Cavalinha: para que serve e benefícios

A Cavalinha é uma erva muito popular para chás, mas você sabe para que serve na saúde? Sim, essa planta tem qualidades variadas que ajudam a pressão e até nossas articulações! Quer saber mais sobre as propriedades e benefícios da Cavalinha? Então descubra neste artigo especial sobre ela.

 

O que é Cavalinha?

A Cavalinha que conhecemos hoje descende de plantas muito antigas, do final da era Paleozóica — aproximadamente 300 milhões de anos atrás, antes mesmo da separação dos continentes do nosso planeta. Por isso, as plantas do gênero Equisetum podem ser consideradas também "fósseis vivos", mesmo que as espécies de hoje sejam diferentes depois de tantos anos.

Essas plantas são pteridófitas, ou seja, plantas sem sementes com estruturas mais simples, embora tenham vasos condutores. As samambaias e avencas são pteridófitas também! Por não ter flores ou sementes, a Cavalinha se reproduz através de esporos ou por brotos, formando grandes touceiras. Prefere solos úmidos e até cresce espontaneamente em áreas alagadas.

O nome científico da Cavalinha mais estudada é Equisetum arvense. Ela possui outros nomes populares, como cola-de-cavalo, erva-canudo, rabo-de-cavalo, cauda equina, cauda de raposa, etc. Existe essa associação da planta com caudas de animais devido ao caule principal ramificado; portanto, o nome popular e o nome científico da Cavalinha remetem a cavalos.

É uma planta medicinal utilizada em várias regiões do mundo desde a Antiguidade, sendo citada por Plínio e Galeno. Talvez o efeito mais famoso dessa planta seja seu efeito diurético, mas há outros benefícios ao se consumir Cavalinha — tanto que ela possui mais de uma indicação de uso!

Mas justamente por ser versátil, podem surgir algumas dúvidas. Será que aumenta a pressão? Ou baixa pressão? Ajuda mesmo na infecção urinária?

Hora de entender todos os detalhes da Cavalinha! Basta ler mais abaixo.

 

Cavalinha: para que serve

A Cavalinha serve para auxiliar na prevenção e tratamento de osteoporose, pois tem uma quantidade interessante de sílica em sua composição.

As suas atividades anti-inflamatórias e diuréticas também a tornam interessantes para ajudar no tratamento de infecções urinárias e de próstata aumentada (HPB). E se você tem retenção de líquidos e pretende perder esse peso dos inchaços, essa erva pode ajudar.

As partes utilizadas da Cavalinha são basicamente todas, exceto as raízes. Seus componentes, em geral, são:

 

A Cavalinha possui ações:

 

Ela é vendida na forma de cápsula, chá, extrato fluido e tintura!

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem todas essas opções e também te orienta a conversar com nossos fitoterapeutas para conferir a melhor escolha para você!

 

E quais são as indicações de uso da Cavalinha?

A Cavalinha pode ser utilizada para diversas finalidades, como:

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Afinal, a Cavalinha tem formas farmacêuticas diferentes e indicações de uso variadas. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Cavalinha da melhor forma.

 

Cavalinha emagrece ou engorda?

A Cavalinha não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar.

Um benefício é a eliminação de retenção de líquidos através de seu efeito diurético, que pode ajudar na redução de peso — em pessoas que lidam com esse tipo de inchaço.

No entanto, essa planta sozinha não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. Seu impacto é indireto e leve.

Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas usadas para emagrecimento no nosso informativo: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Como fazer o chá de Cavalinha?

O método de preparo do chá de Cavalinha é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas da planta, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, é só coar e consumir.

Para o chá de Cavalinha, a proporção usual é de 5g de Cavalinha para cada xícara (250ml) de água.

Cavalinha: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Cavalinha é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, estão relacionados com o consumo em grande quantidade e variam entre reações alérgicas, desidratação, perda de minerais (pela desidratação), cefaleia (dor de cabeça), fraqueza muscular, pancreatite e diarreia.

Veja abaixo suas contraindicações:

 

Cavalinha: preço e onde comprar

Você pode comprar Cavalinha no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/1118391/FOLHETO-CAVALINHA.pdf/0e322406-6a42-ab43-2931-499f3858e581?t=1652136750042

https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/cavalinha/

https://en.wikipedia.org/wiki/Equisetum

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• augustinho luiz dias
Informar dose fórmula cavalinha
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Augustinho Dosagem usual do extrato fluido: Cavalinha E.F. - tomar 15 gotas diluidas em dois dedos de água 3 vezes ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• Paulo Cesar Severo Soares
Li na Internet que o cha de cavalinha é indicado para quem problemas de articulações e bom para coluna, seria verídico tem estudos ,eu fiz fisioterapia e hoje faço musculação. Gostaria de mais informações. Obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Paulo A Cavalunha possui indicações para Osteoporose, afecções articulares e diurética. Mas depende muito do tipo e do grau dos problemas articulares que possui. Temos outras opçõe stambém indicadas pra essa finalidade como: ERVA BALEEIRA: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira UC2: https://www.oficinadeervas.com.br/ucii BOSWELLIA: https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata CANELA DE VELHO: https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos