Guaco: para que serve e como tomar

Já ouviu falar do Guaco? Se você ainda não conhece essa planta, está na hora de entender como ela pode ajudar sua saúde! Afinal, estamos caminhando para o Outono e logo virão as afecções respiratórias, como resfriados e tosses. Vamos desvendar o porquê o Guaco será seu novo aliado? Neste artigo, veremos para que serve o Guaco, como tomar e seus efeitos colaterais.

 

Comprar Guaco

O que é o Guaco?

O Guaco é uma alternativa muito popular para cuidar da saúde durante os meses mais frios no Outono e no Inverno, quando as afecções respiratórias dificultam a vida de muita gente. E para nosso orgulho, essa planta é nativa do Brasil e aparece em todo país, especialmente nas áreas de Mata Atlântica! Além de seu uso tradicional para aliviar dores e resfriados, os povos indígenas que habitam as regiões abundantes de Guaco utilizam essa planta para combater venenos de serpentes — e é por isso que alguns dos nomes populares de Guaco citam esses animais, como erva-de-cobra e erva-das-serpentes.

Já o nome científico dessa planta é Mikania glomerata, da família botânica Asteraceae. Ela possui ramos lenhosos e estriados, florescendo em pequenas flores brancas que atraem abelhas melíferas e polinizadores. Trata-se de uma planta com boa capacidade de adaptação a diferentes solos, embora tenha preferência aos solos úmidos e ricos em matéria orgânica, pois sua origem na natureza é nas margens de rios.

Por ser comum em quase todo território nacional, é uma opção comum para combater resfriados e tosses em formas de chás e preparados caseiros com mel. Seus benefícios despertam grande interesse na medicina, portanto essa espécie atrai pesquisas para confirmar seus mecanismos de ação e maneiras ainda mais especializadas para ajudar nossa saúde. Felizmente, hoje é possível encontrar o Guaco de forma muito mais prática para cuidar de você e quem você ama. A Oficina de Ervas manipula essa planta de jeitos diferentes e oferece todas as opções para você, basta clicar aqui para ver o Guaco.

Agora que você conhece mais sobre essa espécie, entenda melhor para que serve!

 

Comprar Guaco

Guaco: para que serve

Conforme explorado primeiro pelas populações tradicionais no Brasil, o principal uso do Guaco é para o alívio de afecções respiratórias. As partes utilizadas são as suas folhas e caules. Em geral, seus componentes são:

 

O Guaco age no nosso organismo como:

 

E é vendido na forma de folhas para infusões (chá), tintura, extrato fluido e xarope. E se você tem dúvida onde encontrar todas essas opções, saiba que você encontra todas elas aqui, na Oficina de Ervas! Para comprar o Guaco, basta clicar aqui.

Comprar Guaco

Quais são as indicações de uso do Guaco?

O principal uso do Guaco é para problemas respiratórios que nos acometem principalmente durante o Outono e o Inverno:

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde e a forma que você prefere consumir o Guaco. Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes formas farmacêuticas, por exemplo em cápsulas ou xarope. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar o Guaco da melhor forma.

Comprar Guaco

Guaco emagrece ou engorda?

Não há evidências que o Guaco influencie na taxa de gordura corporal de alguma forma específica. Esta planta não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar. O Guaco pode ajudar no combate à retenção de líquidos — e isso pode melhorar sensivelmente a manutenção de peso, mas não é um item capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável.

Se você precisa de dicas para emagrecimento, confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! (clique aqui)

 

Comprar Guaco

O Guaco aumenta a imunidade?

Antes de responder essa dúvida, devemos nos perguntar o que consideramos "aumentar a imunidade". Como você já sabe, nosso corpo possui o sistema imunológico, o qual engloba células diferentes e a síntese de substâncias específicas para combater agentes infecciosos e corpos estranhos. E um estilo de vida saudável — boa alimentação, atividade física, rotina de sono e ausência de vícios — auxilia muito esse sistema imunológico a ficar em equilíbrio e funcionar bem.

E é claro que certas vitaminas e minerais são muito importantes para o funcionamento pleno das nossas defesas, mas será que o Guaco vai agir exatamente na nossa imunidade?

Os mecanismos conhecidos do Guaco são sua capacidade de relaxar a musculatura lisa das vias aéreas e estimular a expectoração, removendo o catarro e aliviando a respiração. Também tem certa ação sobre neutrófilos (que fazem parte do sistema imunológico) para diminuir inflamações, mas são necessários maiores estudos antes de dizer que o Guaco aumenta a imunidade em si. Portanto, mesmo que não se possa afirmar categoricamente que essa planta aumenta a imunidade do organismo, ela promoverá ações muito bem-vindas para o combate de afecções respiratórias.

E se você busca algo conhecido por estimular o sistema imune, está na hora de conhecer a Equinácea! A Oficina de Ervas oferece um kit com Xarope em mel de Guaco, Tanchagem e Eucalipto e o Extrato Fluido de Equinácea (comprar aqui). Ao que a Ciência indica até o momento, essa planta promove o aumento de proteínas produzidas pelos glóbulos brancos (leucócitos), que agem na defesa contra micro-organismos. Portanto, a Equinácea pode ser sua próxima aliada na prevenção de afecções respiratórias também.

 

Comprar Guaco

Guaco: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o Guaco é bem tolerado pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, diarréia e taquicardia. Existem outros lembretes importantes para o consumo do Guaco:

 

Comprar Guaco

Guaco: preço e onde comprar

Você pode comprar o Guaco no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.scielo.br/j/rbpm/a/NdSkNbYh6JxZp95LwvGJwvb/abstract/?lang=pt

https://hortodidatico.ufsc.br/guaco/

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30374/26206

https://www.brasildefato.com.br/2018/05/16/guaco-planta-possui-excelente-efeito-expectorante-e-broncodilatador

https://academic.oup.com/jpp/article/62/7/809/6135589?login=false#228722010

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/informacoes_sistematizadas_relacao_nacional_plantas_medicinais_interesse_sus_guaco.pdf

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/58-o-que-fazer-para-aumentar-a-imunidade

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Marília da Glória Andrade
Eu tinha um pé de guaco. Infelizmente morreu. Já tomei muito chá dele, oara gripe, resfriado, dor de garganta. Durante a COVID senti muita falta dele. Tenho certeza de que é muito bom para essa doença.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marília. O guaco é bom para o tratamento da Covid sim. Deixo aqui os links do Guaco e do informativo sobre Covid. Caso precise do Guaco, temos na forma de chá, xarope, extrato fluido e tintura. https://www.oficinadeervas.com.br/guaco https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/sequelas-da-covid-19-e-a-fitoterapia Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria do Carmo
Tenho na minha casa faço o uso sempre que necessário
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Carmo Que legal! O Guaco é uma planta muito rica e vale a pena sempre ter em casa. Para informações e orientações clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Catuaba é afrodisíaca? Entenda os benefícios medicinais da planta! 22 Jul 2024 Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024

Ver Outros Conteúdos