Jasmim: benefícios e usos medicinais

Você já conhece o aroma do Jasmim, mas será que sabe de mais detalhes dessa flor branca tão cheirosa? Ao contrário do que muita gente pensa, existem plantas no Brasil que podem ser chamadas de jasmim, mas nem todas são jasmim de verdade! E para aproveitar melhor os benefícios terapêuticos no sono, digestão e agitação, o ideal é conhecer essa planta com detalhes. Neste artigo, vamos entender os benefícios e o uso medicinal do Jasmim.

 

Comprar Jasmim

O que é Jasmim?

O Jasmim branco é um velho conhecido da indústria cosmética, afinal, é uma planta de aroma muito agradável, fazendo parte de cremes, perfumes, sabonetes e até velas. Mas também faz parte da culinária, em saladas e finalização de pratos, por exemplo, na confeitaria. E é claro, existe o chá — cheiroso! — de Jasmim.

Ainda que o gênero botânico Jasminum, da família Oleaceae, tenha por volta de 200 espécies, a mais conhecida e estudada para fins terapêuticos é a espécie cujo nome científico é Jasminum officinale. A origem dessa planta, ereta ou trepadeira, é na Ásia (sudeste, sudoeste e leste asiático); e lá se espalhou muito bem por diversos países. O local específico é discutido, já que o nome Jasmim veio através da língua árabe, que por sua vez veio do persa yasameen.

Essa flor se desenvolve bem na China e em outros países do leste asiático, recebendo significados culturais e religiosos muito ricos; também é importante para a Índia, no sudeste asiático. Além disso, é símbolo floral do Paquistão. Até Damasco, na Síria, é conhecida como A Cidade do Jasmim.

E já que passou por muitos países ao longo de séculos, há utilidades diferentes dentro da medicina tradicional para o Jasmim! Na Medicina Tradicional Chinesa, é usada para dores abdominais, disenteria e hepatite. Já na medicina tradicional Indiana, a Ayurveda, aplica essa mesma planta para dores de cabeça, dentes, olhos, cólicas (incluindo a dismenorréia, ou cólica menstrual) e afecções cutâneas.

Aqui no Brasil, existem outras flores de perfume forte que são popularmente chamadas de jasmim, quando nem necessariamente fazem parte do gênero botânico Jasminum. Espécies como o Cestrum nocturnum e a Murraya paniculata são chamadas de jasmim por algumas pessoas, mas outros nomes são mais aceitos: o Cestrum nocturnum é a dama-da-noite; a Murraya paniculata é a murta de cheiro.

É também o caso do jasmim manga! Embora tenha jasmim no nome popular e seja nativa do México e de países da América Central, seu nome científico é Plumeria rubra — não pertencendo ao gênero Jasminum e, portanto, não sendo um jasmim "verdadeiro".

Entender bem as diferenças entre espécies é importante porque nem todas apresentarão os mesmos benefícios e algumas outras plantas com nome popular "jasmim" tem o potencial tóxico, não sendo apropriadas para consumo.

 

Comprar Jasmim

Jasmim: para que serve

O uso fitoterápico do Jasmim serve para alívio de sintomas ansiosos e depressivos, embora ofereça ajuda em outras questões mais específicas como enxaqueca, estresse e insônia.

As partes utilizadas na fitoterapia são suas flores, e seus componentes em geral são:

 

O Jasmim possui ações:

 

Ele é vendido na forma de chá e tintura!

 

Comprar Jasmim

E quais são as indicações de uso do Jasmim?

O Jasmim é empregado para diversos fins:

 

O jasmonato de metila (ou metil-jasmonato) é a molécula que tem grande importância no aroma dessa flor, com indícios de potencializar a resposta GABA — Para lembrar, GABA é um tipo de neurotransmissor responsável por reduzir a atividade neuronal para produzir sensação de calma e induzir sono.

Outros componentes importantes são eugenol, acetato de benzila e linalol. O linalol é um componente frequentemente indicado como responsável por efeitos sedativos e relaxantes no corpo, que podem desencadear uma cascata de efeitos benéficos a nossa saúde; também está relacionado com a regulação de humor e alívio de estresse.

Ainda que as conclusões do uso de Jasmim sejam promissoras e se alinhem com os usos tradicionais da planta sobre agitação e insônia, são necessários alguns lembretes sobre seus efeitos.

Quadros de ansiedade, depressão e insônia são multifatoriais — envolvendo aspectos físicos e também estímulos externos. Existem graus variados e certos tratamentos/intervenções que servem mais para alguns pacientes do que para outros. Portanto, se você enfrenta essas questões de saúde, procure ajuda profissional. O Jasmim pode fazer parte do seu tratamento de forma complementar.

 

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar o Jasmim da melhor forma.

Veja abaixo a dosagem usual do chá:

 

Comprar Jasmim

Como fazer o chá de Jasmim?

O método de preparo desse chá é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.

Para o chá de Jasmim, a proporção é de 5g da erva para cada xícara (250ml) de água. Além da tintura, nós oferecemos essa opção de chá aqui na Oficina de Ervas!

 

 

Comprar Jasmim

Chá de Jasmim emagrece?

Existem algumas associações da Jasmim e emagrecimento, mas a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e ajudar no seu tratamento de ansiedade, o que reduz também a compulsão alimentar e sensação de fome. A diurese favorecida por chás também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquido, mas não reduz exatamente a gordura.

Questões metabólicas são complexas e a obesidade não pode ser encarada de forma simplista. Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.


Comprar Jasmim

Jasmim: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Jasmim é bem tolerado pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos e diarreia.

E alguns de seus efeitos podem ser desejados ou não, depende de sua intenção ou horário em que será consumido; por exemplo: a sonolência provocada pelo Jasmim não é recomendada antes de realizar tarefas que exigem atenção, reflexo e concentração, como dirigir ou operar máquinas. Não é um efeito colateral comum, depende da dose consumida.

Alguns pacientes podem consumir o Jasmim justamente por sua capacidade ansiolítica antes de provas, testes, vestibulares ou concursos, porém a possibilidade de sonolência pode impactar o desempenho. Existem outros cuidados importantes para o consumo de Jasmim:

 

Comprar Jasmim

Jasmim: preço e onde comprar

Você pode comprar o Jasmim no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

 

Referências

https://www.researchgate.net/profile/Ritika-Joshi-3/publication/359160378_Crop_Production_Prediction_Models_in_Indian_Agriculture_Possibilities_and_Challenges/links/6336d23476e39959d68771b0/Crop-Production-Prediction-Models-in-Indian-Agriculture-Possibilities-and-Challenges.pdf

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/19206/2.pdf?sequence=2&isAllowed=y

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jasminum

https://en.wikipedia.org/wiki/Jasminum_officinale

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/20898/000730095.pdf?sequenc

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos