Planta Agoniada (Pluméria): para que serve e como tomar

A Agoniada, também conhecida como Pluméria, é uma árvore muito utilizada no paisagismo, por causa de suas flores perfumadas e de cores que variam entre o branco e rosa vívido. Ela tem dois nomes científicos, que são Plumeria lancifolia Muller Arg. e Himatanthus lancifolius Woodson, e ela pertence à família Apocynaceae.

O nome Agoniada vem de sua grande fama como medicamento para problemas pré-menstruais, quando as mulheres ficam "agoniadas" devido às cólicas e à irritabilidade causada pela TPM.

Além desse nome, ela também é conhecida por diversos nomes populares, como agonia, agonium, arapou, arapuê, arapuo, colônia, guina-mole, jasmin manga, angélica, quina-branca, quina-mole, sacuíba, sucuba, sucuriba, sucuúba, tapioca, rapouca e tapuoca.

A parte utilizada da planta é a casca da árvore, que contém os seguintes princípios ativos:

Comprar Agoniada

Para que serve a Agoniada (Pluméria)

O principal uso da Agoniada é para problemas menstruais, mas ela possui diversas ações, como:

A Agoniada pode ser usada no tratamento de doenças como:

Comprar Agoniada

Como usar a Agoniada (Pluméria)

A Agoniada pode ser usada na forma de cápsula do pó, tintura, extrato fluido ou chá. Veja abaixo quais são as dosagens seguras de cada forma:

Cápsula do pó: é possível tomar de 2g a 10g do pó ao dia na forma de cápsulas.

Tintura: 2 gotas/kg/dia dividido de 3 a 4 tomadas no dia.

Extrato fluido: 1 gota/kg/dia dividido em 3 tomadas no dia.

Chá (decocção): ferver 2 colheres de sopa por volta de 5 minutos em 1 litro de água.

Comprar Agoniada

Contraindicação de uso da Agoniada (Pluméria)

O uso da Pluméria não é indicado durante a gravidez e o período de amamentação. Ela também é contraindicada para crianças.

Comprar Agoniada

Onde comprar Agoniada (Pluméria)

É possível comprar a Agoniada (Pluméria) no nosso site mesmo, clicando aqui.

 

Bibliografia:

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/AGONIADA.pdf

http://www.medicinabiomolecular.com.br/biblioteca/pdfs/Fitoterapia/fi-0039.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Amanda Limão
Gostaria de saber como proceder quando tenho a planta in natura. Quais cuidados devo tomar ao retirar a casca? É preciso secar antes de utilizar? E as flores, posso utilizá-las tb?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Amanda A casca deve ser extraída na diagonal, para não matar a árvore. Como é casca, pode deixar secando no sol. Não recomendamos o uso das folhas e flores. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria
Olá quem tem ansiedade generalizada e síndrome do Pânico, taquicardia e problemas cardíacos qe acelera o coração a 140 pode tomar? Agradeçeria a resposta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. A Agoniada é uma planta que ajuda a regular o ciclo menstrual, ameniza a ansiedade ligada à TPM e tem outros benefícios mas não interfere em tratamentos para problemas cardíacos e pânico. Provavelmente sua taquicardia ocorre quando o pânico é desencadeado. Caso queira conversar com um de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Telma Santos
Ola, para dismenorréia e inflamação, quanto tempo deve se tomar o chá? E quando deve iniciar ? Em qualquer momento do clico? Att. Telma
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Telma Pode tomar por 90 dias, pausar 20 dias e repetir o ciclo se desejar. Não tem momento certo para iniciar, é indiferente no tratamento. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mara
Olá, posso tomar durante a ovulação?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Mara Um de nossos fitoterapêutas entrará em contato para orientá-la melhor.


• Crislene Fazolato de paula
Agoniada ajuda quem tem endometriose? Pode tomar junto com remédios controlados sertralina e valium10?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Crislene, A Agoniada não contribui de forma satisfatória em casos de endometriose. O fitoterápico que atua nesse caso é o Vitex, pode ser usado se não estiver usando anticoncepcional. Deixo o link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta para que possa entrar em conato com os nossos fitoterapeutas. Ficamos a disposição.


• VITORIA CRISTINA LOPES DOS SANTOS
Quem tem ovários policisticos pode tomar ? O extrato ajuda no tratamento do ovários policisticos ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vitória. Pode usar a Agoniada para melhorar os desconfortos causados pelo ovário policístico, no entanto, não é indicada para o tratamento do problema. A planta indicada para o tratamento de ovários policísticos é o Vitex, mas seu uso deve ser avaliado, caso já esteja fazendo tratamento com medicamentos alopáticos. https://www.oficinadeervas.com.br/agoniada https://www.oficinadeervas.com.br/vitex Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Clara
Estou menstruando 2 vezes ao mês posso usar agoniada para regular a menstruação?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Clara. A Agoniada pode regular o seu ciclo menstrual sim, mas algumas mulheres tem o ciclo menor, o que às vezes coincide de menstruar 2 vezes no mesmo mês. Isso também pode regular com a idade, se você ainda é adolescente. Caso você queira orientações mais precisas, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e informe sua idade, seu ciclo menstrual, se toma algum medicamento, se tem algum problema de saúde, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Sandra A
Eu tenho trompas obstruidas e queria tomar para engravidar posso?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sandra Se as trompas estão obstruídas por cirurgia ou laqueadura, não adianta fazer uso desta planta. Para poder te orientar, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e informe o problema com detalhes, sua idade, que tratamento faz, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Bruna
Tenho somente um rim , por problemas crônicos. E também não tenho menstruação mensal , demora de 3 a 4 meses . Quando vem , é forte. Ovários policistico . Enfim , preciso de algum remédio natural que não agrida meu rim , ela é indicada ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Bruna. A Agoniada pode ajudar a regularizar os hormônios e a menstruação, mas não é a mais indicada para tratar cistos ovarianos. A planta mais indicada é o Vitex, mas deve-se atentar a algumas contraindicações: Gestantes e lactantes; Pacientes que fazem reposição hormonal e/ou tomam anticoncepcionais; Crianças e adolescentes; Pacientes com hipersensibilidade/alergia aos componentes da planta; Pacientes que usem antidopaminérgicos ou dopaminérgicos. https://www.oficinadeervas.com.br/vitex https://www.oficinadeervas.com.br/agoniada Caso você queira maiores informações ou orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Gleisilene
Minha menina passa muito mal no periodo menstrual sente muita dor. Ela pode tomar agoniada? Ela tem 12 anos?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gleisilene. Ela pode tomar Agoniada sim, pois ela já está menstruando. Pode pingar 25 a 30 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e repetir a dose 3 a 4 vezes ao dia, conforme necessidade. Caso ela tenha sintomas de TPM, poderá fazer o tratamento com o óleo de prímula 500mg, tomando 1 cáps 2 vezes ao dia, até que a menstruação regule ou melhore os sintomas. https://www.oficinadeervas.com.br/agoniada https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-primula Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Nilcelia
Quantas vezes eu posso tomar por dia? E por quarto dias?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nilcelia Recomendamos o uso de 20 gotas 3 vezes ao dia, a cada 3 meses de uso fazer uma pausa de 20 dias e repetir o ciclo se necessário. Clique no link abaixo para adquirir e mais informações sobre a Agoniada: https://www.oficinadeervas.com.br/agoniada Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• GLEICE SILVA DE ARAUJO
Minha menstruação tem um mês descendo e nada suspende, como tomo o chá ? Tenho miomas e devido a hemorragia tô com anemia.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gleice. A Agoniada ajuda a regularizar o ciclo menstrual e pode ser tomado na forma de tintura ou cápsulas, 3 vezes ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/agoniada Provavelmente esse sintoma é decorrente do mioma, e para o tratamento desse problema, caso você não faça nenhum, é indicado o uso do Uxi Amarelo + Unha de Gato. https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• NATALIA FEIJO RIBEIRO
Boa tarde, tive suspeita de adenomiose/endometriose porém fiz tratamento com allurax por 6 meses e na ressonância não deu nada. Minha gineco pediu p toma desogestrwl 75mcg porém pediu o de referencia e não genérico. E p tomar uso contínuo. Esses dias q eu n estava bem da ansiedade, coluna, ciático de repente desceu p mim. Consegui secar a menstruação com primosiston e allurax. O chá de agoniada se eu tomar então vai acabar fazendo descer de novo né?já tô tomando cerazette de forma contínua, tenho medo de toma e cortar o efeito da pílula. Melhor n tomar né?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Natalia Para que nossos fitoterapeutas possam te orientar melhor, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Regilaine
Olá ,a três meses atrás descobri q tenho cisto no ovário esquerdo,me falaram desse chá agoniada eu tomei uma vez só ,depois de um mês fiz uma ultrassom. De novo pra ver como tava o cisto ,agora fala q tenho endominose o que pode ser por favor ?...
⇒ Oficina de Ervas: Olá Regilaine, Precisa de um tempo maior de uso e com frequência para que o pico de ação dos fitoterápicos possa atingir os efeitos desejados. Solicitamos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas, através do link logo abaixo, para que possa ter uma orientação mais assertiva. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos