Prisão de Ventre: como tratar com 7 Produtos Naturais

Um problema, vários nomes: Obstipação, constipação, prisão de ventre ou intestino preso. E qual seria a solução para algo que nos incomoda tanto? E será que a fitoterapia poderá nos ajudar? Neste informativo, vamos entender com detalhes as causas, medidas preventivas e alternativas de fitoterápicos para auxiliar no seu tratamento de Prisão de Ventre. Vamos lá?

Se você já quiser saber quais são os Produtos Naturais para Intestino Preso, clique aqui!

 

O que é a Prisão de Ventre?

É difícil encontrar quem não conheça a Prisão de Ventre, um distúrbio também chamado por intestino preso, obstipação e constipação intestinal. Não costuma ser algo grave, embora seja bem incômodo: trata-se da dificuldade de evacuar. Isso envolve não somente uma rotina inconstante ou infrequente de evacuações, como também a sensação de que você não evacuou o suficiente, desconforto ou um pouco de dor ao defecar e fezes de aspecto duro.

A constipação pode ser dividida em duas categorias:

Constipação funcional (primária) — Relacionada a hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, alterações na rotina e outros aspectos de correção simples.

Constipação orgânica (secundária) — Relacionada a problemas metabólicos, neurológicos, musculares e/ou psiquiátricos. Por exemplo, malformações retais, doença de Chagas, tumores, Parkinson, Síndrome do intestino irritável (SII), hipotireoidismo, diabetes.

E a prisão de ventre é muito mais comum do que você pensa! Confira esses dados sobre o intestino preso:

A gente sabe que, além do desconforto da constipação em si, pode ser bem desconfortável falar sobre o assunto. Afinal, evacuar é uma atividade muito simples e corriqueira para todos — ou deveria ser. No entanto, isso não significa que você deve ignorar essa questão! Buscar informações confiáveis sobre o tema vai te ajudar a cuidar ainda mais da saúde.

O primeiro ponto a ser esclarecido é que você não precisa defecar todos os dias ou mais de uma vez por dia. A média no mundo ocidental é de 2 a 3 vezes por semana, mas isso ainda é variável: a defecação depende de inúmeros fatores, como idade, dieta, rotina e até hábitos culturais. Então o ideal é conferir o que é o normal para você!

Se você vai ao banheiro duas vezes por semana e suas fezes são macias, você não sente dor e nem desconforto, ótimo. Se você faz isso uma vez por dia, sem dores, perfeito também! Não é necessário contar com precisão quantos dias separam uma evacuação ou outra a menos que seja um período muito grande e você sinta dor.

Mas se o seu ritmo não está bom e você notou que suas fezes estão ressecadas, está na hora de se cuidar. O que fazer? Como resolver? Vamos ver tudo isso com calma!

 

Sintomas da Prisão de Ventre

Quem sofre de Prisão de Ventre costuma distinguir muito bem os sintomas e sabe quando está precisando ir no banheiro com mais frequência, mas vamos relembrar os sintomas:

 

Em casos mais preocupantes, os sintomas são:

 

A Prisão de Ventre não é associada a febre, tontura ou falta de ar. Se você tem algum destes sintomas, busque atendimento médico para uma avaliação mais detalhada do seu caso.

É possível que pacientes com constipação também sintam dor de cabeça e dor nas costas, mas não são sintomas específicos deste distúrbio. A dor de cabeça geralmente ocorre por consequência de estresse ou problemas para dormir com o desconforto da constipação; já a dor nas costas — ou dor lombar — surge em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal. Essa sobrecarga impacta a coluna, mas não é um sintoma frequente.

Complicações da Prisão de Ventre

Infelizmente, as complicações da constipação vão além do desconforto e da irritabilidade. Desvende a seguir outros impactos que esse distúrbio pode causar à nossa saúde:

 

Causas da Prisão de Ventre

As causas da constipação não costumam ser doenças graves, pelo contrário: a maioria dos quadros de constipação envolvem hábitos alimentares e estilo de vida. Vamos ver com mais detalhes as causas da prisão de ventre:

Prevenção da Prisão de Ventre

A maior parte dos casos de Prisão de Ventre é funcional, ou seja, está relacionada aos hábitos que exercemos durante a nossa rotina. Assim, é mais fácil adequar nosso dia a dia para manter a saúde e o bem-estar. Veja abaixo algumas dicas de como prevenir a constipação intestinal:

Acompanhe com atenção sua rotina de evacuação: se você sente que é suficiente e se o aspecto das suas fezes é macio, liso e facilmente expulso do corpo.

Se um dos fatores que te levam a ter constipação intestinal for o uso de remédios durante um tratamento, o ideal é conversar com profissionais da saúde para averiguar outras opções de medicamentos. Não suspenda ou inicie o uso de medicamentos sem avaliação médica.

 

Diagnóstico da Prisão de Ventre

A Prisão de Ventre é facilmente identificada pelo próprio paciente e não necessita de maiores exames laboratoriais na maior parte dos casos. Em um consultório, profissionais da saúde questionarão seu histórico clínico para avaliar as possíveis causas do intestino preso e se os sintomas já são mais preocupantes ou não.

Caso exames sejam solicitado por médicos, geralmente são:

Tratamento da Prisão de Ventre

De modo geral, o tratamento é muito semelhante à prevenção: melhora da alimentação e hidratação, cuidados com a saúde mental, e acompanhamento da evacuação. Existem ainda outras saídas, dependendo do quadro de constipação:

Laxantes — agentes de aumento de bolo fecal, amolecedores de bolo fecal, estimulantes, agentes osmóticos e antagonistas de receptores de opioide mu (µ)

Supositórios — agentes laxantes administrados por via retal

Enemas — lavagem intestinal administrada por via retal

É sempre bom reforçar: Não tome nenhum tipo de remédio indiscriminadamente! Já vimos que nas causas da Prisão de Ventre, o uso abusivo e constante de laxantes podem favorecer novos quadros de constipação.

Caso o seu quadro de constipação esteja associado a questões mais específicas, sendo classificada como constipação orgânica (secundária), são necessários outros cuidados especiais avaliados por médicos.

7 Produtos Naturais para Tratamento de Prisão de Ventre

A Fitoterapia e outros produtos naturais também podem ajudar em casos de constipação intestinal. Veja abaixo uma lista com 7 opções para te aliviar:

1 — Inulina — Trata-se de uma fibra alimentar, algo indispensável para melhor o trânsito intestinal. Possui ação prebiótica, melhorando a atividade microbiota do intestino. (ver produto)

2 — Psilium (Psyllium) Favorece o amolecimento da consistência das fezes, diminuindo a necessidade de grande esforço ao defecar. Ele só funciona junto com um consumo diário generoso de água. (ver produto)

3 — Sene É uma planta muito utilizada por sua capacidade laxativa ou purgante dependendo da dose consumida. Aumenta o peristaltismo e a liquidez das fezes. Só tome cuidado pois pode causar cólicas. (ver produto)

4 — Babosa — Apesar de ser mais famosa por seu uso tópico, os fitoterápicos de babosa tem ação laxante, aumentando o peristaltismo do corpo e impedindo que as fezes fiquem ressecadas. Também pode causar cólicas, então use com cuidado. (ver produto)

5 — Cáscara Sagrada — Também possui ação laxativa, pois gera uma leve excitação intestinal e estimula o funcionamento do intestino, facilitando a evacuação. (ver produto)

6 — PEG 4000 Aumenta a concentração de água nas fezes e facilita a evacuação sem causar irritações. Pode ser utilizado por todas as faixas etárias. (ver produto)

7 — Chlorella Melhora o funcionamento intestinal e possui ainda nutrientes em sua composição. Pode ser utilizado por todas as faixas etárias. (ver produto)

Esse informativo te ajudou? Esperamos que a leitura tenha sido, além de agradável, muito útil para você cuidar melhor da sua saúde. E não se esqueça de que os fitoterápicos podem te ajudar! Sua saúde e bem-estar são muito importantes, então procure o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

BRUNA, Maria Helena Varella. Prisão de Ventre (Constipação Intestinal). Drauzio Varella. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal. Acesso em: 27 de out. de 2022.

CONSTIPAÇÃO Intestinal: Sintomas e Quando se preocupar. Clínica Medfocus, 2021. Disponível em: https://medfocus.com.br/constipacao-intestinal-sintomas-e-quando-se-preocupar/. Acesso em: 27 de out. de 2022.

DOR nas costas e intestino preso: qual a relação? Poesis Espaço Saúde, 2021. Disponível em: https://poesisespacosaude.com.br/dor-nas-costas-e-intestino-preso. Acesso em: 27 de out. de 2022.

GOTFRIED, Jonathan. Constipação. Manual MSD: Versão Saúde para Profissionais de Saúde, 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/distúrbios-gastrointestinais/sintomas-dos-distúrbios-gastrointestinais/constipação. Acesso em: 27 de out. de 2022.

GOTFRIED, Jonathan. Diarreia em adultos. Manual MSD: Versão Saúde para a Família, 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-digestivos/sintomas-de-distúrbios-digestivos/diarreia-em-adultos. Acesso em: 27 de out. de 2022.

GUIA Nutritotal: Diagnóstico e manejo da constipação intestinal. Nutritotal, 2022. Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/material/guia-nutritotal-diagnostico-e-manejo-da-constipacao-instestinal/. Acesso em: 27 de out. de 2022.

INTOLER NCIA à lactose: Sintomas, Tipos, Causas e Diagnóstico. Disponível em: https://www.boaconsulta.com/blog/sintomas-de-intolerancia-a-lactose-saiba-os-principais. Acesso em: 27 de out. de 2022.

LUISA, Ingrid. Chega de constipação: como liberar o trânsito. Veja Saúde, 2022. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/chega-de-constipacao-como-liberar-o-transito/. Acesso em: 27 de out. de 2022.

MANARINI, Thaís. Os alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre. Veja Saúde, 2022. Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-alimentos-que-ajudam-a-combater-a-prisao-de-ventre/. Acesso em: 27 de out. de 2022.

MULHERES são mais afetadas pela prisão de ventre. Abrigo do Marinheiro. Disponível em: https://www.abrigo.org.br/news/mulheres-sao-mais-afetadas-pela-prisao-de-ventre. Acesso em: 27 de out. de 2022.

PRISÃO de ventre: 85% dos casos são gerados pela baixa ingestão de água e fibras. Bem Paraná, 2021. Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticia/prisao-de-ventre-85-dos-casos-sao-gerados-pela-baixa-ingestao-de-agua-e-fibras. Acesso em: 27 de out. de 2022.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Francisco Tadeu Melo
Tenho meu intestino preso, para que eu tenho uma vida mais saudável, faço uso continuo de Linhaça, Fruta Ameixa, e Mamão, e as vezes o uso Chia, gostaria de saber quais são os produtos adequado para quem tem o intestino prexso como eu ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Francisco Para te orientar melhor clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos