Melasma: o que é e como tratar

Notou manchas na face? Pode ser o Melasma! Essa condição afeta muitas pessoas e, mesmo que não provoque dores ou problemas de saúde, prejudica a autoestima. Mas será que existe solução? Neste informativo, a Oficina de Ervas vai te explicar o que é o Melasma e como tratar de forma segura com ajuda de produtos naturais!

Se você já quiser saber quais são os produtos mais utilizados para Melasma, clique aqui!


Lembre-se: a pele é um órgão

Quando pensamos sobre a pele, automaticamente pensamos muito sobre beleza e como deixar nossa pele mais bonita! Só não podemos esquecer que a pele é nosso maior órgão e talvez uma das principais formas de contato com o mundo exterior.

E como um órgão, a pele desempenha diversas funções como:

É necessário lembrar de tudo isso antes de falarmos do Melasma porque não devemos tratar a pele somente como uma tela em branco ou com pigmentos, apta a ser pintada ou alterada sem os devidos cuidados. A pele sofre com variações de temperatura, sol, muita umidade, ressecamento, impactos como ferimentos e, é claro, o processo natural de envelhecimento. E como se não fosse suficiente, esse órgão está sujeito a ideais de beleza também.

Quando lembramos que a pele é um órgão, voltamos a tratá-la com mais carinho e menos frustração. Afinal, cuidar da pele significa cuidar da saúde também! Esse raciocínio não é diferente para o Melasma.

 

O que é melasma?

O Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente o sexo feminino, mas o sexo masculino também está sujeito ao surgimento dessas manchas. Não causa danos físicos (não dói e não coça) mas pode trazer prejuízos emocionais.

Ele aparece em qualquer cor de pele, inclusive em pele negra! Mesmo que as peles negras tenham mais melanina e não queimem ao sol facilmente, elas precisam de proteção.

 

O que causa o melasma?

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada com os seguintes pontos:

Uso de anticoncepcionais
Gravidez
Exposição à solar direta (sem proteçãosolar)
Exposição à luz ultravioleta

Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

 

Sintomas de melasma

Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior. Pode ocorrer também nos braços, pescoço, colo e algumas pessoas relatam ao redor dos olhos. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados).

 

Tipos de melasma

Entender qual é seu tipo de Melasma ajuda a compreender melhor os possíveis tratamentos e suas prováveis respostas. Quando o Melasma ocorre nas camadas mais superficiais da pele, fica mais fácil de controlá-lo através de intervenções tópicas e o resultado pode ser mais rápido do que o tratamento de um Melasma dérmico.

Para classificar o Melasma em pacientes, também se utiliza uma escala de graus de 1 a 4 — quanto maior o número, mais antigo o Melasma é na pele e mais resistente ele será ao tratamento.

Mas para ter certeza do tipo de melasma, é necessário buscar profissionais capacitados para te avaliar e acompanhar seu caso. Não aposte em receitas caseiras que podem piorar o seu quadro! Dermatologistas irão te ajudar.

 

Prevenção contra o melasma

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar (veja mais aqui). As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível.

Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.

Vamos relembrar em tópicos?

Outras dicas importantes que servem de prevenção e tratamento:

 

Melasma na gravidez

O aparecimento de manchas na pele durante a gravidez é bastante comum: os melasmas ou cloasmas gravídicos podem aparecer no rosto e também em outras partes do corpo, como mamilos, axilas e barriga. Esta hiperpigmentação da pele é causada pelas alterações hormonais comuns da gestação além de fatores genéticos e exposição excessiva ao sol.

Apesar do cloasma gravídico desaparecer naturalmente alguns meses após o parto, algumas vezes o melasma não some sozinho e precisa de tratamento especializado para desaparecer. Após o parto, caso não haja melhora do cloasma, um dermatologista pode indicar o uso de alguns cremes para clareamento ou realização de procedimentos estéticos para ajudar a diminuir as manchas.

Atenção: Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem fazer nenhum tratamento para melasma sem orientação de seu médico.

Melasma tem cura? Como clarear essas manchas?

Existe um consenso médico de que o Melasma não tem uma cura definitiva ou absoluta - exceto após a gravidez e em casos mais específicos de oscilação hormonal, em quais o Melasma tende a sumir sozinho. É uma condição adquirida e crônica que será controlada com um tratamento contínuo. Isso não significa que você terá a obrigação de ir em clínicas durante anos para fazer tratamentos estéticos mais intensos, mas você não poderá descuidar de pontos básicos como a proteção solar.

Não desanime! Cuidados com a pele não precisam ser extensos ou complicados. Depois que o Melasma amenizar, fica mais simples cuidar da pele e você pode tornar esses instantes em momentos de relaxamento.

 

Tratamentos para melasma

Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento.

É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. O clareamento requer cuidado e persistência, uma vez que as manchas não desaparecem em pouco tempo.

Dentre os ativos que podem ser usados na forma de dermocosmético estão:

 

Como a Oficina de Ervas ajuda no seu tratamento de Melasma

Como sempre fazemos em nossos informativos, separamos produtos que podem te auxiliar nos seus cuidados! Lembre-se de sempre buscar orientações médicas e converse também com nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Produtos de uso tópico para clareamento de pele

Creme Clareador Multifuncional Composto de Niacinamida com FPS 30 — Como o próprio nome indica, esse creme tem ação despigmentante e ajuda a tornar o tom da sua pele mais uniforme. Também hidrata e protege contra raios UVA e UVB. (ver aqui)

Peeling Suave para renovação celular — Deve ser utilizado a noite, semanalmente. Promove a renovação das células atavés da descamação delicada e controlada da pele. (ver aqui)

Peeling enzimático de Romã Zyme — Pode ser utilizado nas concentrações de 10% (2 vezes por semana) e 30% (1 vez por mês). A esfoliação enzimática evita irritações na pele e ajuda na renovação celular. (ver aqui)

 

Plantas de uso oral que protegem a pele contra melasma

Pinus pinaster - Protege contra radiação ultravioleta e evita o surgimento de manchas no rosto em geral. (ver aqui)

Polypodium leucotomus - Antioxidante, previne fotoenvelhecimento e protege o DNA celular (ver aqui)

 

Vamos cuidar do Melasma juntos?

Este conteúdo foi preparado com muito carinho e esperamos que a leitura tenha sido útil para você se cuidar melhor. Não se esqueça de que os fitoterápicos podem te ajudar! Procure o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

Se gostou do nosso informativo, opte por comprar os nossos produtos para Melasma clicando aqui.

Para obter mais informações ou orientações, fale com nosso fitoterapeuta clicando aqui!

 

Bibliografias.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/06/gravidas-tem-mais-risco-de-melasma-saiba-evitar-as-manchas-no-verao.htm

https://www.tuasaude.com/cloasma/

https://www.tuasaude.com/melasma-em-homem/

https://jornal.usp.br/podcast/45-melasma-nao-tem-cura-mas-e-possivel-prevenir-e-tratar/

http://www.dermatolaserestetica.com.br/2022/01/07/seu-melasma-piorou-veja-alguns-erros-comuns-que-podem-piorar-a-mancha/

https://luminapelle.com.br/o-que-e-melasma/

https://www.fisioderme.com.br/segredos-melasma/

https://biossance.com.br/blogs/notas-do-laboratorio/tudo-sobre-melasma-em-pele-negra

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Mara alexandrino
Tenho manchas senis nas mãos, como tratar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mara. Tem como clarear as manchas senis. Podemos preparar o dermocosmético específico para o seu caso e orientar o uso. Para seu atendimento, você pode entrar em contato conosco para falar com nossa farmacêutica por esse email ou pelo whats (16) 98234-0111 ou pelo fico (16) 2133-4455. Pode informar sua idade, tipo de pele, onde tem as manchas e até mandar fotos se preferir. Estamos no seu aguardo.


• MARGARETE MARIA ROSA MONTEIRO
Convivi com melasma desde os 26 anos, hj tenho 54. Consegui controlar um pouco o melasma no rosto. Em compensação estou com nelasma nos braços que estão aumentando de forma incontrolável. Alguma sugestão?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Margarete. Tem como controlar sim. Você pode tomar o Pinus pinaster (picnogenol) de 100mg 2 vezes ao dia. Ele tem ação fotoprotetora contra o Melasma. Pode usar o creme clareador multifuncional. https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.


• Mara Nunes
Tenho manchas no rosto, como tirá-las pra sempre
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mara. Para melhor orientação entre em contato com nossos fitoterapeutas através do e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Jaqueline Fagundes
Tenho melasma a 10 anos, já fiz alguns tratamentos mas não vi resultado. O meu caso não tem cura?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Jaqueline. O melasma tem diversos fatores, desde manchas causadas por sol até fatores hormonais. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes o seu caso, qual a sua idade, se usa algum tipo de medicamento ou hormônio, se apareceu com exposição ao sol, etc. Temos produtos clareadores e também plantas para uso interno que ajudam a clarear as manchas. Deixo os links: https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele e https://www.oficinadeervas.com.br/pinus-pinaster. Estamos à disposição.


• Rejane Reis
Olá Tenho 51 anos, morena clara. Está aparecendo mancha escura em cima do meu nariz devido ao óculos de grau que uso desde a infância. Elas estão aumentando. O que devo fazer? Aguardo. Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rejane. Tem como clarear a mancha usando o Peeling Suave para renovação celular e o Clareador Multifuncional com Protetor Solar. Se quiser tirar dúvidas, entre em contato direto conosco pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.


• Maria paixao
Eu tenho melasma no na buchecha e como eu trato do melasma
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Se a sua mancha é de melasma causado por sol, é importante usar protetor solar e um clareador de pele. Se for de origem hormonal, pode conversar com seu médico, mas geralmente a mancha desaparece ao suspender o uso do hormônio. Tem protetor de uso interno que é o Pinus pinaster. Para que possamos orientar no seu caso, você pode entrar em contato conosco e informar sua idade, a origem do se melasma, desde quando tem a mancha, se usa algum tipo de medicamento ou hormônio, se faz uso de protetor solar, qual é a sua rotina, etc. Estamos no seu aguardo.


• Silvia Maria de Jesus
Tenho melasma, faço tratamento com dermatologista que me indicou Vitacid plus.agora apareceu manchas na minha pele,nas costas e pernas,penso que peguei covid,mas não tive outros sintomas.podem me indicar um chá para clarear?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Silvia. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou whatsapp (16)98234.0111, pois gostaríamos de orientar melhor. Estamos à disposição.


• Daiane
Tenho 27 anos e tá aparecendo manchas no meu rosto... Como faço para sumir essas manchas?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Daiane. Se essas manchas for por causa de uso de anticoncepcional, elas desaparecem ao suspender o uso. Se for por sol, você pode usar o clareador multifuncional 2 vezes ao dia. Pode fazer um peeling semanal com o Peeleing suave para renovação celular. Pode tomar as cápsulas de Pinus pinaster para proteção da pele contra raios solares. Deixo o link com informações e qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele


• Julia
Melasma bucho testa e bochecha quero um creme para clariar
⇒ Oficina de Ervas: Olá Júlia, Temos como preparar para você um creme clareador para passar nas manchas de melasma: Clareador Multifuncional com Protetor Solar. Indicação: Indicado para qualquer tipo de mancha de pele (Melasma, Cloasma, Manchas senis, Manchas de queimadura). Promove o clareamento, proteção contra raios solares UVA/UVB com FPS 30, ação anti-inflamatória, hidratante e regeneradora em base biomimética. Composição: Niacinamida 5%, Alfa Arbutin 5%, Babosa, Alfa Bisabolol, Alantoína, Filtro Solar em base biomimética. Modo de usar: Passar nas manchas 2 vezes ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Walquiria
Boa tarde, eu tenho Melasma e morro de vergonha.Tem como sumir com essas Manchas.Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Walquiria. A planta Pinus pinaster em forma de extrato seco (cápsula) possui ação despigmentante. Ela é muito utilizada em caso de Melasma. Para uso tópico, temos o Creme Clareador Multifuncional Composto de Niacinamida com FPS. Que tem ação despigmentante e uniformizante da tonalidade da pele. Clique nos links abaixo para visualizar os produtos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/pinus-pinaster https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele Para esclarecimento de dúvidas e orientações, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Leda
Tenho muita vergonha não gosta nem de em olhar frente com as pessoas
⇒ Oficina de Ervas: Olá Leda, Entre em contato com nossos fitoterapeutas, informando se você tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e envie uma foto. Temos uma farmacêuticas especialista em dermocosméticos e ela vai te passar uma sugestão. Para falar com os fitoterapeutas entre em contato pelo WhatsApp (016) 9.8234.0111 ou clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Célia Silva
Ola! Qual porcentagem de ácido fítico e associações pode usar no melasma? Obg
⇒ Oficina de Ervas: Olá Célia, Não trabalhamos com esses tipos de substâncias, trabalhamos mais com produtos naturais. Clique no link abaixo para tirar dúvidas e receber orientações com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ana Sílvia Ribeiro da Cruz
Tenho melasma e gostaria da fórmula para clarear.Tenho 55 anos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana O Pinus pinaster (cápsula) é uma planta que auxilia no processo de clareamento de melasma. Além dele, tem o Creme Clareador Multifuncional, é composto por agentes clareadores, niacinamida (vitamina B3), também tem filtro solar para uso diário é ainda é hidratante. Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre o Pinus e o Creme Clareador: https://www.oficinadeervas.com.br/pinus-pinaster https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele Clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• JEANNIE ROSE PESSANHA MACIEL
tenho dois melasmas,ja indo pra quatro está alastrando.podem me passar o link pro clareador?Ou me indicar algum creme?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jeannie Você pode encontrar mais informações e adquirir em nosso site, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele Para dúvidas clique no link abaixo e contate nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliane
Como tratar melasma
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Eliane O Melasma é um quadro que requer atenção especial ao tratamento. A escolha de um tratamento é muito personalizada e levamos em consideração o tipo de pele, grau do melasma, tratamento s já efetuados anteriormente. O tratamento apresenta melhores resultados com a associação de produtos de uso interno, e uso tópico. Para uso interno: Polypodium leucotomos: https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos e Pinus pinaster:https://www.oficinadeervas.com.br/pinus-pinaster Uso Tópico: associação de despigmentantes , cuja escolha é de acordo com o tipo de pele e grau de melasma. Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos