Creme de Bidens pilosa (Picão Preto) para a pele

A gente sempre busca formas diferentes e mais eficazes de tratar a pele, seja para cuidar da oleosidade ou sinais de envelhecimento. E o Picão preto (Bidens pilosa) é mais um componente natural que tem vantagens sobre outros elementos! Neste artigo, você vai conferir para que serve o creme de Bidens pilosa e como ele age na nossa pele.

Os cuidados com a pele se intensificam com o passar dos anos, então é natural que a ciência busque alternativas cada vez mais sofisticadas para manter a beleza e a saúde dela. Mas não necessariamente vamos depender de produtos inteiramente sintéticos! Existem fontes de ativos naturais com excelentes resultados, mesmo de origens muito comuns.

Um exemplo simples é um certo carrapicho que gruda na barra da nossa calça. Você conhece esse "matinho" que cresce com facilidade em calçadas, cujas pequenas agulhas grudam na roupa: É o Picão Preto! Veremos a seguir como as partes aéreas desta planta comum podem ser tão eficazes para a pele.

 

Picão Preto (Bidens pilosa): O que é

O Picão Preto é, conforme mencionado antes, uma planta comum e considerada popularmente um matinho sem importância ou até mesmo inconveniente se você tem que tirar da roupa.

Na realidade, essa planta resistente tem grande valor medicinal para o tratamento de úlceras, doenças do fígado e até icterícia. Seu nome científico é Bidens pilosa e foi este o nome mais associado aos dermocosméticos.

E para a pele? O Picão Preto (Bidens pilosa) serve para que?

A Bidens pilosa para a pele atua de maneira semelhante aos retinóides, que é um tipo de substância utilizada para renovação celular e síntese de colágeno.

No entanto, retinóides convencionais têm potencial irritativo para a pele, fato que pode resultar em condições piores para a derme, como descamação e ardência. Outro aspecto incômodo é a fotossensibilidade, que causa desconforto com a exposição à luz. Peles sensíveis geralmente não reagem bem ao uso contínuo de retinóides clássicos.

Então, como encontrar os aspectos positivos dos retinóides e reduzir os seus efeitos colaterais?

As pesquisas envolvendo Picão Preto para a pele justamente buscam alternativas que tragam qualidades iguais aos produtos sintéticos, mas excluam as desvantagens como os efeitos colaterais.

Existem estudos sobre a ação da Bidens pilosa no combate aos sinais de envelhecimento há anos e, de modo geral, pode-se afirmar que essa planta tem efeitos similares ao retinol. Veja só algumas das ações do Picão Preto para a pele:

 

Devido a estas características que mimetizam (ou “copiam”) o retinol, diz-se que o Picão Preto como dermocosmético tem atividade retinol-like, ou seja, age como o retinol, sendo considerado um bio-retinol.

 

Ações de Bidens pilosa para a pele

O Picão Preto age de diversas formas benéficas para a pele, podendo ser usado para:

 

E se você ainda ficou com dúvida sobre a eficácia do simples Picão Preto, saiba que o extrato da planta foi analisado fitoquimicamente pela UNESP de Botucatu e apresentou resultados promissores, sendo um projeto em parceria do professor Luiz Claudio Di Stasi, do Instituto de Biociências (IB), e uma empresa privada. Essa pesquisa também recebeu um prêmio no 20º Congresso Latino e Ibérico de Químicos Cosméticos!

Outras vantagens do Picão Preto

O Picão Preto é uma planta tão comum que é considerada também uma erva daninha, crescendo sem uma intervenção programada ou cuidadosa em lugares como canteiros ou pasto. É também uma herbácea resistente e de crescimento rápido, fazendo com que ela seja uma alternativa mais sustentável para a obtenção dos constituintes de dermocosméticos — pois evita a exploração de outras espécies.

E é sempre bom também cuidar do meio ambiente enquanto a gente cuida da nossa saúde!

 

Como usar Bidens pilosa na pele?

É bem simples! Na Oficina de Ervas, você conta com dois tipos de dermocosméticos envolvendo Bidens pilosa:

 

Creme Facial Antiaging de Picão Preto 30g

Possui ação reparadora da pele, antienvelhecimento, hidratante e suavizante.

Composição: Extrato Glicerinado de Picão Preto (Bidens pilosa) 20%, Niacinamida 3% e Hidroviton 4%, em base Olivem.

 

Loção Firmadora Hidratante corporal com Picão Preto e DMAE 250g

Já a loção tem ação firmadora da pele, antienvelhecimento, hidratante, suavizante e nutritiva.

Composição: Extrato Glicerinado de Picão Preto (Bidens pilosa) 20%, Extrato de Aloe vera 3%, DMAE 10%, Extrato de Linhaça, Óleo de Oliva, Manteiga de Karité, Hidroviton e Pantenol D, em base Olivem

 

Para usar, basta aplicar na pele e deixá-la absorver o creme de Bidens pilosa ou a loção, assim como você faz com qualquer dermocosmético. Se você segue uma rotina de skincare, o creme deve ser utilizado depois do tônico.

E se você deseja outras sugestões de cuidados com a pele, veja nosso conteúdo sobre argilas! No informativo, explicamos com detalhes como a argila negra e a argila verde podem beneficiar a saúde e a beleza da sua pele! É só clicar aqui para ler mais.

Quem pode usar Bidens pilosa na pele?

Diferentemente do retinol convencional, o Picão Preto como dermocosmético não favorece a irritação na pele. Portanto, peles sensíveis que também queiram aproveitar os benefícios de Bidens pilosa, como mais firmeza na pele, podem utilizar os dermocosméticos com essa planta!

Apenas um alerta: dermocosméticos com Bidens pilosa não contém apenas esse componente. Portanto, atente-se aos demais elementos na composição para checar se a sua pele não tem hipersensibilidade a algum deles. Se você quer mais esclarecimentos sobre como cuidar da pele ou apresenta alguma condição específica, consulte sempre um dermatologista.

Quem já nota o surgimento de rugas ou quem deseja apostar nos cuidados preventivos agora tem outro aliado para deixar a pele mais firme e saudável. Conte com a Oficina de Ervas para te ajudar na sua rotina de skincare e veja abaixo como adquirir Bidens pilosa em dermocosméticos!

 

Picão Preto (Bidens pilosa): preço e onde comprar

Você pode comprar no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/02/pesquisa-brasileira-usa-carrapicho-para-fazer-creme-antirrugas.html

http://crispetersen.blogspot.com/2014/11/ativo-dermatologico-extraido-do-picao.html

https://revistapesquisa.fapesp.br/beleza-retocada/

https://chemyunion.com/novidades/revinage-tratamento-no-envelhecimento-da-pele

https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/7935/pesquisador-descobre-acao-anti-rugas-em-erva-daninha/

https://www.threeshipsbeauty.com/blogs/news/about-bio-retinol-our-dream-creams-hero-ingredient

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Regina Rossini
Boa. Noite Vcs tem algum representante em Juiz de Fora? Gostaria de adquirir
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Regina. Nossas vendas são diretamente ao cliente, pois a ANVISA não permite revendas ou representantes para farmácias de manipulação. Caso queira adquirir qualquer produto, poderá fazer a compra diretamente pelo site ou através do whatsApp (16)98234-0111. Deixo o link do produto: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Você pode conversar com um de nossos fitoterapeutas através do link abaixo, caso queira alguma orientação. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luciene das Neves SANTOS
Bom dia e se usar o chá na pele surte esses efeitos da loção e do creme?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciene Você pode fazer a aplicação do chá na forma de compressa, mas o efeito não será o mesmo. No preparo de um cosmético, são utilizados ativos importantes que ajudam na penetração e absorção dos ativos pela pele, prolongando também o tempo de ação, além de outros ativos para potencializar o efeito desejado. https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Para mais orientações ou informações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Lucia Perez
Gostaria de saber se posso usar para tirar manchas cicatrizes da pele. E como adquirir?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lúcia. Para manchas e cicatrizes, podemos formular um creme específico para suas necessidades. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes que tipo de cicatriz você tem, que tipo de mancha, desde quando tem a cicatriz, qual a sua idade, que tratamentos você faz. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ademilza Ferreira da Silva
Gostaria de adquirir o creme bidens espilosa, como faço?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ademilza Deixo aqui o link para você escolher qual produto prefere, pois tem o de uso facial e o de uso corporal: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Qualquer dúvida, você poderá pedir pelo whatsApp (16)98234-0111. Estamos à disposição.


• Vladia
Boa tarde, quero encomendar um creme de bidens pilosa para o rosto como faço?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vladia, Você pode estar solicitando pelo nosso WhatsApp 16 982340111 ou pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br Ficamos a disposição.


• Maira Leão
Gostaria de saber mais e valores sobre o creme de Bidens pilosa
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maira Segue o link para você ler e pode comprar direto pelo site. https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Estamos à disposição.


• Marilis
Gostaria de saber o preço do creme de bidens pilosa
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marilis O Creme facial Antiaging de Picão Preto 30g está custando R$ 47,00 A Loção Firmadora Hidratante corporal com Picão Preto + DMAE 250g está R$ 92,00 Deixo o link, caso queira comprar, pois tem desconto para o kit. https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Se você precisar de alguma orientação, clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Janayna fernandes alves
Boa noite, sempre fiz uso do picão pra banho e chá, pois tenho uma alergia corporal desde a infância, gostaria de saber se o creme se o uso do creme poderá substitui o banho com chá. Desde já agradeço.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Janayna. Provavelmente terá a mesma ação porque o ativo do Picão Preto está presente na loção, além de outros ativos que auxiliam para a suavidade e elasticidade da pele. Caso você queira conversar com nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo e informe que tipo de alergia você tem, que tratamento você faz, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Viviane
Gostaria de adquiri um creme para o rosto tenho 47 anos . Queria saber o valor com o frete incluído se houver frete .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Viviane Você pode realizar o pedido pelo WhatsApp (16) 9.9159.9056 ou direto pelo site clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Taiana
Qual o valor desse creme
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Taiana Creme Antiaging de Picão Preto 30g - R$47,00 Kit com 1 Creme Antiaging de Picão Preto 30g + 1 Loção Firmadora Hidratante corporal com Picão Preto + DMAE 250g de R$139,00 por R$124,90 Loção Firmadora Hidratante corporal com Picão Preto + DMAE 250g - R$92,00 Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maura Augusta Andrade
Quero saber o preço e onde compra o creme de Bidens Pilosa.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maura. Você pode comprar esse creme diretamente pelo site: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Caso queira pedir diretamente com nossos atendentes, poderá ligar no (16) 2133-4455 ou no WhatsApp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.


• cleuza candida
bom dia como que eu faço para comprar o creme com essa composição
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleuza Você pode comprar direto pelo site, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ELZA MARIA DA SILVA MENEZES
gostaria de conhecer o creme bidens pilosa( PICÃO PRETO)
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elza Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o creme de Bidens pilosa: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Para esclarecimento de dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Regina
Gostaria de comprar o creme de Bidens Pilosa, como é onde posso fazer o pedido?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Regina Pode fazer o pedido clicando abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Janeth Jane Monteiro
Quero compra o creme de picão preto
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Janeth Clique no link abaixo para adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sandra
Como eu consigo esses cremes já tenho 41 anos e já tão começando aparecer linhas de expressão na testa e olhos e nu canto da boca?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sandra. Você pode usar o creme de Bidens pilosa no rosto e tem também a loção corporal. São formulações enriquecidas de ativos que protegem a pele, melhoram a hidratação e elasticidade. Você pode comprar diretamente pelo site no link abaixo, ou pedir para nossos atendentes pelo (16) 2133-4455 ou Whats (16)98234-0111. https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto Estamos à disposição.


• Terezinha
Boa tarde, vi que o poção ativa a produção de colageno , estou certa? Será que serve para quem tem problemas de falta de colágeno nos joelhos?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Terezinha. A loção de Picão Preto ativa a produção de colágeno de pele, e não do colágeno de articulação. Para problemas articulares, o mais indicado é o UC II 40mg, para tomar 1 cáps ao dia. Esse colágeno é específico para proteger e melhorar a flexibilidade das articulações. Segue o link para você ler com mais detalhes sobre o produto e sobre os estudos que comprovam a sua eficácia. https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Se você sente dores e tem inflamação nos joelhos, pode associar o UC II com plantas anti-inflamatórias e analgésicas, como a Erva Baleeira ou Unha de Gato. Pode também fazer o uso externo do Creme de Erva Baleeira composto para aliviar as dores. https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato Caso queira orientações dos nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vicente Couto
Este creme pode ser utilizado em outras partes do corpo ou apenas no rosto? Tenho manchas muito escuras causadas por úlceras varicosas na perna, seria indicado?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vicente. Existe o creme de 30g para o rosto e a loção corporal com 250g para aplicar em diversas partes do corpo. No entanto, esses ativos não são clareadores. Eles apresentam ações antienvelhecimento, hidratante, suavizante e nutritiva da pele. https://www.oficinadeervas.com.br/cremes-de-bidens-pilosa-picao-preto As manchas causadas por úlceras varicosas podem diminuir com o tempo, mas você pode usar um clareador. Clareador Multifuncional com Protetor Solar. Indicação: Indicado para qualquer tipo de mancha de pele (Melasma, Cloasma, Manchas senis, Manchas de queimadura). Promove o clareamento, proteção contra raios solares UVA/UVB com FPS 30, ação anti-inflamatória, hidratante e regeneradora em base biomimética. Composição: Niacinamida 5%, Alfa Arbutin 5%, Babosa, Alfa Bisabolol, Alantoína, Filtro Solar em base biomimética. Modo de usar: Passar nas manchas 2 vezes ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele Essa fórmula foi desenvolvida para manchas e poderá ser aplicado nos pontos manchados nas pernas. Caso suas manchas sejam muito extensas, entre em contato conosco e nos envie uma foto para que possamos avaliar e formular uma loção específica para o seu aso. Deixo abaixo o link para contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Isabel Machado Gonçalves
Quero comprar como faço. Meu filho está com muito espinha no rosto. Já usei vários produtos chega a ficar inflamado e ele fala que dói. Pode me ajudar. Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Isabel. A dosagem usual do Picão Preto de 300mg é 1 cápsula 3 vezes ao dia. Mas, para espinha, existem outros produtos ainda melhores. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe a idade do seu filho, se ele tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos