O Orégano não aparece só na cozinha! Ele é mais um aliado para nossa saúde, combatendo a má digestão e até cólicas. Essa planta tem mais uma indicação para melhorar nossa qualidade de vida e você descobrirá tudo nesse artigo — inclusive se ele cumpre a promessa de emagrecimento. Entenda os benefícios e para que serve o Orégano!
O que é Orégano?
O Orégano já é um conhecido de casa: está presente no armário de temperos e nas pizzas do delivery, afinal, essa planta é uma escolha coringa para deixar receitas mais gostosas e aromáticas! Mas se engana quem pensa que o Orégano serve apenas para trazer mais sabor para a comida! Além do uso culinário, existe o uso medicinal dessa espécie originária lá da região Mediterrânea, como tantas outras plantas gostosas e cheias de saúde, como o Alecrim.
O nome científico do Orégano é Origanum vulgare, da família Lamiaceae. É a mesma família do Alecrim, da Sálvia e da Melissa também! O termo "origanum" está em latim e tem origem no grego oreiganon, que pode ser entendido como "montanha da alegria" — oros, montanha; ganos, alegria e deleite. Suspeita-se é uma clara referência à região do Mediterrâneo onde originalmente cresce, com preferência a solos mais secos e pedregosos; e também uma referência ao seu aroma e sabor agradáveis.
Apesar dos aspectos sensoriais e culinários do Orégano serem bem reconhecidos, são poucas as pessoas que discutem as propriedades medicinais dessa erva.
Vamos desvendar todos os detalhes abaixo!
Orégano: para que serve
O Orégano serve principalmente na nossa alimentação, e também sendo apreciado como chá para melhorar digestão, aliviar cólicas e também flatulências. Mas não é só isso!
Assim como na culinária, o Orégano é usado desidratado na Fitoterapia. As partes utilizadas são suas folhas e seus componentes são:
- Ácidos oleanólico e ursólico
- Flavonoides
- Hidroquinonas
- Ácido rosmarínico
- Taninos
- Tocoferóis
- Glicosídeos fenólicos
- Fenóis polares: timol e carvacrol
Possui ações
- Antioxidantes
- Anti-inflamatórias
- Antiespasmódicas
- Expectorantes (leve)
- Estimulantes
- Digestivas
E é vendido na forma de cápsulas, tintura e óleo essencial!
E quais são suas indicações de uso?
Afinal, o Orégano é bom para quê na nossa saúde? Veja a lista abaixo:
- Melhora dores abdominais (indigestão, cólicas)
- Ameniza flatulências/gases
- Ajuda sensivelmente em dores articulares e musculares (é anti-inflamatório, mas apenas levemente)
- Trata sintomas de gripes e resfriados
- Alivia dores de garganta
- Trata disbioses
O Óleo essencial de Orégano, em especial combinado com o Tomilho, tem chamado a atenção de pelos efeitos antimicrobianos para tratamento de disbioses gastrointestinais, por exemplo a Candida spp, que causa também a candidíase intestinal. A tintura do Orégano também tem sido indicada para isso.
Tanto o Óleo de Orégano quanto o Óleo de Tomilho tem timol e carvacrol em sua composição, apresentando um potencial antifúngico, antibacteriano e anti-inflamatório mais acentuado que auxiliam na inibição do crescimento de patógenos, por exemplo a Candida spp.
Mas atenção! É uma alternativa considerada em casos leves ou moderados, sempre coadjuvante com um tratamento mais amplo com mudanças alimentares e medicamentos antifúngicos, se for necessário. Portanto, é fundamental um acompanhamento médico tanto para um diagnóstico inicial quanto para um tratamento completo eficaz!
Orégano com limão: para que serve?
Parece que existem receitinhas diferentes na internet para tudo, não é? No caso do Orégano com limão, não se trata de um jeito diferente de temperar comida (embora também seja possível), e sim de fazer um chá de Orégano com o sumo de um limão.
A função deles é bem parecida com o raciocínio dos shots matinais:
- Favorecer a imunidade
- Melhorar a digestão
- Aumentar saciedade
- Ameniza gases
A Vitamina C presente no limão ajuda na produção de leucócitos do sistema imune e o Orégano, com potencial anti-inflamatório e antioxidante, pode auxiliar nas defesas do corpo. E é claro, quando tomado quentinho, ajuda no combate de sintomas gripais e até é bom para tosse.
Ainda assim, um chá de Orégano com limão não é o único responsável pela sua imunidade. E aliás, nem todo mundo gosta ou é aconselhado a tomar. Pessoas com sensibilidade a acidez de limão ou laranja podem sofrer dores gástricas, e quem já tem a ferritina alta deve evitar o alto consumo de vitamina C, pois essa vitamina aumenta a absorção de ferro. Mas se o caso for a digestão ou se de vez em quando te dá gases, é uma boa maneira de melhorar a questão.
Orégano altera a pressão arterial?
Há muito questionamento se essa planta aumenta a pressão, se abaixa a pressão…
Já vale reforçar aqui: no uso culinário e até mesmo no consumo ocasional de chás, o Orégano não altera a pressão arterial de forma significativa. Sendo usado em receitas, pode favorecer um menor consumo de sal que aí sim pode contribuir com a redução saudável da pressão, mas tudo isso depende se a pessoa realmente vai maneirar no sal na comida!
No uso fitoterápico, o tópico ainda é controverso: O carvacrol, componente do Orégano, já foi estudado por seus efeitos hipotensores em ratos com pressão normal e ratos hipertensos. Mas ainda não dá para comparar totalmente com o impacto em humanos.
O Orégano, em temperos e chás, é apenas levemente hipotensor e de uso geralmente seguro. Não substitui medicamentos anti-hipertensivos. Sugere-se averiguar com fitoterapeutas as possíveis interações no caso de uso regular de fármacos anti-hipertensivos por uma questão de segurança.
Alerta-se também sobre o uso do Óleo de Orégano, pois assim como qualquer outro Óleo, ele é muito concentrado e seus efeitos são sentidos de forma mais aguda pelo nosso organismo.
Orégano emagrece?
Apesar das frequentes associações entre Orégano e emagrecimento, a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.
O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e ajudar o intestino, então pode auxiliar sensivelmente. A diurese favorecida pela ação diurética também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquido, mas não reduz exatamente a gordura.
"Ah, mas eu ouvi falar que o Orégano tem componentes que inibem a formação de gordura!"
Não é bem assim. Ainda que o Orégano seja rico em compostos bioativos, que podem realmente contribuir com sua saúde e metabolismo, eles não irão auxiliar diretamente para a perda de gordura. Mas o Orégano vai te ajudar à:
- Eliminar a retenção de líquidos, diminuindo a sensação de inchaço
- Melhorar digestão e evitar a sensação de barriga "empanzinada"
- Favorecer adoção de outros hábitos saudáveis, como tomar mais chá e se preocupar com alimentação
Questões metabólicas são complexas e a obesidade não pode ser encarada de forma simplista. Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Orégano: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, o Orégano é bem tolerado pelo organismo, sendo uma alternativa popular de chá e também muito presente como tempero. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, desconfortos gastrointestinais, espasmos e reações alérgicas na pele. Essas reações estão relacionadas ao consumo de Orégano em altas dosagens.
- Não recomenda-se o consumo de Orégano como fitoterápico a gestantes ou lactantes.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Em casos específicos e geralmente relacionados ao alto consumo de Orégano provocam possíveis interações com medicamentos antidiabéticos, anticoagulantes e anti-hipertensivos. Quem faz uso desses medicamentos deve tomar cuidado ao consumir o Orégano em forma de fitoterápico em períodos prolongados.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a posologia para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar o Orégano da melhor forma.
Orégano: preço e onde comprar
Você pode comprar Orégano como fitoterápico no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.etymonline.com/word/oregano
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0014299921008736?utm_source=chatgpt.com
https://www.notulaebotanicae.ro/index.php/nbha/article/view/11296/8768
https://www-rxlist-com.translate.goog/supplements/oregano