2022-03-04

Chlorella: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Chlorella.
Veja nossa lista de opções:
75 comprimidos de 250mg,     250 comprimidos de 250mg,     150 comprimidos de 250mg,     250 comprimidos de 250mg (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de Chlorella 500mg,     180 cápsulas de Chlorella 500mg,     

Não só de planta vive o ser humano! As algas podem ajudar bastante na nossa saúde, como no caso da Chlorella. Cultivada em água doce e sendo uma alga unicelular, a Chlorella traz benefícios além de seu potencial nutritivo. Quer saber mais? Venha conferir para que serve a Chlorella e como tomar!

 

O que é a Chlorella?

A Chlorella nada mais é do que um gênero de algas verdes unicelulares, a qual pertence ao filo Chlorophyta e abriga 13 espécies. Neste artigo, trataremos especificamente da espécie Chlorella pyrenoidosa, que é utilizada pelos seres humanos para alimentação e se caracteriza por ser uma alga com grande potencial fotossintético, que demanda apenas CO2, água, luz solar, e pouco mineral para se reproduzir.

Seu nome é composto pelos termos em grego (chloros: verde) e em latim (ella: pequeno). Já pyrenoidosa se refere aos pirenóides, que são estruturas subcelulares encontradas no cloroplasto da alga.

Seu ambiente ideal é a água doce. Ela tem um tamanho semelhante ao de uma célula vermelha humana e aglomera-se em colônias, tanto que pode parecer um caldo verde de textura mais densa.

A Chlorella passou a ser estudada com mais rigor em meados dos anos 40 e 50, devido a preocupação com a fome e a possibilidade da produção agropecuária não acompanhar o aumento populacional. Hoje, contamos com técnicas modernas na agricultura e o mundo produz comida o suficiente.

Além disso, descobriu-se que o cultivo de Chlorella pode enfrentar dificuldades, por exemplo o fato de que as algas se desenvolvem melhor em água carbonada — o que adicionaria mais etapas e custos na produção. O consumo da Chlorella em seu estado natural também enfrenta obstáculos porque as estruturas celulares que encapsulam seus nutrientes não são digeridas por humanos.

Assim, a Chlorella não alcançou o patamar inicialmente pensado ser um alimento recorrente na dieta das pessoas. No entanto, não significa que ela deixa de apresentar benefícios para o nosso organismo. Além de seu potencial energético — pois em média sua eficiência fotossintética aproxima-se em 8%, mais do que a cana de açúcar — a Chlorella traz vitaminas e aminoácidos importantes, aproveitados através da suplementação.

A tecnologia por trás desses suplementos — seja em pó, cápsulas ou comprimidos — permite que os seres humanos aproveitem destes benefícios, pois na década de 70, um método para quebra dessa parede celular foi desenvolvido por cientistas japoneses (chamado método dino-mill), aumentando a digestibilidade da Chlorella. Deste modo, hoje é fácil consumir essa alga de maneira eficaz.

Chlorella para que serve o que e

Chlorella: para que serve

A Chlorella apresenta benefícios para saúde variados por sua riqueza de componentes. Vamos conferir abaixo!

As partes utilizadas são as próprias algas inteiras, sua composição divide-se em:

  • Proteínas (incluindo 9 aminoácidos essenciais)
  • Minerais (ferro, zinco, magnésio, potássio, cálcio, ferro, cobre)
  • Vitaminas (vitamina C, vitaminas do complexo B)
  • Lipídios (Ômega-3)
  • Carboidratos
  • Fibras (embora em uma taxa pequena, na média de 5% de sua composição)
  • Clorofila
  • Carotenóides

 

A Chlorella possui ações:

  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória
  • Imunomoduladora
  • Antitumoral
  • Anticoagulante
  • Anti-hepatotóxica
  • Anti-hipercolesterolêmica

 

Além das propriedades nutricionais que contribuem para a sua saúde, por exemplo as vitaminas e minerais, além do ferro que auxilia na prevenção de anemia.

E ela é vendida na forma de comprimidos e cápsulas! Ou seja, são opções práticas de incorporar na sua rotina, mesmo que você tenha um dia mais agitado no trabalho. Então, se você tem dúvida de como tomar a Chlorella, saiba que é bem simples!

 

E quais são as indicações de uso da Chlorella?

Ela costuma ser utilizada para diversos casos, como:

 

A atividade antioxidante da Chlorella também auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas e câncer.

 

Dosagem usual recomendada

É indicado avaliar a necessidade diária de cada um, mas usualmente a dosagem varia de 8 a 12 comprimidos de 250mg ao dia, após as refeições (café, almoço e jantar).

Chlorella beneficios para saude

Chlorella emagrece?

O consumo da Chlorella não é especificamente indicado para redução de taxas de gordura corporal. Há indícios que ela possa aumentar a sensação de saciedade, mas sozinha a Chlorella não irá promover o emagrecimento. No entanto, para pessoas que estão em regime de emagrecimento, poderá tomar a Chlorella antes das refeições, e anão após as mesmas. Existem fitoterápicos mais indicados para esse objetivo e você pode conferir nosso artigo com 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas! Lembrando, é claro, que uma rotina saudável e exercícios físicos são sempre recomendados.

 

Chlorella serve para ansiedade?

Ela pode auxiliar sensivelmente. A Chlorella possui um aminoácido chamado Triptofano, que é um precursor da Serotonina, um neurotransmissor que está relacionado, entre tantas funções no corpo, com nosso bem estar e humor. No entanto, a ação de neurotransmissores é complexa e não existe um exame para diagnosticar com precisão o que está acontecendo com esses neurotransmissores e como seu corpo está reagindo à eles; se falta serotonina ou se seu corpo não está conseguindo observá-lo.

Consumir Chlorella, até onde os estudos apontam, não contribuirá negativamente para ansiedade, mas existem outros fitoterápicos mais indicados (e mais específicos) para sintomas de ansiedade, por exemplo a Valeriana (ver produto), o Lúpulo (ver produto) e o 5HTP (ver produto). Um acompanhamento profissional é indicado também!

Chlorella ansiedade

Chlorella: efeitos colaterais e contraindicações

Não são conhecidas reações severas em relação ao consumo de Chlorella, tanto que ela é facilmente incorporada à alimentação. No entanto, existem ainda recomendações básicas que devem ser seguidas: Não recomenda-se Chlorella a pacientes que tenham sensibilidade aos seus componentes. Também não é indicado para gestantes, lactantes e crianças pela falta de estudos específicos para este público. Possíveis reações variam entre náusea e desconforto abdominal.

 

Chlorella: preço e onde comprar

Você pode comprar a Chlorella no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Chlorella comprimido ou capsula

Bibliografia

https://www.ecycle.com.br/chlorella/

https://en.wikipedia.org/wiki/Chlorella

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128124918000266

https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/31804/pdf

https://pt.calameo.com/read/0062034615c8c25c421b3

https://www.echlorial.fr/blog/chlorella-composition-detailed/?lang=en

https://saude.abril.com.br/alimentacao/as-algas-spirulina-e-chlorella-sao-mesmo-beneficas/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25320462/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27146695/

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/89/89131/tde-28112019-182251/publico/ERICA_MARTINS_GOMES_CHAVES_MESTRADO.pdf

Comentários


  • Adriana
    Olá! Já entrei na menopausa e faço reposição hormonal há alguns anos. Há alguma contra indicação para o uso da Chlorella nessas condições? Qual a dosagem indicada? Obrigada pela atenção.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Boa tarde,
    A Clhorella é uma alga e não apresenta efeitos adversos ou interação com o uso de reposição hormonal.

    Se precisar de mais informações, fale com um de nossos fitoterapêutas pelo link babaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
  • Deiguimar Pagotto Martins
    Vcs tem algum relato de que pessoas com hipotireioidismo nao deveriam tomar clorella ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Deiguimar.

    Não conheço nenhum estudo que mostre a contraindicação da Chlorella em casos de hipotireoidismo.

    Caso queira tirar suas dúvidas, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, que medicamentos toma, que sintomas apresenta, etc.

    Deixo o link para contato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Chlorella: para que serve e como tomar