Inulina: o que é e para que serve

Já ouviu falar da Inulina? Trata-se de uma fibra alimentar muito funcional para a nossa saúde! E se você conhece as fibras alimentares, você já entende a importância delas: além de regularem o trânsito do intestino, ajudam no metabolismo e na flora intestinal. Mas vem de onde essa fibra tão especial? Leia nosso artigo para mais detalhes sobre o que é a Inulina e para que serve!

 

Comprar Inulina

O que é Inulina?

A Inulina é uma fibra solúvel bem interessante: é um frutano, ou explicado de outra forma, um polímero de frutose abundante em vegetais como raízes de chicória, cebola, banana e alho. E apesar do frutano ser um tipo de açúcar — sendo parte da reserva energética desses vegetais — ele não é absorvido igual um açúcar pelo organismo. Na realidade, frutanos como a Inulina são resistentes às enzimas digestivas e chegam ao nosso intestino sem sofrer a digestão. E é justamente no intestino onde a Inulina atua bem!

Trata-se de alimento funcional que não interfere na glicemia, já que os açúcares não são quebrados no estômago. Pessoas saudáveis ou com alguma condição diferente de saúde podem optar pela Inulina com segurança. Afinal, por ser um componente encontrado em alimentos populares, é provável que muitos já comam a inulina presente em diversos alimentos.

Mas, quando você vai comprar a Inulina, ela já está separada do seu vegetal de origem — provavelmente a chicória, que é o principal vegetal de onde se extrai esse frutano. Assim, você encontrará a Inulina na forma de um pó solúvel.

Para um determinado alimento ser visto como um funcional, é necessário que atenda finalidades nutricionais e apresente algo que revele um impacto positivo no nosso bem estar ou na redução de riscos de alguma doença. A Inulina nos atende bem como uma fibra alimentar, pois age como um prebiótico capaz de regularizar as funções gastrointestinais. Em decorrência dessa ação, virão outros benefícios que iremos apresentar a seguir!

 

Comprar Inulina

Inulina: para que serve

A Inulina serve principalmente para melhorar a microbiota intestinal, equilibrando o funcionamento do intestino.

O vegetal mais utilizado para extração da Inulina é a chicória, mais especificamente as raízes desta planta. Ela tem altas concentrações desse frutano (em média entre 15 a 20%). O processo de extração é parecido com a extração de açúcar de beterraba, utilizando-se água quente. Depois, esse extrato passa por outros processos de refinação, evaporação e liofilização. O pó resultante destes processos não tem odor ou cor.

A Inulina possui ações:

Ela é vendida em pó (para você dosar) ou já separada em sachês. Você pode comprar tanto o pó quanto o sachê na Oficina de Ervas, clicando aqui.

 

Comprar Inulina

E quais são as indicações de uso da Inulina?

A Inulina pode ser utilizada para diversos fins, como:

 

Por ser considerada uma fibra, a Inulina é capaz de regular o trânsito intestinal, também proporcionando a sensação de saciedade. Age no metabolismo, impactando o processamento de carboidratos e gordura no corpo.

A ação prebiótica e a melhora da flora intestinal geram uma cascata de benefícios para a saúde. Quando pensamos na flora intestinal, é natural lembrarmos da principal função do intestino de finalizar o processo digestivo, formando o bolo fecal. Mas não é só isso: o intestino desempenha a importante função de absorver nutrientes e até produzir certos neurotransmissores que refletem na saúde mental.

A flora intestinal auxilia certas atividades do intestino, justamente na absorção de nutrientes e na síntese de substâncias. Esses microorganismos benéficos também auxiliam na imunidade, evitando o desenvolvimento de microrganismos nocivos.

 

Dosagem usual recomendada

Em relação a quadros de constipação, a dosagem usual depende do estado do paciente, se a prisão de ventre já é mais incômoda ou se não passa de uma preocupação leve. Além disso, a Inulina apresenta outros benefícios que podem ser aproveitados por todos. De modo geral, consome-se de 5g a 20g diárias de Inulina durante um período mínimo de 15 dias para obter os benefícios que queremos, combinando ou não com outros prebióticos e probióticos.

Já que a Inulina não altera o sabor ou textura dos alimentos, é possível adicioná-la a receitas ou outros alimentos sem nenhum prejuízo. Há quem adicione Inulina em iogurtes e shakes, por exemplo.

Se você tem dúvidas, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Inulina da melhor forma.

 

Comprar Inulina

Inulina emagrece ou engorda?

Vamos esclarecer esse ponto: Se você está com o intestino preso e não evacua, você está retendo o peso de fezes e talvez até líquidos. A Inulina, por si só, não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo, apenas melhora sensivelmente o controle do colesterol. São gorduras com características diferentes. Mas melhorando o funcionamento do intestino e evacuando corretamente, você elimina peso.

Há indícios de que a Inulina possa também melhorar a sensação de saciedade. Além disso, ao ser incorporada a uma boa alimentação e rotina saudável, traz benefícios como o aumento de absorção de nutrientes pelo corpo. Portanto, pode também auxiliar em regimes de emagrecimento.

Caso seu objetivo seja emagrecer, existem outros fitoterápicos mais especializados que podem te ajudar. Confira nossas 7 Dicas de emagrecimento saudável com plantas!

Comprar Inulina

Inulina: efeitos colaterais e contraindicações

A Inulina é considerada segura, sendo uma fibra alimentar de muitos vegetais comumente consumidos, como a banana, alho, cebola e chicória. A suplementação dentro das dosagens usuais não apresenta efeitos colaterais com frequência. Quando ocorrem, limitam-se a desconfortos intestinais como diarréia, flatulências e ruídos intestinais elevados. Tais efeitos colaterais cessam quando o consumo é suspenso. Portanto, se você tiver gases ou diarreias quando consumir a Inulina, confira a dosagem ingerida e/ou suspenda o uso.

Outras precauções são:

Se você começou a tomar Inulina para aliviar sintomas de intestino preso e não nota melhora do seu quadro ou se ainda percebeu outros sintomas, busque orientação médica para investigar melhor como está a sua saúde intestinal.

 

Comprar Inulina

Inulina: preço e onde comprar

Você pode comprar Inulina no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

AL ASSAL, Karina. Eixo intestino-osso: existe relação da microbiota com a saúde óssea? Karina Al Assal: Nutrição e modulação intestinal. Disponível em: https://www.karinaalassal.com.br/post/eixo-intestino-osso-existe-relação-da-microbiota-com-a-saúde-óssea. Acesso em: 07 de nov. 2022.

ABSORÇÃO de nutrientes e mais: Conheça a função do intestino. Essential Nutrition. Disponível em: https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/funcao-do-intestino/. Acesso em: 07 de nov. 2022.

CAPRILES, Vanessa Dias. ARÊAS, José Alfredo Gomes. Frutanos do tipo inulina e aumento da absorção de cálcio: uma revisão sistemática. Revista Nutrição, v. 25, n. 1, abril 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/fpfZBsnQ9b4PmrfTb8yRCDc/?lang=pt#. Acesso em: 07 de nov. 2022.

FORTES, Renata Costa. MUNIZ, Lidiane Batista. Efeitos da suplementação dietética com frutooligossacarídeos e inulina no organismo humano: estudo baseado em evidências / Effects of dietary supplement with fructooligosaccharides and inulin on human organism: evidence based study. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 20, n.3, p. 241-252, jul./set. 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-31449. Acesso em: 07 de nov. 2022.

FRUTANOS e sua sua real importância para o trato digestivo: Bem-Estar e Intolerância. Instituto de Gastroenterologia Pediátrica de São Paulo. Disponível em: https://www.igastroped.com.br/frutanos-e-sua-real-importancia-para-o-trato-digestivo-bem-estar-e-intolerancia/. Acesso em: 07 de nov. 2022.

INULINA: O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Alimentos. Mundo Boa Forma, 2017. Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/inulina-o-que-e-para-que-serve-beneficios-e-alimentos/. Acesso em: 07 de nov. 2022.

PIMENTEL, Tatiana Colombo. GARCIA, Sandra. PRUDENCIO, Sandra Helena. Aspectos funcionais, de saúde e tecnológicos de frutanos tipo Inulina. Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos v.30, n. 1, p.103-118, jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/28593/18882. Acesso em: 07 de nov. 2022.

SANTOS, Annie Graziela Oliveira. Fibras alimentares: O que é importante saber? Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://diabetes.org.br/fibras-alimentares-o-que-e-importante-saber/. Acesso em: 07 de nov. 2022.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Joadna de Souza Martins
Gostei gostaria de comprar.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joadna. Você pode comprar acessando o link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/inulina Caso queira alguma informação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos