uma relação mais íntima com essa espécie: honram a Thuya através de histórias sagradas e a árvore é também valorizada por sua utilidade na medicina, além da fonte de lenha para para variados fins. Como esperado, os povos indígenas nessas regiões também já usavam tradicionalmente a Thuya para tratar a saúde antes mesmo da popularização do uso desta planta pelos colonizadores, usando os galhos chás para constipação e dores de cabeça; e as folhas para tratamento de escorbuto, afecções respiratórias e reumatismo.

É mais um exemplo da importância de preservar não somente a natureza como também os conhecimentos etnobotânicos, com respeito à tradição desses povos indígenas.

Afinal, usar a Thuya hoje é indicada para quê? Vamos desvendar todos os detalhes abaixo!

 

Thuya: para que serve

O principal uso da Thuya é para o alívio de sintomas de afecções respiratórias, embora exista também o uso tópico para tratamentos de verrugas e condilomas.

As partes utilizadas são as folhas e seus componentes, em geral, são:

Possui ações

E é vendido na forma de:

A tujona, um de seus óleos essenciais, têm potencial neurotóxico em doses elevadas, mas é responsável por várias ações terapêuticas em doses controladas.

 

E quais são suas indicações de uso?

A Thuya tem mais de uma indicação para nossa saúde! Veja abaixo a lista completa:

As ações imunomoduladoras e antivirais trazem benefícios para o tratamento de afecções respiratórias e infecções virais (envolvidas também no HPV) porque estimulam nosso sistema imune, favorecendo o combate aos vírus que nos causam tais tipos de doenças. Mas o assunto "imunidade" é muito mais amplo, então precisamos conversar um pouco mais sobre esse assunto.

Falamos mais dela no nosso conteúdo informativo "Você sabe como fortalecer o sistema imunológico?" que você pode ler aqui.

Conforme falamos lá, o que podemos fazer no momento para preparar o corpo para lutar contra infecções é fortalecer o sistema imunológico das seguintes formas:

Fitoterápicos e demais medicamentos convencionais antivirais e antibacterianos têm diversas estratégias diferentes para atrapalhar a multiplicação de microorganismos no corpo. No final do dia, quem vai se livrar dessas infecções no organismo vai ser seu corpo mesmo.

Para resumir: a Thuya auxilia sim no estímulo de células do nosso sistema imune, mas a gente precisa entender que a imunidade depende de outros fatores como nossa alimentação, rotina de sono e rotina de atividades físicas. E sem esse básico, fica difícil a Thuya te ajudar com eficácia.

 

Thuya: efeitos colaterais e contraindicações

Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, desconfortos gastrointestinais, diarréia, convulsões e danos hepáticos. Esses efeitos colaterais são relacionados ao consumo excessivo e/ou altas dosagens de Thuya.

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a posologia devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar fitoterápicos de Thuya da melhor forma.

 

Thuya: preço e onde comprar

Você pode comprar Thuya no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Referências

https://en.wikipedia.org/wiki/Thuja_occidentalis

https://www.mdpi.com/1420-3049/25/22/5416

https://doi.org/10.1093/ecam/neh065

https://thedruidsgarden.com/2014/12/06/sacred-tree-profile-eastern-white-cedar-thuja-occidentalis

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025 Artigo Exsynutriment e Bio-Arct®: funciona? Entenda para que serve a tal “cápsula da beleza”! 18 Jul 2025 Artigo Fáfia ou Ginseng brasileiro: Entenda para que serve e seus benefícios! 11 Jul 2025 Artigo Aquileia ou Mil-folhas: para que serve e benefícios 30 Jun 2025 Artigo Cimicifuga racemosa: para que serve e efeitos colaterais 23 Jun 2025

Ver Outros Conteúdos