Espinheira Santa

Espinheira Santa

Sinonímias: Maytenus ilicifolia, Maytenus aquifolium, Maytenus buchananni

Família: Celastraceae

Outros nomes: cancerosa, cancorosa, espinheira-divina, espinhosa, espinheira-de-Deus, espinheira-santa-do-mato.

Histórico: Utilizada pelos índios brasileiros e em vários países da América do Sul. Desde 1922 ficou conhecida no meio científico, através do trabalho do Dr. Aloisio França da Faculdade de Medicina do Paraná, utilizando a planta para tratamento de úlcera gástrica crônica.

A Espinheira Santa é uma árvore pequena, ramificada desde a base, medindo até cerca de cinco metros de altura, com distribuição nos estados do sul do país, nos sub-bosques das florestas de Araucária nas margens dos rios. Ocorre também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, porém em baixa freqüência. Também no Paraguai, Bolívia e Leste da Argentina.

Parte utilizada: folhas

Constituintes: Terpenos, taninos, flavonóides, mucilagens, antocianos, alcalóides, ácido salicílico e clorogênico, minerais (sais de ferro, enxofre, sódio, cálcio).

Ação e indicação: Possui ação antiulcerogênica, laxativa suave, diminui acidez estomacal, gastrite, combate Helliobacter pylori, diminui refluxos, analgésica digestiva, coadjuvante nos tumores digestivos, normaliza funções gastri-intestinais, cicatriza aftas (bochechos).

Usada popularmente como anticonceptivo. Possui ação diurética suave, desintoxicante, anti-bacteriana, cicatrizante (externamente para feridas, herpes, úlceras, escaras) e combate ressacas alcoólicas.

Efeitos colaterais: Não utilizar na fase de amamentação, pois pode diminuir a lactação.

Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Aldiberto da Costa Moreira
Faço uso de medicamentos pois tive um problema no coração, fiz angioplastia. Então, tomo Ticagrelor, Maleato de Enalapril e Atenolol de manhã. Teria que tomar Omeprazol em jejum mas sentia uma tremenda dor lombar e por isso parei. Posso tomar chá de Espinheira Santa? Também tomava chá de boldo de manhã no lugar do Omeprazol mas depois de um mês começou a me fazer mal.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Aldiberto. A Espinheira Santa é a planta que protege o estômago e apresenta efeito parecido ao do omeprazol. Já o Boldo brasileiro, que é aquele com folhas peludinhas, é mais para problemas do fígado e não deve ser consumido por muito tempo. Se você quiser fazer o uso do chá de Espinheira santa, prepare pela manhã o volume de 3 xícaras para tomar 1 xícara antes do café, do almoço e do jantar. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos