Mucuna pruriens: conheça todos os benefícios para sua saúde

Hoje vamos falar de uma planta muito conhecida na medicina Ayurvedica e que tem sido usada há milhares de anos, fornecendo saúde e bem estar para a humanidade até os tempos atuais. Essa planta é a Mucuna, famosa por ajudar em tratamentos de mal de Parkinson, fadiga e disfunção erétil. Vamos conhecer para que serve a Mucuna?

 

Comprar Mucuna

Mucuna Preta: características e história

A Mucuna é da família Febaceae e seu nome científico é Mucuna pruriens. O nome pruriens vem do latim e significa coceira. Ela também é conhecida no Brasil como Mucuna Preta, Café Beirão e Pó de Mico. Em inglês, é conhecida como Velvet Bean, que pode ser traduzido ao pé da letra como feijão de veludo.

Muito popular na Ayurveda (medicina tradicional indiana), a Mucuna é usada desde 1500 A.C. (Antes de Cristo) como afrodisíaco e para tratar doenças como mal de Parkinson, artrite e transtornos nervosos.

A planta se originou na Índia, mas já se espalhou por todas as regiões tropicais e sub-tropicais do mundo. Os feijões da Mucuna são cultivados e consumidos na alimentação de diversos grupos étnicos da Ásia, América, África e Ilhas do Pacífico. Na Guatemala e no México, as sementes da Mucuna são torradas para fazer um substituto do café, sendo chamada de "Nescafé" na região. Enquanto os feijões da Mucuna servem de alimento para esses povos, as folhas são usadas como forragem para animais.

A Mucuna Preta é uma trepadeira com galhos compridos que possui flores brancas e roxas com pétalas que fazem um formato de borboleta. Suas vagens ficam penduradas, contêm de 4 a 6 feijões e são cobertas por "pelinhos" urticantes que causam coceira e inflamação quando entram em contato com a pele, devido à presença de uma substância chamada mucunaína. É desses pelinhos que é extraído o famoso pó de mico. Os feijões possuem uma coloração entre marrom e preto e é deles que extraímos os benefícios da Mucuna.

Os principais ativos da Mucuna são:

 Há também outros ativos que não estão em maior quantidade, mas ainda são presentes, como:

 

Comprar Mucuna

Benefícios da Mucuna pruriens: para que serve?

A Mucuna é empregada desde a antiguidade em diversas doenças e há citações de múltiplos benefícios. Veja abaixo para que serve a Mucuna:

Quanta coisa, né? Fica até difícil relacionar tantas ações. Vamos conhecer os benefícios e descobrir mais a fundo como acontecem os processos no nosso corpo.

 

Doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa que progride com a idade, cujo principal sintoma é a presença de tremores mesmo quando o corpo está em repouso. Apesar de sua origem ser desconhecida, é sabido que ela causa a morte de neurônios (células do cérebro) responsáveis por produzir dopamina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, controle do sono, disposição e coordenação motora. Quando os tremores começam a se manifestar, é porque houve a morte de diversos neurônios e os níveis de dopamina já estão reduzidos a 80%.

O tratamento não consegue parar a degeneração dos neurônios, mas ajuda a aliviar os sintomas. Esse tratamento é chamado de terapia dopaminérgica, onde são empregadas drogas precursoras da dopamina, ou seja, remédios que se transformam em dopamina quando são processados e chegam no cérebro. Desses remédios, o mais famoso é a L-DOPA, um composto sintético comumente chamado de Levodopa. Mas há um problema no uso de L-DOPA sintética a longo prazo, que é o aparecimento de vários efeitos colaterais, como discinesias (movimentos involuntários).

As sementes de Mucuna contêm aproximadamente 5% de L-DOPA natural, cuja ação é melhor que a L-DOPA sintética e não causa efeitos colaterais. Em estudos comparativos, a Mucuna teve uma ação mais rápida e gerou taxas de L-DOPA no sangue duas vezes maiores que a sintética. Além disso, a Mucuna contém Coenzima Q10 e NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo), duas substâncias regeneradoras usadas no tratamento da doença de Parkinson. Ela também restaura a quantidade de outros neurotransmissores como serotonina e noradrenalina.

Mas a Mucuna não é boa apenas para quem tem doença de Parkinson, pois ela ajuda no tratamento e prevenção de outras doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. Pessoas saudáveis podem se beneficiar dela para melhorar a memória e a capacidade de aprendizado. Todos esses benefícios neuroprotetores e neurorregenedarores também estão ligados à sua ação antioxidante.

 

Ação antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral

A oxidação acontece quando as moléculas do nosso corpo reagem com as moléculas de oxigênio, causando envelhecimento e inflamações que podem virar doenças. A Mucuna contém diversos compostos fenólicos que são antioxidantes. Esses compostos antioxidantes combatem os radicais livres e ajudam a retardar o processo de oxidação, protegendo as células de sofrerem peroxidação lipídica, danos proteicos e quebras de DNA.

Por protegerem as células do corpo, os antioxidantes da Mucuna retardam o envelhecimento e agem como anti-inflamatórios, principalmente quando a inflamação é causada por estresse oxidativo. Com a diminuição das inflamações, as dores causadas por elas também diminuem. E, por causa da ação antioxidante, a Mucuna também pode ser usada no tratamento e na prevenção do câncer. Um estudo em animais obteve resultados promissores onde a dosagem de 125 a 150 mg/kg de Mucuna ajudou a controlar o câncer, diminuindo o tamanho dos tumores e aumentando o tempo de vida dos animais

 

Ação afrodisíaca e aumento da fertilidade masculina

A ação afrodisíaca da Mucuna é conhecida desde a antiguidade, mas ela não age apenas no aumento da libido no homem. As ações da Mucuna na fertilidade masculina são diversas, como:

Como citado anteriormente, a dopamina é responsável pelas sensações de prazer, melhorando o humor e reduzindo o estresse psicológico. Com isso e o aumento nos níveis de testosterona, a libido do homem aumenta também.

Falando de forma técnica, a L-DOPA e a dopamina estimulam o hipotálamo e a parte da frente do cérebro a secretar Hormônio Liberador de Gonadotropina (GnRH). Isso faz com que a hipófise secrete Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH) causando um aumento na síntese de testosterona pelas Células de Leydig nos testículos.

Resumindo, a Mucuna ajuda na formação dos espermatozoides (espermatogênese), aumentando o volume de esperma, o número de espermatozoides e a mobilidade dos mesmos. Em estudos in vivo, a Mucuna conseguiu recuperar os níveis de lipídios, triglicerídeos, colesterol, fosfolipídios, frutose e Vitaminas A, C e E no plasma seminal de homens inférteis. Ela também aumentou o peso e os níveis de testosterona, colesterol e proteína nos testículos. A Mucuna facilita o transporte de esperma, ajuda na contração das vesículas seminais e, devido à sua ação antioxidante, inibe a oxidação dos espermatozoides.

 

Picada de cobra

O uso tradicional da Mucuna na Nigéria diz que suas sementes são um remédio anti-mordida-de-cobra e que, se forem engolidas inteiras, a pessoa estará protegida dos efeitos de qualquer picada de cobra por um ano inteiro. Pesquisas mais recentes demonstram que a Mucuna não protege das picadas de todas as cobras, mas pode proteger de algumas.

O extrato da Mucuna contém um componente que estimula a produção de anticorpos que reagem com certas proteínas do veneno de cobra. Diversas pesquisas conseguiram resultados positivos para cobras das espécies:

Testes in vivo mostraram que a injeção com extrato de Mucuna ofereceu proteção contra o veneno da cobra Echis carinatus, desde 24 horas após a aplicação até 1 mês depois da aplicação. Outra pesquisa aplicou a injeção de Mucuna 1 vez por semana, durante 3 semanas, e descobriu que houve proteção contra o veneno da Naja sputatrix e uma proteção moderada contra o veneno da Calloselasma rhodostoma. Porém, neste último estudo, o tratamento de menos de 3 semanas não foi o suficiente para proteger contra os venenos.

 

Síndrome metabólica

A Mucuna, em dosagens maiores, ajuda a controlar a diabetes, por conter uma substância chamada D-quiro-inositol, que controla o metabolismo de açúcar no sangue. Um estudo in vivo demonstrou que o uso da Mucuna por 6 semanas reduziu pela metade os níveis de glicemia em ratos.

Há também relatos de uso da Mucuna para controle de colesterol e de excesso de ferritina no sangue (hiperferritinemia), devido à sua ação quelante de metais pesados, como ferro.

 

Comprar Mucuna

Efeitos colaterais da Mucuna

Vários estudos têm comprovado que a Mucuna não tem efeitos colaterais nas doses recomendadas. Seu uso crônico (a longo prazo) não causa nenhuma mudança fisiológica ou no sangue. Há apenas alguns cuidados que devem ser tomados, como:

 

 

Comprar Mucuna

Onde comprar e como tomar Mucuna

A Mucuna pode ser ingerida na forma líquida, como chá e tintura, ou na forma de extrato seco em cápsulas. A ingestão na forma de cápsulas do extrato seco é mais prática, concentrada e possui um controle melhor da dosagem diária. A dose recomendada de Mucuna em extrato seco para adultos é de 200mg a 500mg diários, ou conforme recomendação médica.

Você encontra as cápsulas de Mucuna pruriens no nosso site mesmo, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, nossos fitoterapeutas estão à disposição para esclarecimentos. Para falar com um deles, clique aqui.

 

Fontes:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2225411016301195

https://www.phcogrev.com/sites/default/files/PhcogRev-1-1-157.pdf

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/%28SICI%291099-1573%28199709%2911%3A6<419%3A%3AAID-PTR120>3.0.CO%3B2-Q

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.962

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.2109

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.1514

http://repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/5741/1/2012_art_aalopes.pdf

https://www.ajol.info/index.php/ajb/article/view/97245

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0015028207029512

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ptr.2109

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0015028208039356

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0367326X08001524

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874109000476

https://jnnp.bmj.com/content/75/12/1672.full

http://ijpt.iums.ac.ir/browse.php?a_code=A-10-100-49&slc_lang=en&sid=en

http://downloads.hindawi.com/journals/ecam/2010/706982.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=ipHN_Og4MwQ

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Joao araujo
Qual a dose terapêutica do extrato seco padronizado da mucunã para. Alzheimer?
⇒ Oficina de Ervas: Oi João. A Mucuna é indicada para doença de Parkinson, e não para Alzheimer. Mande suas dúvidas para nossa equipe pelo farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Regiane
Sou paciente de Parkinson’s e tomo Pramixole , que tomo 1.5 mg diário.comprei a Mucuna em pó . E seguro usar a Mucuna juntamente com esse medicamento?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Regiane. Pelo que li sobre esse medicamento que você usa, ele pode ser administrado sozinho ou associado à levodopa, no caso a Mucuna. No entanto, o uso associado pode provocar uma hiperestimulação dopaminérgica. Para sua segurança, converse com seu médico, pois talvez tenha que diminuir a sua dosagem de dicloridrato de pramipexol. Somente ele poderá avaliar o seu caso. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• sandra helena s castro
tenho diabetes melintus tipo 2 controlada, posso tomar esse medicamento com segurança
⇒ Oficina de Ervas: Oi Sandra. Pode tomar sim, mas para qual finalidade você quer usar a Mucuna? Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para orientações. Estamos à disposição.


• José Miranda
tenho o Mucuna Pluriens plantado no meu quintal, ele pode ser consumido os grãos ainda verdes batido no suco? tem alguma contra indicação? Quando verde ele contem L-DOPA?
⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Nós podemos orientar o uso em forma de cápsula, pois não temos como afirmar que a planta "in natura" é equivalente às cápsulas. para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Altina
Mandei manipular a mais de um ano e ainda tenho algumas cápsulas tem problema de estragar uma vez que está armazenado em local seco? Meu cachorro pegou uma espécie de cobreiro então estava pensando em banha lo com o pó da mucuna? .
⇒ Oficina de Ervas: Oi Altina. Geralmente as cápsulas tem o prazo de validade de 6 meses no rótulo, no entanto, a matéria prima tem validade maior. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• SUELANE MIGUEL DE LIMA
Mucuna é bom para labirintite? Mim indicaram
⇒ Oficina de Ervas: Olá, sugerimos o Ginkgo biloba para essa finalidade. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Marcia
Ola gostaria de saber .meu namorado tem parkinson E toma proloba . Prsmexol. E levodopa . .toma 4 vezes ao dia .ele pode estar tomando mucunã pruriens . E qual e miligrama e quantas vezes pode tar tomando
⇒ Oficina de Ervas: Olá Márcia. Nós não sugerimos o uso da Mucuna, pois ela pode interagir com os outros medicamentos que ele já está tomando. Para mais informações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Simone
Olá, minha mãe tem parkinsonismo, sente muitas dores nas pernas e trenós apenas nas mãos. Ela não se adaptou com o prolopa devido os efeitos , ela é diabética, faz uso de insulinas , tem problema de úlcera gástrica. O uso de mucuna pode ser uma alternativa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Simone. Existe uma contraindicação para quem faz uso de medicamentos para diabetes. O uso da Mucuna só poderá ser feito com acompanhamento médico, pois há risco de ocorrer uma hipoglicemia. Converse com o médico dela, pois pode ser uma opção viável, já que ela não se adaptou ao tratamento convencional. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• Marcia
Posso da a minha mãe ela te. Coração crescido
⇒ Oficina de Ervas: Olá Márcia. Para qual finalidade você quer dar a Mucuna para ela? Ela está fazendo tratamento para o mal de Parkinson? Dependendo dos medicamentos que ela usa, não é aconselhável usar a Mucuna, a não ser com o acompanhamento do médico dela. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Mirian Pizolato
Qual a dose recomendada para uma pessoa de 51 anos, 80kg, com Parkinson?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mirian. Antes de recomendar a dose é importante saber se você está usando algum medicamento. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações. Estamos à disposição.


• Edlene
Olá, eu li que a mucuna é contra-indicada para quem tem câncer de pele, é verdade? São poucos artigos que falam sobre isso.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Edlene. A Mucuna possui ação antioxidante e por esse motivo ela possui ação de proteção contra o câncer. Não conheço informações específicas no caso de câncer de pele. Se quiser mandar os artigos para os nossos fitoterapeutas, pode entrar em contato. Não costumamos indicar essa planta como antitumoral, pois existem outras com comprovação e mais estudos como o Crajiru, Graviola e Unha de Gato. Estamos à disposição.


• Gilson
Tomo Respiridona e fluxetina posso tomar mucuna?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Gilson. Não há trabalho sobre interações medicamentosas com todos os ativos existentes, mas há uma informação importante: Não é recomendado para pessoas que tomam remédios hormonais para depressão, como inibidores da monoamina oxidase (IMAO). Então, o correto é você informar ao seu médico sobre essa advertência para ele liberar o uso ou não. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Adriana
Como tomar para quem tem mal de parkinson
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriana. Se o paciente não faz uso de medicamento alopático, poderá começar a usar a Mucuna de 200 a 400mg ao dia, ou conforme indicação médica.https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna. Entre em contato conosco e informe com detalhes o estado do paciente, idade, se faz tratamento, se usa medicamentos, etc. Estamos à disposição.


• Elizabeth Maria Barcik
Adorei conhecer a Mucuns Eu tomo o Prolopa, posso tomar a Mucuna junto? Aguardo retorno ansiosa. Gratidão Beth
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elizabeth. Como você já faz o uso do medicamento Prolopa, somente o seu médico poderá avaliar a possibilidade de adicionar a Mucuna no tratamento, ou mesmo substituir. Tudo depende do estágio da doença, dos efeitos colaterais apresentados com o uso do Prolopa, dos resultados obtidos com o medicamento, etc. Caso queira conversar com nossos fitoterapeutas, estamos à disposição.


• MÁRCIA GUSTAVSON
Mucuna 200mg com rodhiola rósea pode acelerar o coração, e aumentar a pressão?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Márcia. Esses sintomas podem ser provocados pela Mucuna. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para nos informar com detalhes a idade do paciente, qual dosagem ele usa, quanto tempo faz uso dessas plantas, se toma algum medicamento, etc. Estamos no seu aguardo.


• Vanilze
Minha mãe tem 85 anos e tem Parkinson, ela toma Stalevo 100 mg, será que ela pode tomar mucuna de 200mg?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Valnize. Como sua mãe já está usando esse medicamento antiparkinsoniano não é indicado que ela use a Mucuna. Pode ocorrer interação. Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Adriana lossani
Meu filho está com depressao , posso administrar mucuna preta em cápsulas de 300ml 3x ao dia? Junto com chá da folha alecrim?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriana. A Mucuna não é indicada para tratar depressão. Existem plantas indicadas como o hipérico e griffonia. Entre em contato direto com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes o problema de seu filho. Precisamos saber a idade, se tem problema de saúde, se toma algum medicamento, que sintomas apresenta, qual a rotina dele, etc. Estamos no seu aguardo.


• Floraci nascimento
Tomo tibolona2,5 mg hormônio sintético , estrogênio, posso tomar mucuna para aumentar tostesterona ,observação estou na menopausa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Floraci. No seu caso, é importante que o uso seja com o acompanhamento do seu médico, para que não ocorra um desequilíbrio hormonal. Estamos à disposição.


• Rita Araujo
tenho miastenia gravis doença auto imune fraqueza muscular, denominada neuropatia muscular posso tomar
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rita. Para responder a sua pergunta, precisamos antes saber que tratamento você faz, que medicamentos toma, que sintomas apresenta, etc. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para obter orientações. Estamos à disposição.


• Loraine Maria Michalak Kaminski
Bom dia! Meu filho foi diagnosticado com TDAH e, estudando, li que a mucuna pode aumentar os níveis de dopamina, substância que tem baixos níveis em portadores de TDAH. Ele tem 8 anos. Gostaria de saber se ele pode tomar esse medicamento fitoterápico e em qual quantidade. Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Loraine, Além do acompanhamento médico você pode estar entrando em contato com os nossos fitoterapeutas através do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer


• Wagner
Bom dia, a mucuna estimula o corpo a produzir l dopa ela em si não é l dopa? Exemplo o tribulus não é testo mais estimula a produção natural, é parecido isso mesmo? Outra pergunta a mucuna causa alguma alteração cardíacas?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Wagner, A L-dopa é um dos constituintes de maior concentração na Mucuna, ou seja, não estimula produção da L-dopa. Evitar seu uso em casos de problemas cardiovasculares, risco de hipotensão e outros.


• Priscilla Teani
Olá Para quem não tem mas tem histórico na família, pode tomar como preventivo ou tem contradição para uso contínuo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Priscilla, A Mucuna tem diversos benefícios, mas tem também contraindicações a serem observadas. Ela não é usada como preventivo para a doença de Parkinson, e sim como um tratamento. https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Apesar de sua origem ser desconhecida, é sabido que ela causa a morte de neurônios (células do cérebro) responsáveis por produzir dopamina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, controle do sono, disposição e coordenação motora. Quando os tremores começam a se manifestar, é porque houve a morte de diversos neurônios e os níveis de dopamina já estão reduzidos a 80%. Então, para proteger as células do cérebro contra processos de degeneração, pode usar o DHA, que é um óleo de peixe. Pode tomar 1 cáps antes do almoço e do jantar. Por se tratar de um alimento, seu uso pode ser contínuo. https://www.oficinadeervas.com.br/dha Dependendo da idade, se já apresenta algum traço de início de Parkinson, como descontrole do sono ou coordenação motora, poderá fazer o uso da Mucuna por 3 meses e uma pausa por 1 mês para observar se houve melhora. Caso você queira mais informações ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Luciana Santos Neto
Tenho 58, pressao alta controlada ,e leve arritmia controlada,posso fazer uso de mucuna,pois convivo com uma pessoa que fez uso pra parksanismo e foi maravilhoso,eu não tenho gostaria de usar pra ajudar no desanimo,falta de sono.. será que posso?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, na literatura que temos disponível não relata que é contra indicado em casos de arritimia cardíaca porem cita que pode abaixar a pressão. Poderia usar uma dose mais baixa inicialmente. Para maiores informações entre em contato pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/


• MARCELO SCHETZ
OLÁ, A CADA 100MG DE MUCUNA fornecem quantas mg de L DOPA ? Tenho Parkinson e tomo Prolopa 100mg 4 x ao dia, se for possível me fornecer esta informação, para que possa falar com oNeuro que acompanha o meu tratamento e tentar fazer a substituição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, segundo o nosso laudo cada 100 mg contem 20 mg da L-dopa.


• Fábio Ribas
Tomo xigfuo XR (dapaglifozina + clorídrico de metformina) 10mg/1000mg para diabetes 2 e Acertanlo (perindopril argina 3,5 mg + anlodipino besilato 2,5 mg) para hipertensão.... posso tomar mucuna?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fábio, Entre em contato com nossos fitoterapeutas informando sua idade e qual a finalidade que deseja usar a Mucuna. Pode enviar mensagem no whatsapp (016)98234.0111 ou clicar no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Aguardamos seu contato.


• Angel
Sou hipertensa, tomo remédios para controle (clortalidona 50 mg e valsartana 320 mg.) 1 vez por dia após o café da manhã. Posso tomar a mucuna ? Tenho 63 anos e pré diabete Tenho 80 kg
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Angel. Se a sua intenção é controlar o diabetes, tem outras plantas mais indicadas como o Melão de são Caetano e Pata de Vaca. https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca Se você quer usar a Mucuna para algum outro problema, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe todas as suas necessidades. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Gamaliel
Tenho parasol, gostaria de usar Mucuna, hoje tomo PROLOPA, uso também o cloreto de magnésio...o problema que não vejo melhora tomando o PROLOPA
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gamaliel Para usar a Mucuna você deve conversar com seu médico. Só ele pode analisar o caso. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Alda B Markus
Tomo Prolopa BD-4 x ao dia.Posso tomar o chá de Macuna???
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alda Não é recomendado o uso concomitante da Mucuna e Prolopa. Converse antes com seu neurologista e veja essa possibilidade. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Estela
Tenho 62 anos, sem comodidade, ñ tomo nenhum tipo de medicamento. Posso tomar mucuna para melhorar a ação cerebral, assado? qual a dose diária.?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Estela. A mucuna é usada como alimento em diversas regiões do mundo, e não há dosagem específica. Como aqui é uma farmácia e trabalhamos com o extrato concentrado dessa planta, temos uma dosagem a seguir: A dose recomendada de Mucuna em extrato seco para adultos é de 200mg a 500mg diários. Na Guatemala e no México, as sementes da Mucuna são torradas para fazer um substituto do café, sendo chamada de "Nescafé" na região. https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Qualquer dúvida, fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Fissil Yuzuki
Parabéns pela postagem! Esse foi o site mais completo que já vi sobre este composto. Fez uma descrição completa, em todos os sentidos. Além de deixar também o link dos artigos científicos. Quem me dera todos os sites fossem assim. Isso mostra o quanto vocês são dedicados e compromissados com os pacientes. Novamente, parabéns!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fissil Fico muito feliz que tenha gostado do artigo. Nossa filosofia é atender os nossos clientes da forma como gostaríamos de ser tratados. Temos uma equipe de fitoterapeutas para atender, orientar e tirar dúvidas também. Agradeço por compartilhar sua opinião! Deixo aqui o link para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edson
Boa tarde! Mucuna causa pressão arterial?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edson A Mucuna não interfere na pressão arterial. Caso você queira maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que medicamentos você usa, se a sua pressão arterial está controlada, quais as suas necessidades e sintomas. Deixo aqui o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Braz Martire Neto
Olá ! Acabei de a mucuna, gostaria de saber qual a dosagem recomentada da carminativa de sálvia / menta / alfavaca / e foncho, pois comprei de vcs más n~~ao veio o modo de como tomar, grato Braz
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Braz Dosagens usuais: Mucuna E.S. 200mg - tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia Mucuna E.S. 400mg - tomar 1 cápsula ao dia Tintura Carminativa: pingar 40 gotas em um copo com dois dedos de água morna para dar 1 dose. Tomar 1 dose 3 vezes ao dia, após refeições. A água morna é apenas para evaporar o álcool que contém. Para mais orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Lucy Meire
Estou fazendo uso de Prolopa, gostaria de saber se posso tomar Mucuna junto com o remédio?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lucy Como você já usa o prolopa, terá que conversar com o seu médico pois a mucuna pode provocar o excesso de L-dopa. Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta


• Mesaque
In my Africa-Angola region, it is known as Mad Feijão. So far, no one accepts to touch or put a hand on it due to the irritation it brings on the skin, stings. but I found out due to research for many years its benefits
⇒ Oficina de Ervas: Hi, Mesaque The part used is the seeds. They have great benefits. Thank you for your comment.


• GISLENE
Bom dia, eu tenho diabetes e pressão alta, posso tomar quanto de Mucuna?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gislene. A dosagem e a recomendação de seu uso vai depender da sua necessidade, pois é uma planta indicada para doença de Parkinson, para melhorar a libido, níveis de testosterona e ganho de massa muscular. Como ela baixa a glicemia, o uso em diabéticos deve ser cuidadoso, pois pode causar uma hipoglicemia. Portanto, para poder te orientar, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe para qual necessidade quer usar a Mucuna, como está o seu controle de diabetes, qual a sua idade e sua rotina. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Antonio Fernandes
Quero receber mais informações e orçamento do produto mucuna
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antônio Clique no link abaixo para ver mais informações e adquirir a Mucuna. Para orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rose meiryMarinho
Ola ,gostei da indicação da mucuna e tomo levoide 112mcg, libido muito baixo, tenho uma leve tremura na mão direita, porém gostaria de saber se posso tomar a mucuna e qual dosagem
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rose Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas. Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum outro medicamento além do Levoide. Informe também, se esse tremor tem algum diagnóstico médico e, se sim, qual: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Fabiano
Meu pai faz uso de eliquis anticoagulante e fez a retirada total da próstata a uns 15 anos. Esse ano seu psa deu alterado e faz tratamento oncológico tendo que tomar uma vacina de 3 em 3 mês! Ele pode fazer uso de extrato de mucuna para o parkinsonismo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fabiano. Se ele não faz ainda o tratamento para Parkinson, poderá usar a Mucuna. Caso contrário, se ele já usa algum medicamento com L-dopa, não deve fazer o uso desta planta. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes sobre os sintomas, tratamentos, idade, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Laura Ribeiro
Boa tarde.Fui diagnóstico de Parkinson, o neurologista receitou o REQUIDP LP 2mg,mas não tolero,tomo antirritmicos Concor 2,5 Rytmonorm150 (3 vezes dia) por ter Arritmia ventricular, posso tomar MuCUMA?Sou de Portugal e tomei conhecimento desta página. Será que me podem ajudar? Tenho 69 Anos, Peso 80 kilos. BEMHJAM
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Laura. O Requip LP já age como a dopamina e por isso não se deve usar a Mucuna, a não ser com o acompanhamento do seu médico, pois pode ocorrer uma superdosagem. Se você parar de usar esse medicamento por causa dos efeitos colaterais, converse com o médico sobre a tentativa de usar a Mucuna. No entanto, você terá que procurar aí em Portugal, pois não conseguimos fazer o envio. De qualquer forma, entre em contato conosco para que possamos esclarecer as suas dúvidas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Alex
Olá quem está com pressão alta pode tomar???? Grato abraços
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alex Clique no link abaixo e informe aos fitoterapeutas sua idade, se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e se sua pressão arterial está controlado: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Roberto
Gostei muito obrigado pelas informações mim ajudou muito
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Roberto Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo te agradou. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Gesse Batista
Tomo mucuna de 400mg diários, há dois meses, para controle dos tremores das mãos, mas, ainda, não obtive nenhum resultado. Segundo o neurologista sou portador do mal de parkinson, mas não tomo nenhum remédio sintético por causa dos efeitos colaterais. O que me aconselham, por favor.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gesse Infelizmente há casos em que a Mucuna não consegue fazer o controle. Mas como não está tomando sintéticos, pode continuar com a Mucuna para não piorar. O que pode fazer, é conversar com o neurologista e solicitar que ele aumente a dosagem da Mucuna - de acordo com sua necessidade - para ver se resolve. Para mais informações e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Olga schleider
Tenho 58 anos e tenho pressão alta faço uso de idrocorliazida e lozartana e tenho tremores na mão direita o médico me receitou prolopa mas tive que parar de tomar devido seus efeitos estou sem tratamento posso tomar mucuna
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Olga Clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento para que eles possam te orientar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Clidiana Ribeiro
Oi Fiz cirurgia de retirada total da tiróide, uso Puran T4 62,5(Levotiroxina) esse é o único medicamento sintético! Tenho 53 anos, estou na menopausa sem libido e tenho um bloqueio de ramo do lado esquerdo do coração . Ando muito esquecida, fibromialgia, artrose lombar , hérnia de disco e hérnia de hiato no esôfago. Tomo Glucosamina+Condroitina manipulada, Açafrão+ Guaçatonga manipulada. Posso usar Mucura?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Clidiana. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se faz algum tipo de reposição hormonal e se fez exames recentes de quantificação de hormônios femininos e testosterona. Estamos à disposição.


• Geniceles Lopes
Apareceu no meu quintal um pe dessa mucunã achei linda as flores deixei então deu lindos feijões achei que era fava, então minha nora pesquisando na internet descobriu que era mucuna deu quase um kilo de grãos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Geniceles é importante que tenha certeza que é a espécie em questão para evitar qualquer tipo de intoxicação. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Felipe de Lima
Olá, Me chamo Felipe, tenho 21 anos, sem comorbidades ou uso de medicamentos. Tenho histórico muito frequente de diabetes tipo 2 na minha família, posso tomar mucuna como forma de prevenção ? Minha glicose geralmente está sempre alta, em torno de 94 mg/ld em jejum. Por útlimo, gostaria de saber se posso tomar mucuna também com o objetivo de auxilio nos exercícios físicos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Felipe Como você não tem comorbidades e não usa nenhum medicamento pode usar a Mucuna. A dosagem usual costuma ser 1 cápsula de 200mg 2 vezes ao dia, após café da manhã e jantar. Faça uma pausa de 20 dias a cada 90 dias de uso. Para dúvida e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sueli
Olá tenho 51 anos e estou na menopausa sou muito ansiosa e com pouco libido e já estou sentindo secura vaginal.Ando desanimada e tensa quando acordo me sinto travada os braços a mandíbula fico toda dura o q me salva e os alongamentos. Qual seria a dose de mucuna pra mim?.Atualmente só tomo complementos e nenhum remédio controlado.Os complementos são ômega 3, vitaminas para osteoporose fixare, colageno tipo e 1 é 2.Estava tomando tribullus terrestres mas já terminou o vidro e Camu camu. Vit c.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sueli Podemos te indicar algumas plantas como a Cimicifuga e o Red Clover. Para a tensão que está sentindo, poderia usar o Mulungu, que é relaxante muscular, ansiolítico e indutor do sono. Para ver mais informações sobre a Cimicifuga, Red Clover e Mulungu clique nos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/cimicifuga https://www.oficinadeervas.com.br/trevo-vermelho https://www.oficinadeervas.com.br/mulungu Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se tem ou teve alguém com câncer na família, relacionado com hormônios, como câncer de mama, colo de útero, ovário, etc. Nesse caso as terapias com fitohormônios não são recomendadas. Estamos à disposição.


• Benedito Martins
Tenho 70 anos, sintomas de TAG, depressão, minha Fitoterapeuta me receitou extrato de Mucuna 450 mg, e chá de alecrim pela manhã p desânimo e aumento de energia. Estou tomando complexo c Vit b6 , B 12 e outras. Queria saber se há interação negativa. N tenho sintomas de parkinson.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Benedito Não tem problema de interação da Mucuna com a vitamina B6, B12 e outras vitaminas. De acordo com a lâmina técnica da Mucuna que nós trabalhamos, a dosagem máxima diária é de 400mg. Podendo tomar 1 cápsula de 400mg ao dia ou 2 cápsulas de 200mg ao dia. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mônica C. P. Pereira
Estou em uso de dicloridrato e pramipexol e cloridrato de amantadina, posso tomar a mucuna? faço uso pramipexol de manha e a noite e do amantadina de manha, após almoço e a noite.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mônica Não é recomendado o uso da Mucuna com medicamentos antiparkinsonianos sem o acompanhamento de um médico (neurologista). Por isso, converse com seu médico sobre a possibilidade de usar a Mucuna. Qualquer dúvida clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jorge Meireles
Bom dia; Preciso de algo para disfunção eretil,a mucuna seria super indicado? Muito obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Jorge, Depende muito do motivo que esta lhe causado a disfunção, pode ser, trauma ou lesão no pênis, problemas do coração, obesidade, diabetes, certos medicamentos como antidepressivos, uso de tabaco, álcool entre outros fatores. Para maiores informações, entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Maria da Penha Brandão Silva
Gostei muito das explicações ,gostaría de saber se mucuna preta,também trata problemas Renal ? Meu esposo tem 71 anos e faz hemodiálise, senté muito mal. Obrigado pelo carinho e atenção.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Na literatura que temos disponíveis, não há menções de que ela seja, também, indicada para problemas renais. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Penha
Deus abençoe pelos esclarecimentos,amei as informações meus pais têm demência eles podem tomar?minha mãe toma donepezila meu pai alois duo muito obrigada Deus abençoe.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Penha Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Informe a idade de seus pais, se eles têm problemas de saúde e se usam algum medicamento. Estamos à disposição.


• Maria
Ola!! Mucuna pode ser indicada para ajudar com sindrome de absinencia de nicotina? sintomas como irritabilidade, tristeza, falta de concentracao? nao faco uso de nenhum medicamento a nao ser pantoprazol para refluxo de vez em quando. 41 anos, saudavel.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. A Mucuna não é a planta mais indicada para essas necessidades que você relatou. Para ajudar a diminuir a abstinência ao cigarro, pode usar a Titônia. https://www.oficinadeervas.com.br/titonia Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Felipe
Olá tudo bem eu entrei agora porque vou tomar mucuna 400mg para alibido e estresse tomara que não aumente a pressão arterial.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Felipe. Não há informação na literatura de que a Mucuna possa alterar a pressão arterial. Vários estudos têm comprovado que a Mucuna não tem efeitos colaterais nas doses recomendadas. Seu uso crônico (a longo prazo) não causa nenhuma mudança fisiológica ou no sangue. Há apenas alguns cuidados que devem ser tomados, como: -Grávidas, lactantes e crianças não devem consumir a Mucuna sem acompanhamento médico; - Pessoas que já usam remédios para doença de Parkinson devem usar a Mucuna sob supervisão médica, pois a junção dos dois remédios pode ficar forte demais, produzindo dopamina em excesso; - Pessoas que tomam remédios para diabetes precisam observar se a ação da Mucuna junto com a do remédio não vai causar hipoglicemia; - Pessoas com síndromes andrógenas excessivas devem tomar cuidado com o aumento de níveis de testosterona; -Não é recomendado para pessoas que tomam remédios hormonais para depressão, como inibidores da monoamina oxidase (IMAO). Qualquer dúvida ou algum sintoma adverso, suspenda o uso e entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Ana Maria de Paula Pereira
E indicado para pessoas com Tdah ? Porque os remédios são muito caros e gostaria de tomar um natural,foi assim que descobri a Mucuna.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Maria. A Mucuna apresenta vários benefícios, principalmente para controlar os tremores da doença de Parkinson, além de ser neuroproteror e antioxidante. No entanto, não conhecemos nenhum estudo referente ao uso da Mucuna em tratamento de TDAH. O que pode ser usado é o DHA e em alguns casos, a Bacopa, para melhorar a atenção. https://www.oficinadeervas.com.br/dha https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa O tratamento depende da idade do paciente, dos sintomas apresentados, dos medicamentos usados, etc. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jamil
Quem toma um comprimido de propafenona por dia pode tomar mucuna preta?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jamil A Mucuna pode elevar o nível de testosterona, e isso pode aumentar o risco de qualquer problema cardíaco. Como você faz uso de um medicamento para controle de arritmia cardíaca, é melhor não usar a Mucuna. Consulte o seu médico antes de usar qualquer medicamento, mesmo que seja fitoterápico. Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• MARCELLO DOS SANTOS PEREIRA
Onde eu compro ela na fava, gostaria de comprar a fava peluda
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marcello. Não sei onde tem o cultivo. Aqui só temos o extrato seco para preparo de cápsulas que adquirimos de distribuidores de insumos farmacêuticos. São credenciados pela ANVISA e fazem a importação deste ativo. Pode ser que você encontre na região do cerrado, pois é uma planta que se cultiva em região com essas características edafoclimáticas. Estamos à disposição.


• Rosimeire
Eu sei onde tem mucuna em fava, plantação! Até gostaria de saber se realmente não faz mal ingerir o feijão preto a mucuna como alimento.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosimeire Pode ser utilizada desde que utilize a espécie correta. No google é possível encontrar modos de preparo. Traballhamos com ela em cápsula. Deixo abaixo o link com mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Júlio
Olá !! Tomo 1 comprimido de Pondera (Cloridrato de Paroxetina) de 10 mg por dia. Meu psiquiatra receitou a Mucuna (1 comprimido 400 mg ao dia). Pediu para eu fazer na farmácia de manipulação. Mesmo sendo receitado pelo meu médico e ele liberando o uso (segundo ele a dose de Pondera que tomo é muito pequena, e o Pondera age na Serotonina, diferente da Mucuna que age na Dopamina), confesso que estou meio receoso de usar. Gostaria de uma segunda opinião a respeito. Será que usar Mucuna 400mg com Pondera 10 mg pode ser perigoso? Obrigado desde já !
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Júlio Para melhor te orientar, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Joelma Maria da Anuncia o Figueredo Fernandes
Segundo o Dr. Moacir Rosa a Mucuna é mais eficaz para quem tem TDAH do que a Ritalina, o Converta e o Venvance é não tem efeitos colaterais.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joelma Muitos estudos estão sendo realizados com esta planta, e muitos benefícios já foram encontrados. O mais importante é que as pesquisas possam fazer os comparativos de forma segura e que sejam apresentados à população como uma alternativa a ser considerada. Agradecemos pelo seu comentário, pois isso possibilita as pessoas a terem mais informações. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• claudemir fernandes dos santos
ola! excelente matéria! estou procurando informações, sobre o modo de preparo da semente da mucuna para fazer o pó, tenho as sementes, podem me ajudar com o passo a passo? a unica informação que encontrei foi que, a casca da semente possui anti nutrientes, mas como seria o processo ideal para retirar a casca, precisa hidratar e depois secar e moer?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Claudemir As sementes são tóxicas e nós não sabemos como preparar. Trabalhamos com as cápsulas que são muito mais seguras e eficazes. Deixo abaixo o link com mais informações e valores: https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Laurinei Silas
Gostaria de informação sobre a mucuna, se uma pessoa com epilepsia , fazendo uso de lamotrigina, ácido valproico, rispiridona e friziun 20mg, pode fazer uso da mucuna para a memória ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Laurinei Antes de usar qualquer substância que age no sistema nervoso é bom falar com o médico antes, pois pode haver interação medicamentosa com esses medicamentos que a pessoa já toma. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria de Lourdes da Silva Santos
Conheci o site @oficinadaervas faz pouco tempo, e estou amando as informações de cada planta que vcs traz, parabéns pelo trabalho e dedicação muito obrigada por nos fornecer conhecimento .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Ficamos muito feliz que nossos informativos são importantes para você. Obrigado pelo feedback. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• CRISTIANE de S
Posso tomar mucuna com outros medicamentos? Tipo magnésio ,vitamina d , vit c. Uso amitriptilina 0,25 posso usar concomitantemente
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cristiane. No seu caso pode usar a Mucuna sim. A Amitriptilina não é inibidor da monoaminoxidase e por isso não há contraindicação. Siga corretamente a indicação do seu médico. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• José
O meu filho tem 15 anos e está com depressão. Vi um médico, na internet, passando Dopa Mucuna para aumentar a quantidade de dopamina, e li um comentário acima dizendo que a mucuna não é recomendada para tratamento de depressão. Eu havia perguntado à psiquiatra que trata dele se a Dopa Mucuna é incompatível com o Oxalato de escitaporam, medicação que ele toma, e ela disse que não tem problema. A minha preocupação inicial era quanto aos efeitos de tomar por longo período, tipo, eventual efeito de ressaca, o vício. Agora já não sei se dou ou não.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José A Mucuna, além de melhorar os níveis de dopamina, também eleva a serotonina. Portanto, possui mecanismo de ação semelhante ao Escitalopram, podendo aumentar as possibilidades de reações adversas do Escitalopram. Caso tenha alguma dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ceiça
Olá! Para quem prática musculação, a mucuna ajuda no ganho de massa muscular e energia? Ela serve também para quem TDAH?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ceiça. A Mucuna por aumentar os níveis da testosterona, pode sim auxiliar no ganho da massa muscular. Pode ser usado também em conjunto com o Long jack. Não tem ação para TDAH. Deixo o link abaixo, caso sinta necessidade em conversar com os nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos á disposição.


• Lpa
Posso tomar mucuna com hiperico (erva de são João) juntos, concomitantemente?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Depende muito de cada caso, pois ambos aumentam os níveis de serotonina. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterpaeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Eduardo
Será que a mucuna pode ser tomada junto com desvenlafaxina (ISRSNs) ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eduardo A Mucuna não é indicada nesse caso, pois pode elevar de maneira negativa a serotonina, uma vez que já faz uso da Desvenlafaxina, que é um dual (bloqueador seletivo da recaptação de serotonina e noradrenalina). Mas existem outras opções que podem te ajudar. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento além da Desvenlafaxina. Estamos à disposição.


• Terezinha Semprebon
Boa tarde, Tenho parkinson., utilizo Prolopa HBS e BD, e tamb[em Venlafaxina , posso utilizar a Mucuna preta? Se sim, qual a dose? Sou grata pela atencao.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Terezinha. O uso da Mucuna nesse caso só pode ser feito com a orientação do seu médico, pois pode ocorrer interação com os medicamentos. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos à disposição.


• Paula
Boa noite! Tem algum problema no uso da mucuna para quem já faz tratamento com CBD?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Paula. Não há estudos sobre a interação medicamentosa do Canabidiol com a Mucuna. Oriento que converse com o seu médico e que ele avalie a possibilidade do uso. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Luciene Rodrigues
Olá, tudo bem? Vi em vários sites as diversas indicações da Mucuna, inclusive para má digestão. Aqui não estou vendo se ela, realmente, é indicada para má digestão. Gostaria, por gentileza, de um esclarecimento sobre isso. Grata!
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Luciene Não temos dados que a Mucuna é indicada para má digestão.Para esta finalidade temos outras opções de fitoterápicos com ações já conhecidas e eficazes, como as que seguem no link abaixo: ALCACHOFRA:https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra DENTE DE LEÃO:https://www.oficinadeervas.com.br/dente-de-leao-taraxacum-officinalis CARQUEJA: https://www.oficinadeervas.com.br/carqueja Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos