Oliveira: o que é e benefícios da folha

O azeite de oliva a gente já conhece, mas você sabia que a Oliveira oferece vantagens para a nossa saúde através das suas folhas? Sim, uma de suas indicações de uso é para tratamento de afecções cardiovasculares! Existem outros detalhes importantes sobre fitoterápicos de Oliveira e para conhecê-los, basta ler nosso artigo. Confira para que serve a Oliveira e seus benefícios!

 

Comprar Oliveira

O que é a Oliveira?

A Oliveira é uma árvore com uma história longa! Essa planta já era cultivada em Creta — uma ilha grega — durante a Antiguidade Clássica pela civilização Minóica. E além do uso prático do azeite extraído de suas azeitonas, a oliveira carregava significado religioso devido a crença de que a deusa Atena presenteou os cidadãos da polis de Ática com a oliveira. Depois, essa cidade passou a ser chamada de Atenas em sua homenagem.

Essa árvore era muito útil pela sua madeira, pelo azeite para uso culinário, uso cosmético e para lamparinas à óleo. Existiam até oliveiras que eram protegidas pelos governantes devido seu valor sagrado, as moriai. Além de ser muito tradicional no Mediterrâneo, o cultivo dessa planta se expandiu em climas com verões secos e invernos chuvosos. Então, é natural que a oliveira também seja citada em outras culturas, tanto que há registros de oliveiras na Bíblia, na Halachá e no Alcorão. Encontramos guirlandas com folhas de oliveira até na tumba de Tutancâmon!

Mas a origem específica da Oliveira é incerta. Existem evidências fósseis de milhões de anos de espécies ancestrais da oliveira na Itália, embora as plantas tenham sofrido evoluções até se tornarem o que nós conhecemos hoje. E já que continua sendo uma árvore com valor comercial, nutricional e medicinal, outros lugares passaram a cultivá-la — por exemplo, a Austrália e a Nova Zelândia.

O nome científico da Oliveira é Olea europaea, da família Oleaceae. É uma espécie que pode alcançar 10 metros — mas dá para cultivar em casa no vaso! — e sua folha tem formato de lança. A madeira é resistente.

Será que a nossa saúde aproveita mais do que os benefícios alimentícios do azeite e da azeitona? Claro que sim! As folhas têm um impacto positivo no nosso organismo e são aliadas poderosas para manter a nossa saúde em dia. Vamos conferir como funciona!

Comprar Oliveira

Benefícios da Oliveira: para que serve

Existem usos tradicionais da infusão das folhas secas, consumidas para tratar diarréia, afecções respiratórias e desconfortos estomacais. Atualmente, estudos experimentais têm validado certos conhecimentos etnobotânicos, como as atividades anti-hipertensivas.

Embora seja possível comer a famosa azeitona da Oliveira e o azeite, na fitoterapia são utilizadas as folhas desta árvore. Em geral, seus componentes são:

 

A Oliveira possui diversas ações, como:

 

A Oliveira é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, tintura e folhas para chá.

Comprar Oliveira

E quais são as indicações de uso da Oliveira?

A Oliveira é usada problemas como:

O Óleo de Oliva pode ser usado em formulações cosméticas, pois apresenta ações hidratante, emoliente, calmante e regenerador.

O ácido oleanólico está presente em muitas plantas, incluindo na Oliveira, e possui ações importantes como atividade antioxidante, anti-inflamatória e analgésica. Também apresenta atividades na saúde cardiovascular, melhorando a dilatação do endotélio de vasos sanguíneos. De modo simplificado, isso pode melhorar a resposta da pressão. Outro aspecto positivo é a diminuição de níveis de LDL — colesterol "ruim" — e triglicérides.

É válido lembrar também que a Oliveira merece mais pesquisas quanto ao uso medicinal de suas folhas para que todos os seus mecanismos de ação sejam identificados e não descarta-se um funcionamento sinérgico. Caso você queira entender mais sobre saúde cardiovascular, leia nosso informativo sobre Colesterol clicando aqui e nosso informativo sobre Pressão Alta clicando aqui.

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde — que tipo de condição você está buscando tratar — e a forma que você prefere consumir a Oliveira. Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes usos, por exemplo em cápsulas, extrato fluido ou tintura. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

 

Comprar Oliveira

Oliveira: efeitos colaterais e contraindicações

A Oliveira é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômito e mal-estar. Existe a possibilidade do consumo causar irritação na mucosa gástrica devido a presença de taninos. Portanto, orienta-se a consumir Oliveira durante as refeições. Existem outros lembretes importantes para o consumo de Oliveira:

Não recomenda-se a Oliveira à gestantes ou lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.

Não é recomendado para crianças e para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.

Cuide sempre da sua saúde cardiovascular e do colesterol. Adote hábitos saudáveis!

 

Comprar Oliveira

Oliveira: preço e onde comprar

Você pode comprar a Oliveira no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0367326X18305185

https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4080

https://www.mdpi.com/1422-0067/13/3/3291/htm

https://www.hindawi.com/journals/ecam/2015/541591/#introduction

https://sci-hub.se/https://doi.org/10.1016/j.fitote.2018.05.011

https://www.lavioletera.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-azeitona-verde-e-preta-n88#:~:text=Isso%20ocorre%20porque%20azeitonas%20ao,amarga%20e%20mais%20saborosa%20fica.

https://books.google.com.br/books?id=dXqXXeHI_PcC&pg=PA1&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

https://www.criasaude.com.br/N4608/fitoterapia/oliveira.html

https://www.researchgate.net/publication/269773292_Oleanolic_Acid_And_Related_Triterpenoids_From_Olives_On_Vascular_Function_Molecular_Mechanisms_And_Therapeutic_Perspectives

http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/59201

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• HENRIQUETA ZULMIRA FERREIRA RODRIGUES
Estou usando a cápsula do extrato seco da oliveira para melhorar a pressão arterial e já vi melhoras.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Henriqueta A Oliveira é uma planta com muitos benefícios. Ficamos felizes em saber que está apresentando os efeitos esperados. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• carla jaqueline mendes
boa tarde! tenho pré diabetes e não consigo emagrecer , e tomo subitramina e nada as 1 mes , a oliveira vai me ajudar emagrecer, posso tomar junto com hibisco e cavalinha ? aguardo obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carla Para que nossos fitoterapeutas possam desenvolver uma fórmula personalizada que te auxilie emagrecer, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade e se tem algum problema de saúde. Estamos à disposição.


• SUELI NEPPI SCALESE
Gostaria de saber se a cápsula de folha de oliveira é bom para diabetes e a dosagem pra tomar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sueli Ela pode auxiliar. No entanto, dentro da fitoterapia, existem plantas mais específicas no controle da glicemia, como o Melão de São Caetano, Pata de Vaca, Graviola, Jambolão, etc. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos