O que é o Hibisco?


Hibiscus sabdariffa é um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Pertence à família das Malváceas e pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês).

O chá de hibisco serve para quê?

O chá de hibiscus, tem propriedades medicinais, e com esse intuito tem sido cultivado no Brasil. O hibiscus é uma boa fonte de vitamina C, o que auxilia na prevenção e recuperação de várias doenças. Além disso, a vitamina C aumenta a absorção de ferro, o que é especialmente útil para vegetarianos. O chá de hibiscus é rico em antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres, agentes causadores de envelhecimento e de várias doenças, como o câncer. Uma dieta rica em antioxidantes pode não só melhorar a saúde, mas também estender a vida útil. A parte utilizada são as sépalas (parte da flor) e seus constituintes são:

Ácidos orgânicos: ácido tartárico, ácido cítrico, ácido málico e ácido hibisco.

Pigmentos

Vitamina C

Glucosídeos

Mucilagens

Flavonóides (hibiscina, hibiscetina entre outros)

Antocianinas

Hibisco emagrece? Tem outros benefícios?

O Hibisco auxilia nos regimes de emagrecimento e pode ser usado na forma de chá, cápsulas ou tintura.

Pressão alta: um estudo americano mostrou que o chá de hibisco melhora o controle da hipertensão após seis semanas de utilização.

Inchaço: há bons indícios de que alguns flavonoides do vegetal têm ação diurética e enfrentam a retenção de líquido. Por isso ajuda no emagrecimento.

Colesterol: um trabalho feito por cientistas iranianos associa a ingestão do chá com o aumento do colesterol bom (HDL) e a queda da versão ruim (LDL).

Pedra nos rins: a infusão ajuda a hidratar, o que, junto ao efeito diurético, diminuiria o risco de cálculos renais. É o que sinaliza outra pesquisa do Irã.

Infecções: experimentos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul indicam que o hibisco tem compostos fitoquímicos antibacterianos.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• RUTE BURLAMAQUI BENDAHAN
Hibiscus vinagreira tem benefícios contra o diabetes e hipertensão? Tem contra-indicações Modo de usar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rute, Essa planta tem leve ação diurética e por isso pode melhorar o quadro de hipertensão, mas não deixe de usar os medicamentos receitados pelo seu médico. Para o diabetes tem plantas específicas como o Melão de São Caetano, Pata de Vaca e Jambolão. https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca https://www.oficinadeervas.com.br/jambolao Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• MARIO
ótimo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mario Ficamos felizes que nossos informativos foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mariana Oliveira Ramos
Olá, vocês tem alguma orientação sobre o momento de colher o hibisco?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marina. Após a floração, ocorre a formação dos cálices, que é a parte utilizada. O ponto de colheita é quando os cálices atingirem de 4 a 6 cm de comprimento, com textura tenra e suas hastes firmes. Na internet você encontrará mais informações sobre o cultivo, colheita e beneficiamento, caso esteja com intensão de fazer o cultivo comercial desta planta. Estamos à disposição.


• Neide
Estou tomando minhas pernas estavam inchadas tomei e senti a diferença, tem uma jovem que disse que toma as flores geladas para imperfeição, e melhora.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Neide Ficamos felizes com os seus resultados apresentados usando esse fitoterápico. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ROSANGELA
Olaaa. E sempre muito bom estar aqui e aprender muito com vcs. Obrigada por tanta dedicação para com todos. O hibisco pode também ajudar no tratamento de infeccaoes urinárias? Há doses certas para ser ingerido? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosangela Existem fitoterápicos mais específicos como o Cranberry para o tratamento de infecção urinária. Clique no link abaixo para mais informações do Cranberry: https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos