Lecitina de Soja: o que é e para que serve

Soja é um bom alimento e pode fazer parte de uma rotina muito saudável! Mas você sabia que a Lecitina de Soja em cápsulas confere outros benefícios além da nutrição para sua saúde? Sim, a Lecitina de Soja é responsável por impactos positivos na memória, colesterol e na menopausa. Quer saber mais? Leia o artigo a seguir para entender outros detalhes!

 

O que é a Soja

Você já deve conhecer a soja: um grão de cor entre o amarelo pálido e laranja, com alto teor nutritivo! E mesmo que o consumo na dieta brasileira não seja tão grande em comparação a outros grãos, o Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo e o interesse da soja para a saúde vem crescendo. Portanto, incorporar soja na sua rotina pode fazer muito bem para seu organismo e vai diversificar pratos para o seu paladar.

A soja possui o nome científico Glycine max, da família botânica Fabaceae. É originária da Ásia, sendo introduzida na Europa somente no final do século XV e, no Brasil, veio na década de 60. Hoje, além de ser considerada um alimento em si, também faz parte de outros produtos alimentícios industrializados e até da ração animal.

E, além dos pontos positivos na alimentação citados, a soja oferece também outro produto que vai te fazer muito bem: a Lecitina de Soja.

O que é a Lecitina de Soja

A lecitina, em si, é um nome genérico para um grupo de componentes químicos que pertencem aos fosfolipídeos, fundamentais para o nosso organismo. Pode ser encontrada não somente na soja, como também em outras fontes alimentícias, como ovos.

E a Lecitina de Soja é, de forma sucinta, um óleo extraído da soja com componentes importantes para a saúde humana, como a vitamina B8 e colina.

 

Lecitina de Soja: para que serve

De forma resumida, é possível dizer que a Lecitina de Soja auxilia na redução de níveis de gordura (colesterol) no corpo e estimula a produção de neurotransmissores importantes para o funcionamento pleno do nosso organismo, tanto em nível cognitivo como muscular.

Os componentes da Lecitina de Soja, em geral, são:

 

A Lecitina de Soja possui ações:

E é vendida na forma de cápsulas!

Quais são as indicações de uso da Lecitina de Soja?

A Lecitina de Soja é usada para várias situações, como:

 

Todas essas indicações são bem-vindas! Mas é necessário lembrar que condições médicas específicas demandam atendimento médico especializado. Converse sempre com profissionais da área da saúde de sua confiança e aproveite para tirar dúvidas com nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Como tomar Lecitina de Soja: Dosagem usual recomendada

As cápsulas de Lecitina de Soja vendidas pela Oficina de Ervas contêm 1g. Para tomar, é bem simples: basta consumir 1 cápsula 2 vezes ao dia, junto das refeições.

 

Lecitina de Soja emagrece ou engorda?

A Lecitina de Soja em si não tem componentes em quantidades significativas para aumentar taxas de gordura corporal, possuindo aproximadamente 10 calorias a cada grama de Lecitina de Soja. Mas ela é considerada um adjuvante em dietas de emagrecimento, pois estimula o metabolismo e a quebra de gorduras no corpo (ação lipotrópica).

Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem outras plantas nessa jornada! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! (Clique aqui).

Lecitina de Soja: efeitos colaterais e contraindicações

A Lecitina de Soja não apresenta efeitos colaterais ou reações adversas conhecidas e é bem tolerada pelo organismo. Mas como qualquer outro fitoterápico — e alopáticos também — são necessárias certas precauções de uso:

 

Lecitina de Soja: preço e onde comprar

Você pode comprar a Lecitina de Soja no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9781630670443500054

https://link.springer.com/article/10.1007/s12325-014-0165-1

https://nutritionj.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12937-018-0314-5

http://periodicos.ifap.edu.br/index.php/JBFS/article/view/50/68

https://fjh.fag.edu.br/index.php/fjh/article/view/230/198

https://www.baitrio.com/pessach

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/148950/1/ID43800-AmericasICSUpalestra4.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Zenelita
Estou com 71 anos ,tomei lecetina de soja durante muitos anos,antes damenopausa, pelo sim ou não, não tive nenhum problema. Foi embora meu ciclo menstrual sem nenhum efeito, creio que ela me ajudou.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Zenelita Ficamos felizes em saber que não teve nenhum sintoma de menopausa. Provavelmente o uso da Lecetina de Soja teve um papel importante nesse processo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edna Santos
Bom dia! A matéria é muito boa, parabéns! Eu só acrescentaria que a produção de soja no Brasil atualmente é essencialmente transgênica. Então se faz necessário procurar fonte de lecitina de soja oriundas da produção orgânica. Será que existe? Infelizmente os transgênicos invadiram os supermercados, as farmácias vírgulas a vida dos brasileiros...
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Edna Acreditamos que a a gricultura orgânica ainda vai ocupar seu merecido lugar de destaque. Agradecemos seu depoimento e se precisar de algum esclarecimento ou orientação, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos